quarta-feira, 27 de junho de 2012

Carminho e Pablo Alborán



Voltamos com mais um dueto que está a ser um sucesso pela harmonia que resulta da combinação de duas vozes magníficas – Carminho e Pablo Alborán.


Carminho é uma fadista portuguesa.

Carmo Rebelo de Andrade, conhecida como Carminho, nasceu em Lisboa a 20 de Agosto de 1984 numa família de músicos, sendo a sua mãe, Teresa Siqueira, também cantora.

Apesar de ter começado a cantar desde criança, só aos 22 anos decidiu fazer carreira musical depois de uma longa viagem pelo mundo que demorou 11 meses e que a ajudou a tomar essa decisão. Diz que não precisou de coragem e explica simplesmente que é feliz a cantar o fado.

Tem passado por várias casas de fado como “A Taverna do Embuçado”, “Petisqueira de Alcântara” e “Mesa de Frades”. Esteve na Suíça, numa quinzena temática portuguesa e com o grupo “Tertúlia de Fado Tradicional”, onde  gravou quatro canções ("Toca Pr'á Unha", "O Vento Agitou O Trigo", "Fado Pombalinho" e "O Fado da Mouraria"), do CD "Saudades do Fado", editado em 2003.

Participou nos espectáculos da feira do toiro realizados em 2003 e 2004 em Santarém e aquando das cerimónias de adesão de Malta à União Europeia actuou nesse país a convite da Embaixada Portuguesa.

Em 2005 cantou num espectáculo, no Teatro Camões, oferecido pelo presidente da Turquia ao presidente português Jorge Sampaio. Ainda em 2005 recebeu o prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina.

Em 2006 colaborou nas gravações do disco "O Terço Cantado" que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. As músicas são de Ramón Galarza e as vozes são dos irmãos Carmo Rebelo de Andrade e Francisco Rebelo de Andrade.

Carminho participou no filme "Fados", de 2007, de Carlos Saura. O disco com a banda sonora do filme, inclui a faixa "Casa de Fados" com a participação de Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho.

Em Maio de 2008 participou num concerto de Tiago Bettencourt, também actuou na Casa da Música, na Expo Zaragoza 2008 e foi convidada para o espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico. Nesse mesmo ano interpretou "Gritava contra o silêncio", excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, no primeiro disco de inéditos de João Gil.

Foi apontada pelo site Cotonete como um dos nomes a seguir no ano de 2009.

O disco de estreia, "Fado", produzido por Diogo Clemente, foi editado a 1 de Junho de 2009.

Em Março de 2012 lançou o seu segundo disco intitulado "Alma".

(Adaptado da Wikipédia)



Pablo Alborán é um cantor espanhol.

Pablo Moreno de Alborán Ferrándiz, popularmente conhecido como Pablo Alborán, nasceu em  Málaga a 31 de Maio de 1989.

Filho do malaguenho Salvador Moreno de Alborán Peralta e de mãe francesa Elena Martínez Ferrándiz, desde cedo se interessou pela música recebendo formação em diversos instrumentos musicais, como piano e guitarra clássica, flamenca e acústica. Aprendeu a cantar com músicos profissionais em Málaga e Madrid.

A partir dos 12 anos começou a compor as suas primeiras canções: “Amor de Barrio” e “Desencuentro”, que fazem parte do seu disco Pablo Alborán.

Actua pela primeira vez a solo num restaurante de Málaga onde o baptizaram de “El blanco moreno”.

Mais tarde conhece o produtor Manuel Illan com quem grava uma canção de Diana Navarro, que viria a tornar-se a sua madrinha musical. 

No processo de selecção de canções para o seu primeiro disco, Pablo apresentou um total de quarenta canções que entretanto foi divulgando no Youtube. Ao mesmo tempo o aparecimento da sua voz nas redes sociais deram-lhe uma grande visibilidade e uma enorme divulgação e promoção do seu trabalho.

Em meados de Outubro de 2010 lançou em Espanha o seu primeiro single digital, “Solamente tú”. Em Fevereiro de 2011 foi lançado o seu primeiro álbum, “Pablo Alborán” que se converteu num êxito, liderando as listas de vendas em Espanha durante várias semanas consecutivas. 

