quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As ondas gigantes da Nazaré


Garrett McNamara: “ondas da Nazaré são únicas no mundo”


Surfar na Nazaré é cada ano mais desafiante, afirmou esta terça-feira Garrett McNamara, sublinhando as características únicas das vagas da Praia do Norte consideradas pelo surfista norte-americano «únicas no mundo».

«Na Nazaré a onda é sempre muito imprevisível, pode vir de um lado ou de outro e nunca sabemos como vai rebentar», disse Garrett McNamara, surfista que na segunda-feira surfou na Praia do Norte uma onda que lhe poderá valer novo recorde do mundo.

Apesar de já ter surfado ondas grandes em vários pontos do Mundo e de reconhecer à Nazaré algumas semelhanças com mares do México e do Havai, McNamara não tem dúvidas em considerar a Praia do Norte «um lugar único no mundo, onde as ondas têm muita personalidade e são muito especiais».

Aliás, frisou, «tudo na Nazaré é especial» e por isso regressa ano após não para concorrer mas também para «partilhar com o maior número de pessoas» as aventuras em ondas gigantes que no último ano têm contribuído para atrair milhares de pessoas à localidade.

Garrett McNamara, que desta vez está acompanhado por Kealii Mamala (com quem surfou ondas geradas pela queda de blocos de um glaciar no Alasca em 2007) e por Kamaki Worthington e Hugo Vau (que formaram a equipa de segurança dentro de água), realçou a emoção de assistir ao desempenho dos companheiros dentro de água, onde durante o dia de hoje continuam à procura de ondas gigantes.

O surfista que não quer dar a sua opinião sobre se a onda de segunda-feira foi ou não maior que a surfada em 2011. Contudo, disse que foi «definitivamente diferente, poderá não ter sido a mais alta, mas poderá ter sido mais larga e uma enorme massa de água».

A expectativa de McNamara é que se o recorde não tiver sido batido na segunda-feira não o será hoje, porque «as ondas estão perfeitas, mas mais baixas».

Até ao final da semana promete voltar à água todos os dias na busca da onda de cem pés.

Garrett MacNamara está na Nazaré no âmbito da ZON NORTH CANYON SHOW, um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.



Porquê estas ondas gigantes? O que é o "Canhão da Nazaré"?


O “Canhão da Nazaré” é o maior desfiladeiro submerso da Europa com uma extensão de cerca de 200 quilómetros, que se desenvolve ao longo da direcção Este-Oeste e que atinge os 5000 metros de profundidade na planície abissal onde desemboca. A cabeceira do canhão encontra-se a menos de um quilómetro da costa na direcção Sudoeste. Esta contiguidade da cabeceira à linha de costa potencia condições oceanográficas singulares que originam processos hidrodinâmicos e de transporte sedimentar, directamente relacionados com a presença do canhão e sua morfologia.

A proximidade da cabeceira do canhão à costa afecta as características da ondulação nas zonas pouco profundas adjacentes, como se atesta pelo significativo empolamento da onda na Praia do Norte, antes da zona de rebentação em situações de incidência de Oeste. Este fenómeno deve-se à interacção da ondulação com o bordo norte da cabeceira que resulta numa focagem ou convergência da onda por refracção e consequente empolamento.


22 comentários:

  1. Eu não me metia lá....

    Foi precisamente na Nazaré, já lá vão uns anitos, que apanhei o maior susto destas coisas. E tinha apenas cerca de 2 metros...

    Gosto mais de outros temporais, de outros mergulhos e de outros banhos..:)))

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá JP,

      Como te entendo!...

      Outros temporais, outros mergulhos e outros banhos... é claro, nada mais certo.

      Apesar de adorar o mar e de tudo o que a ele diz respeito, é precisamente o respeito que tenho por ele que sempre me impediu de embarcar em aventuras como estas. E, acredita, o meu sonho era ter ido para a Marinha, mais propriamente para os submarinos (espero não ter sido mal interpretada...).

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Posso?
      Obrigado!

      Tétis, fizeste-me dar uma gargalhada!

      Abraço grande

      Eliminar
    3. Também posso?
      Também eu Argos.... Também me ri perdidamente, mas não disse nada. Ainda me batia ou jogava algum mau olhado:))))

      Abraço grande aos dois

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá BlueShell,

      É notícia do dia, melhor, da semana, em jornais, televisão, rádio...

      Dei um saltinho muito rápido ao teu blog e em breve voltarei para ver melhor e deixar-te um comentário.

