quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Luís Represas e Pablo Milanés


Retomando a série ”Duetos Musicais”, apresentamos hoje duas referências da música portuguesa e cubana: Luís Represas e Pablo Milanés
Luís Represas é um cantor e compositor português considerado já uma referência da música nacional.
Desde muito cedo interessado pela música, Luís Represas comprou aos 13 anos a sua primeira guitarra.
Em 1976 funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, grupo este que se viria a revelar um dos mais influentes da música popular portuguesa do pós 25 de Abril.
Ao longo dos 16 anos de vida dos Trovante, Luís Represas, o vocalista da banda, participa em inúmeros festivais internacionais, onde contacta com muitos dos nomes mais importantes da Música Popular actual, tendo gravado vários LP’s e um álbum duplo.
Em 1992, quando os Trovante se separam, Represas inicia a sua carreira a solo.
Para se distanciar do passado, criar novos espaços e viver outras experiências musicais, o cantor viaja para Cuba onde conquista o seu espaço e compõe as músicas que viriam a fazer parte do seu primeiro álbum de originais a solo, “Represas”, totalmente gravado em português e castelhano. Colaboram com ele o baixista português Nani Teixeira e os cubanos Pablo Milanés e Miguel Nuñez.
Pablo Milanês cria com Luís Represas um dos mais reconhecidos duetos nacionais, “Feiticeira”.

Depois de se apresentar ao vivo numa tournée que percorre todo o país, Represas consagra-se na mais popular sala de espectáculos de Lisboa, o Coliseu dos Recreios, enchendo por duas noites a sala num concerto registado e transmitido para televisão pela RTP.

Em 1995 produz o disco “Cumplicidades”, com a colaboração de Bernardo Sassetti e Davy Spillane e enche por quatro noites consecutivas o Auditório do Centro Cultural de Belém, num concerto que dará origem a um CD duplo “Ao Vivo no CCB”, galardoado com dupla platina.

Em Maio de 1999, a convite do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, Represas reúne-se à sua antiga banda, os Trovante, para um espectáculo memorável no Pavilhão Atlântico, reencontro este donde resulta um CD duplo, ao vivo, intitulado “Uma Noite Só”, galardoado com dupla platina.

De novo a convite do Presidente da República e na sequência da luta pela causa Timorense, Luís Represas desloca-se a Timor em visita oficial levando consigo a canção “Timor” (o último single gravado pelos “Trovante”), que se tornaria no hino à independência e à paz daquele território.
Em 2000 desloca-se ao Brasil para dois concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro e em 2001 grava o seu primeiro disco em Espanha e comemora 25 anos de carreira, com concertos no Pavilhão Atlântico e no Coliseu do Porto.
Em 2003 sai o seu novo álbum de originais gravado em Portugal, República Checa e Cuba e em 2006 lança o álbum “A história toda” que contém a gravação do espectáculo comemorativo dos seus 30 anos de carreira.
“Olhos nos olhos” é o seu nono disco a solo, lançado em 2008 e integralmente gravado em Cuba, que conta com a participação especial da brasileira Simone, dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia, entre outros.
Em 2009 Represas participa no DVD de Margareth Menezes, ao lado do baiano Carlinhos Brown e de outros grandes nomes da música popular brasileira.
O seu mais recente trabalho,“Luís Represas – Ao Vivo no Campo Pequeno”, é editado em Março de 2010, sendo um dos registo de um desses espectáculos um verdadeiro “best-of” do artista.
Luís Represas conta ainda no seu “curriculum” com a condecoração “Ordem de Mérito” concedida pelo Presidente da República Portuguesa em 2005, no dia 10 de Junho, “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades”.
Pablo Milanés é um cantor e guitarrista cubano

Nascido na cidade de Bayamo, capital da província de Granma, Pablo Milanés tem as suas origens musicais na infância quando começa a cantar em numerosos programas de rádio e televisão e a obter prémios nos concursos organizados por essas emissoras.


