domingo, 6 de setembro de 2009

Cartões Vermelhos!!!

A nossa amiga Teresa, de Blogcronicasdateresa - http://blogcronicasdateresa.blogspot.com/ - fez-nos um convite/desafio interessantíssimo a que iremos responder com todo o prazer e reconhecimento por ter escolhido e lembrado dos “velhos amigos do Farol”.

As regras do "jogo" são as seguintes:

Devemos atribuir dez (10) "cartões vermelhos" a pessoas, comportamentos, factos que nos incomodem, que nos desagradem, com os quais não concordemos, havendo a hipótese - que é facultativa - de justificar a punição.

De seguida, deveremos lançar o desafio a outros cinco blogues e aguardar para ver o que sucede.

Assim, os 10 “cartões vermelhos” do Farol vão para:

1º - O Facilitismo – hoje tudo é tornado o mais fácil possível. Tudo ou quase tudo deve ter um aspecto lúdico. Ora como na vida real nada é tão fácil de alcançar, as frustrações começam!

2º - A Desculpabilização – quando erram, na maioria dos casos, as pessoas tendem a desculpar-se através de atenuantes ou terceiros. Poucas têm hombridade de assumir as falhas e os erros, mas muitas vezes é através delas que evoluímos.

3º - A Intolerância à Diferença – temos medo do que é diferente, logo temos tendência a rejeitar ou a tomar atitudes indulgentes sem aceitar verdadeiramente as diferenças.

4º - A Incompetência e à Falta de Profissionalismo e a quem as apoia e incentiva, quer fechando os olhos, quer não premiando ou estimulando os competentes.

5º - A Cultura do Lachismo, a Baixa Exigência Cívica e ao Baixo Nível Cultural que, inevitavelmente, se vão reflectir e propagar pelas gerações vindouras.

6º - A Inveja - talvez um dos sentimentos mais torpes e mesquinhos que, infelizmente, predomina na nossa sociedade. É um dos vícios que mais sofrimento causa à humanidade. A inveja é como um abutre insaciável que ataca logo que alguém se destaca em alguma área. E lá está o invejoso, pronto para acusar, criticar e tentar minimizar e desvalorizar o trabalho e a actuação do próximo.

7º - A Repressão e a Censura que limitam e impedem a Liberdade de Expressão, um dos princípios e direitos básicos das democracias.

8º - Ao Negativismo em excesso porque ele é uma barreira, um impedimento às solicitações externas do indivíduo, levando-o à recusa de tudo. Há que neutralizar o negativismo dominante e injectar nos indivíduos uma boa dose de positivismo para que ainda nos reste alguma esperança de realização dos nossos sonhos.

9º - Para quem Maltrata os Animais - porque eles são seres puros que confiam em nós e nos dão todo o seu carinho e o seu amor incondicional. Não é justo, é desumano que muitas pessoas tenham os animais enquanto eles são pequenos, enquanto eles lhes dão prazer e quando começam a requerer mais atenção, ou porque estão velhos, ou porque estão doentes, ou simplesmente porque os donos não querem mais cuidar deles, os abandonem à sua triste sorte. Em geral são seres que não sabem viver sozinhos, não sabem procurar alimento porque nunca viveram em liberdade, na Natureza, e acabam por morrer de fome, sede e frio, sob o olhar indiferente daqueles a quem tudo deram e de quem pouco ou nada receberam.

10º - Para aqueles que Atentam contra a Natureza, ameaçando as espécies animais e vegetais, incluindo o próprio Homem. Cabe a todos nós tomarmos medidas, por muito pequenas que sejam, contribuirmos para a preservação da integridade do nosso bem comum, o nosso Planeta.

Atribuídos que estão os nossos “cartões vermelhos”, há que passar o desafio a mais 5 blogues, embora gostássemos que todos os nossos seguidores participassem neste “jogo”, já que é uma maneira interessante e original de darmos a nossa opinião sobre aquilo que nos desagrada e de que não gostamos e, bem assim, uma forma de nos conhecermos um pouco melhor.

