quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ilha do Pessegueiro

A Ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Litoral Alentejano, ao largo da freguesia de Porto Covo, a cerca de 250 metros da actual linha de costa, pertencendo ao concelho de Sines e ao distrito de Setúbal, Portugal.

Com cerca de 340 metros de comprimento e de largura máxima 235 metros, a ilha, de formato naviforme, é toda ela formada por arenito dunar assente sobre xistos. A sua estrutura geológica aponta para que se deva ter formado durante a glaciação Wurmiana, quando o nível do mar desceu cerca de 120 metros relativamente ao nível actual.

Elevando-se pouco sobre o nível das águas, a Ilha do Pessegueiro é coroada pelas ruínas de um forte inacabado do século XVII que foi muito danificado pelo grande terramoto de 1755.

Considerada Património Nacional desde 1990, a Ilha do Pessegueiro é um dos ex-libris da Costa Sudoeste Portuguesa

A Ilha e a História

A Ilha do Pessegueiro conserva numerosos vestígios arqueológicos que nos dão a perceber as dificuldades da navegação ao longo da costa Sul da Lusitânia, entre os séculos IV a.C. e o V d.C.

A ocupação desta costa parece remontar a navegadores cartagineses, em época anterior à segunda guerra púnica (218-202 a.C.).

A situação geográfica da ilha e a sua morfologia, sobretudo a existência de um canal que a separa do continente, constituiu um dos principais factores de ocupação humana, pelas excelentes condições naturais de fundeadouro que proporcionava. Num litoral com poucos abrigos, a sua localização a meia distância entre o Cabo de São Vicente e o Estuário do Sado, contribuíram para que se tornasse na Idade do Ferro e mais tarde na época Romana, um valioso porto de apoio à navegação costeira, para quem se defendia de piratas e corsários, bem como um importante entreposto comercial.

Assim, são as estruturas romanas que mais abundam por toda a ilha. Com efeito, à época da ocupação romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um centro produtor de preparados de peixe (sobretudo sardinha), conforme atestam os recentemente descobertos tanques de salga. Da ilha seguiu (do século I ao XV) peixe das salgas para todo o Alentejo.

O nome “Pessegueiro” parece, segundo os historiadores, estar relacionado com os termos latinos “piscatorius” ou “piscarium”, termos estes associados à actividade da ilha durante a época Romana.


Durante a Dinastia Filipina e, com o objectivo de proteger os pescadores e as gentes locais das incursões dos piratas e corsários argelinos e holandeses, de forma a que não utilizassem o ancoradouro natural como ponto de apoio, foi projectada a sua ampliação através de um enrocamento artificial de pedras que ligaria a Ilha do Pessegueiro à linha da costa.

No âmbito desse projecto, foi iniciado a partir de 1590 a edificação do Forte de Santo Alberto, com a função de cruzar fogos com a fortaleza gémea existente em frente, no continente, o Forte de Nossa Senhora da Queimada.

Os trabalhos deste projecto viriam a ser interrompidos em 1598, pela transferência do seu responsável para as obras do Forte de Vila Nova de Milfontes, acabando por nunca terem sido completadas.

Porém, ainda no século XIX, o canal entre a ilha e o continente desempenhava funções portuárias, aproveitando das condições abrigadas que aí se podiam encontrar.

A Ilha e as Lendas

A Lenda de Nossa Senhora da Queimada

A tradição guarda a lenda do milagre de Nossa Senhora da Queimada.

Conta-se que em meados do século XVIII chegaram à ilha piratas do Norte de África e que ali só encontraram um ermitão. Este, decidido a defender uma ermida sob a invocação de Nossa Senhora que tinha à sua guarda, enfrentou os piratas acabando por ser assassinado. Depois de saquearem o que existia na capela, os piratas atiraram para as chamas a imagem da santa.

Após a retirada dos piratas, os habitantes de Porto Covo vieram à ilha e deram uma sepultura cristã ao eremita. Não vendo a imagem da santa, procuraram-na por toda a ilha, acabando por encontrá-la miraculosamente intacta, sem qualquer dano, no meio dos restos de uma moita queimada.

