sábado, 13 de junho de 2009

13 de Junho - Dia de Santo António

Santo António
(Lisboa, 15-08-1195(?) / Pádua, 13-06-1231)


A capital de Portugal, Lisboa, está repleta de testemunhos de Santo António, o seu santo mais querido e popular. Tudo o que um investigador pode querer saber sobre este português, mais tarde santo, que viveu nos primórdios da nossa nacionalidade, poderá ser encontrado na imensa documentação existente quer em museus, quer em arquivos e bibliotecas. Porém, para a maioria dos lisboetas, que não costumam frequentar estes locais de cultura, o dia 13 de Junho não passa de um agradável feriado em honra de Santo António, cujas comemorações dão lugar à maior festa da cidade.

É o feriado municipal de Lisboa, o Dia de Santo António. As festas em sua honra acontecem por toda a cidade e bairros típicos, como Alfama, Madragoa, Mouraria, Castelo e outros, sobretudo junto à Sé, que são enfeitados com balões e arcos decorativos, fazem-se os tronos de Santo António e realizam-se arraiais populares. As comemorações deste dia e véspera festejam-se comendo caldo verde, sardinhas assadas e bebendo vinho tinto e assiste-se ao desfilar das marchas populares dos diferentes bairros lisboetas.
Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para ofer
ecer à namorada, o qual traz um cravo e uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa.

Santo António é conhecido como santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar todos os anos neste dia, na sua Sé Patriarcal, o casamento de jovens noivos de origem modesta. São conhecidos por “noivos de Santo António”, recebem ofertas do município e também de diversas empresas, como forma de auxiliar a
nova família.

Convém aqui recordar que, apesar de toda a sua popularidade e de ser Santo António uma das figuras mais importantes da história portuguesa, para a igreja católica é oficialmente São Vicente o santo padroeiro da cidade de Lisboa (São Vicente foi proclamado o santo padroeiro de Lisboa em 1173). Este equívoco religioso, histórico e popular tem as suas raízes nos primórdios da nação portuguesa, na época de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Tanta popularidade, oitocentos e catorze anos depois do seu nascimento e sendo Santo António o padroeiro eleito e aclamado pelo povo de Lisboa, leva-nos a recordar alguns aspectos da vida deste santo, na sua maioria passada entre Lisboa, Coimbra e Pádua.

A história de Santo António é quase da idade da história de Portugal. Oficialmente, o reino de Portugal teve a sua origem em 1139 e Santo António teria nascido no dia 15 de agosto de 1195, pouco mais de cinquenta anos da formação da identidade da nação lusitana.

Desde 1140 que D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei, tentava a conquista de Lisboa aos Mouros, feito que só teve exito sete anos depois, em 1147. Lisboa era pois uma cidade recém-cristã, quando na sua catedral foi a baptizar Fernando Martins de Bulhões, Santo António, filho de uma família de pequena nobreza, da fidalga D. Teresa Tavera, descendente de Fruela, rei das Astúrias e de seu marido Martinho ou Martins de Bulhões. Há dúvidas quanto ao apelido do pai, bem como se era ou não descendentes de cavaleiros celtas. Viviam em casa própria no bairro da Sé quando Fernando de Bulhões nasceu.

Fernando frequentou a escola da Igreja de Santa Maria Maior, hoje a Sé de Lisboa, e até aos 15 anos viveu com os pais e com uma irmã de nome Maria. Entrou nessa idade como noviço para o mosteiro de São Vicente de Fora, pertencente à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. tendo professado aos 20 anos e aí prosseguido os seus estudos teológicos.

Por volta dos 20 anos vai para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde é ordenado sacerdote e onde realiza estudos de Direito Canónico, Filosofia e Teologia, graças ao facto de ter à sua disposição a melhor biblioteca monacal do país.

O contacto e a aproximação com os frades mendicantes franciscanos, fazem com que Fernando decida abraçar o espírito de evangelização e trocar a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, mudando então o nome para António. Recolhe-se assim no Eremitério dos Olivais de Coimbra.

