terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ametista

Voltando à nossa série “Gemas-Cristais-Minerais...”, vamos hoje falar sobre a  Ametista.

A Ametista é uma variedade violácea do quartzo cristalino e a pedra mais apreciada e valiosa deste grupo. É o seu maior ou menor teor em óxidos de ferro e manganês que determina a sua cor mais ou menos intensa que varia do roxo escuro, aveludado, até ao violeta, pálido, quase rosado.

É uma pedra já conhecida há muito tempo, tendo sido utilizada em ornamentos pelos antigos gregos. O seu nome vem precisamente do grego amethistos, que significa “a que impede a embriaguez”. Os gregos acreditavam que esta pedra impedia a embriaguez. No
entanto é possível que esta crença tenha origem no facto de os antigos copos de vinho cinzelados em ametista disfarçarem a cor do vinho, de tal forma que o vinho poderia ser misturado com água pelos criados sem que os patrões se apercebessem, devido à coloração do copo.

Conta uma lenda que Bacchus, o Deus do vinho, descontente com o seu povo, decretou que a primeira pessoa que se cruzasse no seu caminho seria devorada pelos seus tigres. Foi uma bonita serva do Templo de Diana, de nome “Ametista”, que teve a infelicidade de se cruzar com este deus. Contudo, perante as feras, invocou a protecção dos deuses e foi poupada a tal destino, tendo sido transformada numa pedra pura e branca. Bacchus ao saber do milagre arrependeu-se e derramou sobre a pedra sumo de uva, conferindo-lhe o bonito tom violáceo que encanta todos os que a olham.

A ametista era considerada na antiguidade também como um amuleto capaz de dar sorte, estabilidade e proteger contra feitiços de morte, bruxaria ou veneno. Servia para proteger soldados e para ajudar caçadores a capturarem bestas selvagens.

O principal significado simbólico da ametista era sagrado ou religioso. É citada na Bíblia como uma das doze pedras engastadas no peitoral em que estavam inscritos os nomes das doze tribos de Israel.

De acordo com a tradição bíblica, a tonalidade violeta profunda dessa gema representava a perfeição, sendo durante milénios a pedra mais desejada por clérigos e lordes. A imperatriz russa, Catarina, a Grande, patrocinou centenas de exploradores para nos Urais procurarem Ametistas.
 
Acredita-se que esta pedra também tem propriedades curativas. A primeira, e já mencionada, é a de melhorar a lucidez e a capacidade de acalmar a mente e trazer coragem e paz interior, sendo muitas vezes utilizada para práticas de meditação por simbolizar o “terceiro olho”. Por isto se considera que desenvolve a espiritualidade ao transformar energia negativa em positiva. Crê-se que melhora a diabetes, insónia e dores de cabeça.

A Ametista significa transmutação, protecção, espiritualidade e sinceridade. Simboliza o amor profundo, a felicidade e a riqueza, trazendo alegria para quem a usa.

É a pedra de aniversário associada ao dia 6, aos nascidos no mês de Fevereiro e ao signo Peixes, embora também a associem aos signos Carneiro, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Corresponde aos planetas Júpiter, Saturno e Neptuno. É ainda a gema associada ao 4º, 6º e 17º aniversários de casamento.

Existem algumas variedades de ametista, como o ametrino, variedade bi-color com citrino (chamada “ametista citrino”) e outras que por vezes apresentam faixas brancas de quartzo leitoso. A sua cor, como já se referiu, vai do roxo azulado ao roxo puro e ao roxo avermelhado, sendo consideradas mais valiosas as ametistas que apresentam roxos mais escuros que, em geral, têm uma cor uniforme, transparência e um brilho translúcido.

Actualmente as jazidas mais importantes encontram-se no Brasil, Uruguai e em África, na República Malgaxe.

Jóias com ametistas

10 comentários:

  1. Son piedras preciosas y preciosas en sus dos acepciones y famosas por sus propiedades como amuleto. Un abrazo

    ResponderEliminar
  2. Uma pedra preciosíssima, com tantas e tantas propriedades que até gosto.
    Gostei muito de ler a sua história e obrigada,Tétis, por esse belo trabalho de pesquisa.
    Bj
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Me encanta esta gema.
    Es preciosa.
    Gracias por la información
    Un abrazo a los tres.

    ResponderEliminar
  4. Te puedo decir que la amatista es una de mi preferidas, de hecho tengo varios modelos de ellas. Es una entrada preciosa!
    Un grande abrazo.

    ResponderEliminar
  5. Son piedras preciosas. Muy buenos informes Tetis.
    Obligado y beijos.
    Isa

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante esta rubrica, Tétis!

    Para além de nos forneceres uma informação valiosíssima acerca destas pedras preciosas, delicias o nosso olhar com as jóias! A ametista é a minha favorita, pela sua cor, "avinhada", pelo Deus Baco. Muito interessante, mesmo. Adorei ler.

    Um beijinho e obrigada.

    Janita

    ResponderEliminar
  7. Olá amigos, Tétis, Argos e Poseidón!
    Muito interessante este tema sobre as pedras preciosas que são tão belas.
    Desconhecia a história e por isso saio daqui com mais conhecimento, o que é sempre bom para o enriquecimento da nossa cultura e informação.
    Gostei muito de ler.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Me encanta la amatista, su color es precioso, nos muestras una entrada con todo lujo de detalles en la explicación Tétis. Gracias por compartir.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  9. hola amiga Tétis,
    precioso post por supuesto.
    Gracias!
    BESOS

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.