quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

“EL FAROL” E A AMIZADE

As duas palavras-chave que ressaltam do título deste blog e que estão na génese da sua criação, são “Farol” e “Amizade”. Como no post anterior se falou de Amizade/Amistad, agora é a vez de Farol.
E para falar, ou melhor escutar “El Farol”, nada mais apropriado do que o som da guitarra dedilhada pelas mãos do genial Carlos Santana.
Segue-se uma breve descrição sobre quem é Santana e como a palavra Amizade/Amistad se ajusta tão bem ao seu perfil filantropo.


Carlos Santana, nascido a 20 de Julho de 1947, é um conhecido guitarrista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, mais precisamente com a sua actuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projecção mundial.
Durante o seu trajecto musical de quase quatro décadas, Carlos Santana reinventou e mudou o panorama universal da cultura musical. Trata-se de um artista visionário que não atende aos limites de estilos e cuja música fluída se destacou como a “world music”.
Filho de um violinista de mariachi, Santana aprendeu violino, tendo mudado para a guitarra quando tinha apenas 8 anos de idade. Esta relação com a guitarra duraria toda a sua vida e converteu-o num dos expoentes máximos musicais.
Em 1966, já em São Francisco, ajudou a formar a Santana Blues Band, sendo The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper a sua primeira gravação, em conjunto com Al Kooper e Mike Bloomfield.
Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado Santana. Na turné que o grupo fez para divulgar esse álbum, a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a sua popularidade. O albúm tornou-se um grande sucesso, tal como o álbum Abraxas, de 1970 (destacando-se a música “Oye ComoVa") e o Santana III, de 1971.
Vários álbuns foram lançados nas décadas de 1970 e 1980, incluindo colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter e The Fabulous Thunderbirds. Em 1991, Santana apareceu como convidado no álbum "Solo Para Ti", de Ottmar Liebert. Em 1998 Carlos Santana foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll.
Santana lançou em 1999 o álbum "Supernatural" (donde faz parte "El Farol"), que teve as participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, ganhando prémios Grammy em nove categorias, igualando um record histórico que somente Michael Jackson detinha.

Foi aclamado pela revista Rolling Stone como o 15º melhor guitarrista de todos os tempos e já recebeu 10 prémios Grammy.

Carlos Santana encontra-se actualmente no auge da sua carreira, mais vivo e importante do que nunca, personificando magnificamente a clássica virtuosidade da chamada “escuela vieja” e a frescura da “escuela nuova”, pelo que continua atraindo sucessivas gerações de novos admiradores.
A sua música, muito característica e imediatamente reconhecível, combina Rock, Jazz, Blue, Soul, toques latinos e estilos multiculturais. Com a sua música e todos os seus êxitos de sempre, Santana tornou-se um acontecimento cultural que transcende os estilos e abarca uma vasta gama de diferentes culturas. Ele conseguiu criar a música que passou a ser a banda sonora para todo o mundo.

Menos publicitado, porém tão importante como o seu legado artístico, é o seu grande historial, com mais de 30 anos, como activista social, com contribuições e fundos para causas humanitárias. Recentemente, Santana empenhou-se a fundo na luta contra a Sida na África do Sul, através da associação ANSA (Artists for New South África).
Como reconhecimento pelas suas acções sociais e esforços filantrópicos, Santana tem recebido várias distinções, sendo uma das mais recentes o prémio de 2002 “Humanity in the Art Peace Award”, outorgado pelo International Committee of Artists For Peace (ICAP). Este prémio foi criado para destacar os artistas que estenderam ao próximo a sua mão amiga por intermédio da sua arte.

"El Farol" - Carlos Santana

6 comentários:

  1. Tétis,
    Si, es verdad el faro con la amistad son las palabras que resaltan del titulo del blog.

    Ese faro nos puede guiar y ayudar a navegar.

    Esa luz es para iluminar este lugar.

    En cuanto a la musica de Carlos Santana y el video es sensacional, para encantar!

    Muito obrigado.
    Muchas gracias.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tétis

    Farol e amizade…
    Farol e música…

    Farol – uma estrutura elevada, dotada de um potente aparelho óptico, cujo facho de luz é visível a longas distâncias. A luz emitida pelos faróis pode ser de vários tipos: geralmente há uma sucessão de luz e obscuridade…

    Música – constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio...

    A música pode ser um farol cuja luz é amizade que nos une.

    Obrigado por compartilhares connosco Carlos Santana e a sua faceta filantrópica, também ela uma luz neste mundo ás vezes tão escuro.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  3. Olá Poseidón,

    Este Farol chamado Amizade será a luz que nos guia e nos ajudará a "navegar" nestes mares por vezes revoltos da vida, até chegarmos a um porto seguro.

    Também Carlos Santana e a sua música têm sido um farol que guia e ajuda todos aqueles que necessitam do apoio de alguém.

    E para terminar, amigo Poseidón, vejo que continuas a rimar...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Argos

    Obrigada pelas tuas sábias palavras.

    Na realidade, tanto o Farol como a Música nos remetem para algo que "se sucede", que é "intermitente", que produz uma "mudança"...
    No primeiro caso, como dizes, luz alterna com obscuridade, no segundo será som com silêncio.

    Daí, esta bela frase que escreveste que compartilho inteiramente: "A música pode ser um farol cuja luz é amizade que nos une."

    Por isso, amigo, haja muita luz do nosso farol, haja muita música neste blog pois elas decerto nos ajudarão a solidificar e a "engordar" a nossa AMIZADE.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu não sabia de todos estes detalhes da vida e da obra do músico mexicano Carlos Santana.

    Fico muito feliz em encontrar essa riqueza de vida, e um farol como está sendo este blog, que ajuda a direcionar nossa viagem nesse mar de conhecimento desencadeado que é a internet.

    Obrigado.

    Fabiano Cavalcante

    ResponderEliminar
  6. Amigo Fabiano,

    É para mim um prazer e uma alegria vê-lo frequentar este nosso "blog de amigos" e uma honra receber um comentário seu.

    Sempre que possa, continuarei a divulgar "vidas e obras" de pessoas que de alguma forma se tenham destacado pelo seu lado humano, altruísta e filantrópico. Num mundo em que predominam o egoísmo, a ambição desmedida e a violência, nada melhor do que "apontarmos a luz do nosso farol" para aqueles que lutam pelo bem, pela justiça e pela Paz.

    Apareça sempre, amigo, a porta do nosso Farol estará sempre aberta para si. E se quiser ajudar a manter acesa a luz do Farol, a sua contribuição será uma mais-valia e uma satisfação para todos nós.

    Obrigada.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.