quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os Poetas do Parque

José Régio (1901-1969)

Parte 3
Regressamos ao “Parque dos Poetas” para um último passeio na companhia de José Régio.
Desta vez o passeio será acompanhado de música e das vozes de alguns intérpretes de poemas de José Régio.

Iniciaremos o passeio ouvindo o poema “Fado Alentejano” interpretado pelo cantor e compositor alentejano Jorge Ganhão.

Fado Alentejano
Alentejo solidão, solidão ai Alentejo
Alentejo solidão, solidão ai Alentejo
Solidão ai Alentejo, além Tejo solidão

Oceano de ondas de oiro
Tinhas um tesoiro perdido
Nos teus ermos escondido
Vim achar o meu tesoiro

Convento de céu aberto
Nos teus claustros me fiz monge
Perdeu-se a terra ao longe
Chegou-se-me o céu mais perto

Alentejo solidão, solidão ai Alentejo
Alentejo solidão, solidão ai Alentejo
Solidão ai Alentejo, além Tejo solidão

Padre-nosso dos infelizes
Vim coberto de cadeias
Mas estas com que me enleias
Deram-me asas e raízes

Alentejo solidão, solidão ai Alentejo




Continuamos com o “Fado Português” na voz da famosa e saudosa Amália Rodrigues.
Fado Português
O Fado nasceu um dia,
quando o vento mal bulia
e o céu o mar prolongava,
na amurada dum veleiro,
no peito dum marinheiroque,
estando triste, cantava,
que, estando triste, cantava

Ai, que lindeza tamanha,
meu chão, meu monte,meu vale,
de folhas, flores, frutas de oiro,
vê se vês terras de Espanha,
areias de Portugal,
olhar ceguinho de choro.

Na boca dum marinheiro
do frágil barco veleiro,
morrendo a canção magoada,
diz o pungir dos desejos
do lábio a queimar de beijos
que beija o ar, e mais nada,
que beija o ar, e mais nada.

Mãe, adeus. Adeus, Maria.
Guarda bem no teu sentido
que aqui te faço uma jura:
que ou te levo à sacristia,
ou foi Deus que foi servido
dar-me no mar sepultura.

Ora eis que embora outro dia,
quando o vento nem bulia
e o céu o mar prolongava,
à proa de outro veleiro
velava outro marinheiro
que, estando triste, cantava,
que, estando triste, cantava.




E para terminarmos este nosso passeio ouviremos duas interpretações do “Cântico Negro”, uma declamada pelo actor, encenador e grande declamador português João Villaret, a outra bem diferente mas não menos vibrante, pela famosa brasileira Maria Bethânia.

Cântico Negro
"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!





Esperamos que tenham gostado da nossa selecção e apreciado os belos recantos deste parque.

Autores do post: Argos e Tétis

17 comentários:

  1. Ay¡¡ si no fueran por las alas y raíces!!!..Que entrada más enriquecedora...cuanta letra hermosa...gracias..Un abrazo

    ResponderEliminar
  2. Quem não é suspeito sobre Régio que levante a mão...ninguém!

    Na seu alentejo, abandonado ao sol, canta a dor, descreve a vida, como ninguém.

    Obrigada1

    bj

    ResponderEliminar
  3. Meus queridos

    Uma selecção de músicas lindas...principalmente o fado Alentejo...sou alentejana e é lindo.
    Já levei o selinho e deixei os parabéns.

    Agora deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Buenas noches..

    Como fue la fiesta? .. jejeje.... una deliciosa música .. bellos fados.. saludos

    ResponderEliminar
  5. Amigos,

    Vim hoje te dar um beijo especial e agradecer por vc fazer parte da minha historia, tem um selinho para você lá no Canto.

    ResponderEliminar
  6. Muy agradecida por tu visita… bellas palabras
    Y esa amistad que siempre puedo ver en tus
    Comentarios a mi blog…yo admiro tu post hermosos Fados portugueses me encantan
    Y tengo una gran simpatía y cariño a tu
    Persona.
    Gracias sobre todo por tu amistad.
    Un abrazo
    Marina

    ResponderEliminar
  7. Gostei do Fado Alentejano de Jorge Ganhão...Não conhecia....gostei...
    Todo o Post está cuidado...
    Beijo e Abraçomismint

    ResponderEliminar
  8. Gracias por tus bonitas poesías, me alegro de haber venido a verte. Que tengas un buen fin de semana.
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  9. Continua convidativo este Parque dos
    Poetas.
    Enriquecido com a voz e o declamar de pessoas lidas.
    Saudades de Vilaret.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  10. Este homem era pau para toda a obra...

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Gosto de fados... música que vem do fundo da alma...
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil.
    ✿ܓܓ ♫
    °º
    •*• ♫° ·.

    ResponderEliminar
  12. Maravillosos fados, preciosas imágenes...un gran placer pasar por vuestro Faro de AMIZADE.Admiro profundamente la voz de la inolvidable y genial Amalia Rodrígues.
    Besos para los tres.
    Carmendy

    ResponderEliminar
  13. Belíssimooooooo.......Parabéns!!
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

    Faça de teu viver uma magia...
    Ofereça sempre uma flor,
    Não guarde no coração rancor.

    Faça de tua Alma vazia
    Um ser de grande esplendor...
    Em teu coração, cultives o Amor!

    (Poeta Dolandmay)

    Feliz Domingo e beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  14. Queridos amigos Tétis y Argos,

    Os felicito por vuestro post muy bueno como lo sois vosotros.

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  15. Increíble belleza y maravillosa colección de El Parque de los Poetas.
    Completo, hermoso y reconfortante post, en el que además los Fados (que adoro) me hacen sentir genial.
    Besos y mi afecto siempre.

    ResponderEliminar
  16. A todos os amigos que nos acompanharam neste aprazível passeio o nosso obrigado e fica a promessa de uma nova caminhada no parque!

    Abraço dos amigos

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.