domingo, 6 de dezembro de 2009

Ágata

Parte 1

Continuando a série "Gemas-Cristais-Minerais...", chegou a vez de falarmos um pouco duma pedra bem conhecida, a Ágata.

Nesta Parte 1 falar-se-à da Ágata duma maneira geral e numa Parte 2 trataremos de algumas variedades desta bela pedra semi-preciosa.


A ágata é uma variedade translúcida da Calcedónia, pertencente ao grupo dos quartzos criptocristalinos. Com estrutura variada e camadas concêntricas, apresenta bandas curvas ou irregulares de diferentes cores, tons ou transparências da mesma cor, tais como castanho, vermelho, branco, cinza e azul acinzentado. As cores muito vivas e brilhantes são quase sempre resultado do tratamento para realçar a cor natural.

As ágatas são encontradas como nódulos em rochas efusivas antigas, pobres em ácido cilício e secundariamente, em argilas e cascalhos. São formadas a partir da cristalização da sílica nas paredes das cavidades obstruídas das rochas eruptivas. Apresenta camadas, mais ou menos paralelas, de diferentes cores ou tons da mesma cor, que poderão ser vermelho, branco, cinza ou azul. As cores naturais são geralmente suaves e pálidas. As ágatas coloridas que por vezes se encontram no mercado obtêm a sua coloração brilhante através de meios artificiais.

Assim, de acordo com as formas apresentadas das suas camadas e da sua coloração, podemos encontrar vários tipos de ágatas. Conforme o desenho apresentado nas suas diferentes camadas coloridas, assim é dado um nome específico à ágata. Quando apresenta camadas paralelas concêntricas é chamada ágata orbicular. No caso de as suas camadas serem irregulares, passam a ser chamadas de acordo com o que é sugerido pelas suas formas, como na ágata ruiniforme, ágata musgosa, ágata iridescente, etc.

O nome ágata vem do latim achātes, derivado do grego άχάτης. Este nome provém do antigo Rio Achates, actualmente conhecido com Rio Dirillo, cuja nascente fica próxima do Monte Lauro, na Sicília, Itália, onde esta pedra foi encontrada pela primeira vez.

Há milhares de anos que as ágatas têm sido usadas como jóias, talismãs e amuletos. Na Etiópia foram encontrados objectos primitivos feitos de ágatas, que datam de há cerca de 2 milhões e meio de anos.

Sabe-se que há 3000 anos a ágata já era trabalhada no Egipto sob a forma de selos, pedras para anéis, escaravelhos e vasilhas. Foi utilizada também como amuleto, para proteger do raio e da tempestade.

Desde há muito tempo que a ágata é considerada como tendo atracção divina. Foi dada especial atenção à ágata orbicular, pois devido à sua semelhança com o olho humano acreditava-se que curava doenças dos olhos. Para além disso era considerada como uma protecção eficaz contra o mau olhado. Por outro lado, a ágata musgo era apreciada pelos orientais e ciganos, uma vez que creditavam que os auxiliava na persuasão. Os romanos acreditavam que as ágatas favoreciam as boas colheitas e protegiam os marinheiros. Ainda hoje se mantém essa crença e alguns marinheiros têm como pedra da sorte uma ágata.

Por estar ligada à Terra, os antigos acreditavam que quem a usasse esta pedra seria querido dos demais, além de lhe proporcionar vida longa, saúde, felicidade, eloquência e amabilidade. Era o símbolo da tranquilidade, da coragem e da riqueza. Um amuleto que protegia da inveja e das doenças. O acto de a queimar, acreditava-se, seria uma forma de afastar os conflitos.

Segundo o Islão, as ágatas são pedras muito preciosas. Acredita-se que o portador de um anel de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios.

Os magi Persas também apreciavam os anéis de ágata no seu trabalho e nas suas crenças.

A ágata na China é conhecida como Chu-yu e considerada como um símbolo de longevidade, melhora o humor, alivia os problemas de pele, os problemas oculares, dá vitalidade, coragem e é portadora de protecção e de energia. Promove ainda a purificação do sangue e actua sobre o sistema cardiovascular.

