Se fosse viva, Edith Piaff completaria hoje o seu 94º aniversário. Mas, infelizmente, as privações na infância, a boémia, o vício da morfina e o hábito do álcool formaram uma combinação perigosa que pôs um fim precoce à vida da cantora, falecida aos 47 anos de idade.
Com ela a França perdeu a maior das suas vozes de que se tem registo. Cantora e compositora imortal, o seu canto expressava claramente a sua trágica história de vida e as suas letras retrataram, em tom de drama ou de alegre sátira, boa parte da história social e amorosa dos parisienses do século XX. A sua voz peculiar, inconfundível, tornada universal, foi levada para todas as partes do mundo como símbolo do renascimento francês depois da desastrosa experiência da II Guerra Mundial.
---***---
Começou a carreira acompanhando o pai nas ruas e em pequenos circos itinerantes, com um repertório de canções populares. Aos 17 anos, Edith casa-se com Louis Dupont com quem teve uma filha, Marcelle, que morreu de meningite aos dois anos de idade.
Todas as relações que teve resultaram em fracasso e infelicidade. Aos 20 anos encontra-se só, à beira do abismo, divorciada, muito perto da droga, da prostituição e da depressão.
Em 1935, o dono do cabaré Le Gerny’s inicia-a na vida artística, sendo a ele que Edith deve o nome de “la Môme Piaf”, expressão francesa que significa “pequeno pardal”, de acordo com a sua baixa estatura.
No ano seguinte lança o seu primeiro disco e faz a sua estreia no music-hall.
Durante os anos da II Guerra Mundial, Piaf fez grande sucesso em Paris e em toda a França. Depois da guerra tornou-se famosa internacionalmente, dando espectáculos na Europa, Estados Unidos da América e América do Sul.
“Chez Edith Piaf” = A casa de Edith Piaf
Edith Piaf influenciou grande parte dos artistas da sua época ao estabelecer uma ponte para que estes se conhecessem. Foi na sua residência, local de encontro do seu círculo de amizades, que grandes nomes da música francesa tiveram o primeiro contacto e em diversas vezes iniciaram maravilhosas parcerias musicais. São exemplo, Gilbert Bécaud, Jacques Pills (célebre cantor francês com quem a intérprete se casou em Setembro de 1952), Jacques Plante, Louis Amade, Charles Aznavour (com quem também teve um caso amoroso), Jean Broussolle, Yves Montand, Jacques Prévert, Francis Lemarque, entre tantos outros, hoje também consagrados na história fonográfica da França e do mundo.É na casa de Piaf que Gilbert Bécaud começa a sua amizade com Charles Aznavour, com quem escreverá diversas canções, algumas registadas por cada um deles, interpretadas e preparadas de maneira bem diferente. É ainda na casa de Piaf que Bécaud reencontra Jean Broussolle, que lhe escreverá várias letras de canções, grandes sucessos no curso de sua longa carreira. Ainda nessa residência, Charles Aznavour conhecerá Jacques Plante que virá a ser um dos seus grandes colaboradores.
Assim, pouco a pouco, o círculo de relações e de colaborações de Piaf foi-se alargando ainda mais. Numa época que, imediata ao pós-guerra, via nascer toda uma nova geração de artistas, não só a cantora teve apoio incondicional dos seus amigos, todos maravilhosos profissionais da música, mas também ajudou na carreira de muitos deles.
A vida amorosa e as canções
Edith Piaf teve vários romances, estando as suas mais famosas canções a eles ligadas. Os romances mais conhecidos foram com Marlon Brando, Yves Montand, Charles Aznavour, Théo Sarapo, Georges Moustaki e Marcel Cerdan.