Em Maio de 2011, Pablo Alborán iniciou a sua primeira turné em Madrid, prosseguindo nos meses seguintes por vários locais de Espanha e por alguns países da América Latina, entre eles a Argentina, Chile e México. Em Novembro do mesmo ano lançou o seu segundo álbum, “En acústico”. "Perdona-me" foi o primeiro single deste trabalho que inclui um dueto com a fadista portuguesa Carminho.

Em Dezembro de 2011 ganhou o seu primeiro prémio como “Artista Revelación” do ano e foi o vencedor da VII edição do “Disco del Año 2011” da TVE com o seu álbum “Pablo Alborán”.

Na primeira semana de 2012 o seu álbum “En acústico” é disco de ouro em Portugal, alcançando também o primeiro lugar do top de vendas.

(Adaptado da Wikipédia)

40 comentários:

  1. Gracias por compartir este post tan bello, me ha encantado..buen día para los tres..besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Carmen

      Gracias por tu visita.

      Las voces de Carminho y Pablo son preciosas.

      Besitos

      Eliminar
  2. Excelente. Não me ocorre mais nada!!! Obrigado pela partilha. Não é a primeira vez que por aqui passo, mas é a primeira que comento.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Fico feliz de te ver por aqui.

      Como já deves ter notado, este é um espaço que partilho com 2 amigos, Argos e Poseidón e onde publicamos alternadamente. No fim de casa post encontrarás sempre a indicação do seu autor.

      O teu blog é muito interessante. Ontem fui lá e adorei aquele "desenrascanso" com a fita adesiva!...

      Espero ver-te por aqui mais vezes.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Linda amiga, grata pelo carinho,e por me dar a oportunidade de conhecer essa dupla sensacional, assisti o videio e me apaixonei pela música e claro Carminho e Pablo são lindos e tem voz de ouro.Amiga muito bom a gente poder compartilhar, culturas de nossos países..ótimo dia a vc.Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Li

      Sim, esta dupla é magnífica. Além da canção ser bonita, música e letra, as duas vozes combinam na perfeição.

      Espero que possamos partilhar a cultura dos nossos dois países que, embora tão diferentes, têm tanto em comum...

      Este blog e o "Curtinhas", como já deves ter notado, é partilhado por mim (Tétis) e por mais dois amigos, Argos e Poseidón. Publicamos alternadamente mas no fim de cada post encontrarás sempre o nome de quem o publicou.

      Até breve.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Pode deixar amiga! Obrigado!;) Quanto ao material postado no outro blog, vou apenas guardar o link anterior para fins de arquivo, pois o mais importante para mim na verdade são as palavras de carinho ali deixadas. E espero que este novo endereço dê certo né?:) Pois sempre gostei da zip net, mas já perdi um blog anterio com tudo o que nele tinha pelo mesmo motivo. A pagina chegou ao limite, travou e não consegui mais nem visualizar nada. Numa proxima vez estou pensando em mudar para a blogspot. Beijos e até a próxima:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Paulo

      Já visitei o seu novo blog e está bonito e encantador como o anterior.

      Na realidade, tal como diz, as palavras de carinho e amizade que deixamos nos comentários são o mais importante, são gratificantes e muitas das vezes ajudam-nos muito a levantar o nosso ânimo e a esquecer um pouco as agruras da vida.

      Não conheço bem a "zip net", só de comentar nalguns blogues, mas até agora não me tenho dado nada mal com a "blogspot". Pode ser que ainda se decida a criar outro blog na blogspot, mesmo mantendo o da zip net!---

      Entretanto vamos contactando aqui e lá.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Meu queridos...e Tetis

    Obrigada pela partilha do texto e do vídeo, que é lindo.




    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Rosa

      Que bom ver-te por aqui. Quando apareces nota-se no ar uma mistura de cheiro a maresia (o Farol está rodeado de mar) e de rosas. Também se ouve como que um eco de alguém declamando belos poemas. Porque será, consegues dizer-mo?

      Beijinhos também para ti, meus e de Argos e Poseidón

      Eliminar
  6. Um belo texto minha amiga....beijos de bom dia pra ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Everson

      Obrigada pela visita ao Farol. É sempre muito agradável vê-lo por aqui.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Não conhecia. Fiquei mais rica! Obrigada!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura

      Sei, ou melhor, já me apercebi que vives numa correria (também eu até há uns tempos atrás antes de ter sido obrigada a parar para me tratar...) contra o tempo mas esta canção, presentemente, está na moda, ouve-se em todo o lado, em qualquer rádio.

