sábado, 19 de dezembro de 2009

Edith Piaff - O rouxinol de França

(19/12/1915 – 10/10/1963)

Se fosse viva, Edith Piaff completaria hoje o seu 94º aniversário. Mas, infelizmente, as privações na infância, a boémia, o vício da morfina e o hábito do álcool formaram uma combinação perigosa que pôs um fim precoce à vida da cantora, falecida aos 47 anos de idade.

Com ela a França perdeu a maior das suas vozes de que se tem registo. Cantora e compositora imortal, o seu canto expressava claramente a sua trágica história de vida e as suas letras retrataram, em tom de drama ou de alegre sátira, boa parte da história social e amorosa dos parisienses do século XX. A sua voz peculiar, inconfundível, tornada universal, foi levada para todas as partes do mundo como símbolo do renascimento francês depois da desastrosa experiência da II Guerra Mundial.


---***---

Edith Giovanna Gassion, seu verdadeiro nome, nasceu em Paris, França, no dia 19 de Dezembro de 1915. Seu pai, francês, trabalhava num circo e sua mãe, de origem ítalo-argelina, era cantora de rua. Deixada por um período de tempo aos cuidados de sua avó paterna, que trabalhava num bordel, Edith contacta com prostitutas e seus clientes, ambiente este determinante para a sua personalidade e visão sobre a vida.

Começou a carreira acompanhando o pai nas ruas e em pequenos circos itinerantes, com um repertório de canções populares. Aos 17 anos, Edith casa-se com Louis Dupont com quem teve uma filha, Marcelle, que morreu de meningite aos dois anos de idade.

Todas as relações que teve resultaram em fracasso e infelicidade. Aos 20 anos encontra-se só, à beira do abismo, divorciada, muito perto da droga, da prostituição e da depressão.

Em 1935, o dono do cabaré Le Gerny’s inicia-a na vida artística, sendo a ele que Edith deve o nome de “la Môme Piaf”, expressão francesa que significa “pequeno pardal”, de acordo com a sua baixa estatura.
No ano seguinte lança o seu primeiro disco e faz a sua estreia no music-hall.

Durante os anos da II Guerra Mundial, Piaf fez grande sucesso em Paris e em toda a França. Depois da guerra tornou-se famosa internacionalmente, dando espectáculos na Europa, Estados Unidos da América e América do Sul.

“Chez Edith Piaf” = A casa de Edith Piaf

Edith Piaf influenciou grande parte dos artistas da sua época ao estabelecer uma ponte para que estes se conhecessem. Foi na sua residência, local de encontro do seu círculo de amizades, que grandes nomes da música francesa tiveram o primeiro contacto e em diversas vezes iniciaram maravilhosas parcerias musicais. São exemplo, Gilbert Bécaud, Jacques Pills (célebre cantor francês com quem a intérprete se casou em Setembro de 1952), Jacques Plante, Louis Amade, Charles Aznavour (com quem também teve um caso amoroso), Jean Broussolle, Yves Montand, Jacques Prévert, Francis Lemarque, entre tantos outros, hoje também consagrados na história fonográfica da França e do mundo.

É na casa de Piaf que Gilbert Bécaud começa a sua amizade com Charles Aznavour, com quem escreverá diversas canções, algumas registadas por cada um deles, interpretadas e preparadas de maneira bem diferente. É ainda na casa de Piaf que Bécaud reencontra Jean Broussolle, que lhe escreverá várias letras de canções, grandes sucessos no curso de sua longa carreira. Ainda nessa residência, Charles Aznavour conhecerá Jacques Plante que virá a ser um dos seus grandes colaboradores.

Assim, pouco a pouco, o círculo de relações e de colaborações de Piaf foi-se alargando ainda mais. Numa época que, imediata ao pós-guerra, via nascer toda uma nova geração de artistas, não só a cantora teve apoio incondicional dos seus amigos, todos maravilhosos profissionais da música, mas também ajudou na carreira de muitos deles.



