quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O Galo de Barcelos




Um dos símbolos mais representativos de Portugal é sem dúvida o Galo de Barcelos, considerado por muitos como uma espécie de “mascote” do país.

Qualquer loja de “souvenirs” e de artesanato português tem à venda estes galitos, o que os torna uma das lembranças mais procuradas e populares de Portugal.

Tendo tido a sua estreia internacional em Genebra em 1935, quando da Exposição de Arte Popular Portuguesa, foi contudo a partir das décadas de 50 e 60 que o Galo de Barcelos se transforma em símbolo de turismo nacional e ícone de identidade de Portugal.
A lenda que lhe está associada é uma das mais importantes lendas medievais do erário popular português, com origem no Caminho de Peregrinação a Santiago de Compostela, tendo-se imortalizado na cultura lusitana através do famoso Galo de Barcelos, símbolo do artesanato Barcelense e que bem depressa se elevou ao mais importante ícone de identidade de Portugal no mundo.

Logo à chegada à cidade de Barcelos, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontra-se o mais antigo vestígio desta lenda: o Cruzeiro que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda. É a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos, sendo nele bem visíveis os principais intervenientes da história: o peregrino, o enforcado e o galo.



A curiosa lenda do Galo de Barcelos:

Há muitos séculos atrás os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime e, mais ainda com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

Certo dia apareceu por aquele burgo um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém acreditou na sua palavra, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa. Foi por isso condenado à forca.

Antes de ser enforcado, como última vontade, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.
O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” Risos e comentários não se fizeram esperar mas, pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo do condenado.

Porém, quando o peregrino estava a ser enforcado, o que parecia impossível tornou-se realidade... o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Nesse instante ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito que impediu o seu estrangulamento. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Passados alguns anos o galego terá voltado a Barcelos para mandar erguer um monumento, o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor a S. Tiago e à Virgem Maria.


Esta lenda que lhe está na origem confere ao Galo de Barcelos o significado de serenidade, fé, confiança e honra, tornando-o um símbolo de sorte e felicidade. Por outro lado, a sua apresentação garrida e colorida, a par do seu aspecto multifacetado no porte e nas formas, é o símbolo de um Portugal onde as diferenças culturais e a variedade etnográfica não o impedem de ser uno como nação, com uma história e herança culturais das mais marcantes da Europa.

Barcelos verde rincão,
Terra lusa, nobre gente
Onde um galo morto cantou,
Para salvar um inocente.


26 comentários:

  1. Obrigada amiga Tétis, por dar a conhecera esta lenda e um símbolo muito querido do nosso Portugal.
    Beijinho com amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê,
      Obrigada pela visita e comentário.
      Nunca é demais recordarmos e/ou darmos a conhecer os símbolos da nossa identidade. Neste caso, tratando-se de um símbolo associado a uma lenda, é, no meu entender, muito mais agradável e interessante falarmos dele.
      Um beijinho amigo,
      Tétis

      Eliminar
  2. Excelente post, caros amigos. Eu acredito que os povos retiram a sua força das lendas e dos mitos, com os seus heróis e símbolos. É como se fosse o elo que nos une a todos.
    Desejo-vos continuação de boa quarta-feira.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda,
      Totalmente de acordo, os nossos heróis e os nossos símbolos são ainda algo com a força capaz de nos unir.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mas hoje, existem por aí outros galos, que
    já andam a cantar demais e ninguém os consegue calar...
    Não há como o galo cantar ....morto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mestre,
      Pois é verdade, antes o Galo de Barcelos do que esses pretensos galos que não passam de galarotes ou garnisés.
      Quanto ao não se calarem, calma pois tudo tem um fim. Não esqueças o provérbio que diz: "não há mal que sempre dure nem bem que não se acabe". E também: "saber esperar é uma virtude", o que se contradiz com: "quem espera desespera".
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uma lenda se forma pela fé e crença de um povo e a fé do peregrino foi a sua salvação. E neste caso deixou para o povo o símbolo de uma crença e fé. Muito interessante essa lenda
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracita,
      Sempre ouvi dizer que a fé é que nos salva. Foi o caso do peregrino que, consciente da sua inocência e descrente da justiça dos homens, nunca deixou de acreditar que algo o havia de salvar.
      Há muitas lendas interessantes aqui em Portugal. Tentarei dar a conhecer mais algumas.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Muito interessante,eu não conhecia a lenda do Galo de Barcelos,adorei saber um pouco mais dessa cultura fascinante,de um povo lindo,alegre,que são nossos irmãos.
    um grande abraço Tétis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zil,
      Obrigada pelas tuas simpáticas palavras amigas.
      Como disse à amiga Gracita, Portugal é rico em lendas que, nalguns casos, ajudam a explicar e a melhor compreender a nossa cultura e os nossos hábitos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, Tétis!

