quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Montserrat Caballé e Freddie Mercury


Continuando a série "Duetos Musicais", apresentamos agora duas vozes poderosas: Montserrat Caballé e Freddie Mercury


Montserrat Caballé é uma famosa cantora soprano lírica espanhola.

De origem humilde, fez grandes esforços para conseguir concluir o curso de canto no “Conservatori Superior de Música del Liceu”, em Barcelona.

Cantou pela primeira vez a 13 de Abril de 1953 no “Gran Teatre del Liceu”, em Barcelona, numa gala de fim de curso, onde interpretou "Il Ciarlatano".
O início da sua carreira foi também muito modesto e difícil até que conseguiu ir para a Suíça, onde viria a fazer parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959. Aí estreou com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss mas que foi decisivo para a etapa seguinte da sua carreira, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).
A sua verdadeira estreia mundial viria a dar-se na noite de 20 de Abril de 1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente a cantora Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti. A brilhante actuação rendeu-lhe 25 minutos de aplausos e um rasgado elogio de um dos mais importantes críticos de ópera nova-iorquinos.
Em Abril de 1984, novamente no Carnegie Hall de Nova Iorque, o seu êxito mereceu cerca de meia hora de aplausos ininterruptos.
Em Junho de 1986 foi nomeada “Comendadora da Ordem das Artes e das Letras Francesas” pelo Ministro Francês da Cultura e em 22 de Abril de 1988 foi-lhe feita uma homenagem pelo 25º aniversário da sua apresentação oficial no “Teatro de la Zarzuela” e pelos seus 55 anos de vida.

São dezenas os galardões e troféus atribuídos a Montserrat Caballé, destacando-se: “Medalla del Liceo” (1966), “Llave de Oro de Barcelona”, “Premio de la Academia del Disco Lírico de Paris” (1970), Medalla de Oro del Teatro (1972), “Premio Nacional de Teatro en España” (1971), “Medalla de Oro al Mérito de Bellas Artes” (1973), “Medalla de Oro de la Generalitat de Cataluña” (1982), “Medalla de Oro de Madrid” (1988), entre outros.
Em 2 de Julho de 2008 foi nomeada “Doutora Honoris Causa” pela “Universidad Internacional Menéndez Pelayo” de Santander.

Montserrat Caballé interpretou mais de oitenta personagens de ópera, que vão desde a ópera barroca a Verdi, Wagner, Puccini, e Richard Strauss. Interpretou papéis tão diferentes como Norma, Salomé, Violeta, la Marschallin, Semiramide ou Isolda. Também interpreta canções populares espanholas. Fez a sua incursão na música rock com o cantor Freddie Mercury com a canção “Barcelona” que se converteu no hino dos Jogos Olímpicos de 1992.

Nos últimos anos tem-se dedicado a várias actividades beneméritas. É embaixadora da UNESCO e criou uma fundação para ajudar as crianças necessitadas de Barcelona.

É conhecida mundialmente pela inconfundível pureza e potência da sua voz. A excelente qualidade e perfeito domínio da técnica vocal fazem com que seja considerada uma das primeiras vozes do mundo.



Freddie Mercury foi o vocalista e líder da banda de rock britânica “Queen”.

Farokh Bommi Bulsara (o verdadeiro nome de Freddie Mercury) nasceu na antiga colónia britânica de Zanzibar, filho de pais persas.

Baptizado de Freddie pelos colegas da escola, desde muito cedo mostrou grande interesse pela música, tendo aprendido piano, tornando-se membro do coral e participante regular dos teatros da escola.

Aos 17 anos Freddie muda-se para Londres e em 1966, apaixonado pelas artes, entra para o “Ealing College of Art” a fim de seguir um curso de ilustração gráfica, onde se diplomou em Design Gráfico e Artístico.


