sábado, 23 de maio de 2009

Flora em vias de extinção

No Dia Mundial da Conservação das Plantas, no passado dia 18 de Maio, foram vários os jornais e revistas que noticiaram mais uma catástrofe ecológica que, a médio prazo, irá acontecer em Portugal e que se prende com uma falha grave no que toca à preservação da biodiversidade, neste caso concreto com a Flora.

Poder-se-á dar um título comum, e assim resumir o tema de todas essas notícias/alertas que nesse dia foram publicadas:


“Oito espécies da flora portuguesa em perigo crítico de extinção”

Seguem-se alguns excertos das notícias que melhor elucidam quanto a este problema:

“No Dia Mundial da Conservação das Plantas, os especialistas dizem que o país está a falhar na preservação dos recursos vegetais. Defendem a criação de um banco de sementes que salvaguarde os recursos genéticos vegetais a nível nacional e a inclusão das espécies ameaçadas num Livro Vermelho de forma a assegurar a sua protecção.”

“A inexistência deste livro mostra que Portugal falha na conservação das plantas.”

"Estamos na lista dos países que não cumprem a Convenção para a Biodiversidade porque nunca elaborámos um Livro Vermelho das Plantas, um documento essencial para identificar as espécies vegetais mais ameaçadas e desenvolver planos de gestão apropriados para a conservação no território nativo e fora dele."

“A conversão das florestas em explorações agrícolas intensivas, incêndios, espécies exóticas e alterações climáticas são alguns dos factores críticos para a sobrevivência das plantas.”

“O relatório final da primeira fase do Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo, que tem como objectivo contribuir para a sua preservação... indica que sete destas espécies só existem em Portugal: Corriola do Espichel (Convolvulus fernandesii), Linaria ricardoi, Narciso do Mondego (Narcisus scaberulus), Miosótis-das-praias (Omphalodes kuzinskyanae), Diabelha do Algarve (Plantago algarbiensis), Diabelha do Almograve (Plantago almogravensis) e Álcar do Algarve (Tuberaria major). A oitava planta, conhecida como Trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia), existe em vários países, mas tem vindo a regredir em Portugal.”

Vamos agora tentar saber um pouco mais destas espécies da flora portuguesa, com dados extraídos das brochuras do ICN – “Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo”.

Corriola do Espichel (Convolvulus fernandesii)

É um arbusto ramificado de flores brancas. Habita fendas de afloramentos calcários e substratos instáveis ao longo das arribas com exposição predominantemente Sul. A floração decorre de Fevereiro a Junho.
Do ponto de vista filogenético, esta espécie está mais próxima das espécies da região macaronésica do que das espécies continentais do mesmo género. Este facto, associado à sua distribuição geográfica restrita a locais com um microclima marcado e ao carácter macaronésico das espécies que a acompanham (Fagonia cretica, Lavatera maritima, entre outras), faz supor que se trata de um neo-endemismo de origem macaronésica.
Tal como em muitas outras zonas do litoral português, a área de ocorrência está sujeita a intensas pressões de origem antropogénica, como actividades turísticas, de lazer e crescimento urbano.
Os núcleos mais extensos e com maior densidade populacional localizam-se junto ao Cabo Espichel, na zona recentemente abrangida pelo alargamento do Parque Natural da Arrábida.


Linaria Ricardoi

Herbácea endémica de Portugal continental associada aos ecossistemas agrícolas do Baixo Alentejo. É uma planta anual, de folhas lineares e carnudas, com a margem um tanto enrolada. As inflorescências formam um cacho com cerca de 17 flores, de corola pequena (9-12 mm) e cor violácea. A floração e frutificação desta espécie decorrem entre Fevereiro e Junho.
Está associada às comunidades de infestantes nas culturas cerealíferas de Outono/Inverno, sobretudo do trigo e mais raramente da cevada. No entanto, pode ocorrer também em zonas ruderais, nomeadamente em taludes e bermas de caminhos na vizinhança das searas. Os núcleos actualmente conhecidos encontram-se em olivais, em montados ou na berma de caminhos, provavelmente porque estas áreas estão sujeitas a menos aplicações de herbicidas.
A aplicação de herbicidas tem sido apontada como a principal causa da redução da área de distribuição desta espécie.
A sua área de distribuição abrange sobretudo o Baixo Alentejo Interior, na zona envolvente às localidades de Redondo, Ferreira do Alentejo, Serpa, Cuba, Alvito e Beja.