Em meados de 1220, a chegada com grande pompa religiosa, ao convento de Santa Cruz de Coimbra, das relíquias dos mártires de Marrocos, vai ser decisiva no rumo da vida de Santo António. Sentindo-se chamado a participar na conversão dos chamados infiéis, parte como missionário para Marrocos em acção de evangelização. Porém, acometido de grave doença, teve de embarcar de regresso a Lisboa. Uma forte tempestade arrasta o barco para as costas da Sicília onde António acaba por aportar, num período de grandes conflitos armados entre o Papa Gregório IX e o rei da Sicília.
Em Maio de 1221 os franciscanos reúnem-se em Assis no chamado Capítulo Geral da Ordem, onde Santo António está presente. Em Março de 1222, em Forli, é escolhido para fazer a conferência espiritual, onde disserta para religiosos Franciscanos e Dominicanos de forma tão fluente e admirável que o Provincial da Ordem o destinou de imediato à evangelização e difusão da doutrina. Pelo que se sabe, quando começou a falar imediatamente cativou os outros frades e a sua vida seria a partir daquele dia de pregador da palavra de Cristo. Percorrerá então diversas regiões da actual Itália, entre 1223 e 1225. Por sugestão do próprio São Francisco de Assis vai ser mestre de Teologia em Bolonha, Montpelier e Toulouse.

Em 1226, quando S. Francisco morre, Santo António vai viver para Pádua, onde começará por fazer sermões dominicais, mas as suas palavras tão cheias de alegorias eram de tal modo acessíveis ao povo que cada vez mais se juntava gente nas igrejas para o ouvir. Da igreja passa para os adros e destes para o campo aberto onde chaga a ser escutado por mais de 30 mil pessoas. É um caso raro de popularidade. A multidão segue-o e começa a fama de que faz milagres.

O bispo de Óstia, mais tarde papa com o nome de Alexandre IV, pede-lhe que escreva sermões para os dias das principais festas religiosas que eram já muitas na época. São hoje importantíssimos esses documentos escritos, porque Santo António como pregador escreveu pouco. Muitos escritos são-lhe atribuídos, na sua maioria apócrifos, mas apenas os Sermões Dominicais (“Sermones per Annum Dominicales”, 1227-1228) e Sermões Festivos (“In Festivitatibus Sanctorum Sermones”, 1230) são as únicas obras autênticas escritas pelo punho de Santo António, tendo as marcas da sua espiritualidade e personalidade. São 53 sermões dominicais e 4 para as festividades marianas que se caracterizam por serem mais um manual de pregação do que propriamente sermões ou homilias escritas.

Sentindo-se doente, Santo António pediu que o levassem para Pádua onde queria morrer, mas foi na trajectória, num pequeno convento de Clarissas, em Arcela, que Santo António, no dia 13 de Junho de 1231, “emigrou felizmente para as mansões dos espíritos celestes”. Os seus restos mortais repousam na Basílica de Pádua, construída em sua memória.

Santo António foi solenemente canonizado a 30 de Maio de 1232, por Gregório IX, na catedral de Spoleto, quando ainda não se completara um ano sobre a sua morte, o que é considerado caso único na história da Igreja Católica.

Foi proclamado Doutor da Igreja pelo papa Pio XII, em 1946, que o considerou “exímio teólogo e insigne mestre em matérias de ascética e mística”.

O seu sumptuoso sepulcro em Pádua, em mármore verde, está na igreja de Santo António e é o tributo do povo que o amou, sendo, por isso, muito mais do que um lugar de peregrinação e de oração. Através dos séculos, a sua fama espalhou-se por todos os continentes. No dia 13 de Junho de cada ano, Lisboa e Pádua, comemoram igualmente a passagem por este mundo de um português que pregou a fé, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua.

Foi dos mais categorizados representantes da cultura cristã no período de transição da pré-escolástica para a escolástica. Figura notável pela sua erudição, impôs-se também pelo exemplo na pregação solene e doutrinal, na discussão com os hereges e no ensino nas escolas conventuais.
É considerado uma das personalidades franciscanas mais significativas e por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.

86 comentários:

  1. Aqui "respira-se","bebe-se", informação muito curiosa.
    É sempre com prazer que vos leio.
    Aqui,neste cado,obrigada Tétis,pelo trabalho tão completo.
    Feliz Fim de Semana.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Hola cielo linda tu entrada me gusto mucho
    un beso y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  3. Bonita historia sobre este santo,me a encantado,gracias por darnosla a conocer..
    Un beso grandote muackkk

    ResponderEliminar
  4. Aquí en la Argentina San Antonio también es un santo popular, los franciscanos tienen bastante difusión, no sabía que San Antonio era portuguez... Muy buena la información. Antes las chicas solteras que no conseguían novio, daban vuelta la imagen del santo, como una penitencia.. Buen fin de semana...

