quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gemas, Cristais, Minerais...

Desde tempos imemoriais que os minerais exercem grande fascínio sobre o homem, despertando-lhe o interesse e curiosidade em explorar os tesouros escondidos nas profundezas da Terra.

A superfície e parte do interior da Terra são constituídas por minerais que, por definição, são matéria cristalina. Assim poderemos dizer que vivemos num planeta de cristais.

Os minerais são substâncias naturais, homogéneas, compostos por elementos químicos cujos átomos se encontram ordenados numa rede cristalina. Os elementos mais importantes que
se encontram nos minerais são o oxigénio, o silício e mais seis elementos metálicos onde estão incluídos o ferro e o cálcio.


Os jazigos minerais, minas e grutas, são procurados desde a pré-história para a extracção de minerais, incluindo metais e gemas.
É a abundância ou a raridade quer dos jazigos quer dos minerais que eles contêm, que determinam o valor de mercado desses minerais. Assim, por exemplo, enquanto que poderão existir grandes quantidades de jazigos de ferro e cobre, os de prata, ouro ou diamante são em muito menor escala.
Também para que a exploração de um jazigo seja lucrativ
a, terá de existir grande quantidade de minério numa área restrita e este ser de fácil extracção.

Alguns desses minerais, pela sua raridade, por possuírem cor e brilho fasci
nantes e por outras características particulares como transparência e dureza, são utilizados pelo homem para a produção de objectos decorativos de grande valor económico e estimativo. É o caso das gemas e dos cristais.

As gemas são minerais, rochas ou materiais petrificados que, uma vez talhados, facetados e polidos, são considerados pedras preciosas ou semi-preciosas. Existem também gemas orgânicas, como o âmbar, o azeviche, a pérola, a concha e o coral que, embora produzidas pela natureza, não são minerais.
O valor comercial das gemas assume um papel muito importante, o que leva as pessoas a adquiri-las.

Cada vez mais usadas como adorno pessoal, as pedras preciosas e semi-preciosas são hoje em dia também muito utilizadas sob a forma de símbolos dos astros e dos signos e como talismãs e objectos m
ágicos possuidores de energia capaz de influenciar o corpo, a mente e o espírito do homem.

Apreciadas pela sua beleza, perfeição e raridade, as pedras preciosas têm estado ligadas, desde os primórdios da história do homem, ao misticismo e à superstição. Umas vezes detentoras de poderes de protecção, outras de maldições, as pedras preciosas encontram-se desde sempre associadas a crenças e a muitas histórias e lendas. Foram encontradas em vários monumentos de antigas civilizações, nomeadamente egípcios e incas, sendo relacionadas com a magia, a sabedoria e com virtudes e maldições.

Desde há milénios que as pedras preciosas são tidas como símbolos de riqueza, poder e prestígio. Adornam coroas de reis e rainhas, servem como reserva de valor para cidadãos abastados, compõe o património de famílias reais e embelezam colos, rostos e mãos de mulheres.
São também associadas ao Zodíaco, por se crer que têm afinidades com as forças interplanetárias e, por isso, poderem proteger quem usa a pedra correspondente ao seu mês de nascimento. Na Índia antiga as pedras preciosas eram encaradas como possuidoras de vida e, da mesma forma que os homens, algumas eram divididas em castas.
Mesmo na religião, as pedras preciosas têm lugar destacado: a Bíblia refere que os antigos sacerdotes hebreus deveriam usar roupas cravejadas de pedras preciosas, o livro de Jó diz que a sabedoria é mais preciosa que a safira, o ónix e o topázio e o Budismo fala de "as três jóias do Budismo".
Iremos, com a publicação de outros posts, entrar um pouco nesse maravilhoso mundo que a natureza nos oferece e dar a conhecer algumas curiosidades associadas às gemas, aos cristais e às pedras preciosas e semi-preciosas.

48 comentários:

  1. Muchas gracias por visitar mi nuevo blog.
    Puedes pasar cuando quieras
    Un saludo
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Querida Tétis,

    Obrigada por esta incursão ao mundo maravilhoso dos minerais. Tenho um fascinio, muito particular, por pedras preciosas. O brilho do diamante, as cores da esmeralda e da safira (para referir, apenas estas: duas entre tantas outras) constituem maravilhas que a Natureza nos oferece.
    E os mineiros, Senhor, porque lhes dais tanta dor?!...

    Beijinho amigo e que venham os outros posts.

