quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Amazonita


Continuando com a série "Gemas-Cristais-Minerais..." vamos hoje conhecer um pouco melhor a Amazonita.

A Amazonita, também chamada de pedra do Amazonas, faz parte do grupo do silicato, o mais abundante dos minerais e gemas do planeta. Ocorre muitas das vezes em pegmatitos graníticos. É uma variedade verde a verde azulado do feldspato microclina. A sua composição é de silício e oxigénio, por isso tem a cor verde devido a infusões de cobre na sua estrutura molecular. Na escala de Mohs tem uma dureza de grau 6.
 

A Amazonita é uma pedra opaca, frequentemente com inclusões brancas, amarelas ou cinzentas e que muitas vezes é confundida com o jade e daí o ser também erroneamente chamada de “jade do Brasil”. Atribui-se o seu nome ao rio Amazonas, pois na Europa acreditava-se que as primeiras amostras que lá chegaram provinham das margens deste rio, embora, na verdade, não se tenham encontrado quaisquer depósitos nessa zona. Outra das hipóteses atribuída à origem do nome desta pedra, seriam as lendárias “amazonas” da Mitologia Grega, uma população de mulheres guerreiras. 
 

É muito usada como pedra ornamental, principalmente em jóias e estatuária. A forma preferida de lapidação é como cabochão, pois é um mineral não translúcido e a lapidação facetada pouco acrescenta à beleza da gema. 


Milhares de anos antes da sua descoberta na América do Sul, já era conhecida pelos antigos egípcios que com ela faziam artefactos e a usavam como ornamentos, bem como os povos indígenas da América Central e América do Sul.



A Amazonita de maior valor é a que foi encontrada na Rússia que chegou a ser confundida com a nefrite da bacia do Amazonas. No século XX, a zona do Colorado, nos Estados Unidos, tornou-se a mais importante fonte de Amazonite. Também pode ser encontrada no Brasil, em Minas Gerais, no Canadá, em Ontário e Quebec, em Baveno na Itália, em Madagáscar e nos Montes Urais, na Rússia.


É uma das pedras sagradas dos indios e considerada valiosissima em todos os povos indigenas. Além de ser usada como adorno a Amazonita é também utilizada como cristal de cura.


Assim, acredita-se que a Amazonita providencia o equilíbrio e o alinhamento do corpo físico com os corpos etéricos. É uma pedra de equilíbrio, equilibrando as energias masculinas e femininas. Acalma os nervos e dissipa a irritação e a energia negativa, ajudando a rejuvenescer os centros do coração e as áreas do chacra da garganta. Melhora a capacidade de síntese e a criatividade, eliminando o medo de experiências extra-sensoriais e fortalecendo todos os meridianos. Promove o alinhamento dos corpos etérico e mental.


O verde da Amazonita está relacionado com o suave, a esperança e a renovação de tecidos e células, pelo que acredita-se que tem o poder de ajudar na cura do fígado, dos rins ou do baço e no tratamento de problemas musculares, dores de cabeça e insónias. 


Devido aos seus atributos, a Amazonita acalma e ajuda a filtrar as informações, associando-as à nossa intuição. É a pedra dos comunicadores e traduz poder e prosperidade.


Em síntese e devido aos seus atributos, acredita-se que, ao nível mental, a Amazonita faz a filtragem da informação que passa através do cérebro, aliando-a à intuição; acalma o cérebro e o sistema nervoso e alinha o corpo físico com o corpo etéreo; equilibra as energias, masculina e feminina e muitos aspectos da personalidade, ajudando a manter uma boa saúde.


A nível emocional, a Amazonita é um cristal de cura extremamente relaxante que dissolve e suaviza traumas emocionais, alivia a preocupação e o medo e dissipa a energia negativa.


No plano espiritual, um elixir de Amazonita é extremamente bom para todos os níveis de consciência, pois ajuda a manifestação do amor universal.


Como propriedades curativas atribui-se à Amazonita a cura e harmonia dos chacras laringeo e cardiaco; a melhoria da comunicação amorosa; o desenvolvimento da intuição; a dissolução da energia negativa e o bloqueio do sistema nervoso; a estabilização da osteoporose e da insuficiência de cálcio; a protecção contra os riscos de saúde derivados dos microondas e outras fontes electromagnéticas.


