sábado, 8 de agosto de 2009

Raul Solnado - "O Senhor Gargalhada"!...

19 Out. 1929 - 08 Ago. 2009

Raul Solnado: desapareceu o Senhor Gargalhada

Actor e humorista português faleceu este sábado aos 79 anos de idade. Retrato curto de uma carreira talentosa intensa que o popularizou.

O actor Raul Solnado morreu este sábado às 10h50 aos 79 anos, vítima de um quadro clínico Cardio-Vascular grave, segundo refere uma nota do Hospital de Santa Maria. Desaparece assim o humorista que durante décadas foi a referência do género em Portugal. O Senhor Gargalhada.

Numa entrevista ao actor publicada no site da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ele explicou a origem de uma profissão que o marcou - muito positivamente - para a vida. E pela qual ficará lembrado para sempre. «Quando a guerra colonial era sagrada e indiscutível, ele pôs Portugal a rir-se de uma guerra sem sentido, uma rábula que foi o seu maior êxito de sempre», lê-se na introdução desta entrevista, uma das muitas que deu - ele que sempre foi homem de trato fácil e cortês sempre que era solicitado.

«Para mim tudo é risível mas imponho-me limites. Despejo a minha fúria sobre o pensamento monolítico, critico o que os políticos dizem e fazem, ridicularizo os tiques da sociedade, contexto as injustiças. Só poupo a democracia, é proibido atentar contra o regime democrático. Contra o Presidente da República, também não. Mal vão as coisas quando ele é criticável» - referia Raul Solnado na entrevista à SPA.

Raul Solnado nasceu em Lisboa e toda a vida procurou um único objectivo. Há cerca de uma década, numa entrevista à revista «Focus», foi isso que ele respondeu: «Felicidade». Com um espírito humanista, dedicou os últimos anos da sua vida à Casa do Artista - um projecto social que fundou ao lado do também já falecido Armando Cortez - entidade que ajuda os actores e profissionais do mundo do espectáculo na reforma.

Solnado começou a trabalhar aos 18 anos no teatro amador, na Guilherme Cossul. Em 1952 teve a sua estreia profissional no Máxime, e nunca mais parou. Fez televisão (o motor para a popularidade), teatro, cinema e pôs assim milhões de portugueses a rir. O seu nome passou a ser sinónimo de humor em Portugal, sendo uma referência para os novos humoristas que surgiram depois dele.

«A Guerra de 1908», em 1961, foi a alavanca para a popularidade, com os seus monólogos que vinham ao encontro dos tempos de guerra que Portugal viria a conhecer, e da ditadura que se vivia.

Em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia surge o programa da RTP Zip-Zip - ainda hoje um dos programas mais lembrados da emissora nacional.

Entre 1964 e 70 criou e esteve à frente do Teatro Villaret. Dele se conhecem inúmeras revistas no Parque Mayer também.

Na televisão, o concurso «A Visita da Cornélia» é ainda uma referência obrigatória apesar de ter sido feito nos idos anos 60. Na televisão teve participações em todos os canais e esteve, por exemplo, ao lado de Eunice Muñoz, na telenovela «A Banqueira do Povo».

A carreira de Raul Solnado foi riquíssima. No cinema, entrou em «A Balada da Praia dos Cães», de Fonseca e Costa, baseado no livro de José Cardoso Pires, nos idos anos 80. Mas as solicitações para a sétima arte aconteceram até aos dias de hoje. Solnado participou, por exemplo, em «Call Girl», de António-Pedro Vasconcelos, em 2007.

No teatro, foram incontáveis as suas participações. Em 2001, uma das suas últimas aparições foi a interpretar um dos principais papéis na peça de Freitas do Amaral «O Magnífico Reitor».
Na internet, a sua morte está a ser hoje lembrada em redes sociais como o Twitter ou o Facebook, onde são imensas as referências ao seu humor.

Na televisão, no cinema e no teatro, é agora a actriz Joana Solnado quem perpetuará o seu apelido nas artes.

(In: IOL Diário)

Vídeos para recordar Raul Solnado




Raul, descansa em Paz!...

15 comentários:

  1. Grande actor e grande homem.
    Na televisão no teatro ou na rádio,
    ele prendia o público que quisesse
    desfrutar de um momento de máxima
    descontracção.
    Creio para mim, que o nome fica bem entregue a Joana Solnado, uma já
    grande actriz.
    Descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tétis, linda homenagem ao querido Raul Solnado. Que pena, estou tão triste. Cresci a ouvir as histórias da guerra, o meu pai, já falecido tinha os discos todos dele. Assim que ele começava a falar o meu pai começava logo a rir. Hoje o mesmo se passa comigo, mas rio e choro ao mesmo tempo. Foi um Homem com H grande, um senhor, um grande artista.
    Paz à sua Alma!

    Beijinhos
    Flor

    ResponderEliminar
  3. Raul Solnado, um grande homem com um coração ainda maior.

