sexta-feira, 19 de abril de 2013

Casablanca

“As Time Goes By” é uma canção, escrita por Herman Hupfeld em 1931, que se tornou internacionalmente famosa em 1942 quando cantada pela personagem Sam (Dooley Wilson) no filme Casablanca. Desde então a canção tem, ao longo dos anos,sofrido inúmeras regravações nas vozes de artistas como John Lennon, Frank Sinatra, Nat King Cole, Louis Armstrong, Julio Iglesias, Willie Nelson, Rod Stewart e Carly Simon, entre inúmeros outros.

Casablanca é um filme norte-americano de 1942, dirigido por Michael Curtiz, que conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controlo da França, durante a II Guerra Mundial. Baseado na peça “Everybody Comes To Rick's”, de Murray Burnett e Joan Alison, o filme tem como estrelas principais Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman no de Ilsa Lund.

O enredo do filme decorre durante a II Guerra Mundial em que Marrocos fervilha de refugiados europeus que, tentando escapar aos nazistas, buscam a passagem para uma Lisboa que se mantém neutra. Em Casablanca é mais fácil entrar do que sair, especialmente se o seu nome estiver na lista nazi dos mais procurados. No topo dessa lista está o líder da resistência Checa, Victor Laszlo (Paul Henreid), cuja única esperança é Rick Blaine (Humphrey Bogart), um exilado americano que encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas nocturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), Rick ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal lhe pede ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor do passado faz com que Rick seja colocado perante o dilema de ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, para que ele possa continuar a sua luta contra os nazistas ou a sua felicidade que passará por fugir com Ilsa.

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, Casablanca ganhou vários Óscares da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943. Com uma grande estreia, o filme foi ganhando popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, juntamente com a profundidade das caracterizações, a intensidade da direcção, a sagacidade do roteiro e o impacto emocional do filme como um todo.

10 comentários:

  1. Lindo esse filme, inesquecível! abração,lindo fds!chica

    ResponderEliminar
  2. O filme que vejo vezes sem conta.
    O filme da minha nostalgia.
    O meu filme preferido...
    BFS.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  3. Muchas gracias por recordarme esta gran palícula. Nunca pasará de moda.
    Un abrazo
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  4. Este é um filme imortal...pela história, pela interpretação de dois "monstros" do cinema de sempre e pela música... Vê-se sempre e também há sempre coisas novas para descobrir num filme que já tem 71 anos!!
    Bela escolha para este fim de semana.
    beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Película que he visto en cantidad de ocasiones, un clasico maravilloso.feliz fin de semana.bikiños

    ResponderEliminar
  6. O cinema é um mundo por onde podemos viajar livremente e vestir a pele de tantas personagens. Sem dúvida que este foi e sempre será um dos grandes films de todos os tempos assim como "Gone with the wind"


    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. hola amiga Tétis,

    una maravilla de pelicula..

    gracias por compartir y por tu buen gusto.

    Bisous mon amie

    ResponderEliminar
  8. OI,vim aqui agradecer sua visita no meu cantinho, já estou seguindo
    aqui. Quero te ver no meu outro cantinho. Sucesso aqui. bjsss

    ResponderEliminar
  9. E se te disser que conheço toda a banda sonora e que nunca vi, realmente, o filme por inteiro?

    Sou doido? Sei que sim!

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  10. Amiga Tétis, não tem conta as vezes que vi este filme e sempre me emociono.
    Adoro cinema e há filmes que nos marcam para sempre,este é um deles, talvez porque nos revemos nalguns personagens.
    Uma história de amor sem final feliz para os amados, mas com um altruísmo que define um grande amor.
    Amiga, desculpe a minha ausência, não tenho ando bem e acabo sempre por ser injusta para alguns amigos que são tão especiais para mim como é o seu caso.
    Espero e desejo que a amiga esteja bem.
    Um beijinho carinhoso

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.