Narciso do Mondego (Narcissus scaberulus)

É uma planta bolbosa, com duas a sete flores amarelas. O período de floração é muito curto, decorrendo de Fevereiro a Abril em função das condições climatéricas. Esta espécie ocorre geralmente em áreas abertas e clareiras florestais e apenas em substratos graníticos.
O factor de ameaça mais relevante consiste na eventual expansão das florestas de produção de pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e, em menor grau, de eucalipto (Eucalyptus globulus), que alterem as condições de luz e de solo necessárias ao desenvolvimento da espécie.
Esta espécie distribui-se no troço montante da Bacia Hidrográfica do Rio Mondego.


Miosótis das Praias (Omphalodes kuzinskyanae)

Planta anual de pequenas dimensões (6 a 20cm) e flores branco-azuladas. A germinação tem início em Novembro e prolonga-se até Fevereiro ou Março. A época de floração decorre de Março a Junho. O período de frutificação coincide parcialmente com o período de floração e a maioria das plantas morre antes de Julho.
O pisoteio e a pressão imobiliária são os factores de ameaça mais importantes para a conservação da espécie. Os efeitos directos dos incêndios manifestam-se através da destruição das plantas e eventualmente das sementes. A nitrificação dos solos é um outro factor de ameaça.
A área de distribuição da espécie é muito restrita. As populações conhecidas estão incluídas na sua totalidade na área do Parque Natural de Sintra-Cascais. Nesta área, a espécie encontra-se em zonas com condições ecológicas variadas, desenvolvendo-se em dunas consolidadas, junto ao mar, assim como no topo das arribas costeiras em solos calcários, graníticos ou de areia. A espécie mostra, no entanto, uma clara preferência por solos arenosos e locais ensombrados.


Diabelha do Algarve (Plantago algarbiensis)

Planta vivaz, arroselada, com toiça lenhosa raramente dividida em duas. As folhas são lineares e agudas. Floresce de Maio a Agosto. Ocorre em solos argilosos, por vezes sujeitos a encharcamento temporário. Prefere zonas a jusante de pequenas nascentes de água ou clareiras de matos baixos acidófilos. É de salientar o comportamento ruderal da espécie em depósitos de entulhos resultantes das explorações de argilas.
Dado que é uma espécie rara e de distribuição geográfica restrita, o risco de ocorrências catastróficas de origem humana ou natural ou simplesmente de fenómenos biológicos e populacionais imprevisíveis, constituem um dos principais factores de ameaça à sua conservação. A estes factores acrescenta-se o crescimento urbano acelerado nas áreas onde se localizam as populações, e a sua proximidade às unidades de extracção de argila.
Actualmente são conhecidos três núcleos de distribuição geográfica desta espécie, estando um deles inserido no Sítio do Barrocal Algarvio.

Diabelha do Almograve (Plantago almogravensis)

É um arbusto de pequenas dimensões, com forma almofadada, de ramos curtos que terminam em rosetas foliares estreladas. As folhas são lineares e bicudas.
Esta espécie ocorre na faixa costeira, em solos arenosos pouco desenvolvidos com elevado teor em argila e ferro. Coloniza as clareiras de matos litorais, ocupando locais com água disponível nas camadas sub-superficiais do solo o Inverno e a Primavera.
Trata-se de uma espécie muito rara e de distribuição geográfica restrita, pelo que o risco de extinção devido a catástrofes de origem humana ou natural, é elevado.
A aplicação de agro-químicos, a passagem de viaturas e o pisoteio constituem factores directos de ameaça para além dos incêndios.
Actualmente só persiste uma população desta espécie, situada na proximidade de Vila Nova de Milfontes, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Alcar do Algarve (Tuberaria major)

Planta vivaz de pequenas dimensões, com toiça lenhosa ramificada e folhas dispostas na base do caule. As flores são amarelas e apresentam-se em cimeiras terminais. Prefere solos arenosos, ácidos e ocorre em clareiras de matos adaptados a condições de secura (xerófilos). A floração e a frutificação decorrem de Fevereiro a Maio.
A crescente pressão urbana, comum a todo o litoral algarvio, constitui o factor de ameaça mais relevante para a espécie. De facto, a maioria dos núcleos conhecidos está ameaçada por novos projectos urbanísticos.
Distribui-se ao longo do litoral algarvio, abrangendo os concelhos de Faro, Olhão e Loulé. Parte da área de distribuição está incluída no Parque Natural da Ria Formosa e no Sítio do Barrocal Algarvio.

Trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia)

É um feto semi-aquático que se assemelha a um trevo, apresentando folhas compostas por quatro folíolos. Habita locais, periódica ou permanentemente, inundados, margens de rios ou reentrâncias fluviais onde a velocidade da água é moderada.
Em Portugal as principais causas de regressão foram o aterro de charcas, a regularização das margens fluviais, a competição com espécies aquáticas invasoras, a edificação de barragens com a consequente regularização de canais, a alteração das técnicas culturais do arroz e a poluição dos cursos de água por efluentes domésticos e industriais.
Actualmente distribui-se, em Portugal, no Rio Douro, próximo da foz do Rio Corgo.

Os cientistas e investigadores que estudam a fundo a questão da biodiversidade são unânimes em considerar que nunca foi tão elevada a taxa de extinção de espécies, desde o desaparecimento dos dinossauros.
A situação actual da perda da biodiversidade é bem mais dramática do que aquela que na realidade se conhece. Basta pensarmos que dos aproximadamente 14 milhões de espécies que habitam o nosso planeta, apenas 13% estão estudadas e descritas pelos cientistas.

Embora hoje em dia já se comece a ter uma consciência global sobre a importância da biodiversidade para o futuro da Humanidade, a crescente pressão do Homem sobre os recursos naturais vai inevitavelmente aumentar a taxa de extinção.

Assim, teremos de ser todos e cada um de nós a tomar medidas e acções urgentes e concretas para que o futuro da Humanidade e do nosso planeta não continuem a caminhar a passos largos para a degradação e a catastrófica extinção.

43 comentários:

  1. Qué hermosas flores y cuánto descuido del hombre por el ambiente, aquí en Argentina, está pasando algo similar con los restos de selva y monte, porque avanza el cultivo de soja transgénica... esperemos que la sensibilidad de quienes queremos un mundo mejor, pueda vencer a quiénes solo le importa la renta económico por sobre los intereses de los demás. saludos

    ResponderEliminar
  2. Es una pena, dentro de unos años todo esto será un tesoro para la imaginación.

    un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Que maravilla de flores y que pena el ser humano con su ambición transgénica.

    un abrazo,

    ResponderEliminar
  4. Penso que quem faz esta excelente e
    mto completa postagem é Argos.
    Maravilhosa,ensinando sem cansar.
    Obrigada pois.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Tétis,para ti está um selinho no me Selos e mimos.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  6. Que pena que no sabemos cuidar nuestra tierra.
    que preciosidad de flores, me encantan las flores.
    Tengo un jardin muy bonito en mi patio, que cuida con mucho cariño.
    Un besito Rosario

    ResponderEliminar
  7. Es una pena que no sepamos conservar la naturaleza, nosotros mismos nos la estamos cargando.

    Hace un par de meses vi una película en el cine con mi hija que en su momento no me gustó nada "Wall-E", pero hoy en día me temo que terminemos como en esa película, pués no dejo de reconocer que el mensaje era bueno.

    Besos.

    ResponderEliminar
  8. Esperemos que pongamos medio para todo.
    besos y amor
    je

    ResponderEliminar
  9. HOLAAAAAAAAAAA , EL GALACTICO ACABA DE ATERRIZAR EN ESTE MÁGICO UNIVERSO ESTELAR PARA DECIRTE QUE TIENES UN PREMIO EN LA PARTE SUPERIOR DE MI BLOG, ES PARA TI, SI LO DESEAS PUEDES VENIR POR EL. A MI BLOG GALAXII. GRACIAS Y FELIZ FINDE PARA VOS.
    CHRISSSSSS

    ResponderEliminar
  10. Tétis
    Obrigada p+ela visita e pela força...~



    um beijinho e deixo poesia...


    Amar-te

    Amar-te…
    Amar-te muito…
    Esperar e saber…
    Que nunca virás…
    Mas amar-te…
    Da mesma maneira…
    E com a mesma intensidade…
    Pois amar…
    É dar, e voltar a dar…
    E nada esperar em troca…
    E quando o Amor…
    É mesmo desprendido…
    É muito mais forte...
    E pode ser que um dia…
    Haja uma troca…
    E venha a receber…
    Aquilo que dou….