Foi no Ealing College que conheceu e se tornou amigo de Tim Staffell, vocalista e baixista de uma banda chamada Smile, que o levou para participar dos ensaios.
Em 1970 quando Tim deixa o grupo, Freddie acaba por ficar como vocalista da banda que passa a chamar-se “Queen”. É por essa altura que Freddie também decide mudar o seu nome para Mercury.
Embora a maior parte da sua carreira se confunda com a do “Queen”, Freddie Mercury também lançou alguns trabalhos a solo: os LPs “Mr. Bad Guy” (1985) e, com a diva Montserrat Caballé, “Barcelona” (1988). Participou ainda do musical “Time”, de David Clark.
Apaixonado pelo balet, chegou a fazer uma apresentação de beneficência em 1979, dançando “Bohemian Rhapsody” com o Royal Ballet de Londres. Tanto o balet como a ópera foram elementos fundamentais no desenvolvimento da sua performance dado que Freddie nunca deixou de se aperfeiçoar. Diz o guitarrista Brian May que, mesmo quando Freddie já estava muito doente, "a sua voz, miraculosamente, se tornava cada vez melhor".
Freddie Mercury compôs muitos dos sucessos da banda que são hoje bem conhecidos, “Bohemian Rhapsody”, “Somebody to Love”, “Love of My Life” e “We Are the Champions”, hinos eloquentes e de estruturação extraordinária, particulares e eternos.
As suas exibições ao vivo são lendárias, tornando-se a imagem de marca da banda. A facilidade com que Freddie dominava as multidões e os seus improvisos vocais envolvendo o publico no show tornaram as suas turnés um enorme sucesso na década de 1970 e principalmente nos anos 80 em que encheram estádios de todo o mundo.
No visual de Freddie há uma mudança que não deixa de ser notada e que certamente fez parte da sua faceta de “performer” em constante evolução. Se na era Glam dos anos 70 aparecia de cabelo comprido, “eyeliner” preto, unhas pintadas, “maillots” de bailado e sapatos de tacão alto, na década de 80 a sua imagem de marca apresentava uma postura mais "macho” em que aparecia de cabedal preto, chapéu de polícia, cabelo curto e meses mais tarde de bigode.
Em 23 de Novembro de 1991 confirmou, numa declaração feita por ele próprio, que tinha contraído SIDA/AIDS, tendo vindo a falecer no dia seguinte, a 24 de Novembro na sua casa de Kensington em Londres.
Em 1992, um ano depois da sua morte, dão-se os Jogos Olímpicos de Barcelona, nos quais Montserrat Caballé interpreta a famosa canção “Barcelona” (gravada em 1988) num dueto virtual com Freddie Mercury. Este dueto será sempre recordado como um marco histórico da música.
Freddie Mercury ficará para sempre lembrado por todos nós pela sua voz poderosa e pelo incrível domínio do palco que o fez conquistar plateias por todo o mundo durante mais de duas décadas.Pelos seus amigos e colegas, Freddie é lembrado como um espírito livre, criativo, generoso, cheio de energia e talento e pelo seu excelente senso de humor.









51 comentários:

  1. fabulosos os dois, cada um em sua arte, juntos arrancavam lágrimas de nós. lindo post. abraços

    ResponderEliminar
  2. Fantástica la pareja que hicieron esos dos monstruos.
    Cada uno en su estilo maravillosos, aunque tengo debilidad, debo decirlo, por la Señora Caballé.
    Bicos y gracias por el recuerdo.

    ResponderEliminar
  3. Estes estão condenados a ficar
    eternamente nas nossas memórias...
    Fabulosos..
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Mon ami: Un entrada muy trabajada y estupenda. Únicos!

    bisos

    Maite

    ResponderEliminar
  5. Maravilloso post.

    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    Que tengas un buen fin de semana..

    ResponderEliminar
  6. Mais um momento fantástico!
    Obrigada,mais uma vez,pela partilha.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  7. Ambos son nombres de monstruos de la música.
    Nadie más grande la Caballé, nadie más que Mercury... y sus duetos, inolvidables.
    Gracias por esta maravillosa labor de difusión de la cultura y la amistad.
    Besos Tétis

    ResponderEliminar
  8. ¡Fantástico duo, amigos! nos arrancaron lágrimas de emoción.
    Gracias por hacernos vivir el lujo de escucharlos de nuevo.
    Besos. María

    ResponderEliminar
  9. Simpática e Estimada Amiga:
    Hoje, fala-nos de dois vultos fabulosos da música contemporânea: Montserrat Caballé e Freddie Mercury!
    Fá-lo com profundidade, beleza e encanto.
    Segui a descrição atentamente e em profundidade numa sublime descrição literária. A sua vida e percurso existencial de fascínio.
    Adorei.
    Aquele tema "Barcelona" é de deslumbrar.
    Parabéns sinceros pelo seu talento.
    Beijinhos agradecidos pela sua amizade linda.
    No maior respeito por si e pela ternura que deixou expressa no meu blogue.
    Sempre a admirá-la.

    pena

    É uma honra, a sua amizade.
    Bem-Haja, notável e preciosa amiga de sonho.
    MUITO OBRIGADO renovado.