A vida amorosa e as canções

Edith Piaf teve vários romances, estando as suas mais famosas canções a eles ligadas. Os romances mais conhecidos foram com Marlon Brando, Yves Montand, Charles Aznavour, Théo Sarapo, Georges Moustaki e Marcel Cerdan.

Numa turné em Nova Iorque, em 1948, conhece o pugilista francês Marcel Cerdan com quem inicia um tórrido romance. Cerdan vivia em Marrocos e morreu num acidente de avião em 28 de Outubro de 1949, num vôo de Paris para Nova Iorque, onde a iria reencontrar. Arrasada pelo sofrimento, Edith Piaf aplica-se fortes doses de morfina. Os seus grandes sucessos “Hymne à l'amour” e “Mon Dieu”, foram cantados por Edith em sua memória. Marcel Cerdan é tido como o grande amor da sua vida.

Em 1951, o então jovem cantor Charles Aznavour converte-se em seu secretário, assistente, motorista e confidente. Piaf ajuda-o na sua carreira, levando-o em turné pelos EUA e pela França e gravando algumas das suas músicas.

Em Setembro de 1952, Piaf casa-se com o célebre cantor francês Jacques Pills, do qual se divorcia em 1956.

Começa uma história de amor com Georges Moustaki, que Edith lança para a música. Ao seu lado sofre um grave acidente automobilístico no ano de 1958 e piora o seu já deteriorado estado de saúde e a sua dependência em morfina. Edith grava novo sucesso, a canção “Millord”, da qual Moustaki é o autor.

Edith Piaf morreu em 10 de Outubro de 1963 na localidade de Grasse, nos Alpes-Marítimos, aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos, pela morfina e por todo o sofrimento de uma vida. Está enterrada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise.

O seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.


55 comentários:

  1. Grande Piaff!
    Que fibra,num corpo tão débil!
    Excelentes vídeos.
    Estupendo o vosso post!
    Sabe bem demorar aqui!!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Gran homenaje a Piaff!

    Los vídeos son muy buenos.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Piaff!
    Foi é e continuar´
    a a ser GRANDE.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Inigualable voz y persona.
    Bonito y estupendo homenaje.
    Gracias y aprovecho para desearos mis mejores deseos de felicidad en estos dias y todos los dias de vuesgtras vidas.

    Un abrazo desde esta gelida Barcelona.

    ResponderEliminar
  5. Son tres de los grandes éxitos de E. Piaff, preciosos.
    Es un gran homenaje a la gran cantante, en su nacimiento.
    Lástima que su vida fuera tan triste y desgraciada en su mayoría.
    Estoy muy agradecida por esta entrada tan estupenda.
    Muchos abrazos

    ResponderEliminar
  6. Deseo que la paz secuestre tu vida, el amor inunde tu alma y la felicidad refleje en tu cara, te deseo, de corazón todo lo bueno que te mereces.
    La magia de la Navidad es la magia de las personas como tú, que haces que un año se pase volando...

    Feliz Navidad
    Un besito Rosa

    ResponderEliminar
  7. Un maravilloso y merecido homenaje.
    Los videos fantasticos, como cada palabra del texo.
    Te deseo lo mismo que tu me deseas en estas fiestas, pero.......... multiplicado por dos.
    Besazos miles

    ResponderEliminar
  8. Grande homenagem a esta grande "pequeno pardal" !
    O nome do meu blog foi inspirado pela canção "Je vois la vie en rose".

    Desculpa não ter podido vir comentar na altura do vosso post em francês mas foi-me de todo impossível naquela altura e agora é um pouco tarde...

    Desejo a todos um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO, cheio de bons sentimentos e felicidade !

    Beijinhos

    Verdinha

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. "Venha quando quiser,
    ligue,chame,escreva...
    tem espaço na casa
    e no coração,
    só não se perca de mim.”

