terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evolução acelerada no mundo animal



Segundo os dicionários o termo “evolução” significa o processo de transformação lenta e gradual que tem lugar ao longo dos séculos e que se consubstancia nomeadamente na alteração das características físicas dos seres orgânicos.


Porém, de acordo com os cientistas, esta definição começa a estar desactualizada, dado que vários estudos comprovam que, devido à intervenção do homem,  algumas espécies estão a transformar-se cada vez mais depressa. Podemos quase afirmar que as mudanças lentas e graduais ao longo dos séculos, fazem parte do passado, do tempo dos mamutes e dinossauros  porque, hoje, a chamada “pressão selectiva”, ou seja, a influência do ser humano é tão forte que os animais se vêem obrigados a uma adaptação cada vez mais rápida. É por isso que vemos certas espécies a começarem a apresentar novos tamanhos, formas e até ritmos de vida. 

Vejamos alguns exemplos desta evolução acelerada:

Elefantes

A dimensão média dos dentes dos elefantes está a diminuir porque os caçadores matam os exemplares que têm mais marfim.
Quanto maiores os chifres e presas, maior a probabilidade dos animais serem abatidos. Como resultado desta matança com séculos de história temos que os genes das espécies com cornos estão a desaparecer, ficando para procriar apenas os animais com chifres mais pequenos.
Por exemplo, na China, os elefantes sem presas já são mais do dobro do que a média de há duas décadas.

Ratos

Não é a alimentação mas a poluição do ar que está a contribuir para o aumento de peso dos ratos da cidade.
A obesidade deixou de ser um problema grave apenas para a humanidade e está a afectar as outras espécies, nomeadamente os ratos e ratazanas das cidades.
Estudos recentes demonstraram que, devido à poluição atmosférica, o seu peso médio tem vindo a aumentar. Em testes feitos e controlados em que ratos e ratazanas foram todos alimentados exactamente da mesma forma, verificou-se que os que foram expostos a ar contaminado, apresentaram um aumento da massa gorda e do nível de açúcar no sangue.

Peixes

Algumas espécies de peixes estão a diminuir de tamanho por estar a ser impossibilitada a reprodução, uma vez que a pesca incide nos de maior dimensão.
Investigações efectuadas em dois aquários, em que num foram pescados os peixes grandes e no outro os pequenos, concluiu-se que em apenas quatro gerações os animais do primeiro aquário (o dos peixes grandes) tinham, em média, metade do tamanho dos do segundo aquário (o dos peixes pequenos).
Com a pesca massiva dos peixes maiores, cabe aos peixes mais pequenos a tarefa da reprodução, o que origina a diminuição do tamanho médio das espécies.

Melros

Com o aumento da poluição sonora, os pássaros cantam cada vez mais alto para conseguirem comunicar.
As espécies de pássaros que, como os melros, usam o canto para comunicar e criar estratégias de acasalamento, estão a adaptar-se à poluição sonora causada pelo Homem.
Um estudo efectuado sugere que o aumento do volume dos sons que actualmente algumas aves emitem, está directamente relacionado com os níveis de ruído das zonas urbanas.
Os investigadores receiam que esta mudança possa afectar o crescimento das crias, devido ao excesso de energia que despendem para emitirem sons mais altos.

Esquilos-Vermelhos

Devido ao aquecimento global, os esquilos-vermelhos dão à luz mais cedo.
De acordo com investigações, verifica-se que as mudanças climáticas também estão a afectar a evolução dos animais, obrigando-os a uma adaptação em que são alterados os seus padrões de migração e reprodução.
Por exemplo, o esquilo-vermelho que habita no território de Yukon, no Canadá, de há uma década para cá, está a dar à luz 18 dias mais cedo.  Segundo os especialistas, a explicação deste fenómeno está no aquecimento global e no facto de a Primavera chegar cada vez mais cedo.

Gafanhotos

Para desenvolver resistências a novos pesticidas, os gafanhotos necessitam de apenas 10 anos.
Os insectos estão entre os animais com maior capacidade para se adaptarem às mais diversas situações. Uma investigação norte-americana demonstrou que os insecticidas e pesticidas utilizados para os destruir, são um estímulo ao desenvolvimento dessa sua capacidade de adaptação.
Só nos Estados Unidos, as espécies resistentes a insecticidas custam em média, por ano, 2,8 mil milhões de euros à indústria agrícola.

O mundo animal está a mudar por nossa causa. Em todo o planeta há criaturas que estão a moldar-se ao ser humano, já para não falar nas espécies que estão em processo acelerado de extinção.

Onde nos levará a desatenção e indiferença do Homem em relação às outras espécies e, duma maneira geral, a toda a Natureza?

