terça-feira, 7 de agosto de 2012

Caetano Veloso completa hoje 70 anos de idade


Em plena produção, ele é protagonista absoluto da música popular brasileira

Caetano Veloso chega aos 70 anos sem nunca deixar de ter sido… Caetano Veloso. Desde que apareceu para o Brasil e para o mundo, em meados dos anos 1960, o baiano nascido na pequena Santo Amaro da Purificação sempre foi um protagonista. Primeiro, por liderar um movimento que ganhou o nome de Tropicalista e mudou os rumos da música popular brasileira; depois, por manter o espírito de artista inventivo e irrequieto, capaz de ir da bossa nova ao rock e homenagear até gêneros musicais considerados menos nobres. 

Em todos esses anos, Caetano foi polêmico e deu opiniões exageradas, mas cantou tudo e todos: o amor, a desilusão, a alegria, o sol, o vento, os presos, a miséria, a política, o carnaval, Londres, sua amada Salvador, até a dura poesia concreta de São Paulo. É impossível dizer qual é canção mais linda de Caê, ou qual é o melhor disco entre os 50 que gravou, mas uma coisa é certa: o baiano tem uma das vozes mais perfeitas da música popular brasileira e é um grande intérprete de suas canções e de outros compositores. 

Mais? Caetano escreveu um livro fundamental sobre a música brasileira, o seu “Verdade Tropical" (1997), se aventurou pelo cinema e assina uma das melhores frases da nossa cultura: “de perto, ninguém é normal".

Caetano não programou nada em especial para comemorar o dia de hoje. Está em estúdio, gravando um novo disco de músicas inéditas – que certamente será surpreendente e adorável. O único compromisso do músico por esses dias, conforme o seu site, é um show de voz e violão no dia 10 para homenagear outro baiano ilustre, o centenário Jorge Amado. 

Parabéns, Caetano. E faça valer sua canção: “o homem velho deixa a vida e a morte para trás...”

In: band.com.br 

9 comentários:

  1. Enquanto "comento" vou ouvindo estas belas canções
    numa das minhas vozes preferidas.
    Bela escolha!
    Parabéns, Caetano Veloso!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Adoro ouvir o Caetano até seu jeito de conversar...Aquela caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalma!!! Não parece 70... abração,chica

    ResponderEliminar
  3. Olá Tétis,

    Gostei de verdade deste post!
    Estive a ouvir as canções várias vezes.

    Obrigado e um abraço grande

    ResponderEliminar
  4. Hola Tetis!

    Bonito homenaje a Caetano.

    Un beso grande

    ResponderEliminar
  5. Hola amiga Tétis,

    Caetano un grande amigo de nuestro Roberto carlos tb..

    precioso y merecido homenaje a CAETANO.

    Besitos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, ao Caê, pelos 70 anos e pela grande produção de belas e suaves canções, em estilo inconfudível. Homenagem mais que merecida...

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  7. Nas asas da mágica internet e navegando por multicoloridos blogs chego aqui nesta maravilhosa página, a este farol chamado amizade. Só a amizade constrói este encantado mundo dos blogs, só visitas mútuas estreitam os laços dessas amizades mesmo que elas estejam divididas por um imenso oceano e em diferentes continentes. É isso que faço aqui amigos, é com este sentimento que chego aqui saudando vocês: Argos, Poseidón e Tétis bem como a todos aqueles que visitam este maravilhoso "Farol". Amiga Tétis, sobre a sua postagem o que poderia dizer sobre este extraordinário artista e poeta brasileiro que ultrapassou as fronteiras do Brasil com sua arte? Nada! Você já disse tudo. Deixo na luz desse farol a minha amizade, o meu carinho e admiração. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderEliminar
  8. Confesso que ouço cada vez menos...música brasileira....mas
    a razão...., é que felizmente a música do meu País melhorou.
    Hoje temos bons cantores...com boa música...
    Mas...Caetano Veloso...só houve um....
    Gostei
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá amigos

    A todos os que comigo estiveram nesta homenagem a Caetano, o meu muito obrigada.

    Visitarei os vossos blogues e ficarei um pouquinho com cada um de vós, logo que me seja possível.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.