terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ágata

Parte 2

Variedades de Ágata

A série de “Gemas-Cristais-Minerais” continua neste post com uma segunda parte dedicada à Ágata, desta vez com algumas das suas variedades mais conhecidas.

Não existem duas ágatas iguais, havendo muitas variedades, tantas quantos os seus significados e as crenças a elas atribuídos.
Ágata Azul

Atribui-se-lhe o poder de trazer paz, felicidade e sorte, pois desperta, activa, favorece e aperfeiçoa o ego, ao mesmo tempo que ajuda a restabelecer o equilíbrio e a aliviar o stress. O elemento a ela associado é a Água.


Ágata Branca e Preta

Diz-se que protege contra perigos físicos. O elemento associado é a Terra.

Ágata de Botswana ou “Eye agate"
Originária do Botswana, é um tipo de Ágata opaca, de cor rosa acinzentada, apresentando círculos ou ovais esbranquiçados que se assemelham a um olho.
Crê-se que este tipo de ágata desenvolve a atenção, o sentido de estar alerta e a observação dos detalhes.
É recomendado o seu uso por bombeiros e pessoas fumantes, pois tem efeitos benéficos nos pulmões, pele, cérebro e sistemas circulatório e glandular. Equilibra o corpo emocional, activa a produção de glóbulos vermelhos e utiliza-se contra a calvice e as doenças do couro cabeludo.
Simboliza sorte, fortuna e protege contra ladrões.

Ágata Cornalina
Diz-se que possui propriedades curativas e tem a capacidade de transmitir segurança. Traz compreensão da vida e auxilia no auto controlo diante de desafios e situações difíceis, além de facilitar o convívio com pessoas muito diferentes.
Os árabes consideram-na a sua pedra da sorte e por isso a utilizam para nela escreverem o nome de Alá.


Ágata de Fogo
É considerada uma pedra protectora que possui uma energia que acalma, dando segurança e protecção a quem a usa.
Atribui-se-lhe as mesmas propriedades das águas medicinais, tendo grande influência em todo o sistema endócrino. Estimula também as células da memória, racionaliza, equilibra e conduz à harmonia. Fortalece o coração, dá coragem, aguça a visão, ilumina a mente, auxilia nos negócios em geral. Diz-se que é ainda uma boa ajuda no amor, proporcionando a felicidade e a fortuna. O elemento associado é o fogo.


Ágata Pêssego
Aumenta a fertilidade e rege os órgãos reprodutores. Protege contra o mongolismo e o crescimento errado do feto, sendo útil às gestantes, protegendo-as durante toda a gravidez e evitando os partos prematuros.
No nascimento, esta variadedade de ágata regula e diminui a intensidade das dores de parto. As primíparas devem ter sempre consigo uma pedra de Ágata Pêssego, pois protege também todos os órgãos afectados pela reprodução.
Também tem acção de impedir as irritações alérgicas da pele e ainda protege contra as radiações.

Ágata Musgo ou Ágata Musgosa

É uma variedade que tem na sua estrutura filamentos de musgo e inclusões que se assemelham a plantas e árvores.
Considerada a ágata com mais poder, era antigamente usada pelos guerreiros e pelos agricultores que a penduravam ao pescoço ou a amarravam aos chifres dos bois que puxavam o arado, para garantir colheitas abundantes.
Actualmente é a pedra protectora dos agricultores, guardas florestais e jardineiros
A ágata musgo aumenta a vitalidade e equilibra conflitos entre os lados esquerdo e direito do cérebro, aliviando a pressão e ajudando a harmonização com a natureza. Fortalece o poder do Sol em quem a usa, ajudando o seu ego e a auto-estima.
O elemento associado a esta variedade é a Terra, tendo uma forte afinidade com os signos de Gémeos e Touro.


Ágata Negra ou Ágata Preta

Muito usada como amuleto de protecção, sobretudo para o sucesso nas competições, pois estimula a coragem e favorece o reconhecimento. É símbolo de vigor e prosperidade, pois absorve, trasmuta e devolve energias negativas, transformando-as em positivas.
Está associada ao elemento fogo.


Ágata Rosa

Diz-se que atrai riquezas, abundância e amor, evocando o amor, o carinho, a ternura e a afectuosidade.

Ágata Roxa ou lilás
Crê-se que favorece nos problemas de Justiça e ajuda a conhecer os verdadeiros amigos. Traz protecção, carisma pessoal e prosperidade, ajudando a aumentar a sensibilidade e a espiritualidade.