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que os restos mortais estavam na Basílica
    de Pádua.
    Aprender até morrer...
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Linda e imprescindível Amiga:
    Na minha cidade-berço também se comemora o Dia de Santo António.
    Não é o que era dantes, mas comemora-se efusivamente, seguindo as tradições, belezas e a cidade fica engalanada.
    São os tempos contemporâneos que marcam presença.
    As barraquinhas. A diversão. O festejar com fogo de artifício. Tudo.
    Em Lisboa fazem Marchas Populares, aqui não, aparecem pessoas de todas as aldeias vizinhas. Há uma Procissão em honra do Santo, a que é um dever assistir. Um "compromisso" com o Santo.
    Construiu um belíssimo Post que adorei.
    Pela empolgância da narração, o significado da tradição e a adoração a Santo António.
    Perfeito numa pessoa perfeita.
    Excelente.
    Beijinhos de pasmo pela pureza, ternura e sensibilidade Gigante.
    Parabéns sinceros e divirta-se.
    Com admiração. SEMPRE!


    pena

    Maravilhado pela sua pura amizade.
    Bem-Haja, amiguinha linda.
    Agradecia-lhe para que vote, se o entender, ficaria feliz, mas se não for possível, tudo bem na mesma. OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  7. Olá Tétis

    Parabéns por este post lindíssmo e muito bem elaborato!
    Santo António de Lisboa é um dos Santos da Igreja Católica mais conhecidos e venerados em Itália. Para os italianos é conhecido como Santo António de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade. Pois em regra, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida. Mas os católicos italianos bem informados sabem que Santo Antônio, um dos santos de maior devoção de todos os povos, é sem dúvida o primeiro português com projeção universal.
    Em Catanzaro Lido, uma cidade italiana da região da Calábria, Santo António também é venerado como padroeiro dos ferroviários. Esta informação encontra-se no meu blog “Utopie calabresi” - http://utopiecalabresi.blogspot.com/2009/06/santantonio-e-i-ferrovieri-di-catanzaro.html mas sobretudo no livro de Vincenzo Belcamino, “Sant’Antonio e i ferrovieri di Catanzaro Lido”, Edizioni Ursini.
    No dia 13 de Junho de 2007 segui a lindíssima procissão de Santo António pelas ruas de Lisboa, e cantei os cânticos devocionais com os devotos portugueses…
    Depois, naturalmente, sardinhas assadas e bom vinho tinto... Gostei muito!!!
    Espero voltar um dia...

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  8. Para mi abuela, era el santo más querido y en honor a eso lo llevo por segundo nombre. No soy creyente, pero cuando fui a Italia pasé por Padova y dejé un a vela encendida, a la intención de los dos, del santo y de ella.

    Muchas gracias, Tétis

    ResponderEliminar
  9. Olhe, Linda Amiga:
    Esqueci-me dizer-lhe que já vi na Basílica de Pádua (ao vivo) os restos mortais, os utensílios e vestes de Stº António e chorei de emoção. Custou conter-me. Vi homens que são homens como eu a fazer o mesmo.
    Bem-Haja, Amiga.
    Beijinhos...
    Divirta-se...

    pena

    ResponderEliminar
  10. Gracias por la información y felicidades a tod@s los Antonios y Antonias.

    Besitos y feliz domingo

    ResponderEliminar
  11. Tétis volta e meia, olha eu aqui novamente, passando para agradecer sua atenção, gentileza e amizade. Parabéns grande homenagem. Acredito que a verdadeira amizade nunca se desgasta, portanto assim quanto mais se dá mais se tem. Aproveito para compartilhar com você de Esmeralda Ferreira Ribeiro;
    “ Força de viver...
    Grita ao mundo
    a tua alegria,
    a tua generosidade,
    a tua disponibilidade,
    a tua força de amar.
    E daí,
    a tua confiança,
    a tua esperança,
    a tua disposição de lutar.

    Diz-lhe
    que vale a pena viver,
    que a grandeza está no ser,
    e é preciso acreditar
    que a vida é causa maior.
    E assim,
    o efêmero vai passar,
    mas o que fizeres de perene
    jamais se pode perder,
    é autêntico valor.”

    Obrigado por sua visita, a casa é nossa, volte sempre! Também de todo coração votos de um excelente e animado fim de semana. Paz, saúde, proteção, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus, um forte e fraterno abraço. Brilhe sempre!!!
    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  12. Aqui no Nordeste brasileiro e em Pernambuco, as festas juninas são comemoradas com muito fervor. São chamadas assim por reverenciar os três santos desse mês: Antônio - 13, João - 24 e Pedro - 29. Muita comida típica, muita fogueira, fogos e danças, onde o forró é o pai da alegria!