      São duas vozes jovens mas muito bonitas que combinam muito bem. E o tema, a música também ajuda.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Hola Tétis!Que buena entrada, me gusta mucho estos cantantes y es una delicia escuchar esta música. Un abrazo grande, para Tétis Poseidón y Argos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Victoria

      Gracias por tu visita. Ya habia sentido tu ausencia aqui en el Farol.

      Si, estos cantantes tienen bellas voces y su juventud y alegría son factores importantes en el éxito de esta canción.

      Mis besitos y de Argos y Poseidón

      Eliminar
  9. Hola cielo! Gracias por tu cariño y amistad.

    Bella melodía que enaltece el espíritu de paz.

    Un cálido abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola amiga

      Gracias también por tu amistad y dulces palabras.

      Me alegra que te guste esta canción.

      Te visitaré muy pronto.

      Besitos

      Eliminar
  10. Preciosa entrada, Tétis. La música, una belleza. Gracias por compartirlo.


    Un abrazo. María

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias María.

      Si, esta música es una belleza. Las dos voces se combinam bien.

      Besitos

      Eliminar
  11. Boa noite Tètis!!!Amiga,estou encantada com este dueto amiga.Que vozes,bela musica e letra.Amiga,de fundo Lisboa.Val cantando aqui,Si alguna vez preguntas el por que...
    no sabre decirte la razón
    yo no la se
    por eso y mas
    perdóname...!!
    Beijos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Val

      Fico feliz em saber que gostaste da música interpretada por este dueto "ibérico" com, como bem dizes, Lisboa em pano de fundo.

      Também gostei muito de te escutar cantando. Só não sei com quem fazes dueto e a quem dizes "perdóname"...

      Beijinhos amigos

      Eliminar
  12. Querida Tétis

    Este post sobre a Carminho e Albóran é maravilhoso, muito completo. Já os conhecia através da interpretação de 'una sola palavra', mas agora fiquei a conhecê-los melhor. Obrigada por este trabalho de pesquisa que partilhas connosco.É um consolo para o coração ouvir estes dois jovens, estas duas vozes maravilhosas!

    Adorei a tua visita ao Xaile de Seda e o teu comentário ao meu post. É assim que eu gosto, de palavras que saem da alma, cheias de calor e grande interesse peo que se passa à nossa volta. Muito obrigada. :)

    Desejo que já estejas totalmente recuperada pois a tua presença,os posts são preciosos para nós.

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga

      Não imaginas como as tuas palavras amigas e carinhosas me deram alento e ânimo (ando numa fase da minha recuperação um pouco "em baixo").

      Carminho e Alborán formam um duo perfeito, em voz, presença, juventude... muito agradável de se ouvirem, sós ou juntos.

      Quanto ao meu comentário no teu Xaile, apenas deitei cá para fora um pouco do que me vai na alma. Às vezes a revolta é tão grande que é praticamente impossível expressar por palavras aquilo que sinto.

      A minha pré-recuperação, ou pré-convalescença, numa primeira fase, impediu a minha presença na blogosfera durante algum tempo. Agora, aos poucos e de acordo com o cansaço, o ânimo e a disposição, as visitas aos blogues dos amigos e aos meus, até têm servido para que o tempo passe mais depressa e me abstraia um pouco das coisas "menos boas". Enquanto se está aqui a pensar nos blogues e nos amigos, não se pensa noutras coisas, não é verdade?

      Obrigada por tudo.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Tatis, por tu constancia en darlos lo mejor de ti.
    Mira...En mi blog hay un premio para los poetas y escritores. Mi entrada es para dar ánimos a cuantos escribimos. Hago honor a sus bellas letras
    Espero que te lo lleves, me agradaría mucho que lo tuvieses.
    Con ternura te dejo un beso
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sor Cecilia

      Gracias por sus palabras cariñosas y de aliento.

      Gracias tambiém por el precioso y bello premio que otorga al Farol y que ya se encuentra aqui y en nuestro O Baú do Farol.