36 comentários:

  1. Uma postagem interessante! Gosto dos elefantes e faço colecção de pequenas estatuetas dos mesmos em madeira, pedra de sabão, marfinite, loiça e até prata.
    Os gafanhotos, na minha terra, os indígenas apanhavam para os comer e segundo diziam a sua carne era parecida com a do camarão. Nunca experimentei!
    Beijo amigo.
    Graça
    Beijo amigo.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Graça

      O elefante também é um animal que me fascina bastante, talvez pelo seu porte imponente e pelo seu ar calmo e pesadão. Dizem que dá sorte termos em casa essas estatuetas de elefantes.

      Quanto aos gafanhotos, também já ouvi dizer isso da sua carne, que se assemelha ao camarão. É pena que não tenhas provado para nos dizeres se se confirma...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Faltou uma espécie, menina Tétis. A do homem....também evoluiu, mas alguns evoluiram no pior sentido!

    E tens razão quando falas da ação do homem. São os tais que evoluiram no sentido errado!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo JP

      Da espécie "homem" nem vale a pena falar. A sua (des)evolução é alarmante e catastrófica para as outras espécies. Seria bom que certas sub-espécies desta espécie estivesse em vias de extinção, isso sim, seria um bem considerável para o planeta.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a lição....Tenho tido uma ausência forçada, mas em breve voltarei aos comentários...
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mestre

      Fico contente por teres gostado do post e por teres aparecido aqui pelo Farol.

      Aguardamos o teu regresso em pleno porque fazes falta na blogosfera.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. oi Tétis...eu concordo com o JP...ele disse tudo...


    adorei esse post e a abordagem desse tema...


    deixo meu carinho...

    Zil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zil

      Claro, o homem é o principal responsável pela destruição da Natureza, incluindo a destruição dele próprio.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Oi Tétis, Boa noite, obrigado pela visita e carinho, nossa que lindo esse texto, sobre evolução acelerada do mundo animal.
    O mundo animal está a mudar por nossa causa. Em todo o planeta há criaturas que estão a moldar-se ao ser humano, já para não falar nas espécies que estão em processo acelerado de extinção.
    Por culpa nossa que nos dizemos humanos, isso é ser humano, contribuindo com a extinção de seres indefesos, bjs no coração amiga e afagos na alma.
    Vanderlei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Van

      O homem de humano não tem nada. Basta olhar para o que ele tem feito com as outras espécies animais, com a flora e com a Natureza em geral.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Maravillosa entrada Tétis. Tendríamos mucho que aprender los humanos de los animales. A mi me encantan y me pongo muy triste al abservar como les estamos dañando, igual que a la propia naturaleza, por un egoismo malsano y destruidor de todo lo bueno.

    Besos. María

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola María

      Si, los seres humanos son los peores enemigos de la naturaleza. El hombre con su egoísmo terminará por destruir el planeta.

      Besitos

      Eliminar
  7. Parabéns, sempre encontro texto maravilhosos...
    A evolução tem sido e constatado rapida demais e por cta da ação do homem.. interessante e construtivo.
    beijos em seu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinha

      A evolução acelerada das espécies devido à acção do homem irá levar à extinção de muitas delas e a um perigoso desequilíbrio da Natureza.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gostei de ficar a saber o que não sabia. Também eu estou em "evolução" e em revolução...

    Beijinho, Tétis

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Laura

      Todos estamos em evolução e, no momento actual, também em "revolução"!...

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Hola amiga Tétis,

    Desgraciadamente existen tantas cosas aceleradas que hacen pasar factura a todos y todo…

    No solo los humanos pagan las consecuencias de esta “evolución/destrucción “ y claro que los animales tb sufren.

    Bueno, no comento mas porque me duele ver lo que pasa y no veo mejoras….

    Beijos minha amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Poseidón

      A destruição do ambiente, da Natureza, do nosso planeta devido ao egoísmo e à ambição desmedida do homem é um problema que também mexe comigo e me afecta profundamente.

      Até onde é que a imprudência e cegueira do homem nos levará?

      Je t'embrasse, mon tendre ami.

      Eliminar
  10. Minha querida

    Uma postagem que nos deixa mais ricas de saber, gostei muito e aprendi.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga

      É sempre uma alegria receber a tua visita e ler as tuas palavras tão amigas e carinhosas.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Querida amiga, muito linda essa postagem, aprendi muito. Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Marilu

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      É sempre um prazer ver-te por aqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Minha querida Tétis
    " avida continua, a dor vai-se atenuando..." mas as lembranças são cada vez mais incisivas. E a saudade também. É preciso aprender a conviver com ambas, aprendizado esse que se faz dia-a-dia...

    Gosto imenso de animais, adoro aqueles programas sobre a vida selvagem, adoro visitar o jardim zoológico (estive lá, pela enésima vez, há um ano). Por isso gosto de saber tudo o que lhes diz respeito. Confesso que, com a tua postagem, aumentei o meu conhecimento.
    A maioria destas mutações são causadas pelo descaso que o Homem faz da mãe Natureza, e o desrespeito com que a trata.
    Poderemos ter esperança de que as coisas mudem???