    Caio Fernando Abreu


    Agradeço seu carinho e visita.
    Bom Domingo......Besossssssssssss

    ResponderEliminar
  10. …..…………....__/\__
    ....................>-:¦:-<
    .....................¯¯\/¯¯
    (♥).................♥Ѽ ♥
    (♥).............♥Ѽ.$Ѽ♥
    (♥)............♥Ѽ.$$Ѽ ♥
    (♥)...........♥Ѽ$.||.$Ѽ ♥
    (♥).........♥Ѽ.$$||$$$Ѽ ♥
    (♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$Ѽ ♥
    (♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$Ѽ♥
    (♥)..♥Ѽ$$$$$$$||$$$$$$$Ѽ ♥
    (♥)..........♥Ѽ.$$||$$Ѽ♥
    (♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$$Ѽ♥
    (♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$$Ѽ♥
    …..♥Ѽ$$$$$$$$|| $$$$$$$$Ѽ♥
    ..♥Ѽ$$$$$$$$$$|| $$$$$$$$$Ѽ♥
    (♥).........Feliz Navidad..||.......
    Mis queridos amigos, que todos vuestros deseos se hagan realidad...Si fuera una estrella fugaz escribiría en lo alto del cielo ¡Feliz Navidad!. Porque es lo que te deseo, unas felices fiestas, prosperidad un feliz año nuevo.
    Paz y mucho amor.
    Carmen

    ResponderEliminar
  11. Edith Piaff ficou para a eternidade pelo seu talento. A sua voz é inconfundível, não há outra parecida.
    A escolha das músicas que fizeram revelam a vossa sensibilidade. Parabéns.
    Aproveito para vos desejar UM BOM NATAL, FELIZ NAVIDAD

    ResponderEliminar
  12. Simplesmente divina essa postagem!
    Linda Piaff!!!
    É para se ler e guardar na memória, tudo aqui sempre de muito bom gosto e de um conteúdo cultural muito grande!

    Adoro este Blog e todos voces do Farol!

    Um grande beijo,
    Bom Domingo!

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  13. Pasaba por aquí y escuché cantar un ruiseñor así que me quedé unos minutos acompañado de Edith Piaff ayy "La vie en rose" MARAVILLOSA.
    FELICES FIESTAS Y BEIJINHOS ¿SE DICE ASÍ?

    ResponderEliminar
  14. Seria Maravilhoso se pudéssemos todos nos reunir e enfeitar a maior e mais linda árvore de Natal onde haveria muito amor,alegria,perdão,compreensão,união e igualdade.Então,trocaríamos abraços,nos daríamos as mãos e comemoraríamos o amor de Deus em nossas vidas.Mas sempre é tempo para realizar o nosso melhor sonho.Por isso,em pensamento e espírito estaremos juntos para festejar mais um Feliz Natal!!E um ótimo Ano Novo.Abraços!

    ResponderEliminar
  15. Ola Tétis, una pequeña pero gran mujer. Su vida desde la infancia no fue nada fácil, y los hombres se aprovecharon de ella, sobre todo Georges Moustaki, que ni a su entierro fue, y gracias a ella comenzo su carrera.

    Las tres canciones que has puesto son mis preferidas, sin duda alguna, "la voz", única.

    Parabens, beijos.

    ¡¡Feliz Navidad!!

    Maite

    ResponderEliminar
  16. Ninguém é perfeito...nem as Divas.
    Mas o talento permanece...
    Beijo
    Bela 'reportagem'

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pela postaghem. Amo Edith Piaf uma das maiores cantoras de todos os tempos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá Tétis,

    Que bom este recordar de Edith Piaff, uma das maiores vozes do panorama musical francês.
    Uma vida enorme, uma força imensa num corpo minúsculo, frágil; uma vida cheia. Cheia de miséria, tragédias, alegrias, sucessos, esquecimentos; amores e desamores mas, sem dúvida, uma vida vivida em pleno.
    Abraço grande, Amiga.

    ResponderEliminar
  19. Amiga Tétis,

    Merci beaucoup pour cet hommage à Edith Piaf.

    Je te félicite pour ton post magnifique.

    Bisous mon amie

    ResponderEliminar
  20. Um mimo pra vc aki no Cantinho Poético...venha buscá lo.....