    Blog Música do Brasil
    www.everaldofarias.blogspot.com

    Um forte abraço a todos!

    ResponderEliminar
  13. Hola mi amigo, hermosa entrada como siempre nos tienes acostumbrados.
    Espero que pronto podamos charlar un ratito.
    Un besito para ti y tu hermosa familia, Rosario

    ResponderEliminar
  14. Olá Isa

    Obrigada pela visita, pelo comentário e pela tua presença e amizade lindas a que já nos habituaste.

    Ando muito "atarefada", com falta de tempo e ainda mais estes posts "trabalhosos" que me roubam o pouco que me resta... Bem, isto é para te dizer que não leves a mal se passo menos vezes pelo teu blog mas, crê que estarás sempre no meu pensamento e no meu coração.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  15. Hola Luna

    Tienes que vir a Lisboa asistir a las fiestas en honor de Santo António. Són muy divertidas y alegres.

    Besitos

    ResponderEliminar
  16. Olá Emy

    Há quanto tempo não tinhamos a honra e a alegria da tua visita.

    Ficamos felizes por saber que gostaste deste post.

    Muitos besitos para ti.

    ResponderEliminar
  17. Bonita esta evocação de Santo António e com a informação que a ele se prende.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  18. Hola Daniel

    Si, Santo António es portugués pero morrió en Pádua (Padova) aonde están sus reliquias.

    Es un santo "casamentero" y antes fue muy venerado por las chicas que querían un novio. En Lisboa, aún hoy se hacen los "matrimonios de Santo António", cuando de las comemoraciones del día de lo Santo.

    Besitos

    ResponderEliminar
  19. Hola preciosa historia de San Antonio me gusta y las fotografias preciosas y una biografia muy completa. Saludos Me gusta tu blog

    ResponderEliminar
  20. Hola Tétis,
    no hay nadie como tu para contarnos y darlos tanta información en el momento justo y adecuado es total, es perfecto.

    Me gusto saber sobre el Dia de SANTO ANTONIO.

    Cuanto aprendemos los unos de los otros..

    bisous mon amie

    ResponderEliminar
  21. Preciosa historia la que nos dan a conocer. Vengo a agradecer y a dejar un afectuoso saludo a Poseidon, Tetis y Argos. Encantada de tenerlos. Un gran abrazo para todos.

    ResponderEliminar
  22. Olá amigo Andrade

    É verdade, o nosso santo morreu em Pádua e por isso em quase todos o mundo é conhecido por Santo António de Pádua.

    Não tens nenhuma obra cujo motivo seja Santo António? Se tens mostra-nos, se não tens, então, inspira-te e faz uma coisa linda como só tu sabes fazer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Oi...
    Vou comprar um manjerico e oferecer a Sto Antonio....
    Lindo e completo tu post..
    Obrigada pela mensajem
    Sim que passo para visitarte,
    ultimamente ando um pouquinho baixa de moral mas hoje ja esta bem melhor.
    Super beijo e uma boa semana, com muita luz e energia positiva...

    ResponderEliminar
  24. Olá Tétis!

    Gostei do post e confesso que sendo de Lisboa, eu desconhecia alguns pormenores. Obrigado por me ensinares!

    abraço

    ResponderEliminar
  25. Tetis
    Vou ver se consigo colocar o poema musicado.
    o meu marido já está em casa agora é só ter paciência...


    beijinhos...


    Duas dúzias de degraus...


    Duas dúzias...
    De degraus..
    Será verdade?
    Uma Dúzia ...São doze...
    Duas dúzias...
    São mesmo...Vinte e quatro...
    Mas duas dúzias ...
    Nunca serão...
    Cinquenta...Sessenta...
    Ou muito mais...
    A dúzia é mesmo
    Aquilo que nós quisermos...
    E que a Amizade...
    Consegue...Transformar...



    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  26. Buenas noches pase a agradecerte tu compañia y tus palabras cuando mas las necesitaba, muchas gracias por estar a mi lado, deseo que tengas una linda semana.

    ResponderEliminar
  27. Amigo Pena

    Que bom que também vieste aos festejos de Santo António!...

    Fico feliz em saber que já tiveste o privilégio de estar em Pádua, na basílica onde estão os restos mortais do nosso Santo António.
    Também está nos meus planos um dia visitar esse lugar santo, à semelhança de outros que já visitei em Itália.

    Fica descansado que irei votar no teu blog.

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  28. Olá Domenico

    Já tinha visto e comentado esse post em que falas sobre a veneração de Santo António como padroeiro dos ferroviários em Catanzaro Lido, na Calábria.