A Amazonite é a pedra dos signos Virgem e Carneiro/Aries e o presente ideal para os 16º e 19º aniversários de casamento.


15 comentários:


  1. Olá Tétis!

    Estava a ler e a pensar que a Amazonita se parecia com aquilo a que vulgarmente chamo de Ágatas. Fui pesquisar a correlação dos nomes e parece-me certa. Tenho uma pulseira, vinda do Brasil há talvez 50 anitos. É linda, mas fica-me um pouco apertada!

    Beijinhos

    Laura

    ResponderEliminar
  2. Ay!; me encanta esta piedra, tiene un color precioso, yo tengo una en la mesita de noche.Un post genial Tétis, felicidades.Bss

    ResponderEliminar
  3. Olá Tétis,
    Esta Amazonita ficava bem em muito sítio....na mesa da sala ou numa pulseira. De signos não.

    O resto....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Hi my fгienԁ! I ωаnt to ѕay thаt this aгtіcle is аmаzing, great written and inсlude аρρгoximately all
    signifiсant infoѕ. I'd like to peer extra posts like this .

    Also visit my homepage Chemietoilette
    My site > Chemietoilette

    ResponderEliminar
  5. Aunque yo soy geminis y por lo que dices es ideal solo para aries y virgo, a mi me encanta su color. gracias por la información tan detallada de esta bella piedra.bikiños

    ResponderEliminar
  6. Me encanta esta piedra y su hermoso color. Gracias por esta interesante entrada.

    Feliz día del amor. Besos. María

    ResponderEliminar
  7. Que tema apaixonante....Adorei...e é
    a pedra do meu Signo hihihi...
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hola maiga Tétis,
    todo muy lindo, feliz dia del amor.

    besos

    ResponderEliminar


  9. Llevo unos días alejada de mi residencia habitual y se me hace costoso compaginarlo todo al mismo tiempo. Pero antes de finalizar el día del amor y la amistad, quisiera darte las gracias por estar siempre acompañándome con la ternura de las palabras, que me hacen sentir muy afortunada por encontrarnos paseando por las colinas de este espacio virtual.

    Miles de besos
    Y miles de razones
    Para sentirse muy feliz
    Abrazando la magia de San Valentín.

    Y mil disculpas por mi parte,
    Si hoy es un día ualquiera para ti...

    Atte.
    María Del Carmen




    ResponderEliminar
  10. Amiga Tetis,conforme a cvc tenho que escolher cinco blogs para visitar e vc está entre eles,não poderia nunca deixar você fora do meu coração.Tenha um bom fim de semana de paz e alegria.PS adorei o post

    ResponderEliminar
  11. Olá amigos,

    Obrigada a todos que aqui comentaram e me alegraram com a vossa presença.

    Para os que gostam de "pedrinhas", prometo que em breve teremos outra maravilha da Natureza para conhecer e apreciar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Tétis!
    Venho do CVC e tenho vc no meu sorteio de hoje. Sei que saiu mas, ainda considero de lá. Achei muito interessante a postagem sobre a pedra amazonita. É muito linda, e deixa as jóias lindíssimas.Gostei de saber do seu poder de cura,que providencia o equilíbrio e o alinhamento do corpo físico com os corpos etéricos. É uma pedra de equilíbrio, equilibrando as energias masculinas e femininas. Acalma os nervos e dissipa a irritação e a energia negativa, ajudando a rejuvenescer os centros do coração e as áreas do chacra da garganta.
    Muito bom mesmo amiga.
    Bjos!

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Tétis!!!Amigaa,que texto maravilhoso.Saber que a pedra verde da amazonita está relacionado com o suave, a esperança e a renovação de tecidos e células, pelo que acredita-se que tem o poder de ajudar na cura do fígado, dos rins ou do baço e no tratamento de problemas musculares, dores de cabeça e insónias. As lapidações dela em semi-joias são lindas também.Vou esperar mais textos sobre as pedrinhas.Para conhecer mais e aprecia-las.
    Beijos com carinho!!

    ResponderEliminar
  14. Tétis querida, vim te deixar um beijo.
    Gostei do texto, gostei de vir.

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Olá Tétiis

    Gosto de pedrinhas, pela sua beleza.
    mas não acredito nos seus poderes.

    Abraço grande

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.