    ResponderEliminar
  3. Hola ¿Cómo están? yo estoy bien, aunque se vivieron días de mucha tensión por la gripe A, todavía sigue habiendo casos, aunque ya lo peor pasó... Además estamos sufriendo una ola polar muy importante, ha nevado en lugares donde nunca nieva, o por lo menos hace mucho que no nieva, donde vivo yo hace dos años nevó, después de 80 años, y ayer estuvimos al borde, cayó lo que llamamos agua nieve... pero el frío continúa... pasando a su publicación que hermosos minerales, yo tuve que estudiar en la facultad una materia llamada geología, y esto es increíble, cuanto nos pueda dar la tierra... un saludo enorme... desde este rincón helado del mundo.. Daniel

    ResponderEliminar
  4. Doce e Maravilhosa Amiguinha:
    Uma lição imensamente significativa sobre o valor das jóias e minerais que hoje decora com o seu delicioso sentir de ouro puro.
    Já sumariei no Livro da Vida que trago sempre comigo.
    VOCÊ é uma "tempestade" de maravilhar.
    Quer percorra caminhos, quer conceba ternura, adoro o que escreve e é.
    "Constrói" com suavidade e magistral encanto mágico os seus lindos e fascinantes textos interessantes e profundos.
    Com respeito pela sua imensa significação e referência de sonho na Blogosfera sem fim.
    Beijinhos...

    pena

    Adorei.
    OBRIGADO pela sua amizade e simpatia.

    ResponderEliminar
  5. Tetis,te agradezco tu visita y vengo a valorar este magnífico post.

    Dentro de la tierra encontramos esos valiosos minerales,que sin duda tienen gran energía e infuencia en la cultura y costumbres de la humanidad..
    La significación de estas piedras preciosas es inmensa y nos atrae el misterio y el simbolismo que encierran en su inteior..
    Pienso..que muchas de ellas guardan el misterio y la energía del creador..Son el alma de la tierra,ya que todas ellas viven en su interior,guardando celosamente su secreto..
    Os agradezco el comentario y espero que sigamos en contacto.
    Un abrazo,amigos

    ResponderEliminar
  6. Que bom ler seu comentário tão carinhoso, como sempre!
    Obrigada, minha querida!
    Se o desejar, me fará muito feliz ofertar a imagem que simboliza a amor e amizade à Portugal, bem como os selos que dedico aos blogs amigos, que ficam na lateral de cada blog que carinhosamente mantenho na blogsfera.
    Aqui mais um excelente post, que me deu muita alegria ler. Adoro o assunto!
    Desejo a você Tétis, aos amigos Argos e Poseidón, e aos leitores amigos do Farol, um lindo fim de semana!
    Beijos
    Helô Spitali

    ResponderEliminar
  7. Ains Tétis

    Al leer tu post y encontrarme con esa imagen de la cueva, me has hecho recordar mi visita a As Grutas de Mira de Aire, a 15 km de Fátima en Portugal, que me encantaronnnnnnnnnnnn.

    Besitos.

    ResponderEliminar
  8. Una maravilla!!! un post bellísimo!! te dejo un gran beso!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. MINHA QUERIDA AMIGA Tetis,

    muchas gracias por presentarnos estas joyas.

    Nuestra TIERRA tiene tantos y bellos tesoros y tu siempre sabes decirlo y hacer verlo; apuntas siempre eso con entusiasmo por monstrarlo a todos..

    Gracias AMIGA TU TB eres y forma partes de todas esas joyas, para Argos y para mi.

    Besitos

    ResponderEliminar
  11. Esos seres inanimados encierran a veces tan ta belleza, que cuesta trabajo aceptar que no tienen vida.
    Me gustan mucho todos los minerales y los cristales y, si tengo oportunidad recojo y guardo, aunque no entienda.
    Me conformo con la belleza.
    Interesante entrada.
    Bicos.

    ResponderEliminar
  12. Tetis una entrada muy magica ya que muchas piedras dicen que poseen poderes relajantes, de amor y de energia, me encanta venir a leeros y gracias por los comentarios que me poneis siempre tan cariñosos, os quiero a los tres, besitossssss

    ResponderEliminar
  13. Tétis

    é isso o nosso chão nunca é nosso por isso temos que ter muito cuidado e saber onde pisamos...

    para ti minha amiga

    um beijo


    +++++++++++++++

    OLHOS CLAROS


    Olhos...
    Claros...
    E grandes...
    tudo vêm...
    tudo olham...
    E são...
    O que ás vezes...
    Não dá jeito nenhum...
    Porque...
    Ao olhar...
    Acabam por falar...
    E dizem...
    o que eu quero calar!...