    Beijos.........M@ria

    ResponderEliminar
  21. Te deseo 12 meses felices,52 semanas de coña,365 dias de exito,8760 horas de salud,525600 minutos de suerte y 3153600 segundos de sexo.feliz 2010!!
    Besazos gran poseidon

    ResponderEliminar
  22. ..…………....__/\__
    ....................>-:¦:-<
    .....................¯¯\/¯¯
    (♥).................♥Ѽ ♥
    (♥).............♥Ѽ.$Ѽ♥
    (♥)............♥Ѽ.$$Ѽ ♥
    (♥)...........♥Ѽ$.||.$Ѽ ♥
    (♥).........♥Ѽ.$$||$$$Ѽ ♥
    (♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$Ѽ ♥
    (♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$Ѽ♥
    (♥)..♥Ѽ$$$$$$$||$$$$$$$Ѽ ♥
    (♥)..........♥Ѽ.$$||$$Ѽ♥
    (♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$$Ѽ♥
    (♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$$Ѽ♥
    …..♥Ѽ$$$$$$$$|| $$$$$$$$Ѽ♥
    ..♥Ѽ$$$$$$$$$$|| $$$$$$$$$Ѽ♥
    (♥).........Feliz Navidad..||.......

    Que tus navidades estén llenas de luz y de color, de amor y de paz.

    Te deseo unas felices fiestas y que el nuevo año venga lleno de deseos cumplidos.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  23. Amiga Isa

    Obrigada pelas tuas palavras sempre amigas e incentivadoras.

    É também sempre um prazer passar pelo teu blog e uma felicidade ter-te como amiga.

    Sim, Piaff foi uma grande/pequena mulher. Pena que não tivesse amigos à sua altura que a pudessem ajudar a não cair irremediavelmente no fosso.

    Beijinhos e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  24. Hola Gara

    Gracias, amiga.

    Feliz Navidad y un Nuevo Año con mucho Amor y Paz

    Besitos

    ResponderEliminar
  25. Olá Sonhadora

    Sim, Piaff foi, é e continuará sempre a ser grande e ficará para sempre na nossa memória e nos nossos corações.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Hola Maria Rosa

    Gracias por tu visita y tus palabras.

    También para ti los deseos de Feliz Navidad y un Nuevo Año con mucho Amor y Paz.

    Besitos

    ResponderEliminar
  27. Clásica, como el mismo Paris.
    Gracias por compartir esta belleza.

    De todo corazón mi absoluta gratitud y el mejor de mis abrazos y deseos para ti y los tuyos en estas fechas decembrinas.
    Sé siempre feliz y llénate de mil sonrisas.

    ResponderEliminar
  28. Muy buena la información, hace poco en Buenos Aires, se realizó la obra de teatro dedicada a ella... un saludo desde este cálido Buenos Aires...

    ResponderEliminar
  29. Hola Candi

    Gracias por visitarnos y por tu lindo comentario.

    Piaff fue una gran cantante y una pequeña/gran mujer que sufrió mucho.

    Su voz y su imagen estarán para siempre en nuestra memoria y en nuestros corazones.

    Besitos

    ResponderEliminar
  30. Hola Rosa

    Gracias por tu visita y por tus palabras siempre tán cariñosas.

    A ti también te deseamos mil felicidades.

    Los amigos del Farol,

    Tétis, Argos y Poseidón

    ResponderEliminar
  31. Hola Amor

    Gracias por tus deseos.

    Para ti Feliz Navidad y un Nuevo Año lleno de mucho AMOR!...

    Los amigos del Farol,

    Tétis, Argos y Poseidón

    ResponderEliminar
  32. Olá Verdinha

    Obrigada pela visita e pelo teu comentário amigo.

    "Je vois la vie em vert...", uma bela homenagem à grande/pequena Piaff e à sua maravilhosa voz quando canta "je vois la vie en rose..."

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  33. Olá Maria

    Obrigada pelas palavras amigas e carinhosas.

    Agradeço e retribuo os belíssimos versos de Caio Fernando Abreu:

    "Venha quando quiser,
    ligue,chame,escreva...
    tem espaço na casa
    e no coração,
    só não se perca de mim.”


