quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

José Afonso- 25 anos de saudade

Zeca Afonso recordado hoje, 25 anos após a sua morte

Os tributos a José Afonso vão multiplicar-se esta quinta-feira, quando se assinalam 25 anos sobre a sua morte. As cantigas do mais importante músico de intervenção português vão ouvir-se por todo o país e Barcelona também entra no roteiro.

Segundo o site da Associação José Afonso (AJA), a agenda começa logo em Coimbra, onde José Afonso estudou, onde se lançou como músico e activista político e se transformou num símbolo dos estudantes.

José Afonso morreu a 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos, em Setúbal, onde morava. Sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa progressiva e fatal que o afastou dos palcos a partir de 1983.

Os derradeiros concertos foram os dos coliseus de Lisboa e Porto. «Galinhas do Mato», de 1985, é o seu último álbum, que teve de ser completado pelos amigos José Mário Branco, Sérgio Godinho, Helena Vieira, Fausto e Luís Represas. Em 1986, já muito debilitado, ainda apoiou a candidatura presidencial de Maria de Lourdes Pintasilgo.

A maior parte das iniciativas publicitadas pela AJA acontecem esta quinta-feira. A própria associação preparou um espectáculo de celebração da obra de José Afonso para Lisboa. Terá lugar na Academia de Santo Amaro, em Alcântara, às 21:00. A apresentação estará a cargo do encenador Hélder Costa (que partilha a direcção de A Barraca com Maria do Céu Guerra) e contará com nomes de palco como Francisco Fanhais, Zeca Medeiros, Francisco Naia, Pedro Branco ou Couple Coffee.

Também em Lisboa, às 18:00, no espaço da Cidade Universitária da Biblioteca-Museu República e Resistência, o jornalista e escritor Viriato Teles vai promover uma sessão de evocação. «Recordar José Afonso» é a palavra de ordem e é o mesmo que se fará em Setúbal, no La Bohème, a partir das 22:00, com António Galrinho e Rui Lino a lerem 25 poemas de «Zeca».

Em Braga, o Theatro Circo abre as portas a um tributo conjunto: de José Afonso e de Adriano Correia de Oliveira, cujo desaparecimento aconteceu há 30 anos (a 16 de Outubro). Com apresentação e declamação de Camilo Silva e Maria Torcato, o Canto D´Aqui convidou vários artistas para subir ao palco às 21:30 e na próxima, para o mesmo espectáculo.

Na sexta-feira, o itinerário passa pelo Seixal e pelo Barreiro, à hora de jantar. No Seixal, Luís Pires, Pedro Branco, Vítor Sarmento actuam no restaurante O Bispo. No Barreiro, a associação «Grupo dos Amigos do Barreiro Velho» vai ao restaurante O Pial mostrar como as canções de José Afonso «mantêm toda a actualidade», 25 (ou mais) anos depois. «Zeca Afonso sempre esteve e continua a estar com os que lutam por um mundo melhor», lê-se no convite.

Por fim, Barcelona. A capital catalã vai acolher dois concertos no L´Auditori, a 25 de Fevereiro e a 3 de Março. O primeiro será da responsabilidade dos Drumming, grupo português de percussão com sede no Porto. O segundo é do projecto «20 canções para Zeca Afonso», que propõe «um novo olhar sobre a música» do autor de «Grândola, Vila Morena».

Fonte: diariodigital.sapo.pt


Recordaremos José Afonso com dois vídeos, um dos seus tempos de Coimbra e o outro da sua fase como músico de intervenção



8 comentários:

  1. Zeca Afonso: SEMPRE!! E hoje, mais do que nunca!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar


  2. Pasa un grato fin de semana…

    Envolviendo sentimientos
    en suaves telas de terciopelo
    para elevarlos al universo
    entre nubes de caramelo.

    Un beso al viento

    María del Carmen

    ResponderEliminar
  3. Como esquecer....Acrescento ai meu comentário...o da Graça Pereira...
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Buena entrada. Un gusto siempre venir aquí.

    Feliz fin de semana y besos. María.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Tétis,

    Siempre nos haces recordar a grandes personas que marcaron nuestras vidas.

    Gracias por compartir tu post y asi hacerme conocer Zeca Afonso.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. vim deixar para os três um beijinho e poesia...


    SOL DE INVERNO



    Está sol...
    Sol envergonhado...
    Sol frio...
    Sol de inverno...
    Mas... sol...
    Como a vida...
    Que muitas vezes é...
    Vida fria...
    Vida de inverno...
    Vida... sem vida...
    Mas... Vida...

    LILI LARANJO


    ...........................


    SOL DE INVIERNO

    Hace sol...
    Sol vergonzoso...
    Sol frío...
    Sol de invierno...
    Perp... sol...
    Como la vida...
    Que muchas veces es...
    Vida fría...
    Vida de invierno...
    Vida... sin vida...
    Pero... Vida...

    Poema de Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  7. Olá Tétis,

    Obrigado por recordares aqui Zeca Afonso.

    Abraço muito grande

    ResponderEliminar
  8. Amigos

    O meu muito obrigada a todos que me acompanharam nesta homenagem a José Afonso no dia em que fez 25 anos que nos deixou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.