Numa turné em Nova Iorque, em 1948, conhece o pugilista francês Marcel Cerdan com quem inicia um tórrido romance. Cerdan vivia em Marrocos e morreu num acidente de avião em 28 de Outubro de 1949, num vôo de Paris para Nova Iorque, onde a iria reencontrar. Arrasada pelo sofrimento, Edith Piaf aplica-se fortes doses de morfina. Os seus grandes sucessos “Hymne à l'amour” e “Mon Dieu”, foram cantados por Edith em sua memória. Marcel Cerdan é tido como o grande amor da sua vida.
Em 1951, o então jovem cantor Charles Aznavour converte-se em seu secretário, assistente, motorista e confidente. Piaf ajuda-o na sua carreira, levando-o em turné pelos EUA e pela França e gravando algumas das suas músicas.
Começa uma história de amor com Georges Moustaki, que Edith lança para a música. Ao seu lado sofre um grave acidente automobilístico no ano de 1958 e piora o seu já deteriorado estado de saúde e a sua dependência em morfina. Edith grava novo sucesso, a canção “Millord”, da qual Moustaki é o autor.
Edith Piaf morreu em 10 de Outubro de 1963 na localidade de Grasse, nos Alpes-Marítimos, aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos, pela morfina e por todo o sofrimento de uma vida. Está enterrada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise.
O seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.
Grande Piaff!
ResponderEliminarQue fibra,num corpo tão débil!
Excelentes vídeos.
Estupendo o vosso post!
Sabe bem demorar aqui!!
Beijo.
isa.
Gran homenaje a Piaff!
ResponderEliminarLos vídeos son muy buenos.
Un abrazo
Piaff!
ResponderEliminarFoi é e continuar´
a a ser GRANDE.
Beijinhos
Inigualable voz y persona.
ResponderEliminarBonito y estupendo homenaje.
Gracias y aprovecho para desearos mis mejores deseos de felicidad en estos dias y todos los dias de vuesgtras vidas.
Un abrazo desde esta gelida Barcelona.
Son tres de los grandes éxitos de E. Piaff, preciosos.
ResponderEliminarEs un gran homenaje a la gran cantante, en su nacimiento.
Lástima que su vida fuera tan triste y desgraciada en su mayoría.
Estoy muy agradecida por esta entrada tan estupenda.
Muchos abrazos
Deseo que la paz secuestre tu vida, el amor inunde tu alma y la felicidad refleje en tu cara, te deseo, de corazón todo lo bueno que te mereces.
ResponderEliminarLa magia de la Navidad es la magia de las personas como tú, que haces que un año se pase volando...
Feliz Navidad
Un besito Rosa
Un maravilloso y merecido homenaje.
ResponderEliminarLos videos fantasticos, como cada palabra del texo.
Te deseo lo mismo que tu me deseas en estas fiestas, pero.......... multiplicado por dos.
Besazos miles
Grande homenagem a esta grande "pequeno pardal" !
ResponderEliminarO nome do meu blog foi inspirado pela canção "Je vois la vie en rose".
Desculpa não ter podido vir comentar na altura do vosso post em francês mas foi-me de todo impossível naquela altura e agora é um pouco tarde...
Desejo a todos um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO, cheio de bons sentimentos e felicidade !
Beijinhos
Verdinha
Beijinhos
"Venha quando quiser,
ResponderEliminarligue,chame,escreva...
tem espaço na casa
e no coração,
só não se perca de mim.”
Caio Fernando Abreu
Agradeço seu carinho e visita.
Bom Domingo......Besossssssssssss
…..…………....__/\__
ResponderEliminar....................>-:¦:-<
.....................¯¯\/¯¯
(♥).................♥Ѽ ♥
(♥).............♥Ѽ.$Ѽ♥
(♥)............♥Ѽ.$$Ѽ ♥
(♥)...........♥Ѽ$.||.$Ѽ ♥
(♥).........♥Ѽ.$$||$$$Ѽ ♥
(♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$Ѽ ♥
(♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$Ѽ♥
(♥)..♥Ѽ$$$$$$$||$$$$$$$Ѽ ♥
(♥)..........♥Ѽ.$$||$$Ѽ♥
(♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$$Ѽ♥
(♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$$Ѽ♥
…..♥Ѽ$$$$$$$$|| $$$$$$$$Ѽ♥
..♥Ѽ$$$$$$$$$$|| $$$$$$$$$Ѽ♥
(♥).........Feliz Navidad..||.......