Em todo o Oriente é usada como um amuleto de protecção contra quedas acidentais e mordidas e picadas de cobras, escorpiões e insectos. É uma pedra yin, isto é, de energia fria, feminina e lunar.

Na Ásia, a ágata foi um símbolo do "terceiro olho" que proporciona o aumento da criatividade e da inspiração, favorecendo os pensamentos complexos e complicados. Permite ainda a recuperação da centralidade da alma, mente e corpo.

Os judeus usaram-na para decorar as vestes sacerdotais.

A ágata é sagrada para os muçulmanos, dizendo a lenda que o Profeta Muhammad usava um anel de ágata vermelha gravada com versículos do Corão.

Noutras tradições crê-se que a ágata cura as mordidas de serpente, acalma a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos.

É uma das pedras que figuram simbolicamente nas lendas maçónicas, porque desempenha um papel importante na lenda salomónica.

Crê-se, ainda hoje, que esta pedra de uma forma geral e desde tempos imemoriais tem um grande poder de cura, sendo usada tanta para curas emocionais e espirituais como físicas.Também se acredita que tonifica e revigora o corpo, ajuda no equilíbrio físico e mental, melhorando a auto-confiança e aperfeiçoando a auto-estima.

A ágata é uma das chamadas “pedras de protecção” ou “pedras protectoras” pois acredita-se que protege quem a usa. Deve ser utilizada quando se viaja, para protecção contra inimigos, para prevenir de um mau negócio e contra a má sorte e a doença. É também usada nas crianças como forma de prevenção e protecção.

Os terapeutas de cristais dizem que a ágata é um fornecedor de energia e que purifica o sangue, além de ajudar as pessoas distraídas. Dentro das suas capacidades curativas diz-se baixar temperaturas elevadas, melhorar a visão, iluminar a mente, aumentar a vitalidade vigor, coragem e longevidade.

Existem lindas variedades de ágatas que, espalhadas por toda a casa, servem de decoração e ao mesmo tempo de protecção, ajudando a dissipar as tensões e a trazer energias positivas para o lar.

Está associada aos planetas Terra e Mercúrio e aos signos Touro, Gémeos, Virgem, Balança e Capricórnio. É a pedra para os nascidos nos meses de Maio, Setembro e Outubro e os nascidos nos dias 12 e 14. Está associada à carta de Tarot “O Louco”.

Até ao início do século XIX a Alemanha foi a principal produtora de ágatas, encontrando-se hoje esgotadas as suas jazidas.

Assim, o Brasil é o primeiro produtor mundial de ágatas e as suas jazidas, que se encontram sobretudo no Rio Grande do Sul, são as mais importantes da Terra. As primeiras jazidas brasileiras foram descobertas em 1827, por imigrantes oriundos de Idar-Oberstein, na Alemanha.
Também se encontram jazidas de ágatas no Norte do Uruguai, Estados Unidos da América, México, Madagáscar, Itália, Egipto, Índia, China e Escócia.

32 comentários:

  1. Olá Tétis, boa noite
    Gostei muito dest post.
    A ágata é uma pedra belississima, com imensas propriedades terapeuticas, já aqui mencionadas, eem especial a de acalmar a mente. Utilizo-o em vários tratamentos que faço, com bons resultados.
    Continuas a brindar-nos com excelentes e cuidados trabalhos de pesquisa, parabens.
    Beijos e luz
    Isa

    ResponderEliminar
  2. Os ventos que as vezes tiram
    algo que amamos, são os
    mesmos que trazem algo que
    aprendemos a amar...
    Por isso não devemos chorar
    pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi
    dado.Pois tudo aquilo que é
    realmente nosso, nunca se vai
    para sempre...

    Bob Marley


    Excelente semana prá ti..........Beijosssssss

    ResponderEliminar
  3. Hola cielo muy interesante entrada de los minerales
    un beso y feliz semana

    ResponderEliminar
  4. " Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres.
    Se voltarem é porque as conquistei
    Se não voltarem é porque nunca as tive . "

    Bob Marley

    Uma semana de muita Paz!

    ResponderEliminar
  5. Sois una enciclopedia andante, gracias, amigos, por poner vuestro trabajo a nuestra disposición. Sois geniales.

