Prodígio da pintura com sete anos
Pinturas de um menino de sete anos dificilmente atraem ofertas superiores a 13 mil euros, mas os trabalhos de Kieron Williamson são reputados internacionalmente, valendo-lhe os epítetos de "mini Monet" ou "petit Picasso".
Duas semanas depois de 33 aguarelas, óleos e pastéis terem sido vendidas por um total de 150 mil libras (182,5 mil euros) em apenas 27 minutos, a galeria Picturecraft está a organizar um leilão para mais duas pinturas.
"Incoming Light", um óleo, foi o último trabalho que Kieron completou antes de fazer oito anos, a 4 de Agosto, e em apenas 24 horas o preço base subiu de 9500 mil libras (11,5 mil euros) para 11 mil libras (13,4 mil euros).
No mesmo leilão está também disponível o primeiro pastel feito na semana depois do aniversário, e de quinta-feira o valor mais do que duplicou, de 5 mil libras (6 mil euros) para 12 mil libras (14,6 mil euros).
O proprietário da galeria, Adrian Hill, diz ter recebido "níveis de interesse sem precedentes" e decidiu prolongar por mais cinco dias o leilão, até 20 de Agosto.
Mas já não surpreende esta euforia pela obra de Williamson, natural da pequena cidade de Holt, no oeste de Inglaterra, e que ainda frequenta a escola primária.
A imprensa tem falado dele como um menino-prodígio pelo talento demonstrado na pintura de paisagens, sobretudo da costa de East Anglia.
Os primeiros indícios de habilidade para a arte foram notados quando ainda tinha cinco anos, durante umas férias com a família na Cornualha, quando insistiu em desenhar uns barcos num porto.
Tutorado por artistas locais, desenvolveu o instinto pelo detalhe e o uso das cores e, um ano mais tarde, em 2009, 19 quadros foram vendidos por um total de 14 mil libras (17 mil libras).
Poucos meses depois, em Novembro, uma exposição de 16 obras foi arrebatada em 14 minutos por 18,2 mil libras (22 mil euros).
Este foi o início de uma euforia, que se manifestou nos dias anteriores à exposição de 30 de Julho.
Pessoas de sítios como a África do sul ou EUA deslocaram-se propositadamente e acamparam à porta da galeria.
Mesmo sendo pinturas de uma criança, foram vendidas por entre 1825 e 7995 mil libras (2,2 mil e 9730 euros).
Actualmente, Kieron Williamson tem milhares de admiradores em mais de 35 países, incluindo Portugal.
Continua a ter interesses mais comuns da idade, como jogar futebol ou brincar com a consola de videojogos, mas é artista que quer ser quando for grande.
Numa entrevista ao Guardian, em Dezembro passado, rejeitou seguir os passos de Pablo Picasso, que também manifestou talento na infância.
"Monet or Edward Seago" foi a resposta sobre a quem vai buscar inspiração.
(In: Jornal de Notícias – 13.08.2010)
Impresionante.. gracias por compartirlo..
ResponderEliminarUn abrazo
Saludos fraternos
Mis mejores deseo para esta semana..
Parabéns ao Kieron. Para a boa arte não tem tamanho, idade. Vá em frente guri, pois a pintura é uma das belas artes!! Um bom dia a todos, boa semana :)
ResponderEliminarMonet,também eu!
ResponderEliminarAdmiro esses rasgos de genialidade,
que surgem bem cedo.Emociono-me e só desejo que a Vida lhe sorria.
Beijo.
isa.
Tétis,
ResponderEliminarAhh, que lindo!!Isso me parece uma clara emanação de vidas passadas...maravilhosa postagem, lindo dom desse pequeno artista!!Adorei!
Um grande beijo e tenham todos uma ótima semana!
Reggina Moon
**Tem selinho no Blog Verso & Prosa pra voces...
...Incrível...o que será este jovem
ResponderEliminardaqui a trinta anos....
Adorei.
É mesmo espantoso !
ResponderEliminarOxalá este menino ainda possa ser menino durante uns anos ainda, que ninguém lhe estrague a sua infãncia !
Beijinhos da
Verdinha
Muy bueno cielo
ResponderEliminarun beso y feliz semana
Fantástico, realmente o que é, já nasce feito. Tão novo e tão talentoso só pode ser coisa de Deus.
ResponderEliminarUm abraço
Que bueno es saber que existen talentos tan maravillosos.
ResponderEliminarGracias amiga Tétis por compartir.
beijos
Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.
ResponderEliminarÉ fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.
Madre Teresa de Calcutá
Bons sonhos e beijos meus!! M@ria
Olá Tétis,
ResponderEliminarQuando vejo estas crianças prodígio uma questão se me coloca de imediato: o que sentirá, o que pensará uma criança com esta idade perante este sucesso?
O que será este menino daqui a alguns anos? Que percurso? Que altos e baixos? Quantos exploradores a beneficiarem nesta fase da sua curta vida?
Beijinho, Amiga.
Olá amiga Tétis
ResponderEliminarDe facto Kieron é um prodígio, mas o seu talento pode esperar, a sua infância não.
Espero que a família não se esqueça desse pormenor tão importante!
Abraço grnade
Olá amigos
ResponderEliminarA todos vós, que comigo apreciaram os trabalhos deste pequeno prodígio, o meu muito obrigada.
Beijinhos para todos.