segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Metade - Oswaldo Montenegro

Há uns tempos atrás um amigo brasileiro enviou-me um poema de Oswaldo Montenegro, autor cujo nome já conhecia mas de quem sabia muito pouco.

A beleza do poema e a ânsia de saber tudo o que se relacione com a Lusofonia, levaram-me a procurar conhecê-lo melhor e deste modo descobri a sua rica e interessante obra.


Assim, deixo-vos aqui uma biografia muito resumida de Oswaldo Montenegro e um vídeo onde o poema “Metade” é declamado pelo seu próprio autor.


Segundo esse meu amigo brasileiro, Oswaldo “fala de amor com a alma”!…


Espero que gostem tanto como eu gostei!...

Obrigada João!...
Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu em 15 de Março de 1956, no Rio de Janeiro. É um músico brasileiro que também compõe trilhas sonoras para peças teatrais, ballet, cinema e televisão.

Oswaldo é um caso excepcional de precocidade musical. Sem nunca ter estudado música regularmente, começou desde a tenra infância a ser influenciado por ela. Primeiro, na casa de seus pais no Rio de Janeiro, por sua mãe que tocava piano e por seu pai que tocava violão e cantava. Depois, a mudança aos 7 anos para São João del-Rei, em de Minas Gerais, cidade poética e boémia, onde as serestas aconteciam todas as noites e as pessoas juntavam os amigos em casa para passar as noites tocando e cantando, foi decisiva para a sua futura vida musical. Ao mesmo tempo, Oswaldo foi atraído pela a música barroca das igrejas. Nesta época teve aulas de violão com um dos seresteiros da cidade e compôs a sua primeira canção, “Lenheiro”, nome do rio que banha São João del-Rei. Venceu um festival de música com apenas 13 anos, no Rio de Janeiro, onde voltou a morar.

A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança para Brasília, em 1971, onde começou a ter contacto com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Fez os seus primeiros shows e aos 17 anos tomou a decisão definitiva de viver da e com a música.

Com 25 anos de carreira, Oswaldo Montenegro possui 32 CDs gravados, sendo 3 de Ouro e 1 de Platina.

É autor de diversas trilhas para teatro (“Cândido”, “O Sapatinho de Cristal”, “Brida”, entre outras), de peças musicais com recordes de bilheteria (“A Dança dos Signos” e “Noturno”, em cartaz respectivamente desde 1983 e 1992), de trilhas para cinema e televisão (“O Rato”, “O Farol”), de roteiros e trilhas para ballet (“Áurea”, “Paralelo 15”, “Telas”, etc.). Tem composições gravadas por grandes nomes como: Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Zizi Possi, Altemar Dutra, Glória Pires, Lucinha Lins, entre muitos outros. Em 1994 lança o seu primeiro livro – “O Vale Encantado” – um livro infantil, indicado pelo Ministério da Educação para ser adoptado nas escolas de 1º grau. O vídeo homónimo é gravado e lançado em 1997.

Mais recentemente, em 2004, lançou simultaneamente dois CDs: “Letras Brasileiras 2” e “Aldeia dos Ventos”; em 2005 lança o CD e DVD “Oswaldo Montenegro - 25 Anos de História”; em 2006, no Canal Brasil, lança o programa “Letras Brasileiras” e monta no Rio de Janeiro a peça “Tipos”; em 2007 lança o DVD “A Partir de Agora”; em 2008 um novo CD e DVD “Intimidade”; em 2009 dedica-se à formação de um grupo para montagens de musicais, onde reúne cantores, músicos e actores e actrizes famosos, estreia o musical “Filhos do Brasil” no Teatro do Jockey (RJ) e grava em São Paulo o seu terceiro DVD, “Quebra Cabeça Elétrico”; em 2010 estreia no Festival de Recife a sua longa-metragem "Léo e Bia" e lança o CD "Canções de Amor".

Para saber mais de Oswaldo Montenegro vale a pena uma visita ao seu Web Site: http://www.oswaldomontenegro.com.br/




METADE

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca.

Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que triste…

Que a mulher que eu amo
seja para sempre amada
Mesmo que distante.

Porque metade de mim é partida,
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece
e nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas,
Como a única coisa que resta
a um homem inundado de sentimentos.

Porque metade de mim é o que ouço,
Mas a outra metade é o que calo.
.
Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz
que eu mereço.

Que essa tensão
que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada.

Porque metade de mim é o que eu penso,
mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste,
e que o convívio comigo mesmo
se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto,
um doce sorriso,
Que eu me lembro ter dado na infância.

Por que metade de mim
é a lembrança do que fui,
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso
mais do que uma simples alegria
Para me fazer aquietar o espírito.

E que o teu silêncio
me fale cada vez mais.

Porque metade de mim
é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta,
Mesmo que ela não saiba.

E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade
para fazê-la florescer.

Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção.

E que a minha loucura seja perdoada.

Porque metade de mim é amor,
E a outra metade…
também.


25 comentários:

  1. Un lujo venir aquí, leer y escuchar, amigos.
    Me ha gustado muchísimo.
    Feliz semana. Besos. María

    ResponderEliminar
  2. Olá Tétis
    Adoro Oswaldo Montenegro, sua voz, suas músicas sempre me encantaram, tenho vários CDs dele. Muito boa escolha.
    Bjux

    ResponderEliminar
  3. não conhecia...mas me prendeu...

    Que a mulher que eu amo
    seja para sempre amada
    Mesmo que distante.
    Só por isto já gostava, mas o vídeo
    me convenceu.
    Obrigado Tétis..

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Es una preciosidad el poema, la dualidad en todo, excepto en el amor... Bellísimo.
    Gracias por darme a conocer, como siempre, una parte inmensa de vuestros conocimientos e investigaciones.
    Un beso Tétis.