    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  11. Ol a Isa,

    Pe ço perdão a Tétis por estar a escrever no post dela, mas temos que esclarecer um pequeno mal entendido.
    Este post não é de minha autoria.
    É da n ossa amiga Tétis!
    Julgo que nós somos os culpados destas pequeninas "confusões" qu se geram, já que eu e ela escrevemos em conjunto o post dos Poetas,mas só esse.

    Um abraço grande e por favor, Isa, não leve a mal!

    Volte sempre

    ResponderEliminar
  12. Amiguinha:
    Uma exaustiva pesquisa que fascina, encanta e enternece.
    A biodiversidade é importantíssima de salvaguarda e existência.
    Que fabulosa a sua atitude.
    Saio, maravilhado.
    OBRIGADO pela pertinência da sua amizade. Gosto imenso.
    Com respeito, estima e admiração pelo seu incalculável valor humano...e pelo bem-estar da Humanidade que eu agradeço...em gestos gigantes...
    Beijinhos

    pena

    Bem-Haja, fantástica e preciosa amiguinha.

    ResponderEliminar
  13. Tétis,

    Uma feliz ideia esta, estás de parabéns!

    Antigamente, o homem aprendeu a "proteger-se" da natureza porque ela a qualquer momento podia deitar por terra os seus “esforços”. Depois, com o passar dos anos e com o aumento da ambição, os papéis inverteram-se e é hoje a natureza quem tem de lutar para se defender!
    Felizmente, a opinião pública, parece estar a tomar consciência deste problema e a reconhecer o papel fundamental da natureza na vida do homem, já que ele próprio terá dificuldade em sobreviver se não tiver cuidado em preservar a fauna e a flora.
    No entanto, as lacunas são ainda extremamente grandes e graves, pelo que iniciativas como esta serão sempre louváveis.

    Mais uma vez parabéns e um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  14. Gostei mesmo de ler este texto sobre as flores. Que pena estarem a desaparecer por desleixo das pessoas. Obrigada por todas estas informações.Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Hola Tétis,

    Es verdad, nuestro planeta esta sufriendo de la destrucción de los ecosistemas por culpa del hombre que tiene como unico interes ganar dinero sin escrúpulos.

    Es preciso que los gobiernos y dirigentes tomen las medidas adecuadas rapidamente antes de que sea irremediable..

    Y cada uno de nosotros tiene que actuar con respeto frente a este problema!

    “quien destruye la naturaleza envenena su propia mesa"

    Un abrazo y beso para ti mi amiga valiente

    ResponderEliminar
  16. Mi querido amigo, que palabras mas hermosas y con que sentimientos tan puros has dejado en mi blog.
    Tus tres rosas que tienes en casa deben sentir adoración por un ser como tu.
    Gracias desde lo más profundo de mi corazón, por esta amistad limpia y sincera que nos esta envolviendo.
    Un besito para ti y toda tu familia.Rosario

    ResponderEliminar
  17. Tetos querido amigo me apena esta situacion estamos haciendo un masacre con la flora y la fauna del planeta, hay que tomar medidas desde luego pero yaaaa!! viendo esas hermosas flores de tu pais me encoge el corazon de que puedan desaparece algun dia de seguir asi con nuestra contaminacion.....muy buena entrada, besitossss

    ResponderEliminar
  18. Mais um excelente trabalho sobre flores!
    Um beijo, Tétis!

    ResponderEliminar
  19. Daniel

    Gracias por tus palabras amigas.

    Este é um problema mundial, a sensibilidade do homem para tudo que não seja o "interesse económico" é nula.

    Que mundo vamos poder oferecer aos nossos filhos e aos nossos netos? Um mundo sem flores, sem animais, uma Natureza que se resumirá a um deserto árido?

    É muito triste lermos notícias como estas, notícias que se chocam com a nossa sensibilidade e nos fazem sentir um aperto no coração.