Mis queridos amigos, que todos vuestros deseos se hagan realidad...Si fuera una estrella fugaz escribiría en lo alto del cielo ¡Feliz Navidad!. Porque es lo que te deseo, unas felices fiestas, prosperidad un feliz año nuevo.
Paz y mucho amor.
Carmen
Edith Piaff ficou para a eternidade pelo seu talento. A sua voz é inconfundível, não há outra parecida.
ResponderEliminarA escolha das músicas que fizeram revelam a vossa sensibilidade. Parabéns.
Aproveito para vos desejar UM BOM NATAL, FELIZ NAVIDAD
Simplesmente divina essa postagem!
ResponderEliminarLinda Piaff!!!
É para se ler e guardar na memória, tudo aqui sempre de muito bom gosto e de um conteúdo cultural muito grande!
Adoro este Blog e todos voces do Farol!
Um grande beijo,
Bom Domingo!
Reggina Moon
Pasaba por aquí y escuché cantar un ruiseñor así que me quedé unos minutos acompañado de Edith Piaff ayy "La vie en rose" MARAVILLOSA.
ResponderEliminarFELICES FIESTAS Y BEIJINHOS ¿SE DICE ASÍ?
Seria Maravilhoso se pudéssemos todos nos reunir e enfeitar a maior e mais linda árvore de Natal onde haveria muito amor,alegria,perdão,compreensão,união e igualdade.Então,trocaríamos abraços,nos daríamos as mãos e comemoraríamos o amor de Deus em nossas vidas.Mas sempre é tempo para realizar o nosso melhor sonho.Por isso,em pensamento e espírito estaremos juntos para festejar mais um Feliz Natal!!E um ótimo Ano Novo.Abraços!
ResponderEliminarOla Tétis, una pequeña pero gran mujer. Su vida desde la infancia no fue nada fácil, y los hombres se aprovecharon de ella, sobre todo Georges Moustaki, que ni a su entierro fue, y gracias a ella comenzo su carrera.
ResponderEliminarLas tres canciones que has puesto son mis preferidas, sin duda alguna, "la voz", única.
Parabens, beijos.
¡¡Feliz Navidad!!
Maite
Ninguém é perfeito...nem as Divas.
ResponderEliminarMas o talento permanece...
Beijo
Bela 'reportagem'
Parabéns pela postaghem. Amo Edith Piaf uma das maiores cantoras de todos os tempos.
ResponderEliminarBeijos
Millones de besos y mucha felicidad
ResponderEliminarje
Olá Tétis,
ResponderEliminarQue bom este recordar de Edith Piaff, uma das maiores vozes do panorama musical francês.
Uma vida enorme, uma força imensa num corpo minúsculo, frágil; uma vida cheia. Cheia de miséria, tragédias, alegrias, sucessos, esquecimentos; amores e desamores mas, sem dúvida, uma vida vivida em pleno.
Abraço grande, Amiga.
Amiga Tétis,
ResponderEliminarMerci beaucoup pour cet hommage à Edith Piaf.
Je te félicite pour ton post magnifique.
Bisous mon amie
Um mimo pra vc aki no Cantinho Poético...venha buscá lo.....
ResponderEliminarBeijos.........M@ria
Te deseo 12 meses felices,52 semanas de coña,365 dias de exito,8760 horas de salud,525600 minutos de suerte y 3153600 segundos de sexo.feliz 2010!!