    ResponderEliminar
  10. TENGO EL CD, ES LO MAXIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ME ENCANTA.
    Besos para ti, muy lindo post.
    mar

    ResponderEliminar
  11. Maravilloso, maravilloso duo¡¡dos genios del bell canto,magistrales e irrepetibles¡¡
    Un deleite para los sentidos.
    Gracias por compartirlo¡¡
    Besitos de paz y amor. Carmendy

    ResponderEliminar
  12. Muy buenas voces
    preciosa entrada
    un beso corazon

    ResponderEliminar
  13. Há quem se entriteça ao pensar que o dia fica preso entre duas noites. Mas há quem se alegra pensando...que a noite é um repouso entre dois lindos dias.

    (Autor Desconhecido)

    Suave e belo amanhecer!Beijos...M@ria

    ResponderEliminar
  14. Olá Tétis
    Maravilhoso esse seu post, dois fantásticos cantores que marcaram, e ainda marcam a história da música mundial. Amei. Parabéns.
    Bjux

    ResponderEliminar
  15. Foi sem duvida um imenso dueto esse...beijos querida e um belo final de semana.

    ResponderEliminar
  16. hola amiga Tétis,

    Eso es :
    grandes y fabulosos, cada uno con su propio estilo.

    gracias por este post tan agradable.

    Bisous mon amie

    ResponderEliminar
  17. Un bello y amplio homenaje para dos grandes de la copla, Monserrat Caballé y Freddi Mercury.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  18. Tétis...
    Nunca havia ouvido a música dessa cantora, mas agora que ouvi gostei muito, obrigada porque aprendi que gostei, os dois.Bom apesar de não amar muito rock Freddie tinha talento viu? Amei teu post.

    Beijo e obrigada por ter ido lá no cantinho, amei teu comentário.
    Tenha um lindo final de semana.

    Fernanda.

    ResponderEliminar
  19. Conhecia ele, agora ela ainda não.
    Bom FDS!

    www.vanessamonique.blogspot.com

    Abçs.
    :*

    ResponderEliminar
  20. Hola! Justo ayer me estaba acordando de lo emotivo que fue el dueto en Barcelona ´92. ERan una pareja con mucha afinidad y fuerza. Siempre acertáis con vuestas entrañables entradas. Un saludo!

    ResponderEliminar
  21. Tomado pelo aroma maravilhoso,

    O ar que respiro repete teu nome

    Nos acordes suaves dos violinos,

    Em dias de sublime encanto e amor!

    (Daez Savó)


    BOM FDS......Beijos poéticos! M@ria

    ResponderEliminar
  22. Dá-me razões para
    Permanecer no seu caminho,
    Talvez me oferecendo uma rosa
    Para que eu sinta o perfume
    Da vida...

    Cida Luz


    BOM FDS...Beijos & Flores!! M@ria

    ResponderEliminar
  23. Precioso comentario.
    La verdad es que fue un momento único e irrepetible el de la colaboración de estos dos grandes "montruos".
    Un beso.

    ResponderEliminar
  24. Olá Cris

    Sim, fabulosos de verdade. As suas vozes juntas... é de arrepiar!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Amiga Fonsilleda

    Cada um com seu estilo mas os dois fantásticos. O mais espantoso é como esta "pareja" joga tão certo.

    Bicos

    ResponderEliminar
  26. Mestre

    É uma "condenação" boa, não é verdade?

    Será mesmo impossível esquecê-los e à sua "Barcelona"!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Maite

    Ce n'est pas ton ami Poseidón. C'est ton amie Tétis qui t'écrit, te remercie et t'envoi un gros bisou.

    ResponderEliminar
  28. Hola Adolfo

    Gracias por tu visita.

    Tambiém para ti, un abrazo y un saludo fraterno.

    ResponderEliminar
  29. Amiga Isa

    Estamos aqui para partilhar momentos lindos e muita, muita Amizade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Hola María

    Gracias por tu visita.

    Nada es más cierto, son dos monstruos de la música, dos voces magníficas y poderosas.

    Estamos aquí para compartir toda la amistad y el cariño que tenemos en nuestros corazones.

