segunda-feira, 30 de março de 2009

O Lince Ibérico

No jornal “Diário de Notícias” de ontem, uma notícia vem trazer uma réstia de esperança e de alegria a todos aqueles que se preocupam com preservação das espécies ameaçadas, neste caso particular do Lince Ibérico.

Em grandes paragonas, como título da notícia, pode ler-se:

Lince-ibérico reintroduzido em Silves esta Primavera e Andaluzia quer enviar linces ibéricos com urgência.

Seguem-se alguns excertos desta importante notícia:


"No jornal diário espanhol ABC lê-se que o ideal seria "começar a enviar já alguns exemplares de linces ibéricos para Portugal, pois as novas crias vão necessitar nos próximos meses de mais espaço para crescer junto às suas progenitoras".
(…)a trasladação dos linces ibéricos - os felinos mais ameaçados do mundo - para o centro de Silves, no interior do Algarve, se deve efectuar o "mais tardar até antes do Outono", porque os novos partos "podem saturar os três centros de criação em cativeiro existentes em Espanha".
Em 31 de Agosto de 2007 foi celebrado um protocolo entre os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha a prever a transferência de linces para Portugal, mas falta agora celebrar um novo protocolo para estabelecer em detalhe o número de linces que vão chegar a Silves e de quem é o material genético.
O acordo tem como objectivo preservar uma espécie animal em vias de extinção do Planeta.
(…)O Centro Nacional de Recuperação do Lince Ibérico em Portugal vai ter capacidade para acolher 16 linces reprodutores, sejam machos ou fêmeas, e as suas crias, mas o número de animais a receber pode ser aumentado.

Cada um dos 16 cercados terá mil metros quadrados com vegetação mediterrânica.
Em Espanha existem cerca de 60 linces ibéricos, criados em cativeiro e que estão distribuídos pelos centros de El Acebuche (Doñana), La Olivilla (Sierra Morena) e no Zoobotánico de Jerez, embora existam outros exemplares em estado selvagem.
Esta Primavera, os três centros de recuperação espanhóis estão, contudo, no limite máximo da capacidade e as autoridades locais da Andaluzia temem que, com a chegada de novas crias de linces, não haja espaço suficiente para todos os animais.

As obras do primeiro Centro Nacional de Recuperação do Lince Ibérico "estão praticamente terminadas"(…), falta a parte dos arruamentos e embelezamento do exterior".
A União Europeia vai disponibilizar ao abrigo do programa Interreg 1,2 milhões de euros para a reintrodução do lince ibérico e, até 2011, os cientistas que trabalhem sobre recuperação do lince ibérico terão 25,6 milhões de euros para aplicar num programa de luta contra o desaparecimento da espécie."


O Lince Ibérico - Felino predador em vias de extinção

Felídeo em perigo de extinção, o Lince Ibérico ou Lynx Pardinus povoou cinco regiões portuguesas: Algarve, Serra da Malcata, Serra de S. Mamede, Vale do Guadiana e Vale do Sado. A faixa sul de Portugal foi a zona de maior ocorrência desta população, ocupando uma área de cerca de 650 quilómetros quadrados entre as serras de Monchique, Caldeirão e Espinhaço de Cão. Actualmente, julga-se que este animal se encontre já extinto no nosso país, havendo apenas alguns exemplares em Espanha.
Em Portugal, a regressão da espécie começou nas décadas de 30 e 40, quando a campanha do trigo reduziu o seu habitat, mas agravou-se nos anos 50, com a diminuição das populações de coelho bravo, as florestações de pinheiros e eucaliptos e os incêndios de Verão. Ameaças que juntamente com a mortalidade causada pelo Homem, culminaram com a sua extinção em Portugal.