O povo de Porto Covo, apercebendo-se do milagre, recolheu a imagem e colocou-a numa nova ermida que ergueu no continente, a cerca de 1 km de distância da ilha. Passou a ser conhecida como a Capela de Nossa Senhora da Queimada, local de grande veneração pela população da região.

Lenda do Menino da Gralha


Uma outra lenda trata do tempo em que o Forte da Ilha do Pessegueiro era ocupado pelos Mouros.

Um capitão mouro vivia nesse forte, com um grupo de soldados, a sua mulher e os filhos. A seu cargo estava a defesa da fortaleza e o treino dos seus soldados. Sonhava fazer do seu filho, uma criança de 8 anos, um grande guerreiro, corajoso e forte, destemido e sanguinário.

Contudo, o menino detestava as armas e fugia aos treinos a que o pai o submetia. O que ele mais gostava era de brincar e o seu pequenino coração amava tanto as pessoas como todos os animais. Afeiçoou-se a uma gralha, de tal forma que ela passou a ser o seu passatempo favorito. Onde estava o menino lá estava a gralha, o que enfurecia o seu pai que via o seu desinteresse pelas artes da guerra. Depois de ter ameaçado matar a gralha se o filho não deixasse de brincar com ela, o menino, uma noite quando todos dormiam, pegou na sua amiga e resolveu fugir para que seu pai não a matasse.

Muitos dias se passaram sem que resultassem as buscas de encontrar o menino. A pobre mãe chorou, o pai arrependeu-se mas tarde de mais, não voltaram a ver o seu filho. Quando o encontraram, já ele estava morto, num vale, junto a uma fonte, com a sua amiga gralha pousada no seu corpo, também morta.

Desde ai, aquela fonte ficou conhecida como a Fonte da Gralha.

Nota: Esta fonte encontra-se debaixo da água da nova barragem, construída na herdade da Cabeça da Cabra, e ainda hoje muita gente ali residente se lembra perfeitamente dela.


E a nossa visita à Ilha do Pessegueiro não ficaria completa sem ouvirmos o poema de Carlos Tê que Rui Veloso tão bem soube musicar, interpretar e dessa forma imortalizar esta linda região de Portugal.

Porto Côvo

Roendo uma laranja na falésia
Olhando o mundo azul à minha frente
Ouvindo um rouxinol nas redondezas,
No calmo improviso do poente

Em baixo fogos trémulos nas tendas
Ao largo as águas brilham como prata
E a brisa vai contando velhas lendas
De portos e baías de piratas

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo

A lua já desceu sobre esta paz
E reina sobre todo este luzeiro
Á volta toda a vida se compraz
Enquanto um sargo assa no brazeiro

Ao longe a cidadela de um navio
Acende-se no mar como um desejo
Por trás de mim o bafo do estivo
Devolve-me à lembrança o Alentejo

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo

Roendo uma laranja na falésia
Olhando à minha frente o azul escuro
Podia ser um peixe na maré
Nadando sem passado nem futuro

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo.


50 comentários:

  1. O seu Farol Chamado Amizade me trouxe até aqui e eu gostei demais.

    Aportei meu barco, em sua ilha, ouvi as suas histórias e lendas, e te confesso que, eu aproveitei um pouquinho para descansar.
    Me fez um bem imenso,não sei o motivo. aliás, eu sei sim!
    Obrigada.
    Beijooos
    Glória

    ResponderEliminar
  2. O que dá valor à minha poesia
    Não é a página que ela enfeita,
    Mas é a paz que propicia
    Quando enche de alegria
    O peito de quem dela aproveita.

    Eduardo De Paula Barreto


    Feliz Noite...Beijos na alma!!

    ResponderEliminar
  3. Que beleza !
    Uma verdadeira aula para nós aqui do "novo" continente.
    Abraços do sul do Brasil !
    e parabés pelo post !

    ResponderEliminar
  4. linda postagem amigos!
    Beijinhos de Boa Noite!

    ResponderEliminar
  5. Bela postagem, caros amigos!! Uma linda semana a todos. Beijos no coração!! :)

    http://arslitterayelizus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Hola querida Tetis, no dudes que este verano, cuando esté por aquellas tirras voy a ir a conocer estas islas tan maravillosas......

