domingo, 10 de janeiro de 2016

Antártida



Uma das composições de Vangelis de que muito gosto e costumo muitas vezes escutar, levou-me a partilhar convosco este alerta para um problema ambiental cujas implicações podem afectar gravemente todo o nosso planeta. Trata-se das mudanças ambientais que a cada dia se estão a fazer sentir na Antártida.

Pela primeira vez em 2014 foi formulada pela comunidade internacional uma visão colectiva para a Antártida que envolveu 75 cientistas de 22 países. Nesta cimeira científica delineou-se a estratégia a seguir nos próximos 20 anos relativamente a algumas áreas científicas que precisam de intervenção urgente, nomeadamente definir o alcance global da atmosfera da Antártida e do Oceano Antártico, compreender como, onde e porquê a camada de gelo da Antártida está a desaparecer, revelar a história da Antártida, entender como evoluiu e sobreviveu a vida na Antártida e reconhecer e mitigar a influência humana no espaço e universo Antártico.

Recentemente um estudo da NASA suscitou alguma polémica ao defender que os ganhos de gelo em determinadas regiões da Antártida são superiores às perdas, apesar das previsões indicarem um aumento global do degelo nos próximos 20 anos.

No entanto uma outra investigação ainda mais recente do “Postdam Instutute for Climate Impact Research”, da Alemanha, afirma que o degelo na Antártida Ocidental não será compensado por ganhos noutras regiões, levando a um aumento de três metros no nível do mar.

De qualquer forma existe consenso de que a Antártida é um dos locais do mundo onde as alterações climáticas se estão a fazer sentir de forma mais rápida e intensa.

Este imenso continente, com tanto ainda por explorar e descobrir, tem inspirado muitos escritores e artistas, talvez devido ao mistério que o envolve e ao fascínio que exerce sobre muitos de nós. É o caso de Vangelis e da sua magnífica composição “Theme from Antarctica” que aqui vos deixo.

8 comentários:

  1. Muito relaxante.....Soube bem o momento...
    Boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Este vídeo massageia a alma. Minha querida Tétis antes de luz luz e Paz neste 2016, não só para você, desejo extensivo ao Argos e Poseidón. Minha querida amiga mais um ano estamos juntas e mais uma festa na Ilha vai acontecer por conta do seu renascimento e, você para mim faz parte deste momento. Gostaria que se seu tempo permitir, pois sei que todos andamos cheios de obrigações na vida real participar das brincadeiras desta nossa festa, tudo leve... Topas? Basta clicar no convite que lá se encontra. Então estou te esperando na Ilha e lá tu clica no convite e viaja para uma sala perfumada : -) Beijos no coração. Isto é um spam KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    http://ilha-da-lindalva.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Interesante entrada, la Tierra es un sistema donde todo está conectado, y del que nosotros también formamos parte de esa conexión. No podemos ignorar que necesitamos la naturaleza para un desarrollo económico sostenible y también para nuestra propia salud. Preciosa música. Un grande abrazo!

    ResponderEliminar
  4. Muy bello aporte Tetis. Preciosa musica.
    Un beso
    Isa

    ResponderEliminar
  5. Muy buena entrada y el vídeo es precioso Tetis.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. hola Tétis,
    gracias por este post tan interesante y bonito.
    Feliz dia!
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi querida, vindo da Ilha especialmente para conhecer este blog encantador! Parabens pelo post! Bem enriquecedor! Boa sorte!

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.