Possivelmente já estivemos a dois passos deste animal e fomos minuciosamente observados por ele, sem darmos conta. Invisível por entre a folhagem, o lince-ibérico é um animal que poucas pessoas se podem gabar de já ter visto. Quando o imaginamos, temos logo a tentação de o comparar a um gato, o que não está totalmente errado, já que é fácil encontrar semelhanças, não só físicas mas também de comportamento entre dois felinos. Ambos correm, saltam e surpreendem as presas com uma agilidade admirável, fazendo da caça uma espécie de jogo. Silenciosos e imprevisíveis, têm a habilidade de aparecer e desaparecer sorrateiramente, quase sem darmos por isso. Assim, esta comparação não é desprovida de fundamento, pois quem estuda as relações de parentesco entre os animais chegou à conclusão que estas duas espécies pertencem à mesma família, a dos felídeos. São animais de cabeça redonda e focinho curto, com dentes aguçados, adaptados para cortar a carne. Além disso, têm cinco dedos nos membros anteriores e quatro nos posteriores, que terminam com garras retrácteis, e são digitígrados, ou seja, apoiam-se apenas nas extremidades das patas. Contudo, o lince não é um gato. Quem tiver a sorte de alguma vez se deparar com um lince, notará, de imediato, os invulgares pêlos nas extremidades das orelhas, em forma de pincel, as longas patilhas brancas e negras, bem como a cauda muito curta, com a extremidade escura. Verificará também que os seus membros altos e vigorosos, com patas que parecem desproporcionadamente grandes e os quartos traseiros mais elevados que o resto do dorso, lhe dão um porte altivo e robusto.

O Lince Ibérico pode ter um metro de comprimento, 50 centímetros de altura e pesar mais de 10 quilos, mas a sua distinção assenta em características muito particulares, como a pelagem castanha-amarelada com tons cinzentos e sarapintada com manchas pretas, que lhe permite confundir-se com o meio que o envolve.
Também conhecido como gato-cravo e gato-liberne, o Lynx Pardinus procura abrigo e protecção nos bosques mediterrânicos e nos densos matagais, mas prefere as áreas mais abertas para caçar. A presa de eleição é o coelho bravo, que pode constituir 70 a 90 por cento da sua alimentação, mas consome ocasionalmente pequenos roedores, lebres, cervídeos e algumas aves.

Classe - "Mammalia" (mamíferos)
Ordem – "Carnívora" (carnívoros)
Família – "Felidae" (felídeos)
Género – "Lynx"
Espécie – "Lynx pardinus"
Nomes comuns – lince-ibérico, liberne, cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo ou gato-lince.

Importante em termos estéticos, culturais e no equilíbrio do ecossistema mediterrânico, o Lynx Pardinus é hoje o felídeo mais ameaçado do mundo. Assim, apesar das normas nacionais e europeias que protegem a espécie e o seu habitat, é dever de todos nós minimizar os factores de perigo que continuam a colocar o Lince-Ibérico à beira da extinção.

37 comentários:

  1. Es un gusto pasar a visitarte. Te he añadido en mis enlaces.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  2. Qué belleza de animal, qué ojos, qué mirada, qué pelaje.
    EStupenda entrada y, me alegro de que, por lo que parece, podais recuperarlos, aunque sea lenteamente ahí en Portugal.
    La zona que citas (qué ganas de volver tengo), la conocí bien hace unos años.
    A mí también me gusta pasearme por este blog y, verdaderamente, me siento como en casa, tal como me siento cuando viajo a vuestro pais.
    Tetis, Argos, gracias
    Por cierto, supongo que sois dos personas pero, ¿mujer y hombre o de un solo sexo?. Me encantaría saberlo.
    De todas formas agracecida por las palabras.

    ResponderEliminar
  3. Perdón, precioso video y fotografías.

    ResponderEliminar
  4. "Hola .. me sorprendió en su comentario en mi blog Poseidón, gracias ...
    Voy a ser seguidor de tu blog ...
    Sí. .. y se puede descansar a gusto en mi blog, seré muy feliz si me visita de nuevo ...
    Ahora se puede escribir esqucendo normal traduzco para mí ¿no?

    Una gran semana para ti!

    besos

    =] *

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante o seu blog obrigados pelas suas palavras e pela sua visita ao meu adorei
    um beijo
    Princesa
    Visite o meu outro blog
    MY ANGEL

    ResponderEliminar
  6. Por supuesto, es un animal que nunca debe desaparecer. Al contrario, ojalá siga entre nosotros para siempre. Debemos concienciarnos.