Ágata Verde


É usada porque acredita-se que estimula a autoconfiança e atrai sorte e prosperidade. Ajuda a libertar “cristalizações psíquicas”, bloqueios e condicionamentos do amor e emoções reprimidas.
Verde é a cor da alegria, da calma e da saúde. Assim, a ágata verde representa as energias da natureza, a esperança e a perseverança.


Ágata Vermelha


Diz-se que tem propriedades curativas e purificadoras do organismo. Atribuem-se-lhe também funções energéticas, ajudando a estimular a concentração, a curiosidade e a iniciativa.
Ágata vermelha é considerada o símbolo da longevidade e do amor espiritual. Ajuda em casos de enfermidades de pele e doenças dos olhos. Nos casos em que é necessário aplicar bastante os olhos, esforçando-os, recomenda-se colocar sobre eles discos de Ágata Vermelha previamente aquecidos ao Sol.
Favorece também a boa sorte.


Na tradição oriental a ágata vermelha equilibra a energia, eliminando a tensão e stress, proporciona a harmonia física e reforça a coragem e a confiança.


Ágata Branca ou Ágata Branca Leitosa
Acredita-se que estas ágatas têm propriedades energéticas e possuem o poder de renovar as forças vitais. Transmitem paz e fé aos que as usam, ajudando-os a superar momentos de transição de uma idade para a outra.


Ajuda a curar a insónia e proporciona sonhos agradáveis.



Ágata Crazy Lace
Originária do México, por isso também conhecida por Ágata Mexicana, esta variedade é composta por bandas redondas multicoloridas. Algumas destas bandas vão do translúcido ao transparente e do castanho ao dourado, aparecendo também o negro, o cinza e ocasionalmente o rosa ou o vermelho.
Antigamente esta ágata era usada pelas pessoas porque se acreditava que dava poder, vitalidade e eloquência, além de coragem para vencer os inimigos. Também se dizia que curava as picadas dos escorpiões e das cobras.



Ágata Blue Lace


Também conhecida como Ágata Rendada Azul, esta variedade tem tonalidades desde o azul-bebé ao azul acinzentado, com bandas que podem ir do branco ao azul claro. Uma das cores mais apreciadas é o azul violeta claro.
É uma variedade de ágata muito rara de se encontrar e, devido à crescente popularidade e uso em joalharia, corre o risco de extinção se não forem, entretanto, encontrados mais depósitos.
Variedade originalmente descoberta na Namíbia, as ágatas de melhor qualidade, continuam serem exploradas neste país. Contudo, poderá também ser encontrada no Brasil, China, Índia, Uruguai e Estados Unidos.
É uma das chamadas “pedras de cura” pois crê-se que possui efeitos calmantes e é considerada a pedra de ligação às energias da Terra. É utilizada pelas suas propriedades medicinais para as artrites, enxaquecas, problemas digestivos e de ossos.
Deve usar-se esta ágata para obter paz e felicidade. Conservá-la na mão ajuda a acalmar o stress. Em casa devem ser colocadas junto a velas azuis claras para dar calma ao ambiente.
É a pedra que está ligada ao elemento ar, aos signos de Peixes e Touro e aos meses de Maio e Junho.


Ágata Dendrítica

Também conhecida pelo nome de “Ágata Paisagem”, esta variedade rara de ágatas é transparente a translúcida, contendo inclusões em forma de galhos de árvores ou samambaias, chamadas dendritas, normalmente compostas de ferro ou manganés.
Ajuda a manter o equilíbrio em qualquer situação, estabelecendo a conexão com as energias da natureza, principalmente ao reino vegetal. Na antiguidade era usada para trazer abundância nas colheitas.



Ágata Listada
Normalmente de cor castanha e aparentando listas brancas em bandas paralelas, esta variedade de ágata é considerada uma forte protectora, pois reforçam a força de quem a usa, ajudando a obter coragem extra e energia perante o stress.
Tem ainda efeitos curativos nas doenças reumáticas, sobretudo dos joelhos, fémures, ancas, ombros, cotovelos, mãos, dedos e coluna vertebral.


Ágata Pele de Cobra ou SnakeskinAgate
É uma variedade de ágata de aspecto semelhante à pele de cobra, apresentando-se nas cores branca e castanha.


Nas pessoas com excessiva actividade, esta variedade proporciona força e energia. Promove a auto-estima, a auto-confiança e dá boa disposição.
Utiliza-se para o tratamento de problemas nos ouvidos e do estômago. É também usada com êxito para diminuir as rugas e amaciar a pele.