No início dos anos 50, a mudança da família para La Havana permitiu-lhe entrar em contacto com populares e grupos tradicionais e frequentar o Conservatório Nacional de La Habana. Foram, contudo, os músicos de rua, do seu bairro e dos cafés que lhe permitiram absorver uma maior diversidade e riqueza sonoras. Em 1956 participa no programa “Estrellas Nacientes” onde demonstra já uma excelente capacidade musical e ficando a ser conhecido no mundo artístico.
Além das influências cubanas, como o “feeling” (“sentimento”), Pablo Milanés recebeu a influência de músicas estrangeiras, sobretudo a norte-americana.
No começo dos anos 60 inicia a sua carreira profissional em vários grupos como o trio “Los Armónicos”, o conjunto “Sensación”, embora onde tenha tido mais destaque foi no “Cuarteto del Rey”, grupo especializado em espirituais negros.
Em 1963 compõe a sua primeira canção, “Tu mi desengaño”, começando desde aí a interpretar as suas próprias canções que agrupavam várias influências harmónicas.
Entre 1964 e 1966 incorpora um novo quarteto musical “Los Bucaneros”.
O ano de 1965 é muito importante na carreira de Pablo Milanés porque a composição “Mis veintidós años” revela uma nova linguagem musical em que as tendências tradicionais estão misturadas com novos elementos musicais que fazem adivinhar a sua necessidade de experimentar novos caminhos e experiências musicais. A partir daí Pablo destaca-se pela sua condição de compositor e começam a surgir canções que abordam assuntos como o amor e o compromisso político e social. Passa a fazer parte, a par de outros intérpretes, do “Centro de la Canción Protesta”.
Em 1969 integra o “Grupo de Experimentación Sonora” do “Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos” que se dedica à recuperação de músicas tradicionais cubanas perante o confronto com as novas tendências contemporâneas estrangeiras. São desta época canções emblemáticas como “Yolanda”, “Quien me tienda la mano ao pasar”, “Los caminos”, entre outras.
Em 1973 musicalizou alguns versos de José Martí e iniciou tournées fora de Cuba. Os temas sociais, políticos e amorosos foram os mais habituais que continuou a compor a partir da segunda metade dos anos 70 e que ainda perduram na actualidade.
Em meados dos anos 80 colabora na criação do programa de televisão “Proposiciones”, uma experiência cultural inovadora na televisão cubana e em 1988 a organização de outro grande projecto musical oferece a realização de vinte e dois concertos por todo o seu país.
Os seus mais recentes trabalhos estão incluídos no disco “Regalo” editado em 2008 e o seu mais recente concerto teve lugar a 2 de Dezembro de 2010 no “Teatro Principal” de Burgos, em Espanha.
Com mais de 40 anos de carreira, Pablo Milanés editou cerca de quarenta discos e participou em numerosas obras colectivas. Tem sido distinguido com vários prémios, medalhas e Grammy’s.

21 comentários:

  1. Ay!!!!!

    Tetis, me ha llegado al coraźon, son impresionantes, lo he escuchado mas atenta que un padrenuestros...

    y me siento bien oyéndoles... Luis y Pablo. insuperables..

    pero el cantito de Luis con ese tonito portugues...

    al oido me pone los pelos de punta..

    me lo quedo.

    y si lo escuchas en mi blog..

    es que te lo he copiado.

    así por la carita..

    Besitos mi Tetis querida

    ResponderEliminar
  2. Tetis..

    eres una hechicera...

    seguro... que deslumbra... con su belleza

    no me queda duda

    ResponderEliminar
  3. ME ENCANTA PABLO MILANES.
    Cariños para ti.
    mar

    ResponderEliminar
  4. Me encanta como cantan Pablo y luis.
    Son excepcionales.
    Gracias por este ragalo para nuestra sensibilidad musical.
    Besos. María.

    ResponderEliminar
  5. Adoro os dois. Obrigada pela partilha. Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Grande escolha!
    Este é um dos duetos que impressiona pelo poder do canto!
    Excelência no Farol!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. A lua de prata
    no céu se esconde
    As estrelas pingam
    lágrimas de saudade
    A noite grita
    dentro de mim o teu nome

    Lou Witt

    Feliz noite....Beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  8. Já tinha saudades destes duetos!
    Parabéns pela escolha.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  9. Olha que dois...!!!Maravilha..
    Festas Felizes

    ResponderEliminar
  10. Minha querida

    Uma escolha de grande talento...são dois cantores muito bons.
    Adorei.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  11. Hola amigos, bella entrada Tetis, me gusta el video gracias por compartirlo a sido un gustazo escucharlo, un beso a los tres de vuestra amiga
    DERAY

    ResponderEliminar
  12. Tetis,

    Os duetos entre eles, são para nos retirar o fôlego.

    O vídeo não está operacional...mas sei-os de cor.

    bj

    ResponderEliminar
  13. Sem nexo
    Vou virando a página
    Reescrevo a história
    Pra apagar da memória
    Os sonhos que vivi...

    Márcia Cristina M

    Beijos & Flores no seu dia! M@ria

    ResponderEliminar
  14. Precioso post !
    Pero hoy paso a dejarte deseo de una FELIZ NAVIDAD y un próspero año nuevo
    Besos desde el sur de Brasil

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga Tétis,

    precioso tu post, sabes que adoro la música, gracias por compartir con nosotros.

    Merci mon amie pour nous offrir un post musical aussi merveilleux.

    Bisous

    ResponderEliminar
  16. Olá Tétis

    Esta canção põe-me um pouco melancólico.

    abraço grande

    ResponderEliminar
  17. MARAVILLOSA música.
    Bravo por vuestra impresionante labor de divulgación y amistad.
    Un beso Tètis.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada aos amigos que comigo escutaram as vozes destes dois "feiticeiros" da canção.

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
  19. Salvé

    Muito bem escolhido o tema que gosto bastante...aliás como quase todos os dos Trovante.