    Bom fim de semana. Beijos com todo o meu carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mariazita

      Imagino o quanto está a ser difícil para ti aprender a conviver com as lembranças e a saudade. Mas sei que tens coragem e força para levar a vida em frente.

      Tal como tu, também adoro animais, sejam eles de que espécie forem. É claro que a espécie humana cada vez me decepciona mais... a sua ambição e egoísmo acabarão por destruir tudo o que a rodeia, inclusivé a ela própria.

      Coragem minha amiga.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Boa noite Tètis!Interessante e importante seu texto..Eu acho pessoas devem dar a devida importancia aos Perigos do Aquecimento Global, afinal esta influenciar na nossa Vida, das espécies animais e vegetais e nas Gerações futuras. Precisamos ver a Natureza como uma Rede e Preservar esse Bem que temos…
    Beijos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Val

      Obrigada pela tua visitinha ao Farol. É sempre uma alegria ver-te por aqui.

      O homem não sabe dar valor ao bem que tem e aos poucos vai destruindo tudo o que está a sua volta até acabar de vez com a Natureza e bem assim com ele próprio.

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Interessantíssimo e de muita probabilidade suas observações. A Evolução, realmente, se adapta incansavelmente às mudanças em sua volta - sejam elas de quaisquer fontes. Certamente nós, humanos, temos acelerado ou desviado o curso normal da evolução com nossa simples presença e consecuções - seja para o bem ou para o mau da nossa incansável mãe, a evolução. Uma das mais acentuadas mudanças em termos de aceleramento da evolução que nós, as testemunhas dos Deuses Santos, temos descoberto foi a chegada dos Deuses ao nosso planeta a uns 15 mil anos atrás. Só que neste caso, a ação deles foi nas melhores intenções. Quando eles aqui chegaram, nosso planeta estava tomado por água e, ainda que existissem alguma terra seca 'compacta' à água, esta evidentemente estava "sem forma e vazia" - ou seja: não havia nada a não ser solo seco e rochas lambidas pelas ondas bravias dos oceanos já por alguns milhares de anos. Onde estava a vida? Havia morrido, como na extinção dos dinossauros, a 65 eternidades atrás. Os Deuses, ao iniciarem seus 'seis dias de criação dos céus atmosféricos e da terra', encontraram posteriormente todos os corpos da vida que jaziam no "pó do solo" no leito lamacento dos oceanos. Eles capturaram o ADN de todas as formas de vida que dantes haviam evoluído, mas que morreram num fim do mundo violento, e 'criaram todas as coisas'.

    Assim, de modo simples - e bíblico - os dois relatos existentes hoje para a origem da vida, ganham um novo rumo de entendimento. A junção dos dois fora revelada a nós, apóstolos Testemunhas dos Deuses Santos em benefício da verdade e dos que dela vivem.

    Apóstolo TDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apóstolo TDS

      Obrigada por este bom comentário que nos dá uma interessante visão sobre a origem da vida.

      Um abraço

      Eliminar
  15. Olá Tétis,

    Mais um alerta da natureza que o Homem ignora.
    Mesmo com toda a carga negativa, devemos agradecer o poder adaptativo das espécies, mas tudo tem um limite e depois...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Argos

      ...e depois caminhamos a passos largos para a destruição do planeta.

      É triste assistirmos à cegueira e surdez do homem, à sua ambição desmedida, ao seu "não querer saber" em relação às outras espécies e à natureza em geral.

      Um grande abraço amigo

      Eliminar
  16. Boa noite amiga querida! Passei pra fazer uma visitinha e pra matar a saudade! Demoro a aparecer mas nunca me esqueço de vocês! beijos e um ótimo finalzinho de semana!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Poeta Paulo

      Obrigada pela tua visitinha pela qual sempre anseio pois é um prazer e uma alegria ver-te aqui pelo Farol.

      Eu sei que não te esqueces de nós, apesar da ausência e da demora. Sei também que mais dia menos dia acabarás por aqui passar, uma vez que as saudades começam a apertar...

      Beijinhos

      Eliminar
  17. Olá Poseidón, adorei conhecer o seu blogue, pois possui temas muito variados e interessantes. Passei também para lhe dizer que tem um Prêmio para você lá no meu outro blogue http://otapetecolorido.blogspot.pt
    Achei pelo que li por aqui que você merecia!
    Votos de um Iluminado Domingo.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria

      Não é Poseidón que te está a responder mas Tétis.

      Agradecemos do coração o prémio que nos ofereces com tanto carinho. Vamos colocá-lo aqui na barra lateral esquerda e também no nosso outro blog
      O Baú do Farol

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Minha amiga excelente post, um alerta para a importãncia de preservarmos e respeitarmos a natureza e o meio ambiente.
    Um grande beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Maria

      Obrigada pela visita e pelo comentário. É sempre bom ver-te por aqui pelo nosso Farol.

      Beijinhos

      Eliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.