    Besitos

    ResponderEliminar
  31. Hola María Bote

    Gracias amiga, por tu visita y lindas palabras.

    Es para nosotros un placer y una alegría compartir muchas cosas bellas y mucha Amistad.

    Besitos

    ResponderEliminar
  32. Amigo Ternurento

    Para mim é que é uma honra e uma alegria muito grande ver-te aqui pelo nosso Farol.

    Enches-me de mimos com as tuas palavras ternas e amigas com que sempre me brindas.

    Também te estou agradecida e espero que perdure por muitos e muitos anos esta nossa amizade linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Hola Mar

    Gracias por tu visita.

    Esta "pareja" es magnífica. Dos voces excelentes.

    Besitos

    ResponderEliminar
  34. Hola Carmendy

    Gracias por tu visita.

    Tienes razón, este duo es un deleite para los sentidos.

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Hola amiga Luna

    Gracias por tu cariño.

    Las voces son, sin duda, excelentes.

    Besitos

    ResponderEliminar
  36. Olá amiga M@ria

    Obrigada por estes maravilhosos pensamentos e pedaços de poesia que sempre aqui nos deixas.

    Como já dissemos muitas vezes, é uma alegria para nós ver-te no nosso Farol.

    Beijinhos dos amigos

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  37. Olá Wanderley

    O que mais pode deixar uma "bloguista" ("blogueira"???) feliz é, além dos comentários, verificar que os seus posts agradam a quem os lê.

    É como me sinto, feliz, contente e cheia de vontade de continuar a postar belos momentos musicais.

    Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá Everson

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Fico feliz de verificar que os meus amigos partilham os meus gostos e preferências musicais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Querido amigo Poseidón

    É isso mesmo grandes y fabulosos, cada uno con su propio estilo.

    Dois estilos diferentes mas cuja união resulta tão magnífica, tão fantástica.

    Um dueto que perdurará para todo o sempre na nossa memória.

    Je t'embrasse mon ami

    ResponderEliminar
  40. Hola María

    Gracias amiga, es siempre un placer verte en nuestro Farol.

    Tienes razón, Monteserrat y Freddie son dos grandes. Jamás olvidaremos sus voces y la bella interpretación de "Barcelona".

    Besitos

    ResponderEliminar
  41. Olá Fernanda

    Obrigada pela visitinha e pelo teu simpático comentário.

    O teu "cantinho" é uma delícia e o que escreves é lindo, vê-se que sai do coração.

    Volta sempre. Adoramos ver-te aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Olá Vanessa

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Em breve passaremos pelo teu "cantinho" para te visitar e ver o que tens por lá.

    Beijinhos dos amigos do Farol

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  43. Hola Victoria

    Estoy muy feliz de verte aquí.

    Una coincidencia agradable cuando dices: Justo ayer me estaba acordando de lo emotivo que fue el dueto en Barcelona ´92..

    Magnífico!... Eso significa que estamos en sintonía.

    Besitos

    ResponderEliminar
  44. Amiga M@ria

    Novamente para ti o nosso grande obrigado por estares sempre connosco.

    Gostamos muito de ti = te queremos mucho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Hola Gaia

    Me encanta tu visita y tu comentario.

    Tienes razón, este
    fue un momento único e irrepetible el de la colaboración de estos dos grandes "montruos".


    Gracias por escucharlos con nosotros.

    Besitos

    ResponderEliminar
  46. UM abraço, Tétis, por ests belas músicas.

    ResponderEliminar
  47. Parabéns por este maravilhoso post sobre uma dupla fabulosa!
    Obrigada por esta partilha inolvidável!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Olá Argos

    Qualquer música nas vozes desta dupla fenomenal torna-se um êxito estrondoso.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  49. Olá Mariazita

    Tens razão é uma dupla fabulosa.

    E inolvidáveis são estes dois "divos" e todas as músicas que interpretam.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Ate hoje eu ouço os dois cantando e me emociono demais.Na minha opiniao uma das melhores cançoes que ja ouvi.Guardarei na minha memoria com muito carinho ate meu ultimo dia.

    ResponderEliminar
  51. Ate hoje eu ouço os dois cantando e me emociono demais.Na minha opiniao uma das melhores cançoes que ja ouvi.Guardarei na minha memoria com muito carinho ate meu ultimo dia.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.