    Santo António de Lisboa e de Pádua é mesmo um dos santos mais venerados e conhecidos em todo o mundo.

    Fico contente por saber que já conheces um pouco dos festejos que têm lugar em Lisboa em 13 de Junho. Pelos vistos gostaste das sardinhas assadas e do bom vinho tinto!... Pena não teres assistido também ao desfile das marchas populares. Mas, ficas desde já convidado para cá vires para o ano assistir a todos os festejos e, já agora, também a 24 às comemorações do São João na cidade do Porto!...

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  29. Olá Xosé

    Sempre te trato por Xosé e nem reparo que também és António, como o santo.

    Penso que passar por Pádua e não ir à Basílica colocar uma vela a Santo António será uma falta grave. Tanto mais que parece que a Basílica e o túmulo são muito bonitos.
    É um dos locais de Itália que não conheço e que tenciono visitar logo que me seja possível.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  30. Meus queridos,

    Maravilhosa postagem sobre Santo António, muito informativa e importante!Parabéns!!

    Tem um prêmio para voces no meu Blog Verso & Prosa, com muito carinho!

    Um grande abraço a todos!

    Boa Semana, e que seja repleta de paz!

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  31. Obrigado pelas informações do post...

    Este ano, o dia de Santo António foi especialmente importante para mim... o meu querido maninho casou-se nesse dia ainda por cima com uma mulher fantástica.

    Foi lindo... e ainda me doem as pernas de tanto dançar.

    Viva o Santo António!

    ResponderEliminar
  32. Hola Naiba

    Gracias por visitarnos y por tu comentario.

    Por supuesto que todos los Antonios y las Antonias agradecen tus felicitaciones.

    Besitos

    ResponderEliminar
  33. Olá Valdemir

    Obrigada pelas tão simpáticas e amigas palavras deste seu comentário.

    Gostei muito do poema que aqui me deixou e que lhe agradeço do coração. Destacarei os três últimos versos que são fantásticos:

    mas o que fizeres de perene
    jamais se pode perder,
    é autêntico valor.


    Partilho consigo estas palavars sobre a amizade:

    "...a verdadeira amizade nunca se desgasta... quanto mais se dá mais se tem..."
    Penso que a amizade é um tesouro precioso que devemos guardar muito bem. Por outro lado também é como uma flor que tem de ser tratada e cuidada carinhosa e assiduamente para que cresça e floresça cada vez mais

    Também para si um fraterno abraço de muita amizade.

    ResponderEliminar
  34. Olá amigo Everaldo

    Obrigada por mais esta informação sobre as comemorações dos "Santos Populares" (como aqui lhes chamamos) no Nordeste brasileiro e concretamente em Pernambuco.

    Assisti há dias a um programa de TV sobre os festejos de Santo António em Salvador da Bahia e constatei as semelhanças que têm com os de Lisboa.

    Santo António é mesmo um santo popular e universal.

    Um grande abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  35. Hola Rosario

    Soy yo, Tétis, quien responde a tu comentario.

    Gracias por visitarnos. Estoy contenta por te gustar este post.

    Diré a Poseidón para no olvidar de charlar un ratito contigo.

    Besitos

    ResponderEliminar
  36. Amiga Graça

    Obrigada pela visita e pelo comentário. É sempre agradável ver-te por aqui.

    Fico satisfeita de teres gostado do post sobre o nosso santo mais famoso.

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  37. Hola NaNy

    Gracias por visitarnos, por tu comentario y porque eres nuestra seguidora.

    Pronto iremos a visitar tu blog y dejar un comentario.

    Estamos muy felices de tenerte como amiga.

    Disculpa mi portuñol pero yo intento hacerme entender.

    Besitos

    ResponderEliminar
  38. Amigo Poseidón

    Para ainda ficares a saber mais sobre Santo António e sobre os festejos em sua honra, que têm lugar em Lisboa, nada como vires visitar-nos no próximo ano, em Junho, e assistires "ao vivo" a toda essa alegria e euforia.

    Um grande beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  39. Hola Belkis

    Para nosotros también es un placer y una alegria tenerte como amiga.

    Gracias por visitarnos y por tu comentario.

    Besitos

    ResponderEliminar
  40. Oi Lira

    Não queremos ver nenhuma amiga "um pouquinho baixa de moral". Que é isso? Vá, amiga, "arriba", ok?

    Obrigada por teres vindo e por deixares comentário.

    Coloca uma velinha a Santo António, compra um manjerico com um cravo vermelho e verás que ficas melhor e cheia de energia positiva.