    Es todo aquello tan bonito, tan majestuosos y su pescadito, y sus olores y sus colores y su brisa suave.... y fresquita.. y su gastronomia... para mi la mejor del mundo...

    En fin... que todavia me queda para las vacaciones, ja, ja, ja.

    como siempre un besazo no sólo para ti Tetis querida sino para los tres que haceis un equipo de primera.

    ResponderEliminar
  7. Tengo las playas de Portugal a 200 kilometros y he de decir que son preciosas, me gusta mucho su gastronomia y disfruto allí.
    Una cosa... el agua un pelin fria jejejejej.

    ResponderEliminar
  8. Que belleza de paisajes ese mar tan rico en tonalidades, me ha encantado pasearme por su bello país, besosss a los tres y mi cariño...

    ResponderEliminar
  9. ¡Ay, qué ganas me entran de salir de viaje rumbo a estas maravillas!

    Os añoro mucho, mis amigos de este Farol increible.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo post,mais uma vez acompanhado pela voz do Rui Veloso.
    Adoro lendas e deixo arrebatar-me por
    elas...
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  11. Como sempre este Farol marca o rumo certo!
    Excelente recolha e apresentação deste recanto encantador que tem inspirado tantas lendas!
    Tenho a canção do Rui Veloso como um excelente exemplo musical/poetico... sempre que ouço, dá para "dislumbrar" o mar e as ondas batidas na ilha do pessegueiro enquanto
    Ao longe a cidadela de um navio
    Acende-se no mar como um desejo
    Por trás de mim o bafo do estivo
    Devolve-me à lembrança o Alentejo


    Obrigado Tétis

    ResponderEliminar
  12. Gracias por compartir lugares tan bellos como este.

    Besitos mágicos.

    ResponderEliminar
  13. tienes un regalo en mi laberinto.
    Besos

    ResponderEliminar
  14. Adorei.....principalmente porque
    passei lá férias várias vezes.
    Ia de auto-caravana e abancava
    uns dias. Hoje estará diferente,
    pois já lá vão mais de 30 anos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesqueciveis,coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis.

    Fernando Pessoa

    Amor & Paz na sua noite...M@ria

    ResponderEliminar
  16. Minha querida
    Muito belo o texto a musica e o poema...adorei tudo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  17. Querida Testis

    Vinha ver o Argos - faltei ontem porque não estava lá muito bem do coração e hoje também não, e ainda não dormi.
    E ao reparar no teu post, imediatamente, comecei mentalmente a trautear no silêncio a canção que tantas vezes cantava - logo que decorei a letra.
    E então não é.. mal acabo de ler o post a canção estava cá também?!
    Quero dizer-te que não conhecia tudo o que aqui referes.
    És uma enciclopédia em forma de gente.
    Brilhante.

    Deixo-te um beijo carinhoso e agora vou deixar um olá ao meu amigo
    Se ele te escrever primeiro avisa-me.

    Sempre....
    (E)ternamente...
    Mariz

    ResponderEliminar
  18. Tetis,el regalo está en mi otro blog...
    Besos.

    ResponderEliminar
  19. Estimada e Simpática Amiga:
    A Ilha do Pessegueiro: Já registei pela sensação paradisíaca de beleza assumindo uma identidade admirável. Adoro Lendas. Esta deslumbrou-me pela magia sacra da Santa.
    Não esqueceu também a espectacularidade de um brilhante músico: Rui Veloso que se inspirou com o tema de sucesso: Porto Côvo!
    Excelente, amiguinha.
    Fiquei curioso e pasmo pela notável narração da Ilha com a sua sensibilidade maravilhosa e doce nas escolhas que efectua e escreve fascinantemente.
    Parabéns sinceros.
    Beijinhos amigos de respeito, estima e consideração.
    Sempre a admirá-la pelo seu talento gigante e enorme.
    Adorei.

    pena

    Bem-Haja, pela sua beleza e amizade, terna amiguinha de sonho.
    É Fantástica no que concebe.

    ResponderEliminar
  20. Donde se mete Poseidón, dile que he pasado a saludarle, que parece los "Ojos del Guadiana"..