    Abrazos.

    ResponderEliminar
  6. Me a encantado la información que compartiis y haber aprendido un poco mas sobre las propiedades tan importantes que nos ofrecen los minerales.

    Os deseo un feliz comienzo de semana.

    Un fuerte abrazo y besos con cariño.

    ResponderEliminar
  7. Tétis,

    Que linda postagem!!!Amo pedras, a minha é Ametista, levando-se sem conta o meu signo astrológico...tudo o que se refere a pedras eu amooo!!!!

    Beijos e ótima semana a todos!!!

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  8. Que bellas Gemas, interesante entrada os felicito y os mando un saludo, Antonia de Las Labores de Anvetriz.

    ResponderEliminar
  9. Hola mi, querida amiga Tétis,

    Una preciosidad es este mineral Ágata.
    Muchas gracias por presentar estas maravillas!
    Fui un poquito a enterarme y buscar sobre este mineral, encontre esto entre otras cosas :

    - El ágata se encuentra en rocas volcánicas cuyo tamaño puede variar desde milímetros a varios metros.

    “Segundo a tradição, acredita-se que o portador de um anel de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios. Em outras tradições crê-se que a ágata cura as picadas do escorpião e as mordidas de serpente, acalma a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos. Os magi Persas também apreciavam os anéis de ágata no seu trabalho e nas suas crenças.”

    Feliz dia amiga, te mando un grande abrazo y beso, bisous mon amie

    ResponderEliminar
  10. Amiga Tétis,

    esto que escribi aqui bajo ya lo dijistes en tu post, pero lo dejo, asi repetido lo memorizaremos mejor!

    - repetiendo se aprende mejor!

    Eso me hace pensar en una profesora que nos enseñaba asi!
    Como sabes gusto mucho de los profesore/a/s, que nos enseñan tanto..

    “Segundo a tradição, acredita-se que o portador de um anel de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios. Em outras tradições crê-se que a ágata cura as picadas do escorpião e as mordidas de serpente, acalma a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos. Os magi Persas também apreciavam os anéis de ágata no seu trabalho e nas suas crenças.”

    bisous, beijos

    ResponderEliminar
  11. Hola chicos!!

    Me encanta las piedras, tengo varias y poco a poco me voy haciendo con todas menos las preciosas (diamante, esmeralda ...) quizás algún día no?

    Féliz semana!

    Besos

    ResponderEliminar
  12. Super instructiva la entrada que nos dejas Tetis. Vaya belleza de piedra que nos da la naturaleza. Un abrazo

    ResponderEliminar
  13. Olá Tétis

    Gosto muito desta série dedicada às gemas-cristais-minerais.
    Sinto-me atraído pela beleza delas e não sou único!
    Desde a antiguidade que as pedras preciosas e semi preciosas, fascinaram o homem pela sua beleza, raridade e valor. Para além de serem objectos de ambição e funcionarem muitas vezes como moeda de troca, os sábios, diversas castas de adivinhos, magos e sacerdotes seleccionavam as pedras conforme o seu valor simbólico, a durabilidade e a pureza e estabeleciam correspondências secretas de valores e energias.
    Nos últimos anos, a importância das gemas e cristais aumentou, porque muitas pessoas estão de novo a “redescobrir” nelas, fontes naturais de energia e propriedades espirituais.
    Mas a verdade é que quer se acredite nas suas propriedades e poderes, quer seja somente pela beleza, as gemas-cristais-minerais não deixam ninguém indiferente!
    Mais uma vez obrigado por este magnifico post, venham mais!

    Um grande, grande abraço

    ResponderEliminar
  14. ARGOS


    O meu livro de Natal é para mim ...Magia...Espero que ao lerem um pouco do que vou deixando... sintam o mesmo
    eu Gostava de sentir todas as crianças a terem sempre Natal

    um beijo

    MENSAGEM DE NATAL

    Natal
    Do menino negro
    Que é igual
    Ao menino branco
    E o menino negro
    Ao ser amamentado...
    A sua Mãe
    Também Negra
    Alimenta-o
    Dá-lhe o seu leite
    Leite de Negra
    Que é apenas
    Leite Branco!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  15. Olá Maysha

    Obrigada pela visita e pelas palavras lindas, incentivadoras e amigas com que sempre nos brindas.