    Besitos amigos

    ResponderEliminar
  20. Deberia ser obligación de todos el preservar la flora y fauna de nuestros países, pero la indiferencia a veces nos supera. Ojalá pongamos medios a tiempo para evitar el desastre. Un afectuoso saludo

    ResponderEliminar
  21. Tétis,
    Tens razão,nas palavras deixadas lá no meu pobre cantinho.
    Ter a possibilidade de visitar "Um Farol Chamado Amizade ",abre-nos os olhos para o que é essencial para ser feliz e tira-nos o direito de andar apática, com os disparates que andam à solta neste País.Há tanto para fazer e lutar para preservar o ambiente e alertar consciências.
    Acorda Nocturna !!
    Acordei, e em breve dou notícias.
    Um grande abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  22. Hola Tony

    Si, es una pena y es lamentable el hombre no preservar nuestro planeta y ser el principal elemento desctructor de la Tierra.

    Gracias por tu comentario.

    Disculpa mi portuñol, pero intento que me entiendán.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  23. Hola Maria Rosa

    Gracias por tus palabras.

    De acuerdo, el ser humano con su ambición está terminando con toda la belleza de nuestro planeta. El hombre pone en riesgo su propria vida.

    Un abrazo desde Lisboa

    ResponderEliminar
  24. Olá Isa

    Obrigada pelo selinho que é lindo e muito feminino!...

    Fico contente por teres gostado deste post.

    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Sois muy afortunados teniendo especies que solamente quedan ahí, por eso la creación del Banco de Simientes me parece muy acertada.
    Los hombres no terminamos de enterarnos de todo lo que ponemos en peligro y de la cantidad de hermosura y belleza que estamos enviado a la basura.
    Hermosa entrada Tétis, hermosas plantas y flores y bonitiña tú y tus comentarios en mi casa.
    ES un honor pasar y visitarte.
    Bicos.

    ResponderEliminar
  26. Hola Rosario

    Sim, é uma pena e muito lamentável que o homem seja o principal inimigo da Natureza e do nosso planeta.

    Fico feliz por saber que gostas de flores e tens um jardim que cuidas com muito carinho.

    Gracias por tus palavras sensibles y ternas.

    Besitos

    ResponderEliminar
  27. Hola Naiba

    Não vi essa película mas sei de que trata.

    Se não começarmos desde já a tomar cuidado e a fazer cada um de nós algo pelo nosso planeta acabaremos com a nossa própria vida e com toda esta beleza que "ainda" nos rodeia.

    Gracias por tu comentario.

    Besitos

    ResponderEliminar
  28. Hola Sede

    Sim, esperemos que ainda haja tempo de salvarmos a Terra.

    Gracias.

    Besitos

    ResponderEliminar
  29. Hola Christian

    Gracias por aterrizares en este blog y por darnos el premio maravilloso que puedes ver en destaque en la parte superior de nuestra primera pagina.

    Besitos galácticos

    ResponderEliminar
  30. Amiga Lili

    Obrigada por teres aparecido.
    Espero que agora já esteja tudo melhor.

    Quero que saibas que poderás sempre contar com o meu apoio que, embora à distância e aparentemente virtual, é bem real pois "torço" para que cheguem umas rápidas melhoras.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  31. Amigo Pena

    Também eu gosto imenso de ver a tua presença e o teu comentário aqui neste blog.

    A biodiversidade é importantíssima para o equilíbrio da vida no nosso planeta.

    Foi na realidade uma pesquisa algo exaustiva mas acredita que feita com muito prazer e carinho por todas estas espécies da nossa flora que estão prestes a desaparecer para sempre.

    Obrigada pelo teu comentário, pelas tuas palavras sempre amigas e carinhosas e por seres também tu um defensor da nossa querida Terra.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Querida Tétis,

    Obrigada por este passeio pela Natureza, por nos mostrares aquelas flores lindas para as quais por vezes, já nem olhamos, e ainda, pelas explicações. Nunca esqueces o factor didáctico o que é uma preciosidade nesta vossa "casinha".

    ResponderEliminar
  33. Como sempre, várias magnificas
    lições a retirar deste Post.
    Da visita ao meu blog, direi
    que é vidro normalmente utilizado
    em cerâmica, e eu resolvi
    aplica-lo em azulejo. Irão
    aparecer mais uns quantos.
    Obrigado pelo interesse.
    Beijo

    ResponderEliminar
  34. Amigo Argos

    Tens toda a razão, agora é a Natureza que tem de se proteger do Homem, que tenta a todo o custo sobreviver perante a ambição desmedida daqueles que à sua custa só vêem o dinheiro que ela lhes pode render.

    Já lá vai o tempo em que o homem temia "as forças da Natureza", em que um simples trovão o atemorizava e era prenúncio da ira dos deuses em relação a algo que nao estava bem.