    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  14. Tètis,

    Prazer e alegria meus em receber a sua visita!!!

    Muito interessante a sua postagem!!Adorei!Vou ler de novo...(rs)

    Beijos e bom final de semana aos amigos do Farol!!!

    ResponderEliminar
  15. Hola Isabel

    Gracias por visitar y comentar en nuestro blog.

    Visitaré tu nuevo blog siempre que posible.

    Besitos

    ResponderEliminar
  16. Olá Teresa

    Também eu tenho esse fascínio por minerais e, as três pedras preciosas que referiste, são precisamente algumas das que mais me impressionam.

    Prometo e, penso, que vou cumprir (assim a disponibilidade e o tempo mo permitam) com a colocação de mais posts sobre essas maravilhas da Natureza.

    Sobre os mineiros... bem, para publicar alguma coisa sobre esse assunto iria decerto entrar em "terrenos apertados", e prefiro, por esse motivo, não escrever nada sobre o tema. Isto porque para dizer tudo o que penso e sei, iria de certeza dar um cariz e uma conotação ao blog que fugiria dos seus objectivos e do "principal motivo" de aqui estarmos. Além disso este é um blog de 3 pessoas e não de uma só. Penso que me entendes, não é verdade?

    Beijinhos muito amigos.

    ResponderEliminar
  17. Hola Daniel

    Estoy feliz por saber que estás bien y que lo peor de la gripe A ya pasó en Argentina.

    Mientras ahi hace frio y nieva, aqui hace mucho calor y estamos a temer en el invierno un posible crecimiento de los casos de gripe A.

    Si, la madre Tierra nos ofrece "frutos" maravillosos. Es lamentable que el hombre no sepa retribuir y maltrate nuestro planeta de forma tan brutal.

    Besitos desde este rincón caliente del mundo...

    ResponderEliminar
  18. Amigo Pena

    Sempre amável, sensível e carinhoso nos seus comentários e em relação à minha pessoa.

    Também te considero, tu sabes, um amigo magnífico que quero preservar e guardar para sempre.

    Se gostas de minerais e em particular de pedras preciosas, informo-te que em breve publicarei mais posts sobre várias destas maravilhas da Natureza.

    Obrigada pela tua amizade.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  19. Gracias Tetis por ilustrarnos sobre esos tesoros de la tierra que aportan tantas cosas bellas, buenas y mágicas. Un beso muy grande para ti Poseidon y Argos

    ResponderEliminar
  20. Olá Tétis,

    Um bom post já que os minerais e as rochas são a memória da terra.
    Ao conhece-los melhor, talvez se respeite mais a terra, talvez…

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  21. A beleza continua presente, neste Farol , que sempre nos orienta e faz voltar.
    De facto, a Natureza é sempre bela quer seja em estado mineral, vegetal animal . O ser humano por vezes é que além de não reparar não é digno de tal tesouro, não o sabendo preservar.
    Obrigada, por mais esta lição de beleza e cidadania.
    Um grande e afectuoso abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  22. Olá Majecarmu

    Totalmente de acordo contigo, também penso que as pedras preciosas e os minerais em geral, são as guardiões dos segredos da terra e daí provem toda a sua magia e misticismo.

    Em breve publicarei mais posts sobre este tema que também me atrai e fascina.

    Sim, continuaremos a contactar com frequência. Quando se encontra uma amiga com quem nos identificamos devemos manter e preservar essa ligação.

    Besitos amigos

    ResponderEliminar
  23. Hola Sede

    Gracias por tu presencia.

    Besitos y amor para ti.

    ResponderEliminar
  24. Olá Helô

    Também é muito bom receber a sua visita e as suas palavras tão amigas e carinhosas.

    Aceito com todo o prazer essa imagem de que tanto gostei e que simboliza a amizade entre os nossos dois países irmãos. Igualmente passarei a recolher os outros selinhos que desde já agradeço.

    Sobre este post, como já referi, publicarei mais posts sobre o mesmo tema, agora especificamente sobre alguns minerais e predras preciosas.

    Transmitirei a Argos e Poseidón os seus votos de bom fim de semana.

    Um grande beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  25. Hola Naiba

    Estoy contenta por saber que conoces las Grutas de Mira d'Aire. Són magnificas, un regalo para los ojos, un mundo de sensaciones.

