Retomando a série Duetos Musicais, vamos falar um pouco sobre Cuca Roseta e David Bisbal e escutar uma bela canção onde é perfeita a conjugação das suas lindas vozes.
Nascida em Lisboa, Portugal, a 2 de Dezembro de 1982, Cuca Roseta iniciou-se a cantar no coro da igreja dos Salesianos, em São João do Estoril. Nada na sua vida deixava prever que um dia escolhesse o fado como profissão. Não havia na família antecedentes fadistas, sendo a música erudita o género musical mais ouvido na sua casa. Levada por um grupo de amigos, começou a frequentar Casas de Fado apenas aos 18 anos. Embora o fado ainda não a seduzisse por completo, começou no entanto a precisar dele para a vida, tal como nos conta: “Ia às casas de fado mais pelo lado emocional, era muito intenso”. Embora sem o saber, o fado já a tinha conquistado definitivamente.
fadista Carlos Zel, percebeu na sua voz a sua alma de fadista e insistiu com Cuca: “Tens de aprender mais fados”.
Entretanto Cuca colabora com uma banda pop, os “Toranja” que, apenas com um pequeno repertório deixava marca no panorama musical. Participa em 2006 no Festival RTP da Canção mas, embora fossem tempos excitantes, uma aventura de sucesso, como nos diz, sentia um vazio, sempre um vazio…
Já com uma licenciatura em Psicologia, decide participar num concurso de fados no Porto. Daí Cuca veio com uma inabalável certeza: “É isto que eu quero fazer” e seguiu-se um ano por Lisboa a cantar e a aprender, sempre a aprender. Tornou-se uma presença habitual nos locais onde acontecia fado, falou com músicos, outros fadistas. Dizia: “Havia um mundo de coisas para aprender, que tinham a ver com a poesia, com a emoção”. Conheceu a fadista Ana Moura que a encorajou a continuar. Uma noite é apresentada a João Braga, conhecido pelo seu gosto e visão de lançar novos fadistas nos seus espectáculos.
Seguiu-se o ciclo do “Clube de Fado”. Aqui, Mário Pacheco, guitarrista e proprietário da casa, com uma sensibilidade especial para as novas vozes, gostou da nova fadista que rapidamente passou a integrar o prestigiado elenco. Foi numa dessas noites de fado que Cuca Roseta encontrou Gustavo Santaolalla, músico e produtor argentino, reconhecido compositor de bandas sonoras, vencedor de dois Óscar e vários Grammy. Ao ouvi-la cantar, Santaolalla disse de imediato querer gravar com ela porque, segundo na ocasião lhe referiu: “O que interessa é que vi em ti uma estrela”. Entretanto outras editoras, sabendo do interesse do produtor, começaram a cercar Cuca Roseta que recusou tudo porque, como mais tarde confessou: “a minha relação com o Gustavo foi mesmo um caso de amor musical”. Nasce assim o primeiro disco de Cuca Roseta, o homónimo “Cuca Roseta”, cujo sucesso foi imediato, tendo reunido as melhores críticas e um grande interesse pelo público.
Este belíssimo disco de estreia conta com um repertório que passa por alguns clássicos (“Rua do Capelão”, “Avé Maria Fadista” ou “Marcha de Santo António”), outros fados musicados ( “Porque Voltas De Que Lei”, letra de Amália com a colaboração do próprio produtor e do tanguero Cristobal Repetto ou “Maré Viva”, um poema de Rosa Lobato Faria levado para o castelhano por Santaolalla), e sobretudo a afirmação de Cuca Roseta como letrista em causa própria. Excelentes exemplos são “Homem Português” e “Nos Teus Braços”, onde Cuca assina também a musica. Esta “autonomia” de talento torna-a assim ainda mais próxima do que canta.
A semelhança do seu primeiro disco, também o segundo álbum de Cuca Roseta, "Raiz", editado em Maio de 2013, foi galardoado com o “Disco de Ouro”. Neste albúm a fadista assume-se como compositora e autora da maior parte das músicas.
O ano de 2014 foi um ano recheado de sucessos para Cuca Roseta, uma agenda repleta de concertos, tanto em Portugal como no estrangeiro, com destaque para a sua recente digressão pelo Brasil. A fadista começou já a reunir reportório e a pensar no terceiro disco, o qual terá a produção do prestigiado compositor brasileiro Nelson Motta. Prevê-se que o sucessor de “Raiz” seja editado em 2015.