      Mil besitos cariñosos de

      Tétis

      Eliminar
  14. Qué bonita versión!! Me gusta más que la original, el toque que le da Carminho me encanta.

    Un abrazo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Jessica

      Gracias por la visita, por tus palabras y por te encantar el dueto de Pablo y Carminho.

      Besitos

      Eliminar
  15. Olá minha cara amiga Tétis! Valeu a pena atravessar a nado o Oceano Atlântico para ouvir estes artistas fabulosos. Dueto perfeito de duas almas cantantes. Cá do outro lado do mar eu não conhecia Carminho e Pablo Alborán e agora os conheço apresentados por você. Musica é algo divino Aristóteles dizia: " A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição". E uma música romântica como essa faz bem ao coração. Agradeço a oportunidade de conhecer cantores não comuns aos meus ouvidos. Foi bom estar aqui hoje e ouvir este belo dueto.Amiga tenha um lindo final de semana, dourado como o sol e doce como um favo de mel.Saudações Poéticas e Musicais.- Mario Neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Mario

      Como fiquei feliz com a sua visita e com as românticas e poéticas palavras que me dirigiu.

      Este meio que temos ao nosso alcance, a blogosfera, serve justamente para isso, para divulgarmos, partilharmos cultura, experiências, hábitos, vivências, para darmos a conhecer, como neste caso, o que cada país tem de seu.

      Dou-lhe os parabéns pela proeza praticamente sobre-humana que conseguiu, a de atravessar o Atlântico a nado para chegar até aqui!... Merecia uma medalha, ir para o podium com uma medalha de ouro!...

      Este dueto é perfeito sim, estas vozes destes dois jovens harmonizam-se na perfeição. Se gosta de duetos procure nas etiquetas "duetos musicais" (na barra lateral esquerda) e decerto encontrará mais algum de que irá gostar.

      Desejo-lhe também um lindo fim de semana com tudo de bom mas sobretudo com muita alegria, amor e paz.

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Hola querida amiga tétis ,

    « La musique est peut-être l'exemple unique de ce qu'aurait pu être s'il n'y avait pas eu :

    l'invention du langage,
    la formation des mots,
    l'analyse des idées
    la communication des âmes. »

    Proust (Marcel), À la recherche du temps perdu

    Bisous tendres mon amie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poseidón, querido amigo e companheiro desta já longa caminhada!...

      Sim, é verdade, a música é algo de belo, de excepcional, é uma forma de comunicar doce, melodiosa e universal. Todos a compreendemos.

      E este dueto "ibérico" é algo de magnífico, duas vozes em perfeita sintonia que nos oferecem belos momentos de prazer.

      Bisous

      Eliminar
  17. Querida amiga, linda música, belíssimos cantores. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Marilu

      Obrigada pela visita que, pelo que diz, valeu a pena para poder escutar estas vozes destes dois jovens que nos transmitem uma ternura e uma harmonia perfeitas.

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. Eu já dei uma resposta parecida com esta num certo blog e quase fui trucidado, mas é que penso, por isso cá vai:
    Gosto mais da Carminho do que do Pablito!

    Abraço grande, menina Tétis?
    (Gosto mais de ti do que da Carminho...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, penso já ter entendido, por uma simples dedução lógica, que não gostaste deste post.

      Não costumo trucidar ninguém, nem tão pouco pensar em fazê-lo. Logo, também deduzo que esse "certo blog" não foi este.

      Um grande abraço, cavalheiro Argos.
      (Gosto mais de ti do que d..., não digo - Perdóname!)

      Eliminar
  19. Tétis -0 um forte abraço aqui do sul do Brasil - desculpe-me a ausencia, ando meio em retiro espiritual ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo

      Não precisa de se desculpar de nada. Longas ausências todos nós fazemos, cada qual tem a sua vida!...

      Também eu precisava dum retiro espiritual. Faz bem para aclararmos ideias.

      Também para si um forte abraço desde Lisboa, do outro lado do Atlântico.

      Eliminar
  20. TETIS
    Estive em Aveiro no concerto deles e adorei foi fantástico.

    um beijinho para ti amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili

      Que sorte a tua de teres tido a oportunidade de ver "ao vivo" estes dois jovens com maravilhosas vozes e que, juntos, fazem uma dupla fantástica.

      Beijinhos

      Eliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.