Ágata de Água ou Ágata Geodo da Sorte


Conhecida também por Ágata-Geodo-da-Sorte, esta variedade é composta por sílica, dióxido com ferro, cálcio, sódio, manganés, níquel, crómio e alumínio. Apresenta, em geral, as cores castanha e branca e algumas vezes tem recheio de água.
O seu nome, Geodo-da-Sorte, deve-se ao facto de, há cerca de 200 anos, os lapidadores europeus terem pesquisado o Brasil em busca de pedras e estes geodos terem sido os indicadores dos caminhos onde se podiam encontrar os mais belos locais de descoberta de Ametistas e Ágatas do mundo.

Os Indianos também veneravam estas pedras preciosas, de interior vazio, como pedras curadoras, protectoras e da sorte. No fogo, elas brilhavam como carvões e acreditavam que deveriam afastar os maus espíritos.
Actualmente chamadas de Pedra da Sorte ou Pedra das bruxas, acredita-se que esta variedade de ágata protege contra o mal. Eles fazem com que o seu portador se sinta mais satisfeito e levantam, através das suas forças regeneradoras, a beleza e a irradiação do corpo. Transmitem autoconfiança e alegria de viver.

55 comentários:

  1. MINHA QUERIDA AMIGA

    con todos esos poderes, para mí me quedo con la Ágata Azul.

    Si me quieres ofrecer un reagalo, ya sabes !

    ES UN TESORO TODO ESO :

    Atribui-se-lhe o poder de trazer paz, felicidade e sorte, pois desperta, activa, favorece e aperfeiçoa o ego, ao mesmo tempo que ajuda a restabelecer o equilíbrio e a aliviar o stress. O elemento a ela associado é a Água.

    Un post lindo !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito belas como pingentes e em anéis. Bjos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    Fiquei surpresa com a infinidades de poderes q a Ágata possui.
    Vivendo e aprendendo.
    Parabéns.
    beijos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Tétis
    Moro na terra das pedras BH/Minas Gerais e não me canso de admirar tanta beleza.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Gracias por este posto. Lo disfruté mucho.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  6. Maravilha de cores e de variedade!!
    Minha preferida: Ágata cornalina.
    Mais uma vez parabéns pela informação,pela escolha,por tudo.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  7. Cá está...mais um deslumbramento.

    Um trabalho...à Tetis.
    Parabéns .
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Amiga, que bonito, que original y útil lo que has escrito.

    Conozco las ágatas y tengo la costumbre de llevar una transparente encima.

    Poseidón se queda con la azul, pues yo me quedo con la de fuego.

    Ya sabes, tienes que hacer premios para los blogs, donde la imagen sean ágatas.
    (es broma)
    Muchos besos amiga

    ResponderEliminar
  9. Muy exhaustiva descripción de esas joyas.
    Yo me quedaría con todas, una para cada día.
    Preciosa entrada.
    Um Beijo

    ResponderEliminar
  10. ¡Qué interesante post!

    El ágata es una de las gemas preferidas de los artistas que la consideran un talismán de la suerte, sobre todo el "Ágata dendrítica".

    Es muy indicada en temas de amor y pasión porque, dicen :=), trae suerte a los amantes.

    Mi preferida es el "Ágata violeta" que se usa mucho en meditación...

    Un abrazo para los tres faros de la amistad :0)

    ResponderEliminar
  11. Argos:

    Este espaço è algo impar vocês sabem como divulgar as Maravilhas que a natureza nos dà:

    Parabèns!

    Caro Amigo
    Agradeço sua visita seja sempre bem vindo:

    Forte Abraço


    Antònìo Manuel

    ResponderEliminar
  12. Belisima entrada sobre estas maravilhosas.
    Obrigada por informar.

    Tens um presente no meu blogue.

    Beijinhos, besos, bisous

    Flor

    ResponderEliminar
  13. Que preciosidad de Ágatas...me quedo con la de fuego por mi signo Leo...son preciosas y mágicas, perdonar mi ausencia, procuraré pasarme mas a menudo queridos amigos, sois un encanto de visitarme, un abrazo con cariño para los tres...

    ResponderEliminar
  14. Que belleza lo que nos has dejado hoy Tetis. Tantos poderes se le atribuyen a las ágatas que me resulta imposible elegir una en particular, me gustaría tener varias, pero como no es posible, me quedo con la imagen del bello relato que nos has traído hoy. Gracias
    Un fuerte abrazo a los tres.

    ResponderEliminar
  15. Hola!!, una entrada interesante y "preciosa".

    Gracias por compartir todo esto tan lindo.
    Besos
    jacquie.