    Um destes dias contacto-te para me falares desses tratamentos com pedras/minerais. Tenho grande curiosidade em saber como funciona e os resultados que produzem.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria

    O meu sincero obrigada pela simpatia, amizade e por estes lindos pensamentos de Bob Marley que aqui deixaste.

    Tudo de bom para ti.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  17. Hola Luna

    Gracias, amiga. Es un placer verte y recibirte en nuestro arol.

    Besitos

    ResponderEliminar
  18. Hola Mari Carmen

    Si, son preciosos todos estes tesoros que la madre naturaleza guarda.

    El proximo post de esta serie de "Gemas-Cristais-Minerais...", continuará con las variedades de la Agata.

    Besitos

    ResponderEliminar
  19. Hola Luisa

    Gracias por tus palabras amigas.

    Es un placer y una alegría cuando visitas nuestro Farol.

    Besitos

    ResponderEliminar
  20. Hola Vicky

    Gracias por visitarnos y por tus palabras amables y amigas.

    Es un placer compartir con nuestros amigos toda esta información.

    Besitos

    ResponderEliminar
  21. Amiga Reggina

    Pois é claro que a "tua Ametista" também será tema de um post. É uma pedra linda de que muito gosto.

    É só esperares um pouquinho mais que logo virá a Ametista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha de cristais.

    Mais uma grande pesquisa da Tétis.

    Muito belo
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Hola Antonia de las Labores de Anvetriz

    Gracias por tu visita y por tu saludo.

    Besitos amigos

    ResponderEliminar
  24. Amigo Poseidón

    Obrigada pelo teu contributo. Nunca é demais repetir pois, como bem dizes: "repetiendo se aprende mejor!"

    Já sabes que se seguirão outros minerais bem bonitos e interessantes.

    Bisous

    ResponderEliminar
  25. Hola Gara

    Gracias por tu visita y tus amables palabras.

    Si pudiéramos, te ofrecíamos todas las piedras preciosas del mundo!...

    Besitos

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Hola Belkis

    Gracias, amiga.

    Ágata es, en realidad, una piedra maravillosa.

    Creo que todo que nos da la naturaleza es hermoso, precioso y bello.

    Besitos

    ResponderEliminar
  28. Amiga Tétis,

    "Já sabes que se seguirão outros minerais bem bonitos e interessantes."

    OK! perfeito

    Bisous

    ResponderEliminar
  29. Olá amigo Argos

    Eu sei que este tema das gemas e minerais te agrada e te interessa. Sei que, como eu, és um apaixonado por estes tesouros da natureza.

    Obrigada pela "achega" que deste ao lembrar que os minerais são "fontes naturais de energia" e possuem "propriedades espirituais". É um assunto que actualmente se debate bastante e que tenho muito interesse em aprofundar.

    Prometo, já o sabes, que esta série irá continuar com muitos mais minerais belos e maravilhosos.

    Um grande abraço muito amigo

    ResponderEliminar
  30. Olá Lili

    Obrigada pela tua visita e presença sempre agradável e amiga neste Farol.

    Os teus poemas são sempre belos e tocam-nos bem fundo.

    Beijinhos dos amigos do Farol.

    ResponderEliminar
  31. Olá Mestre

    Obrigada pela visita e pelas palavras amigas.

    Há muitos mais minerais que irei mostrar e que decerto serão do teu agrado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Tétis,

    Finalmente tive oportunidade de ler, atentamente, este teu post.
    Estamos perante mais uma pedra lindissima, na sua diversidade de cores, características, poderes curativos, etc.
    Perante as características que mencionas abaixo, vou mesmo comprar uma.

    "Os terapeutas de cristais dizem que a ágata é um fornecedor de energia e que purifica o sangue, além de ajudar as pessoas distraídas. Dentro das suas capacidades curativas diz-se baixar temperaturas elevadas, melhorar a visão, iluminar a mente, aumentar a vitalidade vigor, coragem e longevidade."

    Abraço, Amiga.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.