Vamos agora convidar 5 blogues mas, para os próximos desafios, iremos escolher outros blogues da nossa lista de seguidores, numa tentativa de levarmos "todos" a participar.

Os blogues convidados são:

- Sexto Sentido (Maysha)

- SPA! – Só Por Agora! (Meri)

- Fonsilleda

- Impulsos (XoseAnton)

- Mi pluma de cristal (Maria)


Não deixem de participar, temos a certeza que se vão divertir!...

13 comentários:

  1. Hola Tony

    Este reto es para todos nuestros seguidores.

    Seria un placer contar con tu participación. Atrevete!...

    Abrazos de los amigos del Farol

    Argos, Tétis y Poseidón

    ResponderEliminar
  2. Nobres colegas,

    Alguns dos meus cartões vermelhos coincidem com os já citados, mesmo assim, aí vai a minha lista:

    1 As guerras;
    2 A destruição da natureza;
    3 A falsidade;
    4 A inveja;
    5 O desemprego;
    6 A desonestidade;
    7 O desamor;
    8 A fome;
    9 As enfermidades;
    10 O mal profissional.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Queridos Amigos do Farol,

    Eu sabia, tinha a certeza que não só aceitariam o desafio, como ainda, que os vossos "cartões vermelhos" seriam mostrados com toda a justeza, e a questões da maior pertinência.

    E não me enganei!

    E, está a ser muito curioso ver a quem, e a que situações se dirigem os "cartões" já postados. Recuo, apenas, aos blogs convidados pela Austertina, uma vez que o meu veio pela sua mão.
    Obviamente que não vou destacar nenhum mas, Amigos, espreitem.

    Também tinha referido a vergonha que se passa com os animais, mas como só numerei no fim (??!!), quando vi, já tinha 15 cartõezitos. Resultado: tive que optar e, então, a referência aos nossos amigos acabu por sair, com muita pena minha, acreditem.

    Abraço grande para os três.

    ResponderEliminar
  4. Voltei a correr para me penitenciar.
    A nossa Amiga é a Austeriana e não a Austertina. Haja paciência!...

    Porque será que nunca pré-visualizo??

    ResponderEliminar
  5. Me quedo con el desafío, asumo el reto. Aunque aceptaría ya con rubricar el vuestro.

    Entre hoy y mañana intentaré subirlo al blog.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  6. EStos días he estado ocupada con motivos personales y no muy agradables, pido disculpas por la desatención, pero, a ver si mañana comienzo a trabajar.
    Gracias por pensar en mí, pero me bastaría con acreditar lo que vosotros decís ya que no dejais casi nada para los demás.
    En fin..., a ver lo que sale.

    ResponderEliminar
  7. Ola bom dia amigos
    Com algum atraso, como é meu hábito, já nem peço desculpa, sei que estou desculpada, vou responder com prazer ao vosso desafio
    Beijos de luz para todos
    Isa

    ResponderEliminar
  8. Olá Mar

    Obrigado por participar.
    Cartões vermelhos bem mostrados!

    Um abraço da Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresa

    Como poderíamos recusar o teu desafio?
    O problema foi mesmo em escolher os cartões! Havia tantos para mostrar...

    Um abraço da Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  10. Xosé

    Muito obrigado por aceitar o desafio!
    Iremos "espreitar" o teu blog!

    Um abraço da Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  11. Olá Fonsilleda

    Agradecemos pela tua simpatia em aceitar o desafio, pedimos desculpa se de algum modo causamos transtorno.
    Quanto aos cartões, apostamos que serão bem mostrados!

    Um abraço da Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  12. Maysha

    Obrigado por aceitar o desafio.
    Os cartões vermelhos são uma forma de mostrar o que está mal e talvez, quem sabe, molhore alguma coisa!

    Um abraço da Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.