    Espero que o novo ano, sela de brilho e coragem para se enfrentarem medos sejm eles quais forem que turvem relações e situações.
    Á perte disso que seja de Luz e Graça para abençoar a atmosfera nefaste em que se vive no mundo inteiro e este local chamado blogosfera é o espelho disso...chega mesmo a sr miserável pela má fé, despeito, inveja, e révanche que se colaram de tal forma, tipo lacre, que dificilmente se despegará!

    Que saibas discernir e separar o trigo do joio, é só o que espero...mesmo!
    Tenho estado á espera que o céu me faça jus em muitos processos que se foram desencadeando porque as pessoas não aguentam qualquer comentário menos melado!

    Abraço
    Mariz

    ResponderEliminar
  20. Tétis

    Embora o meu comentário anterior esteja cheio de gralhas e porque o blogspot deixou de possuir revisão de texto, saiem estas sopas de letras...mas espero que tivesses conseguido interpretar e tirado pelo sentido.
    Uma das campanhas que por aí curcula é que sou analfabeta, louca e +!
    Vim de novo,porque estranhei - e sabes que digo tudo bem como a outros sem os temores que normalmente toldam as pessoas e as fazem agir de forma menos propria - o comentário que deixaste para mim, tivesse sido em nome dos 3 do Farol! sabes bem que o Argos já comentou...
    então aquele só poderia vir de ti. E pergunto eu: porque razão não foi em teu nome apenas?!
    Tiveste medo de quem te envenenou, pudesse ler e pensasse mal de ti?! Ou te criticasse? - Não sabes que nas costas dos outros, vês tu as tuas?
    Ou isso não passa de provérbio para ti e não é real?
    Ora vim eu aqui, derivado á mensagem que me deixaste no telemóvel, a qual retribui, e assim, vinha reforçar a minha boa fé e disponibilidade, porque pensei que já tivesses chegado a qualquer conclusão... afinal enganei-me!
    Indirectamente refugiaste-te numa máscara a 3, e não seres tu, a Tétis, apenas!
    Isto que refiro, é mais uma prova cabal da minha sinceridade, e que tenho como mais valia.
    Só me importo com Deus!
    Ora se não tenho medos, se não devo nada a ninguém - esforço/ei por PAGAR TUDO O QUE RECEBO/i DE UMA FORMA OU OUTRA, embora me acusem de ingrata e vil - estou á vontade para Caminhar sem problemas de consciência. Para outras/os tudo o que acontece é
    culpa de A,B,C ou das situações da vida e nunca delas...é pois fácil pois mentir e tentar derrubar outros pela via da gratuitidade!
    Resumindo e concluindo:
    Foi triste e feia a tua atitude...
    As outras que tiveste já te as disse também. Mas já esqueci.
    REparei que entrou aqui mais um elemento que antes me comentava e porque também não aguentou alguns conselhos e outras tantas situações provadas em como se deixava levar por quem não prestava - mas informei-o quase de mãe para filho pela boa conta que o tinha...enganei-me redondamente! É que as máscaras são por vezes tão bem fabricadas... foi o que aconteceu com o Paulo Intemporal - não tenho medo de o referir - que desde então, tem feito uma propagenda absolutamente terrorista contra mim, e abre páginas de blogs que depois apaga só para poder dizer mais umas coisinhas...umas ordinárias, outras nem tanto, mas o intuito é o mesmo: Desmoralizar! Achincalhar!Mas eu tenho todos os comentários guardadas de todos os perfis anónimos que me vem deixando - no caso de ser necessário retirar como provas!

    Portanto eu não uso heterónimos,nem abro páginas para me disfarsar com o único intuito de dizer aquilo que não sou capaz de escrever directamente e assumir!
    Nem depois peço ás queridinhas amigas para virem em meu auxílio escrever mais baboseiras como se tivessem em cada delas, porque não o fazem no meu blog. Eu não tomo as dores de ninguém, embora faça perceber se aquela pessoa fez algo a outra, é logico que mais tarde ou mais cedo me fará a mim também, porque o carácter mediano assim o exige!
    Mas desengane-se quem pensar que vou continuar a amparar tais golpes e atitudes semelhantes, porque assim que acabar este período de "festas" fecho o blog nos moldes em que está e ficam apenas os posts já publicados até ao momento - nem vou dar oportunidade a que deixem comentários; e assim, deixo de alimentar toda essa gentinha!

    A campanha de robertos acabou. E como tu tens o meu numero quando deixares os teus medos podes contactar-me se achares por bem. Caso não, esta será a última mensagem que te deixo e faço votos que um dia - e o tempo é o melhor conselheiro e o portador de verdades - verás com quem lidaste! - e falo por mim igualmente.

    Desejo que o teu ano seja de realizações e venturas.
    E quanto aos medos livra-te deles pois só servem para estagnar a ecolução!

    Deixo-te o meu abraço de sempre
    Mariz

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.