    .. pasalé querida Tetis el mensaje...ja, ja, ja.

    es broma..

    solo pasaba y me apeteció dejarle one Kiss.

    ResponderEliminar
  21. Gracias... .

    eso de la Reina del Reino de Castilla, me ha encantado...

    soy de las antiguas de esas que ser Reina no la importaría, ja, ja, ja.

    Un beijinho o señor é muito amabel...

    ResponderEliminar
  22. En la mar surcan los versos,
    en la belleza sus playas...
    en tus letras brilla el cielo
    y el calor de tus palabras.

    Es un placer pasar a visitarte
    y dejarte mi huella y mi abrazo.

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia a Lenda de Nossa Senhora da Queimada. Adorei!
    Porto Côvo é lindo e junto desse mar tão azul encontramos a paz.
    Um post com muita história e a ilha do pessegueiro liga-nos ao grande cantor Rui Veloso.

    Adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Gracias por ilustrarnos con este bello reportaje. Hermoso lugar.
    Un abrazo Tetis

    ResponderEliminar
  25. Chère amie Tétis,

    une si belle île..., joli coin pour se réposer et se laisse aller.

    Merci beaucoup pour nous faire partager de si beaux endroits de ton pays.

    Je te félicite pour ton choix et nous faire rêver et aimer..

    BISOUS TENDRES

    ResponderEliminar
  26. Querida Amiga Tétis
    Óptimo, este teu post.
    Quem não conhece a Ilha do Pessegueiro fica com vontade de conhecer, assim como toda aquela área, que é de grande beleza. Aliás, a costa alentejana é belíssima. Conheço uma grande parte, e, como beleza natural, são talvez as praias mais bonitas do país.

    Belo, também, é o poema de Porto Côvo. E Rui Veloso canta-o como só ele sabe fazer. (Adoro Rui Veloso).

    Não posso deixar de agradcer as tuas palavras (tão lindas!) no LÍRIOS. Foi um post bastante trabalhoso, mas que me deu muito gozo fazer. E depois receber palavras como as tuas... compensa qualquer esforço.
    Obrigada!

    Até sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Glória

    Fico feliz em saber que a luz do nosso Farol te conduziu até à ilha onde aproveitaste para descansar e disfrutar de todas as suas maravilhas.

    Volta mais vezes. O Farol tem sempre as portas abertas para receber os amigos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Amiga M@ria

    Espero que tenhas aproveitado para passar uns momentos deliciosos nesta ilha de encanto e mistério e que te tenhas banhado nas águas cristalinas das suas magníficas praias.

    Sabes que é sempre uma alegria e um encanto ver-te por aqui.

    Beijinhos dos 3 amigos do Farol

    ResponderEliminar
  29. Olá Ivancezar

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Fico feliz por ter gostado do post e de conhecer esta ilha do "velho" continente que se localiza numa das mais bonitas regiões de Portugal.

    Volte sempre a este nosso Farol da Amizade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá Suziley

    Obrigada, amiga, pela visita ao Farol e a esta ilha misteriosa e encantada.

    Em breve farei uma visita ao teu cantinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Hola Estrella

    Gracias por tus palabras amigas e simpaticas.

    Será una gran idea ires a conocer estos sitios que son muy bellos.

    La costa alentejana, donde se encuentra esta isla, es considerada una de las regiones más bellas de Portugal.

    Besitos

    ResponderEliminar
  32. Hola Criss

    Sí, las playas de Portugal son muy hermosas. El agua es un poco fría, pero todo depende de la región.

    Te recomiendo las playas de la costa del Alentejo, donde se encuentra esta isla. Estoy segura de que te encantarás.

    Besitos

    ResponderEliminar
  33. Hola Arwen

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Si, el mar junto a esta isla es muy rico en tonalidades. Las playas son maravillosas y la naturaleza deslumbrante.

    Besitos

    ResponderEliminar
  34. Hola Luisa

    Fuerza, amiga!... Agarra tus maletas y ven a Portugal. Sería un placer ser tu anfitriona.

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Amiga Isa

    Sempre que haja oportunidade não deixaremos de publicar lendas associadas a belos locais de Portugal.