    Descanse em paz

    ResponderEliminar
  4. Ola Tétis
    Estou mesmo triste com esta noticia, admiro imenso Raul Solnado, faz parte da minha juventude, cresci as ouvir as histórias de guerra,entre outras, que ele contava com tanta graça e que me deliciava.
    Acompanhei todo o percurso deste grande homem e grande actor, é bem merecida esta homenagem.
    Que a Luz o guie e descanse em Paz

    ResponderEliminar
  5. Tétis querida
    O meu netito envia um beijinho doce e ambos agradecemos os parabens e o carinhoso comentário.
    Um domingo repleto de alegrias para ti amiga, junto o meu beijo de luz
    Isa e C B

    ResponderEliminar
  6. Só sei que estamos a ficar cada vez mais pobres.
    A saudade já sentida por este Homem que nos fez rir, sonhar, esquecer momentos maus em períodos tão problemáticos da nossa vida política, etc., é significativa da sua importância na vida de cada um de nós.
    Carlos Cruz (penso que foi ele) referia, ontem, um dos aspectos que marcavam o carácter de Solnado: o profundo respeito pelo seu público. E era esse respeito, essa ironia fina, delicada, que nos prendiam.
    Para além do artista Solnado, foi um Homem que viveu a sua época de forma activa, participando na mesma em todos os aspectos, não descurando o social. A Casa do Artista é disso exemplo.

    Lá, onde está, rir-se-á de nós todos, aqueles que o amamos.

    Abraço, Amiga.

    ResponderEliminar
  7. Bonita homenagem a um grande homem. Outro dos grandes que parte e nos deixa um legado de humanidade e talento. Paz à sua alma.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Argos

    Às vezes o poema ganha vida e voa sem palavras.
    Acontece em actos e transparece em gestos e é o que é, simplesmente...

    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Argos


    a areia...
    O mar...
    as ondas ...
    A vida...
    são ...simplesmente..
    beleza


    um beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá amigos

    A todos os que comentaram neste post, quero aqui fazer um agradecimento "colectivo" por se terem junto a mim nesta pequena homenagem a um grande senhor, o Actor e o Homem.

    Que descanse em Paz é o que todos lhe desejamos.

    E, para honrar a sua memória, deixo-vos aqui a sua célebre frase/conselho que todos deveríamos seguir:

    "Façam o favor de ser felizes!..."

    ResponderEliminar
  11. Nobre colega Tétis,

    A saudade fica maior, quando assistimos um outro artista, que apesar de ser brasileiro de nascimento se considerado como tal. Estou falando de Otelo Zeloni. A nossa homenagem a todos esses artistas que nos proporcionaram momentos de alegria.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  12. Nobre colega Tétis,

    No posto anterior

    onde se Lê: apesar de ser brasileiro de nascimento...

    Leia-se: apesar de não ser brasileiro de nascimento ...

    Desculpe a falha

    ResponderEliminar
  13. Amigo "Mar"

    Obrigada pelo seu contributo. Na verdade, homens/artistas como Solnado e Zeloni ficarão para todo o sempre na nossa memória e nos nossos corações. Eles alegraram as nossas vidas!...

    Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  14. Salvé Querida!
    Sim...ja para o fim...reconciliou-se consigo mesmo! E ainda bem....

    Conheci-o! Estive presente em algumas situações onde pude conversar com ele.
    Mais tarde convivi com a filha e por alguns momentos com a neta. Eram de facto muito chegados - o que não aconteceu até há alguns anos atrás com a filha Alexandra. Há cenas da vida que são comuns a todos!
    Conclusão...concluiu o caminho e penso ter seguido em pax!
    Quase no fInal da sua vida:
    ACREDITOU! - NO SENTIDO DE CRER!!!

    Soube da sua "partida" através duma revista que a senhora da cadeia ao meu lado ia lendo, aquando da viagem de regresso a casa, dia 12.
    Nessa mesma altura rezei por ele.
    Não sei qual o dia da sua "partida"...mas se cá estivesse teria ido ao funeral, concerteza.


    Venho agradecer-te todos s comenários que até á data não tenho conseguido retribuir.
    Quando ficava melhor de uma enfermidade, caía a cama com nova infecção.
    Penso que agora estou mais revigorada...embora ainda mais sensível que nunca...
    "elas não matam...mas moem"! - como se diz.
    Grata pelo apoio, pela dedicação, pelo carinho...
    Gostava de te ter visto....
    Hás-de dizer-me qual a melhor maneira de fazer chegar até ti o que trouxe.

    Beijos do coração para o teu
    Sempre...
    Mariz

    ESPAVO!

    ResponderEliminar
  15. Querida Mariz

    Embora já com bastante atraso, só agora vi que tinhas respondido a este post sobre o nosso já saudoso Raul Solnado.

    Também o conheci pessoalmente e tive várias vezes a oportunidade de trocar algumas palavras com ele. Isto passou-se há relativamente pouco tempo. Uma pessoa sempre bem disposta, com um humor lindo, fino, uma pessoa com uma palavra sempre de carinho e incentivo. Uma pessoa que sabia dizer "obrigado" duma forma sincera e sentida. Enfim, um encanto de homem!...

    Quanto a ti, minha amiga, sabes, já tive oportunidade de to dizer, que lamento todas essas "maleitas" que te têm apoquentado e torturado. É a vida, sabes melhor isso do que eu...

    Vamos comunicando. Ok?

    Beijinhos muito amigos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.