segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CARMEN MIRANDA

(09-02-1909/05-08-1955)



Se ainda fosse viva, Carmen Miranda completaria hoje 100 anos de vida.
O seu centenário tem vindo a ser cuidadosamente preparado dos dois lados do Atlântico, no Brasil, onde viveu, e em Portugal, onde nasceu.



Carmen Miranda, nome artístico de Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em 9 de Fevereiro de 1909 na zona rural de Marco de Canaveses, no Douro Litoral, Portugal. Foi para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade. Seu pai era barbeiro e a família, de 6 filhos, vivia modestamente. Carmen estudou alguns anos num colégio de freiras, no centro do Rio onde morava, que dava instrução e atendia crianças pobres. Depois foi trabalhar como balconista de lojas de roupas femininas e gravatas. Mais tarde, por conta própria, passou a confeccionar chapéus femininos, com muita arte e originalidade.

Mas Carmen queria ser artista e tinha consciência de que poderia vencer. Em 1929, com 20 anos, foi levada pelo violonista e compositor baiano Josué de Barros, que percebeu desde logo o seu potencial e resolveu investir na sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras. Em pouco tempo, Carmen explodiu como celebridade no Brasil, passando a ser a "Menina de Ouro da Victor". Ali gravou "Pra Você Gostar de Mim", que os fãs passaram a chamar de "Taí", a marcha que em 1930 quebrou o recorde brasileiro de vendas, com a marca extraordinária de 36 mil cópias e até hoje é muito cantada no carnaval brasileiro. Daí em diante, os seus êxitos nunca pararam. Ao todo, Carmen gravou na R.C.A. Victor, entre 1929 e 1935, 77 discos com 150 músicas. Seria, em 1935, atraída por um vantajoso contrato da Odeon. No Brasil, na R.C.A. Victor e na Odeon, Carmen gravou 281 músicas.

Carmen Miranda era uma mulher baixinha, cerca de 1m 53, pelo que gostava de usar saltos enormes. O radialista César Ladeira baptizou-a, carinhosamente, de “ A pequena notável”.O seu estilo era uma envolvente mistura de graça e ingénua malícia. A sua enorme capacidade de expressão fazia os ouvintes sentirem a sua presença "fora do disco", ao vivo. Nos teatros, aquela mulher de pouca estatura e delicada de corpo, parecia electrizar o público com a sua voz, os gestos sugestivos e os olhos verdes que chispavam. Carmen, porém, só se vestiria de baiana, tornando este o traje típico da mulher brasileira perante o mundo, em fins de 1938, para cantar no filme "Banana da Terra".

No começo da sua carreira, foi chamada de "A Pequena do It na Voz e no Gesto", "Rainha do Samba" e "Ditadora Risonha do Samba". A partir de 1935, seu slogan definitivo no Brasil foi "A Pequena Notável".

No final da década de 30 já estava contratada como artista exclusiva do Cassino da Urca, cantando os melhores compositores da época. Junto com o conjunto Bando da Lua, cantava a música “O que é que a baiana tem” quando foi vista por Lee Schubert, empresário americano de muita influência na Broadway. Quando Carmen Miranda, em 1939, embarcou no Rio de Janeiro e chegou ao porto de Nova Iorque, era uma ilustre desconhecida do público americano. Bastou-lhe porém um mês para conquistar a a Broadway e ter uma extraordinária popularidade. Logo veio o convite do cinema. Seis meses depois de ter chegado à meca do cinema mundial foi convidada a deixar as marcas das suas mãos, pés e o seu autógrafo registados na consagrada “walk of fame”. Era uma consagração nunca vista por uma artista brasileira fora do Brasil. Carmen tinha alcançado o topo de sua carreira. Era o seu triunfo na América e em todo o mundo que lhe valeu o patamar das maiores estrelas internacionais. Este seu triunfo permanece até hoje, pois seus trajes, sua graça, sua personalidade e sua voz são uma marca registada única.

Sendo a mulher mais famosa e amada do Brasil, símbolo da alma brasileira, recordista absoluta na venda de discos e também a "Embaixatriz do Samba", a ida de Carmen para os EUA provocou o orgulho nacional e trouxe alguns ressentimentos nos brasileiros, pelos 14 anos consecutivos que durou a sua ausência.
Tudo isso porém foi esquecido quando, aos 46 anos, Carmen faleceu em Beverly Hills, fulminada por um ataque cardíaco. Tomava barbitúricos para dormir e estimulantes para despertar devido a uma agenda frenética e desgastante.Oito dias após a sua morte, o seu corpo embalsamado chegou ao Rio e o enterro no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, foi acompanhado por um milhão de pessoas chorando e cantando as suas músicas. Não há memória de outro funeral como este.


A mulher pequena, com bananas equilibradas na cabeça e sapatos de saltos plataforma deixou de ser uma cantora de renome internacional e virou um mito. Nunca nenhum brasileiro chegou tão longe em sucesso e fama como ela. Foi na verdade uma pequena notável....





8 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo blogue. Permita-me só um reparo. Como natural do Marco de Canaveses quero apenas corrigir que a cidade não fica na Beira Alta, mas sim no Douro Litoral. A freguesia onde nasceu Carmen Miranda é Várzea de Ovelha e Aliviada, Concelho de Marco de Canaveses. :)

    ResponderEliminar
  2. Maria Manuel,

    Muito obrigada pela visita, pelo comentário e pela correcção do texto, que já foi devidamente alterado no post.

    Quero também dar-lhe os meus parabéns pelos seus blogues que são interessantíssimos, além de instrutivos e muito informativos.

    Apareça sempre neste nosso Farol, será um prazer vê-la por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Aparecerei com todo gosto. Obrigada pelos elogios. Ainda bem que gostou.
    Pode visitá-los quando quiser, será igualmente um prazer ter a sua visita.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada,Poseidón,pela visita.
    Sejam bem vindos.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Tétis,
    Carmen Miranda, genial tenia que ser como Todas las : Maria do Carmo (MARIA DEL CARMEN (en español)
    Tb ya note que nacio ahi en zona rural de Marco de Canaveses, no Douro Litoral, Portugal.
    Parabens entonces a PORTUGAL Y Brasil, nuestro pais hermano.

    Gracias, obrigado a Maria Manuel y ISA por su participaçao.

    Um grande abraço e beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Isa,

    Bem vinda a este nosso Farol da Amizade.

    É com todo o prazer e com muita alegria que aqui costumamos receber os amigos.

    Volta sempre!...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Tétis!
    Um post oportuno onde aprendi mais alguns factos sobre Carmen Miranda, obrigado.
    Gostava de acrescentar que na Cinemateca de Lisboa decorrerá entre os dias 17 e 21 de Fevereiro, um ciclo de cinema em honra da actriz e que para Outubro esta prevista uma exposição, nos museus do Teatro e do Traje, que incluirá figurinos, acessórios e objectos do espólio de Carmen Miranda.
    Oportunidades para conhecer e reconhecer "A Pequena Notável"!

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  8. Olá Argos,

    Obrigada por todas essas informações sobre eventos que se vão realizar em Portugal, mais concretamente em Lisboa, a propósito do 100º aniversário de Carmen Miranda.

    Do ciclo de cinema, eu já tinha conhecimento, agora das exposições de Outubro nos museus do Teatro e do Traje, eu não sabia ainda.
    Tudo farei para ir visitar essas exposições que decerto serão espectaculares. Não é todos os dias que temos oportunidade de ver "ao vivo" figurinos, acessórios e objectos do espólio de Carmen Miranda.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.