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Que neste Natal
    Aquela magia toda guardada durante todo o ano
    Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
    Que não apenas seja uma comemoração,
    Mas um início para uma nova geração.
    Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  35. Hola Carmen

    Como es bueno tenerte de vuelta y visitares nuestro blog. Te queremos mucho.

    También para ti Feliz Navidad y un Nuevo Año lleno de mucha Salud, Paz y Amor.

    Besitos de los amigos del Farol

    ResponderEliminar
  36. Olá Manuel Afonso

    Há quanto tempo não o víamos aqui pelo nosso Farol. Creia que já estávamos com saudades.

    Sim, Edith Piaff e a sua voz são únicas e ficarão para a eternidade.

    Também para si um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muita Saúde, Paz e Amor.

    Três grandes abraços dos amigos do Farol

    ResponderEliminar
  37. Tétis

    Obrigado pelo post.
    Edith Piaff - O rouxinol de França.
    Sabes a história do rouxinol?

    Um abraço e Felizes Festas?

    ResponderEliminar
  38. Hola, no teneis nada nuevo, pero os dejo mis saludos, aunque estén duplicados.

    Muchas gracias por vuestra compañía durante todo este año.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  39. Olá Reggina

    Obrigada pelo teu comentário e pela tua linda Amizade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Hola Yuri

    Es cierto, Edith Piaff es un ruiseñor con una voz maravillosa.

    Si, se dice "beijinhos". Y yo te diré "besitos".

    ResponderEliminar
  41. Olá Lira

    Também para ti um Feliz Ano Novo. Que 2010 te traga a concretização de todos os teus desejos e sonhos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Olá Maite

    É verdade, Edith Piaff foi uma pequena mulher em tamanho mas grande, enorme em coração e amor. Merecia um fim de vida melhor do que aquele que teve.

    Fico feliz em saber que acertei nas tuas três canções preferidas.

    Bom Ano.

    Besitos

    ResponderEliminar
  43. Olá Mestre

    Sim, Edith Piaff permanecerá sempre nos nossos corações e a sua belíssima voz nos nossos ouvidos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Wanderley

    Sem sombra de dúvida, Edith Piaff foi uma das maiores cantoras de todos os tempos.

    Ela permanecerá sempre entre nós, mulheres como ela são eternas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Hola Sede

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Besitos

    ResponderEliminar
  46. Olá Teresa

    Tens toda a razão, Edith Piaff teve uma vida trágica, cheia de alegrias, sucessos, amores mas sobretudo viveu em pleno os seus 47 anos de vida.

    A sua voz e a sua presença ficarão para todo o sempre na nossa memória e no nosso coração.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  47. Olá amigo Poseidón

    É para mim um prazer e uma honra poder homenagear essa grande senhora que é Edith Piaff.

    Bisous, mon ami

    ResponderEliminar
  48. Olá Maria

    Obrigada pela tua visita e pelo teu miminho.

    O nosso Farol tem sempre as portas abertas para te receber. É para nós uma alegria ter-te como amiga.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  49. Hola María

    Gracias por tu visita, por tu comentario y por tus deseos.

    Feliz 2010 para ti con mucha salud, paz y amor.

    Besitos

    ResponderEliminar
  50. Hola Salvador

    Es un placer recibir tu visita en nuestro Farol.

    Feliz Año 2010.

    Abrazos amigos

    ResponderEliminar
  51. Hola Daniel

    Gracias amigo.

    Edith Piaff es genial y reconocida en todo el mundo.

    Un besito desde esta "gelida" y "lluviosa" Lisboa.

    ResponderEliminar
  52. Olá Lira

    Obrigada pelos teus desejos.

    Também para ti vão os meus votos de um ano de 2010 repleto de muita saúde, paz e amor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Amigo Argos

    Conheço uma história de um rouxinol mas não sei se é a mesma a que aqui te referes. Haveremos de esclarecer esse assunto!...

    Um grande abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  54. TETIS
    Para ti...tambem
    Beijos MAS::: VERDES


    BEIJOS


    Beijos são sempre beijos
    De tarde, à noite...
    Ou mesmo de manhã...
    Deixam ternura...
    Matam saudades...
    E conservam a vida...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.