ResponderEliminarBesazos gran poseidon
..…………....__/\__
ResponderEliminar....................>-:¦:-<
.....................¯¯\/¯¯
(♥).................♥Ѽ ♥
(♥).............♥Ѽ.$Ѽ♥
(♥)............♥Ѽ.$$Ѽ ♥
(♥)...........♥Ѽ$.||.$Ѽ ♥
(♥).........♥Ѽ.$$||$$$Ѽ ♥
(♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$Ѽ ♥
(♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$Ѽ♥
(♥)..♥Ѽ$$$$$$$||$$$$$$$Ѽ ♥
(♥)..........♥Ѽ.$$||$$Ѽ♥
(♥).......♥Ѽ$$$$||$$$$$Ѽ♥
(♥)....♥Ѽ$$$$$$||$$$$$$$Ѽ♥
…..♥Ѽ$$$$$$$$|| $$$$$$$$Ѽ♥
..♥Ѽ$$$$$$$$$$|| $$$$$$$$$Ѽ♥
(♥).........Feliz Navidad..||.......
Que tus navidades estén llenas de luz y de color, de amor y de paz.
Te deseo unas felices fiestas y que el nuevo año venga lleno de deseos cumplidos.
Un beso.
Amiga Isa
ResponderEliminarObrigada pelas tuas palavras sempre amigas e incentivadoras.
É também sempre um prazer passar pelo teu blog e uma felicidade ter-te como amiga.
Sim, Piaff foi uma grande/pequena mulher. Pena que não tivesse amigos à sua altura que a pudessem ajudar a não cair irremediavelmente no fosso.
Beijinhos e Feliz Natal
Hola Gara
ResponderEliminarGracias, amiga.
Feliz Navidad y un Nuevo Año con mucho Amor y Paz
Besitos
Olá Sonhadora
ResponderEliminarSim, Piaff foi, é e continuará sempre a ser grande e ficará para sempre na nossa memória e nos nossos corações.
Beijinhos
Hola Maria Rosa
ResponderEliminarGracias por tu visita y tus palabras.
También para ti los deseos de Feliz Navidad y un Nuevo Año con mucho Amor y Paz.
Besitos
Clásica, como el mismo Paris.
ResponderEliminarGracias por compartir esta belleza.
De todo corazón mi absoluta gratitud y el mejor de mis abrazos y deseos para ti y los tuyos en estas fechas decembrinas.
Sé siempre feliz y llénate de mil sonrisas.
Muy buena la información, hace poco en Buenos Aires, se realizó la obra de teatro dedicada a ella... un saludo desde este cálido Buenos Aires...
ResponderEliminarHola Candi
ResponderEliminarGracias por visitarnos y por tu lindo comentario.
Piaff fue una gran cantante y una pequeña/gran mujer que sufrió mucho.
Su voz y su imagen estarán para siempre en nuestra memoria y en nuestros corazones.
Besitos
Hola Rosa
ResponderEliminarGracias por tu visita y por tus palabras siempre tán cariñosas.
A ti también te deseamos mil felicidades.
Los amigos del Farol,
Tétis, Argos y Poseidón
Hola Amor
ResponderEliminarGracias por tus deseos.
Para ti Feliz Navidad y un Nuevo Año lleno de mucho AMOR!...
Los amigos del Farol,
Tétis, Argos y Poseidón
Olá Verdinha
ResponderEliminarObrigada pela visita e pelo teu comentário amigo.
"Je vois la vie em vert...", uma bela homenagem à grande/pequena Piaff e à sua maravilhosa voz quando canta "je vois la vie en rose..."
Beijinhos amigos
Olá Maria
ResponderEliminarObrigada pelas palavras amigas e carinhosas.
Agradeço e retribuo os belíssimos versos de Caio Fernando Abreu:
"Venha quando quiser,
ligue,chame,escreva...
tem espaço na casa
e no coração,
só não se perca de mim.”
Beijinhos
Que neste Natal
ResponderEliminarAquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.
Feliz Natal!!!
Hola Carmen
ResponderEliminarComo es bueno tenerte de vuelta y visitares nuestro blog. Te queremos mucho.
También para ti Feliz Navidad y un Nuevo Año lleno de mucha Salud, Paz y Amor.