Como curiosidade recordamos que Cuca Roseta está ainda muito ligada a outras formas de arte bastante distintas tais como a pintura e o taekwondo, onde é cinturão
(Adaptado de Wikipédia e do Site Oficial de Cuca Roseta)
David Bisbal é um cantor e compositor espanhol.
Nascido em Almería, Espanha, a 5 de Junho de 1979 David Bisbal cedo deixou a escola por perceber que o seu principal interesse era a música. Começou a carreira musical como cantor com 18 anos, quando foi descoberto pela Orquestra Expresiones. Em 2001 foi um dos 16 concorrentes no programa Ídolos to Spain (similar ao “American Idol”), tendo sido apurado como segundo finalista. A exposição nesse programa foi notado pela gravadora Vale Music que lhe ofereceu um contrato para que gravasse o seu próprio CD a solo. O primeiro álbum, “Corazón Latino”, foi lançado no fim do verão de 2005, tendo-se tornado um sucesso instantâneo ao ser um dos álbuns mais populares do mercado espanhol e batendo recordes com um milhão de cópias vendidas em poucos meses. Ainda nesse verão iniciou uma turné em Espanha com os ingressos sempre esgotados. Todo este êxito grangeou-lhe um prémio de melhor álbum do ano. Também no “Premios de la Música” foi indicado para melhor revelação e no “Premios Amigo” para melhor revelação e melhor álbum.
De imediato, a popularidade de Bisbal espalhou-se para fora de Espanha, tendo também em 2005 começado uma turné na América Latina onde fez mais de 80 shows, com todos os ingressos esgotados. Foi capa de muitas revistas e entrevistado em muitos programas televisivos, incluindo o “Billboard Latin Music Awards” e o Festival de Viña del Mar, no Chile. Em Miami, Bisbal recebeu 8 discos de ouro pelas vendas de “Corazón Latino” nos EUA e na América Latina. Recebeu também um prémio por melhor novo artista internacional no “Premios TV” e “Novelas de México”. O single "Lloraré las penas" esteve no topo das paradas da “Billboard Latina Tropical/Salsa” e foi o terceiro na “Billboard Hot Latin Tracks”. Em 2005, Bisbal recebeu um “Grammy Latino” para melhor novo artista e foi indicado para melhor álbum pop vocal
Em 2006 lançou o seu segundo álbum “Bulería, que rapidamente subiu para o topo das paradas na Espanha, na América Latina e nos EUA. Mais de um milhão de cópias foram vendidas na Espanha e 300.000 na América Latina e nos EUA. Desde o lançamento do álbum “Premonición”, o mais internacional de Bisbal, obteve cinco discos de platina e um de ouro nos EUA e Porto Rico. Ao todo, quase dois milhões de pessoas viram ao vivo Bisbal durante estes últimos cinco anos.
Em 2009 David Bisbal lançou um CD intitulado "Sin Mirar Atras", cujas vendas lhe concederam em 2010 um disco de ouro e platina.
Em 2014, lança o seu quinto álbum de estúdio, “Tú y Yo”, ficando em primeiro lugar na Espanha no “TOP100ÁLBUMES”, dos álbuns mais vendidos, além de bater recorde histórico no país e receber disco de platina duplo pela venda de mais de 120 mil cópias.
O cantor vem conquistando vários países da Europa e da América Latina, atraindo muitos seguidores e conquistando o seu espaço na mídia da música Latina.
Ao todo em sua carreira David Bisbal já vendeu mais de 5 milhões de discos e colecciona mais de 60 discos de platina e de ouro. Realizou 5 turnés internacionais e mais de 600 shows por todo o mundo. Foi premiado com mais de 60 prémios, entre os que se destacam o "Grammy Latino", vários "Prémios Billboard Latinos", "Prémios ONDAS" e o "World Music Award", na categoria de "Melhor Artista Latino do Mundo".
(Adaptado de Wikipédia)
Muy linda. Besitos y buen día.
ResponderEliminarOla Tetis,
ResponderEliminarGostei!
Do texto, onde aprendi coisas novas, do formato do post , do video.
Abraço grande e parabéns, obrigado pela partilha