    Vai aparecendo aqui no Farol que tenho a certeza que te divertirás e esquecerás um pouco as tristezas do dia a dia.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  41. Amigo Argos

    Pois acredita que nem eu sabia certos pormenores deste Santo que aqui revelei. Gosto deste tipo de posts porque, para fazer um trabalho minimamente sério, sou obrigada a procurar e ler muito sobre diversos assuntos. Por vezes, como já temos falado, até tenho receio de aprofundar demais e com isso maçar os nossos queridos amigos que nos lêem.

    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. Olá Lili

    Ainda bem que o teu marido já está em casa. É já um bom indício de que agora tudo está melhor e que o tempo e o carinho farão o resto.

    Ficarei a aguardar pela "Mulata musicada".

    Obrigada por mais este teu lindo poema.

    Até breve.

    eijinhos

    ResponderEliminar
  43. Hola Estrellita

    Nuestro lugar es estar junto de nuestros amigos cuando más necesitan de ánimo, fuerza y cariño.

    Agradezco tu visita y las palabras lindas que aqui dejaste.

    Besitos

    ResponderEliminar
  44. Olá Reggina

    Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

    Fico feliz por saber que gostaste deste post sobre Santo António, um santo também muito venerado no Brasil.

    Agradecemos-te mais este prémio que nos concedes e logo que possível iremos pegá-lo.

    Beijos muito amigos

    ResponderEliminar
  45. Olá Cristina

    Obrigada pelas palavras lindas e alegres que aqui deixaste.

    Ficamos contentes em saber que estás feliz pelo casamento de teu irmão, logo no dia de Santo António.

    E quanto à dança, fizeste muito bem em dançar até não poder mais. Nem todos os dias temos oportunidade de exteriorizar a nossa alegria e de deixar extravasar a nossa boa disposição.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  46. Este tipo de post son muy interesantes y supongo que también para la persona que los escribe. Buscar, seleccionar, elegir y cómo contarlo son trabajos arduos aunque supongo que al final satisfactorios.
    De San Antonio ¿qué decir?, yo creo que en todo Portugal "se nota" su presencia.
    Gracias por ilustrarnos.

    ResponderEliminar
  47. Amiga Fonsilleda

    Como já tive oportunidade de dizer, gosto de fazer estes posts que me obrigam a "pesquisar" e tentar colher o máximo de informação possível sobre determinado assunto e/ou pessoa.
    Só lamento ter pouco tempo e muitos outros afazeres para poder dedicar-me um pouquinho mais ao blog e a este tipo de posts.

    E quanto ao nosso Santo António que mais dizer? Apenas, e isto já diz tudo, que é um santo muito querido de todos nós, sejamos crentes, religiosos ou mesmo nada disso. Penso que Santo António, pela sua vida, pelas suas ideias e maneira de estar, encanta a todos e não deixa ninguém indiferente.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  48. Amigo Vieira Calado

    Muito obrigada pela sua visita e comentário.

    Ficamos contentes de ter gostado do post, sobretudo das fotos.

    Esperamos contar com a sua presença mais assídua aqui neste nosso Farol que adora acolher os amigos.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  49. Olá Tétis ! Minha boa amiga.
    Foi com muito agrado que li: "13 de Junho - Dia de Santo António " ; muito bem documentado de detalhe histórico e ilustrado com fotos muito bem escolhidas - PARABÉNS !

    Beijo

    josé

    ResponderEliminar
  50. Amigo José

    Que alegria vê-lo por aqui!... Há quanto tempo não visitava o nosso Farol!...

    Eu sei que o amigo anda ocupadíssimo com o Santo Condestável e só por isso, por ser por uma boa causa, lhe perdoo a ausência...

    Fico contente por saber que este post sobre outro nosso Santo lhe agradou.

    Apareça mais vezes, é sempre um prazer.

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  51. I discovered your blog website on google and examine a number of of your early posts.
    Proceed to keep up the very good operate. I simply further up your RSS feed to my MSN Information Reader.


    Looking for ahead to studying more from you later on!…

    Visit my website :: hb-implode.com
    Stop by my web site : Tossa de Mar

    ResponderEliminar
  52. You actually make it seem so easy together with your


    presentation but I to find this topic to be
    really one thing

    which I feel I'd by no means understand. It kind of feels too complicated and very huge for me. I am

    taking a look ahead to your next put up, I will attempt to get the cling of it!

    Check out my blog; http://uengine.org:8088/wiki/index.php?title=사용자:TakakoSanders1982
    My page - valencia spain weather average

    ResponderEliminar
  53. wonderful points altogether, you just gained a brand new reader.