    Publicaré otros posts sobre este tema.

    Gracias por tu visita.

    Besitos

    ResponderEliminar
  26. Hola Fabiana

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Publicaré otros pots sobre minerales y piedras preciosas.

    Besitos

    ResponderEliminar
  27. Amigo Poseidón

    Sabes bem que tudo quanto está ligado à Mãe Natureza me atrai e fascina.

    Já aqui coloquei posts sobre o reino animal, o vegetal e só faltava o mineral. Pois então aqui está representado neste post que será o primeiro de uma série que gostaria de continuar. Vamos ver se a minha disponibilidade (que como sabes é pouquíssima...) me permite levar por diante esta intenção.

    Obrigada por me chamares de "joya" mas, por favor, não me envergonhes diante de todos os nossos amigos. Sabes bem que sou tímida!...

    Bisous

    ResponderEliminar
  28. Una Joya por supuesto!
    Excelente post... gosto muito deste assunto. Há uns anos vi uma exposição fabulosa na UPorto, com centenas cristais fascinantes!
    Também já tive o previlégio de visitar minas, na companhia de outros amigos e experts demos "caça" aos cristais hialinos de quartzo...lindos!

    Sabiam que temos turismo que desloca a Portugal para procurar cristais?
    Termino conforme iniciei...excelente post!

    ResponderEliminar
  29. Olá, que bom voltar aqui.

    Obrigado por sua gentileza. Parabéns pela excelente publicação, interessante, belissimo, uma maravilha! Sublime... Ótima escolha. Aproveito para informar que em virtude do "M B A" o tempo ficou muito apertado em conjunto com as demais atividades que desenvolvo, mas quando sobra um tempinho venho dividir com os amigos(as). Aproveito para compartilhar um pensamento; "Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos,de solidariedade e amizade." Votos de muito sucesso, brilhe sempre! Tenha um ótimo e alegre fim de semana, muita paz e luz, fique com Deus, felicidades. Forte e fraterno abraço. Felicidades.

    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  30. Amiga Fonsilleda

    Mais um ponto que temos em comum: o gostarmos ambas de minerais e cristais.

    É um mundo fascinante, brilhante, colorido e ao mesmo tempo misterioso e místico.

    Como devemos estar agradecidos à Mãe Terra que nos oferece "frutos" tão maravilhosos!...

    Obrigada pela visita, pelo comentário e por saber que estás sempre presente, que posso contar com a tua Amizade.

    Bicos

    ResponderEliminar
  31. Hola Arwen

    Es un placer y una alegría recibir tu visita y tu comentario.

    Tus blogs són tambiém magicos y tienen un enorme poder de atracción. Me encantán.

    Voy a publicar otros posts sobre minerales y piedras preciosas. Estoy cierta que te encantarán.

    Besitos

    ResponderEliminar
  32. Olá Lili

    Lindo este poema que aqui deixaste intitulado "Olhos claros".

    Obrigada pela tua presença sempre simpática e amiga.

    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Olá Reggina

    É sempre com muita alegria que recebo a sua visita e o seu comentário.

    Sobre este assunto, "gemas, cristais, minerais..." irão ser colocados mais posts que, tenho a certeza serão do seu agrado.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  34. Hola Belkis

    Gracias por tu visita y comentario.

    Este es el primer post de uno conjunto que iré a publicar sobre el tema de los minerales y las piedras preciosas.

    Espero otras visitas tuyas.

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Amigo Argos

    Tens toda a razão quando dizes que os minerais e as rochas são "a memória da Terra".

    Também penso como tu que, ao conhecê-los mais a fundo, estamos "talvez" a compreender melhor o mundo em que vivemos e assim a contribuir para a preservação deste nosso belo Planeta Azul.

    Um abraço grande muito amigo

    ResponderEliminar
  36. Olá Nocturna

    Fico feliz ao ver que a luz do nosso Farol continua a atrair-te para vires até aqui fazer-nos uma visita.

    Depois de ter colocado posts sobre o reino animal e vegetal, não podia deixar de mencionar também o mineral. E desta vez será uma série sobre este tema das "gemas, cristais, minerais...". É um assunto que me fascina, embora tudo o que seja relacionado com a Natureza mereça um carinho e uma atenção muito especial da minha parte.

    Aguardo a tua visita para podermos partilhar contigo a beleza do mundo mineral.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Olá Sight Xperience

    Gostei da frase "Una Joya por supuesto!" que é um pouco enigmática, além de encerrar algum simbolismo, tal como as "gemas, cristais, minerais...".