    E Rui Veloso, é claro que voltará em breve ao Farol.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Amigo Sight

    Obrigada pelas simpáticas e amigas palavras que aqui nos deixas.

    A voz de Rui Veloso (teu patrício, será???...) ficará para sempre ligada à Ilha do Pessegueiro. Um poema brilhantemente musicado e interpretado por um grande artista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Hola Hadaluna

    Gracias por tu visita y comentario.

    Este es, de verdade, un lugar bello y lleno de magia.

    Besitos

    ResponderEliminar
  38. Hola Morgana

    Gracias por tu visita y por tu bello regalo.

    Tu "Laberinto" es magico y misterioso como la Ilha do Pessegueiro.

    Besitos

    ResponderEliminar
  39. Amigo Ternurento

    Sempre gentil, amigo e carinhoso nas palavras com que me brindas nos teus comentários.

    A Ilha do Pessegueiro e toda a região envolvente são, na realidade, locais paradisíacos.

    Rui Veloso e a sua forma de cantar e interpretar tão características, ficarão para sempre ligados a esta ilha carregada de lendas e mistério.

    Obrigada, o Farol adora a tua presença e a tua Amizade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Olá Mestre

    A Ilha do Pessegueiro e toda a região envolvente são, na verdade, locais deslumbrantes e cheios de magia.

    É claro que em 30 anos as coisas mudam, tal como nós!... mas, neste caso concreto, a beleza e a paz que se respiram nesses locais permanecerão para sempre.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Olá Sonhadora

    Uma "sonhadora" só podia adorar um local de "sonho" como é a Ilha do Pessegueiro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Querida Mariz

    Sabes bem como fico feliz quando tenho o privilégio duma visita tua. Mesmo "dissimulada" de Maysha és inconfundível!...

    Argos já regressou e está a "recompor-se" das canseiras da viagem, para retomar activamente a sua "faina" no blog.

    Volta sempre, como Mariz, como Maysha, é importante é que apareças.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Hola Estrella

    Ahora puedo llamarte de "Reina del Reino de Castilla"?

    Presta atención a lo que dice Poseidón, porque él es el rey de muchas reinas!...

    Si leyera esto me va a matar!...

    Besitos

    ResponderEliminar
  44. Amigo Jesús

    Un encanto tus versos:

    En la mar surcan los versos,
    en la belleza sus playas...
    en tus letras brilla el cielo
    y el calor de tus palabras.


    Gracias por visitarme y por tus dulces palabras.

    Besitos

    ResponderEliminar
  45. Olá Canduxa

    Fico feliz por teres gostado deste post e por te dar a conhecer a Lenda de Nossa Senhora da Queimada.

    Sim, o grande Rui Veloso interpreta magnificamente esta canção. A ilha ficará para todo o sempre por ele imortalizada.

    Volta sempre. Adoro ver-te por aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Hola Belkis

    Si, la Ilha do Pessegueiro es un bello lugar lleno de encanto y magia.

    Un local para visitares cuando vengas a Portugal.

    Besitos

    ResponderEliminar
  47. Querido amigo Poseidón

    Já ficaste com a indicação de mais um belo lugar a visitar quando vieres a Portugal.

    Portugal não é só Lisboa!...

    E esta região, o litoral alentejano ou a "Costa Vicentina" (como também é chamado), é um paraíso a não perder.

    Bisous

    ResponderEliminar
  48. Olá Mariazita

    Concordo contigo em como as praias da costa alentejana sejam das mais bonitas de Portugal.

    É claro que a "praia da claridade" será sempre a nossa eleita, mas isso é segundo "outro" ponto de vista, o das raízes!...

    Rui Veloso já sabemos que é grande, único e inconfundível no seu estilo. Mas, nesta canção, ele é magistral...

    Quanto aos teus blogues, já sabes que sempre que tenha um tempinho passarei por lá.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  49. Amiga Tétis

    Que dizer? magnífico post!
    Depois de o ler, é só fechar os olhos e deixar que a imaginação nos leve.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  50. Querido amigo Argos

    Eu sabia que irias gostar deste post.

    O mar, a lenda, a ilha misteriosa... são ingredientes mais que suficientes para teres gostado deste passeio.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.