    What would you recommend about your post that you made a few days ago?

    Any positive?

    Also visit my webpage :: essentialweb.asia
    My blog post ... british expats spain forum El Puerto de Santa Maria

    ResponderEliminar
  54. This really answered my drawback, thanks!


    Feel free to visit my blog post - wiki.akipkro.ru
    My webpage: marine grade foam

    ResponderEliminar
  55. You really make it seem so easy along with your

    presentation but I to find this matter to be really something

    which I believe I would by no means understand.
    It seems too complex and very wide for me. I am

    taking a look forward in your next put up, I’ll try to get
    the grasp of it!

    my web-site ... http://olgabonfiglio.blogspot.fr
    Also visit my web site trout fishing

    ResponderEliminar
  56. I am writing to let you understand what a fantastic discovery my

    wife's daughter found reading your webblog. She mastered a wide variety of things, most

    notably what it's like

    to possess a very effective

    teaching style to make certain people without difficulty master specific advanced subject matter.
    You undoubtedly exceeded readers' desires. I appreciate you for offering such good, safe,

    educational not to

    mention easy guidance on that topic to Kate.
    Also visit my weblog ; http://theproblemwithmentoday.blogspot.com/2010/05/double-wife-beater-guy.html

    ResponderEliminar
  57. Thanks , I've recently been looking for information about this

    subject for ages and yours is the best I've discovered so far.

    But, what about the

    bottom line? Are you sure about the source?
    My webpage > djfreelancer.com

    ResponderEliminar
  58. you've an ideal blog here! would you prefer to make some invite posts on my weblog?
    My site - http://communaute.digicube.fr/wiki/index.php?title=Utilisateur:TandraHunter83

    ResponderEliminar
  59. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I'll go ahead

    and bookmark your site to come back later. All the best
    Also visit my web blog www.checkoutuk.co.uk

    ResponderEliminar
  60. Heya this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if
    you have to manually code with HTML. I'm starting a blog soon but have

    no coding expertise so I wanted to get guidance from someone with

    experience. Any help would be greatly appreciated!
    Feel free to visit my weblog ... wiki.mcgrefer.com

    ResponderEliminar
  61. Hello, you used to write great, but the last few posts have

    been kinda boring… I miss your tremendous writings. Past few posts are just a little
    bit out of track! come on!
    My webpage - www.cyprushotelsdirectory.com

    ResponderEliminar
  62. Hi! I could have sworn I've been to this blog

    before but after browsing through some of the post I realized it's new to me.


    Anyhow, I'm definitely glad I found it and I'll be bookmarking and checking back


    frequently!

    Feel free to visit my site ... x86asm.net
    my website > http://wiki.ucsj.dk/index.php?title=Bruger:SanaPorter88

    ResponderEliminar
  63. Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article.
    I will

    be sure to bookmark it and return to read more of your useful information.
    Thanks for the

    post. I’ll definitely return.
    Feel free to surf my site : http://pawn.tom.ru/wiki/index.php?title=Участник:EdraStewart1987

    ResponderEliminar
  64. Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked

    submit my comment didn't appear. Grrrr... well I'm
    not writing all that over again.

    Anyhow, just wanted to say great blog!
    my page > qqqqcharts.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  65. Hey! I know this is kind of off topic

    but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I'm getting fed up of

    Wordpress because I've had problems with hackers and I'm looking at options for another platform. I

    would be great if you could point me in the direction of a good platform.
    my page - essentialweb.asia

    ResponderEliminar
  66. Hey there! Quick question that's completely off

    topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when

    viewing from my iphone. I'm trying to find a theme or plugin that


    might be able to correct this issue. If you have
    any suggestions, please share.

    With thanks!
    my web page: gloriouslinks.com

    ResponderEliminar
  67. Nice read, I just passed this onto a friend who was doing some research on that.
    And he

    just bought me lunch as I found it for him smile So
    let me rephrase that:

    Thanks for lunch!
    Here is my web-site ... http://wiki.fampat.de

    ResponderEliminar
  68. Hey very nice site!! Man .. Excellent .. Amazing .
    . I will bookmark your

    blog and take the feeds also…I'm happy to find numerous useful

    information here in the post, we need work out more techniques in this regard, thanks for

    sharing. . . . . .
    My web page ... http://mentorportal.dk/story.php?title=why-stop-in-spain-businessservices20wiki