    Hoje o homem "pensa" (será que pensa???) que é senhor absoluto do planeta e que pode ele pôr e dispor, controlar, a seu belo prazer, essa Natureza que em troca de tanta malvadez ainda lhe oferece tudo aquilo de que ele necessita para viver...

    Sou pessimista, talvez, mas não acredito que o homem algum dia tome consciência do mal que está a fazer a ele próprio.

    De qualquer forma obrigada por elogiares esta minha iniciativa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Amiga Graça

    Obrigada por teres aparecido e deixado o teu comentário.

    O "desleixo" do ser humano é mesmo o termo apropriado para definir este ignorar e estes atentados contra a Natureza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Hola Poseidón

    Esta frase tua, que passo a transcrever, mostra bem uma dura realidade que infelizmente começa a fazer parte do nosso dia a dia:

    "“quien destruye la naturaleza envenena su propia mesa"

    Será que alguma vez o homem conseguirá deixar de lado o interesse económico e olhará com outros olhos, com "olhos de ver", para o mal que está a causar à Natureza e bem assim a todos nós?
    Esperemos que sim, que essa tomada de consciência ocorra quanto antes, enquanto ainda há tempo!...

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  37. Hola Arwen

    Gracias por tus palabras y por tu preocupación y cuidado con la Naturaleza.

    Compete a todos luchar para terminar con el masacre de la flora y de la fauna. Solo el esfuerzo de todos podrá poner fin a toda la violencia contra las plantas, los animales y todos los recursos naturales.

    Besitos

    ResponderEliminar
  38. Olá Lelé

    Obrigada pelas tuas palavras e por nos visitares.

    Plantas e animais são elementos da Natureza pelos quais tenho um amor muito especial.

    Aparece sempre, é uma alegria ver-te por aqui.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  39. Hola Belkis

    Gracias por visitarnos y porque tambien eres una defensora de la Naturaleza.

    Pienso igual que tu "Ojalá pongamos medios a tiempo para evitar el desastre".

    besitos

    ResponderEliminar
  40. Amiga Nocturna

    Fico feliz por teres aceite a minha sugestão de "sacudir" essa apatia e pensar que "prá frente é que é o caminho"!...

    Pensa que não és só tu que "sofres" e és vítima do descalabro que se passa à tua volta. Amiga, "estamos todos no mesmo barco".

    Vamos pois, cada um de nós e à sua maneira, fazer um pouco que seja para pelo menos tentarmos "remediar" um pouco toda esta caótica situação.

    Gostei particularmente destas frases que disseste e que me vão deixar ficar ansiosa à espera que se concretizem:

    "Acorda Nocturna !!
    Acordei, e em breve dou notícias.
    "

    Quero ver se a Luz do nosso Farol te consegue acordar e guiar pelo caminho certo levando-te a um porto seguro.

    Força, amiga.

    Beijos do Farol em peso,

    Tétis, Argos e Poseidón

    ResponderEliminar
  41. Obrigada amiga Fonsilleda.

    As tuas palavras sempre tão acertadas e amigas deixam-me imaginar a pessoa fantástica que és.

    Sabes bem que para mim, além de uma honra e dum prazer passar pelo teu blog, é um privilégio poder ter acesso a um cantinho onde uma pessoa linda e carinhosa escreve textos maravilhosos que nos conseguem fazer viver momentos inesquecíveis.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  42. Querida Teresinha

    Fico feliz por te ver aparecer, pois ultimamente "andas muito fugida"!... Eu desculpo-te pois também sofro do mesmo mal. É a falta de tempo e esta vida a correr que não nos deixa fazer nem metade daquilo que precisamos, não é verdade?

    Tens razão, por vezes já nem olhamos para estas florzinhas lindas que nascem tão espontâneas, da mesma forma que, infelizmente, agora estão a morrer... E é quando surgem notícias como estas que me levaram a colocar este post, que nos lembramos que a mãe-Natureza está a sofrer e a pedir o nosso urgente auxílio.

    Beijos amigos.

    ResponderEliminar
  43. Amigo Andradarte

    Obrigada por teres vindo ao Farol e teres gostado deste post.

    Obrigada também pela explicação do material utilizado para esse belo trabalho que tens agora "exposto na tua galeria".
    O teu blog é uma galeria de exposições que diariamente (sempre que posso, é claro...) visito. É um local fascinante.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.