    ResponderEliminar
  16. Lindíssima Amiga:
    De todas as Àgatas, a mais preciosa e maravilhosa é VOCÊ. Desculpe, a frontalidade.
    Tem o poder de encantar e fascinar num assunto original e perfeito.
    Belo Post, com sinceridade.
    Beijinhos amigos de imenso respeito pela sua gigantesca significação doce, terna e linda.
    Sempre a lê-la atentamente e com admiração.

    pena

    MUITO OBRIGADO pela ternura que deixou no meu blogue.
    Bem-Haja, fascinante amiga de bem.
    É uma honra ser seu amigo.

    ResponderEliminar
  17. Nobre colega Tétis,

    Preciosa postagem.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Muy hermoso poeta y blog.

    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    ResponderEliminar
  19. Essas pedras são maravilhosas.As conheço, mesmo assim obrigada por compartilhar.Vosso blogo é 10.

    Beijos e Bom diaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  20. Gracias por dejar tus caricias en mi blog

    ResponderEliminar
  21. Espléndida la información, precisa y preciosa.
    Muy a mi gusto que me encantan las piedras y los minerales.
    Cuando, además son tan bellas, no puedo pedir más.
    No podría ni siquiera definirme por una. Me gustan todas.
    Bicos y gracias

    ResponderEliminar
  22. Oh! me ha sorprendido muchísimo esta entrada. No tenía ni idea que hubiese tantas ágatas. Me ha gustado mucho aprender todo esto.

    Un abrazo para todos!

    ResponderEliminar
  23. Tétis,
    Que maravilha...adoro cristais mas não conhecia tantas variedades da Ágata.
    Um belo trabalho, com informação preciosas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Poseidón
    Me encantó ver-te por aqui...
    e escuchar-te...
    Una sonrisa és siempre una sorrisa en nosso corazon...
    Um besito mui forte para ti...

    excusa mi espanhol mal hablado...


    SORRISO LINDO


    Sorriso lindo...
    Sorriso belo...
    É alegria dos grandes...
    É o sorriso dos meninos...
    Que são netos...
    É o sorriso...
    Dos que seguem...
    O seu caminho...
    E têm o sorriso...
    Mais lindo...
    Do mundo!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  25. Olá amigo Poseidón

    É claro que é com todo o gosto que te oferecerei uma Ágata Azul. É só esperares "un poquito" que logo terás o teu merecido "regalito".

    Je t'embrasse mon cher ami!...

    ResponderEliminar
  26. Amiga Reyel

    As ágatas são na verdade umas pedrinhas maravilhosas e com vários "poderes" que beneficiam quem as usa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Pérola

    As ágatas, tal como a "Pérola", têm imensos poderes, alguns dos quais ainda desconhecidos para nós.

    Obrigada pelas palavras simpáticas e amigas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Wanderley

    Mesmo vivendo "no meio das pedras" como é o teu caso, estes belos tesouros da natureza encantam e fascinam qualquer pessoa.

    Em Outubro do ano passado estive para ir, por razões profissionais, a Diamantina. Porém, devido a problemas de ordem pessoal/familiar não foi possível concretizar essa ida que seria para mim uma "viagem e visita de sonho".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Amiga Tétis

    Não sei se as pedras têm poderes curativos. Só sei que gosto de olhar para elas, para a sua beleza e ficar maravilhado com o poder da natureza.
    Se eu tivesse que eleger uma dessas maravilhas da natureza, escolhia a pérola.
    Ainda que um pouco diferente das tuas gemas, ela é um verdadeiro milagre:
    A pérola é um ferimento sarado!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  30. Hola Gaia

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Besitos

    ResponderEliminar
  31. Amiga Isa

    Obrigada pelas tuas palavras e pela tua presença sempre tão bem vinda no nosso farol.

    Tens muito bom gosto, a ágata cornalina é lindíssima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Mestre

    Sempre simpático e carinhoso para comigo.

    Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga Tétis

    gracias de corazón por ofrecerme ese regalo tan lindo que es la Ágata Azul.

    Tengo el corazón contento!

    Besitos, bisous, Beijos

    ResponderEliminar
  34. Hola Duna

    Gracias por tus palabras amigas y tu amable presencia aqui en nuestro Farol.

    Acepto tu sugerencia de hacer premios con ágatas y voy a ofrecerte una ágata de fuego!...

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Hola Candi

    Como te gustan todas las ágatas y querías una para cada día, voy a elegir la que más me gusta para te ofrecer.