    ResponderEliminar
  7. Gracias por las palabras dejadas en mi blog

    ResponderEliminar
  8. Querida Tétis

    Fico grata por teres elaborado tão belo trabalho para nos presenteares.
    Que beleza de animal. Sim, é verdade. Está em vias de extinção...como a maioria das espécies, infelizmente. O que o homem fez...e por incrível que pareça ainda continua actuando nefastamente.Que alertas serão necessários mais, para que os homens/mulheres do mundo párem de uma vez por todas, de se/nos matar/em aos poucos! E o que mais dói, são os pobres animais e plantas que não podem defender-se por dependerem de nós.
    Sei que há uma associação para a protecção do lince hibérico e solicitam "padrinhos/madrinhas" com o intuito de ajudarem a atenuar todo esse mal. Dá tempos adoptei um leãozinho - já que sou leoa... - srsrsr

    Querida Tétis, que os teus posts sejam alertas como este e que essa tua voz, vá ao encontro das gentes que necessitam ler com mais pormenor estes e outros acontecimentos e se revejam.
    Aconselho-te para a próxima, a escreveres um post sobre: os problemas da "visão" - srsrsr

    Agora, pego nas tuas mãos e beijo-as.
    Sempre...
    MAriz


    Só te/vos "vejo" lá para dia 12.
    Amanhã já fico "off", embora o blog continue aberto.Se precisares de me contactar só por mail.

    ResponderEliminar
  9. Hola tetis...es un animal bellisimo y creo entender que nos dices que teneis nuevas crias en portugal...me alegro mucho por tan feliz acontecimiento...besitossss

    ResponderEliminar
  10. É MUITO IMPORTANTE esta notícia, sim.
    Há uns dois ou três anos referi-me num blogue meu actualmente desactivado, o "Quinta dos Bichos", ao lince ibérico que já se encontrava praticamente extinto no nosso território.
    Esta novidade vem por certo alegrar todos aqueles que consideram os animais como nossos irmãos, o que é menifestamente o meu caso.
    Que se salve esta espécie!

    Parabéns pelo trabalho feito.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Este Blog é uma verdadeira descoberta e um real património da web! A luz da sua sapiência a todos chega. Parabéns por este post excelente! Ainda me lembro dos autocolantes "SALVEM O LINCE DA MALCATA"....de todo o activismo na ocasião.

    Obrigado pela visita, curioso ter citado o apelido do autor do texto e meu amigo. São conhecidos? ...Seria uma coincidência verdadeiramente curiosa.

    ResponderEliminar
  12. ¡precioso gatito ;)!
    me encanta tu blog.

    un beso.

    ResponderEliminar
  13. Hola Shanty,

    Gracias por passares a visitar o nosso blog. Como deves ter visto é um blog muito variado onde escrevemos aquilo que nos preocupa ou nos apetece de momento.

    Em breve passarei pelo teu blog para o conhecer.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  14. Hola Tétis,

    que cosa mas linda y sobre todo que interesante y gustoso saber que el LINCE,LyNX sea protejido y cuidado para salvar la especie..

    Gracias a PORTUGAL tb por la ayuda con ESPNAÑA para mantener y cuidar..

    Tétis y Argos cuiden bien estos animalitos cuando lleguen al Algarve o en otro lugar de vuestro pais.

    obrigado y beijos..

    ResponderEliminar
  15. Fonsilleda

    Sim, o lince ibérico é uma beleza que seria uma pena deixar extinguir. Felizmente, como podemos constatar, há esperanças de que os poucos que existam sejam preservados, que lhes sejam dadas as condições necessárias para que se possam alimentar e reproduzir e, sobretudo, que sejam defendidos da maldade do homem (que, por incrível que pareça, é o seu pior inimigo!...).

    Para teu esclarecimento e de outros amigos que visitam este blog, vou mais uma vez dizer-te quem somos.
    Eu, aquela que colocou este post e que te costuma visitar no teu blog, sou Tétis, uma portuguesa que reside em Lisboa.
    Existe também Argos, um luso-hispânico (português e galego) que, como eu, também reside em Lisboa.
    Depois existe ainda Poseidón, um amigo de nacionalidade francesa mas de origem e naturalidade espanhola. Poseidón reside em Toulouse, França e daí o seu hábito de escrever ora em francês ora em espanhol e, por vezes, até em português...
    Resumindo: somos 3 amigos, dois de sexo masculino (Argos e Poseidón) e outra de sexo feminino (Tétis); dois residindo em Portugal (Tétis e Argos) e um em França (Poseidón);
    quando aparece um quarto elemento chamado Amizade é porque o post colocado é de autoria de mais do que um (neste caso, teremos o cuidado de colocar os nomes dos seus autores).

    Será que fui clara? Ainda subsiste confusão? Em caso de alguma dúvida é só perguntar pois estaremos aqui para elucidar todos os amigos sobre quem somos.

    Obrigada amiga, volta sempre.