    ResponderEliminar
  5. Holaaa Poseidón:

    Me encató pasar para leer y escuchar lo que compartis con todos nosotr@s.

    Feliz semana y dulces Besos.

    ♥Yesi♥

    ResponderEliminar
  6. Holaa Amizade:

    Gracias por poner mis regalos, os sigo tmb por el otro blog y os digo que es todo un placer haberos conocido a los 3.

    Dulces besos♥ Yesi♥

    ResponderEliminar
  7. Querida Tétis, boa noite!
    Parabéns pela escolha! Oswaldo Montenegro é o que podemos dizer: um artista completo, que muito orgulha a nós brasileiros.Esta música "Metades" é belíssima.
    Gosto muito também da música "Quando a Gente Ama".
    deixo pra ti alguns versos.

    Quem vai dizer ao coração,
    Que a paixão não é loucura
    Mesmo que pareça
    Insano acreditar

    Me apaixonei por um olhar
    Por um gesto de ternura
    Mesmo sem palavra
    Alguma pra falar

    Meu amor,a vida passa num instante
    E um instante é muito pouco pra sonhar

    Quando a gente ama,
    Simplesmente ama
    É impossível explicar
    Quando a gente ama
    Simplesmente ama!

    Beijinhos,
    Mara

    ResponderEliminar
  8. Ummm que bien Tetis lo había oido e la radio, pero no sabia como se llamaba y la verdad es que me gusta mucho..

    que bien..ya lo puedo buscar y escucharlo.

    Un besazo querida Tetis..

    ResponderEliminar
  9. Oi linda,
    Esse cantor é muito bom mesmo.
    Tétis, obrigada pelo carinho.

    Beijo querida.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  10. Tétis


    Saudades


    ....... O meu livro "CAMINHEI...CAMINHANDO!" finalmente vai nascer.......
    Mais um sonho realizado.
    Um sonho transformado em poesia.
    A todos os meus amigos deixo a capa no meu blog
    E espero que seja um bom presente
    para os amigos e familiares,
    nesta época que se aproxima.
    A quem o aguarda prometo para a semana começar a enviar pelo correio.

    um beijo
    lili laranjo

    ResponderEliminar
  11. Qué lindo poema y que lindo como siempre tu Blog.
    Besos
    mar

    ResponderEliminar
  12. Olá MEUS AMIGOS!!
    falar de Osvaldo Montenegro é falar de amor, de alma...seus versos cantam e encantam.Excelente escolha! Parabéns!

    Bejo-lhes o coração...M@ria


    OBS: Estou lhes esperando no meu novo blog...NAS ASAS DA POESIA

    ResponderEliminar
  13. Que as palavras que eu falo
    Não sejam ouvidas como prece
    e nem repetidas com fervor,
    Apenas respeitadas,
    Como a única coisa que resta
    a um homem inundado de sentimentos.

    Porque metade de mim é o que ouço,
    Mas a outra metade é o que calo.


    Simplesmente maravilhoso...Sou fã incondicional de Montenegro.
    Parabéns amigos do Farol.
    Voa aguardo aqui.....M@ria

    ResponderEliminar
  14. Suave melodia
    Noite e noite dia e dia
    Afeição na parceria
    Emoção pura e tranquila

    Dhenova

    Feliz dia´... Beijos na alma! M@ria

    ResponderEliminar
  15. Hola! No conocía a este autor pero me ha encantado pasar por vuestro espacio cultural y aproximarme a su obra. Siempre es un placer acercarme al Farol. Feliz comienzo de semana. Un saludo

    ResponderEliminar
  16. Esse cara é o cara! O poema é perfeito e já vi o vídeo, emocionante!

    Deixo aqui duas sugestões de blogs nos quais participo e vc será muito bem-vindo!

    http://contraculturaparaty.blogspot.com/

    http://repousodasletras.blogspot.com/

    Bjo,
    Álly

    ResponderEliminar
  17. Olá Tétis,

    Não conhecia Oswaldo Montenegro e fiquei com uma enorme curiosidade em conhecer melhor a sua obra.
    Gostei muito do poema, mas principalmente da interpretação. Há alma naquela voz, há alma naquele Homem.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  18. Desconhecia tanto o autor como o poema, mas fiquei de todo embalada pela metade que existe em todos nós.

    Obrigada pelo momento que vou apreciar mais perto.

    bj

    ResponderEliminar
  19. Olá Tétis

    Parabéns pela escolha. Julgo que sabes o quanto eu gosto deste poema.

    Abraço muito grande

    ResponderEliminar
  20. Tétis es un lindo poema!
    Gracias por compartir y me quedo con esto :

    “Porque metade de mim é amor,
    E a outra metade…
    também.”

    Bisous ma tendre amie

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga Tétis, Osvaldo Montenegro é o poeta que tranasforma amor em poesia, ouvindo a voz da alma.
    Obrigada por compartilhar com os amigos este belo poema.

    Beijosss

    ResponderEliminar
  22. A simpatia e a
    amizade são
    duas flores enraizadas no
    jardim do tempo.

    D.A

    Beijos & Flores no seu dia...M@ria

    ResponderEliminar
  23. Gracias por mostrarnos parte de esa cultura que, a veces por lejanía pero otras por desidia o porque "los medios" o el marketing no son buenos o no llegan a todas partes.
    Precioso poema o de "Metade", maravillosa la voz y la música de su autor.
    Bicos.

    ResponderEliminar
  24. Amigos

    Prometo trazer mais posts sobre Oswaldo Montenegro.

    Obrigada a todos que aqui deixaram o seu comentário.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Este poema do Oswaldo, é profundo demais. É lindo! E ele nem precisou usar palavras complexas, falou apenas com o coração.
    Bjos
    Glória

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.