    Saio daqui com a sensação agradável de ter aprendido algo que desconhecia: Essa Lenda admirável sobre o Galo de Barcelos. Vou passar a olhar para um que me coube por 'herança' com outro olhar e mais consideração pelo seu valor histórico.
    Obrigada pela excelente descrição e partilha.

    Adorei a quadra! Sinto um fascínio enorme pelas Lendas e, mesmo com esta enorme biblioteca à disposição, que é a Internet, nunca me dispus a pesquisar nesse sentido.

    Obrigada e um beijinho amigo.

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita,

      Obrigada pela visita e por este belo comentário que fazes ao post do "Galo de Barcelos". Na verdade, há já muito tempo que queria partilhar por aqui a suposta origem desse símbolo português e dessa quase veneração que o povo luso tem pelo Galo de Barcelos.

      Quanto à quadra, há muito que a conhecia, pois é comum aparecer bordada, juntamente com o Galo, em toalhas, lenços dos namorados e outros panos que é habitual vender-se nas conhecidas feiras minhotas.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Uy me gusto mucho la leyenda les mando un beso y les deseo un feliz aniversario algo atrasado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, em nome dos amigos do Farol, pelos votos de feliz aniversário.
      A lenda do Galo de Barcelos é uma das muitas que fazem parte do património de tradição oral de Portugal. Prometo que darei aqui a conhecer outras lendas interessantes do meu país.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Tetis,

    Aqui está um post bem conseguido e didático!
    Gostei, muito.
    Não conhecia a quadra.

    Abraço grande

    P.S. Vou ver se arranjo um galito de Barcelos , acreditas que não tenho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Argos,

      Ainda bem que gostaste e, pelo que dizes, aprendeste alguma coisa... Quando partilhamos somos sempre úteis a alguém.

      Quanto ao galito de Barcelos, é claro que acredito que não tenhas nenhum. Penso que deves arranjar um bem depressa para te trazer muita sorte e felicidade, dois bens preciosos de que todos tanto necessitamos.

      Um grande abraço amigo.

      Eliminar
  9. Es precioso, me encanta. Un fuerte abrazo y buen fin de semana. @Pepe_Lasala

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pepe,

      Obrigada pela tua visita e pelo comentário.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Gracias, amiga, por darnos a conocer tan preciosa leyenda. Yo he tenido durante más de 20 años uno igual, igual a este que aparece en la imagen y, ya ves qué casualidad, hace tres días (estamos de obras en casa) se ha caido y se ha roto; hasta lloré por mi gallo portugués de la suerte (así le llamamos por aquí) ya le he dicho a mi marido, que lo antes que podamos, vayamos a Elvas para comprar otro igual; quiero seguir teniéndolo.

    Un abrazo. María.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga María,

      Há quem diga que "não há coincidências" mas o certo é que há 3 dias eu partilhei a lenda do Galo de Barcelos e também há 3 dias o teu galito caiu e partiu-se!...

      Se tu o consideravas o teu "gallo portugués de la suerte" e se formos dar crédito à lenda e ao seu significado, então corre, vai depressa a Elvas comprar outro Galo de Barcelos.

      Obrigada amiga pela tua presença sempre tão querida e carinhosa.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Hola amiga Tétis,
    una bonita leyenda.
    En casa de mi madre tb tenemos este gallito portugués de la suerte.

    Bijos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Poseidón,

      Guarda bem esse galito e adquire um para ti para que a sorte e a felicidade nunca te abandonem.

      Bisous, mon ami.

      Eliminar
  12. .

    .

    . gratíssimo pelo tributo com que nos enaltece . ao povo português .

    .

    . o galo de barcelos encontra.se materializado através de uma reprodução de arte popular . fulgente e intemporal . uma peça alegre e eterna .

    .

    . um abraço meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Obrigada pela visita e por este comentário que também enaltece o povo português ao enaltecer o seu "fulgente" e "intemporal" Galo de Barcelos. A adjectivação com que aqui o classificas retrata magnificamente esse singelo mas tão representativo símbolo do povo luso.

      Também para ti um abraço meu e um beijo amigo.

      Eliminar
  13. Muy interesante leyenda, yo tengo varios gallos de allí...

    Muchos besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmen,

      Fico feliz porque gostaste de conhecer a lenda do Galo de Barcelos e por saber que tens vários galitos que decerto te trarão muita sorte e felicidade.

      Gostei de te ver aqui pelo nosso Farol.

      Beijinhos

      Eliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.