    Bicos

    ResponderEliminar
  16. Olá Joseane,

    Não é Poseidón, mas Tétis quem está a responder ao seu comentário e a agradecer a sua visita ao nosso blog.
    No comentário que fiz anteriormente, dirigido a Fonsilleda, poderá ler que o nosso blog "Um Farol chamado Amizade" é de 3 amigos e por isso aparecem posts escritos por nós três. Este, onde deixou o seu comentário, é escrito por mim, Tétis.

    Em breve passarei também a visitar o seu blog e a deixar o meu comentário.

    Apareça sempre.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Olá Princesa,

    Obrigada por visitares o nosso blog e deixares o teu comentário.

    Foi Poseidón, um dos 3 amigos deste "Um Farol chamado Amizade", quem visitou o teu blog e deixou um comentário.

    Em breve eu, Tétis, e possivelmente o outro amigo, Argos, passaremos também pelos teus blogues para os visitar e comentar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Maria Jesús,

    O Lince Ibérico é um animal demasiado belo e precioso para que deixemos que continue o seu processo de extinção.

    Penso que os dois povos ibéricos, Portugal e Espanha, neste momento já tomaram consciência que este é mais um bem comum que urge preservar e defender.

    Gracias por vires ao nosso blog e teres comentado.

    Em breve visitarei o teu.

    Abrazos

    ResponderEliminar
  19. Querida Mariz,

    É sempre uma alegria quando vejo os teus comentários neste nosso blog. Tens o poder de nos alegrares, nos incentivares e nos enviares energias positivas. As tuas palavras irradiam luz!...

    Esta notícia sobre o Lince Ibérico, como podes constatar, "mexeu comigo" e daí vir de imediato colocar aqui este post para partilhar com os amigos esta minha preocupação pelo futuro de tão lindo animal.
    Penso que quanto mais falarmos e mais visibilidade dermos a este tipo de assuntos/problemas, tanto melhor, assim o espero, para "abrir os olhos" àqueles que possivelmente não estejam vocacionados ou não queiram ver o que se passa à sua volta. Sempre ouvi dizer que "não há pior cego do que aquele que não quer ver". E é um pouco isso, muitos não querem ver... Por isso, amiga, penso que um post sobre "a visão" não iria adiantar!...

    Não sou, para já, madrinha de nenhum animal, mas tenho 4 bichinhos lindos (2 gatos e 2 cães). Talvez, quem sabe, venha a "amadrinhar" um lincezito. Que achas?

    Desejo que tenhas uns bons dias de descanso, relaxamento, reflexão e paz. Assim que regresses dá notícias.

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Tétis,

    Um bom texto de alerta e de esperança, nunca é demasiado consciencializar!
    Fico feliz em saber que Portugal e Espanha uniram esforços para salvar o lince, esse felideo esquivo e ágil que poucos conseguiram ver em estado selvagem.

    Abraços agrandes

    ResponderEliminar
  21. Que beleza de animal,ainda bem que há pessoas que se preocupam de que as espécies não desapareçam da face da terra,eu dou as obrigado por isso.

    Um besito com todo meu cariño.

    ResponderEliminar
  22. hola !!! hacia tiempo que no pasaba por aca. Mil disculpas, pues a veces no me da el tiempo. Hermosa especie, en extinsión como tantas otras!!!!! hasta los humanos estamos en via! Nuevamente decirte un gusto y la seguimos. abrazo

    ResponderEliminar
  23. Espero que por fín (4 intento) me deje subir el coment, me ha encantado el post, los linces son tan lindos y quedan tan poquitos, además añadir que es díficil su reproducción, gracias por el blog, está precioso, además lo acompañas por música que parece pusiste sólo para mi, me encanta Chopín, bueno toda la música, besos.

    ResponderEliminar
  24. Poseidón,obrigada pelas tuas palavras à Maria!
    Volto brevemente.
    Sinto muito a falta dos meus Amigos.Muito, mesmo.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  25. Grcias por las aclaraciones. Tenía claro que tú Tetis eras una mujer, pero no demasíado qué era Argos, e incluso Poseidón.
    Perfectamente claro ahora y encantada de visitaros.
    Especialmente aquí, en este post. gracias en nombre del lince, que yo ya sabía que estaba en periodo de recuperación que ¡ojalá no se frustre!

    ResponderEliminar
  26. Hola Arwen,

    Trata-se de um belissimo, um lindo animal, este "nosso" Lince Ibérico.

    Estou certa que juntos, Portugal e Espanha, haveremos de proteger, conservar e zelar para que não se extinga este bichinho adorável.

