sábado, 17 de setembro de 2011

Fernando Pessoa "cinéfilo"


No passado mês de Julho foi colocado à venda, pela editora Ática”, o livro “Argumentos para Filmes”, no âmbito da colecção “Obras de Fernando Pessoa”, livro este que causou algum impacto na comunicação social e no público em geral ao revelar-nos ainda mais outra faceta do escritor que, ao que parece, jamais parará de nos surpreender.

Nesta obra foram compilados 20 textos do espólio de Fernando Pessoa, totalmente inéditos em Portugal, relacionados com cinema e que incluem argumentos para filmes, correspondência, notas e planos.

O escritor deixou dactilografados argumentos cinematográficos em três línguas diferentes. Entre os escritos encontram-se seis argumentos incompletos, quatro deles da década de 20, em inglês, um deles com diálogos em português e com curiosas anotações como “Nota para um thriller disparatado”, “para um filme” ou “meio plano para peça ou filme”. Outros dois argumentos são posteriores a 1917, escritos em francês e agora traduzidos para português.

Um dos capítulos do livro é dedicado aos projectos de Fernando Pessoa relacionados com o cinema. Efectivamente, em 1919/1920 queria criar uma empresa que se chamaria Cosmopolis e, mais tarde, o Grémio de Cultura Portuguesa, cuja acção passaria necessariamente pelo cinema, que Pessoa descreveu, nos seus planos, como “uma das maiores armas de propaganda que se pode imaginar” e que pretendia usar “para divulgar Portugal no mundo”.

É no âmbito destes dois projectos que o escritor revela a sua ideia de criar uma produtora cinematográfica, a Ecce Film. O logótipo, completamente inédito, reproduzido no livro, é invenção de Fernando Pessoa, incluindo o aspecto gráfico. O poeta ensaiou vários logótipos para esta Ecce Film, chegando até a imaginar o respectivo papel timbrado, bem como os envelopes com uma morada.

O interessante da descoberta desta nova faceta de Fernando Pessoa está em que vem refutar a tese, até aqui sustentada, de que o escritor não se interessava por cinema. Efectivamente, esta ideia tem vindo a ser fundamentada por excertos de alguns poemas do heterónimo Álvaro de Campos onde surge expressa aversão ao cinema, em tom bastante depreciativo. Contudo, grande parte dessas referências eram feitas ao cinema de Hollywood, que Fernando Pessoa considerava superficial, assumindo assim uma posição crítica.

Fonte: Agência Lusa

12 comentários:

  1. Boa tarde, amigos!
    Uma postagem muito interessante e que eu desconhecia.Obrigada por compartilhar tão "preciosa' informação referente ao admirável Fernando Pessoa.
    Ótimo final de semana
    .
    Beijo,
    Mara

    ResponderEliminar
  2. Hoa amigos,paso a desearos y excelente domingo..Besos, Argos ,Tetis y Poseidón..

    ResponderEliminar
  3. Pessoa nunca dejará de sorprenderme. Sigue vivo en Lisboa, en mis visitas lo encuentro a cada instante.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Podemos prometer atos,
    mas não podemos prometer sentimentos…
    Atos são pássaros engaiolados;
    sentimentos são pássaros em voo.”

    - Mário Quintana.

    Bom Domingo prá voce! M@ria

    ResponderEliminar
  5. Excelente entrada sobre, el admirado Fernando Pessoa y el cine, amigos.

    Feliz domingo. Besos. María

    ResponderEliminar
  6. Pessoa...será sempre notícia...
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Una entrada maravillosa sobre este gran autor Fernando Pessoa, me encanto conocerlo más...un abrazo para los tres y buen comienzo de semana...

    ResponderEliminar
  8. Hola querida amiga,

    Sabes que también me gusta mucho Fernando PESSOA que es un maestro.

    Bisous mon amie " com saudades"

    ResponderEliminar
  9. Olá Tétis,

    Ainda não me tinha apercebido da publicação desta obra.
    De facto, FP não pára de nos surpreender.
    Dou graças a Deus por o seu espólio estar a ser tratado. Espero que continue.
    Beijinho, Amiga.

    ResponderEliminar
  10. Hay mucha verdad en tus letras,
    el hombre siempre mira a otras chicas, la mujer lo hace con mas disimulo, somos de carne y hueso y es normal que nos guste admirar lo bello y la belleza esta en la mujer.
    ¡no tiene remedio!, que le vamos a hacer.
    feliz semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá amigos

    Tenho quase a certeza que muitos mais posts aparecerão com outras facetas, ainda por descobrir, do grande Fernando Pessoa.

    Obrigada a todos pelos vossos comentários.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.