      Beijinhos

      Eliminar

  3. Adoro o mar e, sobretudo, respeito-o. Assim causa-me um misto de deslumbramento e de terror.

    E o meu tornozelo é muito sensível, porque habituado a águas quentes de África e da... banheira. :))

    Mas não sabia da existência do 'Canhão'! Sempre a aprender!

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura,

      Também a mim o mar me causa deslumbramento. Sou capaz de ficar horas a fio a contemplá-lo. E, estranhamente, quanto mais agitado ele estiver, tanto mais tem o poder de me acalmar.

      Os meus tornozelos também se dão melhor com águas quentes, isto apesar de ter nascido à beira-mar, dum mar bem agitado e de água bem fria.

      Quanto ao "Canhão Submarino da Nazaré", há imensos estudos sobre esse fenómeno geológico, inclusivé teses de mestrado e doutoramento.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Es impresionante. hoy precisamente ha salido en TVE y me ha impactado la pequeñez del surfista en esa enorme ola.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola,

      Sim, é impressionante comparar a pequenez do surfista com a onda gigante sobre a qual ele heroicamente se aguenta sem cair.

      Para mim que não entendo nada de surf, considero isto um verdadeiro desafio às leis da Física.

      Besitos

      Eliminar
  5. Saudades dos meus amigos do Farol
    Beijos na alma ... M@ria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria,

      Há quanto tempo não nos davas a alegria de aparecer pelo Farol e quantas saudades!... Já tinhamos os três falado sobre ti, o que teria sucedido para nos privares da tua presença sempre tão agradável.

      Espero que esteja tudo bem contigo.

      Beijinhos meus e também de Argos e Poseidón

      Eliminar


  6. Me gustaría ser una gota de lluvia,
    Para nacer al borde de unos bellos ojos
    derramarme por la luz de las mejillas
    y romperme en la silueta de los labios,
    para iluminarte con una sonrisa cada mañana.

    ¡¡Un feliz y radiante fin de semana te deseo!!

    Atte.
    María Del Carmen


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Gatita,

      É sempre uma alegria e uma honra ver-te no nosso Farol. Trazes sempre contigo muita luz e carinho nas palavras amigas que nos ofereces.

      Besitos

      Eliminar
  7. LO he visto por la tele y es impresionante.Adoro el mar, vivo rodeada de el, pero nunca he visto cosa igual.Gracias por la entrada y toda la información sobre Nazaret y ese fenómeno.Bikiños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Esther,

      Sim, é impressionante quer o tamanho da onda quer a destreza de McNamara.

      Quando vieres a Portugal não deixes de visitar a Nazaré. É uma cidade bem bonita com belas paisagens onde o mar é predominante.

      Bikiños também para ti

      Eliminar
  8. Olá Tétis,

    Um bom post! ;)

    Esta onda poderá constituir um novo recorde, se como dizem tiver cerca de 34 metros!
    Até o jornal britânico The Times decidiu escolher a proeza de McNamara para a sua primeira página.
    Também foi notícia no "El País", na televisão norte-americana CNN e em muitos outros meios de comunicação por todo o mundo.
    Poderá ser um bom investimento para o turismo da Nazaré.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  9. Oieeeeee...tudo bem com vc?...seu blog é destaque essa semana no magia,pela beleza e pelo carinho com q é cuidado...parabéns!Tem um selinho e meu award pra vc,tá?Nossa mas essa onda me deu medo...sei nadar mto bem, mas tenho medo de ondas gdes demais e essa é gigante...aff!!
    Uma ótima sexta-feira!
    *Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.*
    Beijinhus
    Magiagifs(Li)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite amigo!
    Estou vindo da Ilha e agradecer mais uma vez sua visita.
    Esta postagem Porquê estas ondas gigantes? O que é o "Canhão da Nazaré"? é muito profunda. Muito interessante! Me ajudou muito. bjos!

    ResponderEliminar
  11. Hola amiga Tétis,
    un post interesante y impresionante.

    Besos de luz

    ResponderEliminar
  12. Uma maravilha não é....Por esta e outras, cada vez
    admiro e respeito mais a Natureza...
    Bom Fim de Semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Devido ao acidente ocorrido no dia 28/11/2013, resolvi verificar do que se trata esse canhão de Nazaré. Fiquei impressionado! Sempre respeitei muito o mar, mas agora tive uma real mostra de sua força! Obrigado pelas informações! Bruno, Belo Horizonte, Brasil

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.