    Besitos

    ResponderEliminar
  27. Olá Jorge,

    Fico feliz por ver que com este post consegui chegar ao coração das pessoas. Bem, no seu caso, como refere, os animais já estão há muito no seu coração, uma vez que os considera irmãos, qual S. Francisco de Assis (homem/santo que muito admiro pelo seu exemplo de humildade, abnegação, fraternidade e muitas coisas mais...).

    Sim, esta é uma notícia que nos deixa alegres e com uma réstia de esperança, nesta fase dos acontecimentos em que já estamos tão descrentes de tudo e todos.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  28. Sight Xperience,

    Tento (ou melhor, tentamos, já que o blog é de 3 pessoas) neste "Um Farol chamado Amizade" tratar de tudo um pouco e eu, em particular, sempre que posso (tempo é coisa que sempre tenho em falta!...) trago temas que se prendem com a defesa do nosso (português e não só) património natural e cultural.

    Também me lembro da campanha com o slogan "Salvem o lince da Malcata". Pena que essas campanhas, todo esse activismo, sejam passageiros. Grande euforia, muito espalhafato e logo a seguir parece que tudo esquece, qual "apagão" que tudo deixa às escuras!...

    Agora quanto ao seu amigo do post sobre minas abandonadas. Na realidade eu não conheço o seu amigo pessoalmente, mas conheço-o de nome e conheço esse seu bom texto que o amigo colocou no blog.
    Esse tema e o nome A.L. passam quase diariamente pelas minhas mãos!...

    Obrigada por nos visitar e pelo comentário. Volte sempre.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Hola Maria,

    Sim, é um gatito precioso e que urge salvar!...

    Obrigada por nos visitares e seres nossa seguidora.

    Em breve visitarei e comentarei no teu blog que, pelo que me disseram os meus amigos, é muito bom.

    Besitos

    ResponderEliminar
  30. Querido Poseidón,

    Claro que vamos cuidar muito bem deste belo Lince Ibérico. Bem sabes a admiração e o fascínio que tenho por todos os "gatitos"!...

    Tenho a certeza que os dois países ibéricos se vão unir e lutar em conjunto para dar ao Lince Ibérico as condições de que necessita para poder continuar a existir.

    Seria uma perda irreparável para todos nós deixar extinguir este bichinho que só existe aqui na nossa Península Ibérica.

    Beijos amigos.

    ResponderEliminar
  31. Olá Argos,

    Esta é uma boa notícia que, mal a vi, chamou de imediato a minha atenção e logo me ocorreu vir aqui colocá-la para partilhar alegria e esperança com todos os amigos.

    É um animal que poucos tiveram o privilégio de ver "ao vivo" mas as fotos são bem elucidativas que se trata de um lindo exemplar.
    Bem, eu sou suspeita quando se trata de "gatos" e afins!...

    Beijos amigos.

    ResponderEliminar
  32. Hola Carmen

    Escreves bem português. Parabéns!...

    Vamos todos unir-nos para que este belo "gatito" não desapareça.

    Gracias.

    Besitos

    ResponderEliminar
  33. Hola Roxana

    É um prazer ver-te aqui no nosso blog.
    Também nós, por vezes, não temos tempo para visitar todos os blogues amigos mas, sempre que possamos, iremos visitar-te.

    Este é mais um animal, um lindo "gatito", por quem temos de lutar para evitar a sua extinção.
    Tenho esperança que, juntos, havemos de conseguir salvá-lo.

    Abrazos

    ResponderEliminar
  34. Hola Cheche

    Gracias por venir a nuestro blog y por tus palabras amigas.

    Juntos, Portugal e Espanha, estou certa, conseguiremos salvar o Lince Ibérico. Vamos juntar os nossos esforços e trabalhar em conjunto por este lindo animal.

    Ficamos felizes por gostares do nosso blog. Sempre que pudermos, passaremos pelo teu.

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Isa, amiga

    Também sentimos a tua falta. Como já se passaram uns dias desde que escreveste este comentário, será que já regressaste? Irei confirmar ao teu blog.

    Foste à Festa de Aniversário do Argos? Estava tanta gente que não estou certa se te vi por lá.

    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Si confiesas con tu boca que Jesucristo es tu Señor y crees en tu corazón que Dios le levantó de los muertos, serás salv@.

    Romanos 10.

    ResponderEliminar
  37. Тhankѕ for sharing уour info. I truly аpprеciate your effortѕ and I am waiting fοr youг further write ups thank you
    oncе agаin.
    my site :: Scenebuddy.Com

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.