    Já vi, "pressenti", que este tema dos minerais e minas é do teu agrado. Por isso fica atento aos próximos posts que irei publicar sobre algumas dessas maravilhas da Natureza, alguns desses tesouros que se encontram bem escondidos nas profundezas da nossa Mãe Terra.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  38. Olá amigo Valdemir

    Obrigada pela visita e pelo lindo pensamento que aqui deixou.

    Espero que o MBA esteja a correr pelo melhor e, tenho a certeza, ainda havemos de aqui partilhar em conjunto o êxito da sua conclusão.

    Nesta vida nada se consegue sem sacrifício e quando queremos mesmo e nos aplicamos com toda a nossa força e energia, sempre alcançamos aquilo que desejamos.

    Um grande abraço de ânimo e força, muita força para seguir em frente.

    ResponderEliminar
  39. Querida Tétis,

    Claro Amiga, tens toda a razão. A história dos mineiros levar-nos-ia longe, muito longe.

    Que venham mais posts sobre estas maravilhas que a Natureza nos oferece.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  40. Nobre colega Tétis,

    Histórico completo e cristalino sobre esses valiosos minerais. Mas o preço dessa beleza que encanta e que é objeto de consumo de muitas pessoas resulta no empobrecimento da Terra, que geme com a violação das suas entranhas, enquanto o homem lucra com as suas gemas. A mulher que é maior apreciadora e consumidora desse bem, não perde a sua beleza por não ostentar em seu corpo uma jóia com pedras preciosas, pois ela por si só já é uma jóia rara.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  41. Olá Teresinha

    Isso, fiquemos pelos minerais e pelos significados a eles atribuídos.
    Deixemos os mineiros que, como todos sabemos, são e sempre foram vítimas desta nossa sociedade onde as pessoas nada valem, são simples "números"...

    Brevemente publicarei mais posts sobre o tema.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Amigo Mar

    Perfeitamente de acordo consigo, a mulher não deixa de ser uma "jóia rara" por não ostentar no seu corpo outras jóias!...

    Quanto ao empobrecimento da Terra, aos seus gemidos pela violação a que é sujeita, tudo isso só acontece pela ganância desmedida do homem.
    Eu defendo uma utilização e um aproveitamento da Natureza moderado, planeado e não propriamente uma "violação" que, infelizmente é o que a cada vez mais assistimos.

    Obrigada pela sua "achega" a este tema que daria "pano para mangas..." mas é sobre o significado dos minerais que me irei debruçar um pouco nos próximos posts.

    Um grande abraço muito amigo

    ResponderEliminar
  43. Olá Tétis.

    Adorei o post em particular
    o video.
    Eu estou vindo....,mais um dia ou doise terei a Net em condições.
    Beijo

    ResponderEliminar
  44. Olá Mestre

    Pensei que estarias de férias, nunca imaginei que estavas com problemas na Net.

    Obrigada por teres aparecido. Não esqueças que vai haver mais posts sobre este tema.

    Desejo "as melhoras" da Net!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Ola minha amiga Tétis, que saudades.
    Só hoje aqui venho por causa de uma constipação terrivel que me deixou completamente prostrada, mas já estou a recuperar.
    Tétis agradeço as tuas felicitações, és sempre muito carinhosa.
    Adorei esta viagem ao mundo mineral, pelo qual tenho grande admiração.
    Tenho um fascinio por opalas, aliás é a pedra do meu signo.
    Tambem o que escreves me fascina, não percas este dom.
    Deixo-te o meu beijo de luz e até sempre
    Isa

    ResponderEliminar
  46. Olá Maysha

    Obrigada por teres vindo e pelas tuas palavras também sempre carinhosas e amigas.

    Espero que já estejas completamente restabelecida da constipação. Agora temos de ter cuidados a dobrar!...

    Quanto a este post e ao mundo mineral, gostaría que me acompanhasses nos próximos posts que vou aqui colocar sobre a incursão a esse reino maravilhoso da Natureza.

    Despertaste a minha curiosidade ao dizer que a tua pedra era a opala e fui de imediato ao teu perfil para confirmar o que já suspeitava: és Balança. É o signo oposto ao meu e daí talvez a razão porque nos compreendemos tão bem...

    Em breve irei visitar-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  47. Seu blog é ricamente fascinante, e estou adorando me perder entre suas páginas, cheias de diversidade, luz, e amizade.
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.