Besitos de los amigos del Farol
Olá Manuel Afonso
ResponderEliminarHá quanto tempo não o víamos aqui pelo nosso Farol. Creia que já estávamos com saudades.
Sim, Edith Piaff e a sua voz são únicas e ficarão para a eternidade.
Também para si um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muita Saúde, Paz e Amor.
Três grandes abraços dos amigos do Farol
Tétis
ResponderEliminarObrigado pelo post.
Edith Piaff - O rouxinol de França.
Sabes a história do rouxinol?
Um abraço e Felizes Festas?
Hola, no teneis nada nuevo, pero os dejo mis saludos, aunque estén duplicados.
ResponderEliminarMuchas gracias por vuestra compañía durante todo este año.
Un beso.
Olá Reggina
ResponderEliminarObrigada pelo teu comentário e pela tua linda Amizade.
Beijinhos
Hola Yuri
ResponderEliminarEs cierto, Edith Piaff es un ruiseñor con una voz maravillosa.
Si, se dice "beijinhos". Y yo te diré "besitos".
Olá Lira
ResponderEliminarTambém para ti um Feliz Ano Novo. Que 2010 te traga a concretização de todos os teus desejos e sonhos.
Beijinhos
Olá Maite
ResponderEliminarÉ verdade, Edith Piaff foi uma pequena mulher em tamanho mas grande, enorme em coração e amor. Merecia um fim de vida melhor do que aquele que teve.
Fico feliz em saber que acertei nas tuas três canções preferidas.
Bom Ano.
Besitos
Olá Mestre
ResponderEliminarSim, Edith Piaff permanecerá sempre nos nossos corações e a sua belíssima voz nos nossos ouvidos.
Beijinhos
Wanderley
ResponderEliminarSem sombra de dúvida, Edith Piaff foi uma das maiores cantoras de todos os tempos.
Ela permanecerá sempre entre nós, mulheres como ela são eternas.
Beijinhos
Hola Sede
ResponderEliminarGracias por tu visita y tu comentario.
Besitos
Olá Teresa
ResponderEliminarTens toda a razão, Edith Piaff teve uma vida trágica, cheia de alegrias, sucessos, amores mas sobretudo viveu em pleno os seus 47 anos de vida.
A sua voz e a sua presença ficarão para todo o sempre na nossa memória e no nosso coração.
Beijinhos
Olá amigo Poseidón
ResponderEliminarÉ para mim um prazer e uma honra poder homenagear essa grande senhora que é Edith Piaff.
Bisous, mon ami
Olá Maria
ResponderEliminarObrigada pela tua visita e pelo teu miminho.
O nosso Farol tem sempre as portas abertas para te receber. É para nós uma alegria ter-te como amiga.
Beijinhos
Hola María
ResponderEliminarGracias por tu visita, por tu comentario y por tus deseos.
Feliz 2010 para ti con mucha salud, paz y amor.
Besitos
Hola Salvador
ResponderEliminarEs un placer recibir tu visita en nuestro Farol.
Feliz Año 2010.
Abrazos amigos
Hola Daniel
ResponderEliminarGracias amigo.
Edith Piaff es genial y reconocida en todo el mundo.
Un besito desde esta "gelida" y "lluviosa" Lisboa.
Olá Lira
ResponderEliminarObrigada pelos teus desejos.
Também para ti vão os meus votos de um ano de 2010 repleto de muita saúde, paz e amor.
Beijinhos
Amigo Argos
ResponderEliminarConheço uma história de um rouxinol mas não sei se é a mesma a que aqui te referes. Haveremos de esclarecer esse assunto!...
Um grande abraço muito amigo.
TETIS
ResponderEliminarPara ti...tambem
Beijos MAS::: VERDES
BEIJOS
Beijos são sempre beijos
De tarde, à noite...
Ou mesmo de manhã...
Deixam ternura...
Matam saudades...
E conservam a vida...
LILI LARANJO