    ResponderEliminar
  69. Hiya, I am really glad I have found this info.
    Nowadays bloggers publish just

    about gossips and web and this is actually frustrating.
    A good site with interesting content, that is what I need.
    Thank you for

    keeping this website, I will be visiting it. Do you do newsletters?
    Cant

    find it.
    Feel free to surf my blog - levetdavid.free.fr

    ResponderEliminar
  70. Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article.
    I will

    make sure to bookmark it and come back to read more of your useful info.
    Thanks for the

    post. I will certainly comeback.
    Here is my webpage ... http://mentorportal.dk/story.php?title=rimaadams84-spain-over-50-ivf

    ResponderEliminar
  71. My brother recommended I would possibly like this website.
    He used to be totally right. This publish truly made my
    day. You can not

    imagine just how much time I had spent for this information!
    Thanks!

    Here is my web page; www.sites.adefmark.net

    ResponderEliminar
  72. Fantastic items from you, man. I've understand your stuff

    prior to and you are simply extremely wonderful. I actually like what you have acquired here,

    certainly like what you're stating and the way in which wherein you are saying it.
    You're making

    it entertaining and you still take care of to stay it smart. I can't wait to learn much more from
    you. This is actually a

    tremendous web site.

    Visit my blog post: www.roundgames.net

    ResponderEliminar
  73. Thanks for the auspicious writeup. It in reality was a entertainment
    account it. Glance complex to

    far added agreeable from you! However, how can we be in contact?


    Here is my web site; nouarepublica.ro

    ResponderEliminar
  74. Hi my family member! I wish to say that this post is awesome,

    nice written and include almost all vital infos. I would

    like to see extra posts like this .

    My web blog; http://dentalshout.com/profile/bettygrant1985

    ResponderEliminar
  75. Definіtelу beliеve that which you said.

    Youг fаѵοrite јuѕtification apрearеԁ to be οn the net the simplest thing to be awаre of.
    I say to уou, I certainly gеt annоyed while people
    сonsіder worrіes that theу ϳust ԁo not know about.
    Υou manаged to hit the nail uρon the top anԁ defined
    out the ωhole thing ωithout having ѕidе effect , people coulԁ take a signal.
    Will likеlу be back to get more.
    Thanks

    Feel free to surf to my wеbѕite;
    payday loans

    ResponderEliminar
  76. This design is steller! You definitely know how to


    keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
    own blog (well,

    almost...HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to say,
    and more than

    that, how you presented it. Too cool!

    Also visit my blog post http://Legalservices.co.in/AgnusStone1986

    ResponderEliminar
  77. I know this if off topic but I'm looking into starting my own blog and was curious what all is

    required to get set up? I'm assuming having a blog like yours would cost a
    pretty penny? I'm not very

    web savvy so I'm not 100% positive. Any tips or advice

    would be greatly appreciated. Appreciate it

    my homepage :: http://www.laplaya-dominicana.com

    ResponderEliminar
  78. It’s really a cool and helpful piece of information.
    I am glad that you

    shared this useful information with us. Please keep us
    up to date like this. Thanks for

    sharing.

    Also visit my page ... mentorportal.dk

    ResponderEliminar
  79. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just

    wondering if you get a lot of spam responses?
    If so how do you

    protect against it, any plugin or anything you can suggest?

    I get so much lately it's driving me

    insane so any assistance is very much appreciated.

    Have a look at my website :: mysweetvillage.com

    ResponderEliminar
  80. Magnificent goods from you, man. I have understand your stuff previous to
    and

    you are just too fantastic. I actually like what

    you've acquired here, certainly like what you're saying and
    the way in which you

    say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it
    wise. I

    can't wait to read far more from you. This is really a great web site.

    my weblog; www.myqsk.ir

    ResponderEliminar
  81. naturally like your web-site but you need to

    check the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife
    with

    spelling issues and I find it very bothersome to inform the

    truth however I will certainly come

    again again.

    Stop by my webpage: Www.Gossipcity.org

    ResponderEliminar
  82. I have not checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the


    last few posts are great quality so I guess I will add you back to my daily bloglist.


    You deserve it my friend :)

    Feel free to surf to my site ... http://www.wireless-warrior.org/

    ResponderEliminar
  83. Thanks a bunch for sharing this with all people you really realize what
    you are speaking about! Bookmarked. Kindly

    additionally consult with my web site =). We

    will have a link exchange contract among us!

    Stop by my blog - messting.com

    ResponderEliminar
  84. Hello. fantastic job. I did not expect

    this. This is a great story. Thanks!

    my blog; http://www.christkorner.com/VictorinaFlores71

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.