    Besitos

    ResponderEliminar
  36. Hola Mar Solana

    Gracias por tu visita y tus amables palabras amigas.

    Voy a ofrecerte una ágata violeta para tu meditación!...

    Besitos desde Lisboa

    ResponderEliminar
  37. Amigo António Manuel

    Também agradecemos a tua visita. É sempre um prazer ver-te por aqui.

    Abraços e beijinhos dos amigos do Farol

    ResponderEliminar
  38. Olá Flor

    Obrigada pelo teu comentário. Fico feliz de teres gostado deste post. Estas pedrinhas tão maravilhosas não deixam ninguém indiferente!...

    Já fomos ao teu blog recolher o lindo presente que nos ofereceste.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Hola Arwen

    Gracias amiga por visitar nuestro Farol. Te hechamos de menos.

    Vamos a ofrecerte una "ágata de fuego". Vay a tu email!...

    Besitos

    ResponderEliminar
  40. Hola Belkis

    Gracias por tu visita y por tus palabras amigas.

    Como te resulta imposible elegir una ágata en particular, pero te gustaría tener varias, voy a ofrecerte una de las ágatas que más me gusta.

    Besitos

    ResponderEliminar
  41. Hola Jacquie.

    Tu visita en nuestro Farol es también muy preciosa.

    Gracias, amiga.

    Besitos

    ResponderEliminar
  42. Amigo Pena

    Sempre sensível e atento a tudo o que é belo!...

    Obrigada pelo elogio e eleição que me conferiste de ser a ágata "mais preciosa e maravilhosa..."

    Também para mim é uma honra e um privilégio ser tua amiga e que tu me consideres como tal.

    Beijinhos muito amigos para o meu "amigo ternurento".

    ResponderEliminar
  43. Amigo "O Mar"

    Como é bom recomeçar a vê-lo por aqui pelo nosso Farol.

    Não esqueça que estamos sempre à espera da sua visita e da sua preciosa colaboração.

    "O Mar" e o "Farol" são dois elementos inseparáveis!...

    Um grande abraço muito amigo e de saudades.

    ResponderEliminar
  44. Hola Adolfo

    Un placer y una alegria recibirte en nuestro Farol.

    Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
  45. Olá Maria

    É claro que estas lindas pedrinhas te devem ser bem familiares. O Brasil é riquíssimo nestas maravilhas da natureza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Hola Yardan

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Es un placer verte en nuestro Farol.

    Besitos

    ResponderEliminar
  47. Amiga Fonsilleda

    Fiquei muito feliz pela tua visita e por teres gostado deste post e de toda a informação sobre ágatas.

    Na realidade são pedrinhas maravilhosas, com variedades e cores incríveis que não deixam ninguém indiferente. É impossível não gostar de todas elas.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  48. Hola Abi

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Es un placer verte en nuestro Farol.

    Besitos

    ResponderEliminar
  49. Hola Adara

    Gracias por tu visita. Es un placer recibirte en nuestro Farol.

    Las ágatas son piedritas maravillosas y muy hermosas.

    Besitos

    ResponderEliminar
  50. Amiga Canduxa

    Que bom ver-te por aqui.

    Fico satisfeita por este post te permitir saber um pouco mais ácerca das inúmeras variedades de ágatas existentes.

    Aparece mais vezes... O Farol adora receber a visita dos amigos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Olá Lili

    Os amigos do Farol ficam sempre muito felizes quando te vêem aparecer e contigo sempre um poema que nos enche de alegria.

    Beijinhos de Poseidón, Argos e Tétis

    ResponderEliminar
  52. Amigo Argos

    Eu sei o quanto adoras a natureza e todas as suas maravilhas, neste caso os minerais.

    A pérola, a tua eleita, embora não sendo uma mineral, como todos sabemos, é uma gema muito preciosa. Essa sim é mais um milagre da natureza, atendendo à forma como nasce e se produz no interior da ostra. É, como bem dizes "...um ferimento sarado!" e talvez daí a razão do grande fascínio que exerce sobre nós.

    Um grande abraço muito amigo

    ResponderEliminar
  53. Amigo Poseidón

    Não precisas agradecer a "ágata azul" porque tu mereces essa linda pedrinha e muitas mais.

    Não imaginas como fico feliz com esta tua frase: "Tengo el corazón contento!". Acredita que o meu também está contente e muito feliz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. gostaria de encontrar uma pedra agata branca com borda verde e o centro negro.(escura)
    se tem alguem que saiba onde eu possa conseguir me enforme. email. celimarppelacani@gmail.com.
    Ficaria muito GRATA.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.