quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alexandrita

Retoma-se a série "Gemas-Cristais-Minerais..." com uma pedra preciosa quase inexistente na moderna joalharia, uma das pedras consideradas mais místicas e de grande beleza, a Alexandrita.


A Alexandrita é uma variedade de crisoberilo que se distingue por conter na sua composição crómio, além de berilo, alumínio, ferro e titânio. É a presença do crómio que confere a esta gema a sua surpreendente característica de mudar de cor.

Torna-se deste modo uma das pedras mais místicas pois, quando observada sob os diferentes eixos cristalográficos, notam-se mudanças de cor, variando entre o vermelho, amarelo laranja e o verde esmeralda.

A Alexandrita é uma "esmeralda" de dia e um "rubi" de noite. Na verdade, esta variedade de crisoberilo distingue-se essencialmente pela capacidade de mudança de cor. Sob uma luz incandescente, a Alexandrita apresenta-se violeta-vermelha ou rosa fuchia. Com luz fluorescente é de um roxo vibrante. Dentro de casa, na sombra, apresenta-se dum tom alfazema pálido, enquanto que à luz directa do sol é verde. Este curioso fenómeno óptico é devido à sua enorme capacidade de absorção de certas cores, às diferenças entre os espectros de luz solar e luz artificial e ainda pelo facto da existência de crómio e ferro entre os seus componentes. Quanto mais espessas forem estas pedras tanto maior é a facilidade de se verem as mudanças de cor.

O nome Alexandrita deve-se ao Czar Alexandre II dado que, segundo a história, esta gema foi descoberta numa mina de esmeraldas, nos montes Urais, no dia do seu 12º aniversário. As cores verde e vermelha da Alexandrita são as cores oficiais da Guarda Imperial Russa sendo considerada a gema oficial da Rússia Imperial Czarista. Tornou-se a gema preferida dos grandes mestres da antiga joalharia russa.

As Alexandritas de grande tamanho são muito raras e chegam a ser mais caras do que os diamantes de qualidade semelhante. Como na maior parte das gemas, existem muitas variedades de cores de Alexandrita, embora as mais apreciadas sejam as mais brilhantes e sem as tonalidades cinza ou castanha. As mais valiosas e caras são as vermelhas e verdes.

É muito rara e quase inexistente a presença da Alexandrita na joalharia moderna. Contudo, era a gema preferida dos antigos joalheiros russos e até finais do século XIX e princípios do XX a Tiffany produziu belas séries de anéis de alexandrita e platina. Ocasionalmente também eram usadas Alexandritas mais pequenas na joalharia Victoriana, em Inglaterra. 

A raridade relativa da Alexandrita deve-se em grande parte ao ambiente geológico único onde pode ser encontrada. Os elementos necessários para a formação da Alexandrita encontram-se em dois tipos distintos de rochas onde a sílica desempenha um papel fundamental. As ocorrências de Alexandrita acontecem nos depósitos metamórficos de esmeraldas quando a sílica está ausente. O facto deste fenómeno acontecer raramente, determina a raridade desta gema e o seu elevado valor comercial.

Encontrando-se actualmente esgotados os depósitos da Rússia, a Alexandrita pode ainda ser encontrada no Sri Lanka, na Birmânia, no Zimbabué, em Madagáscar, na Tanzânia e em Burma.
No Brasil, no Estado do Espírito Santo, foram recentemente descobertos cristais desta gema de grande beleza e transparência. Também em Minas Gerais existem importantes depósitos de Alexandrita.
A mais bela colecção de Alexandritas em bruto encontra-se no Museu Fersman da Academia de Ciências de Moscovo. O Instituto Smithsonian de Washington conserva uma gema de 66 carats e no Museu de História Natural de Londres existe uma de 43 caracts. Ambas foram talhadas de cristais provenientes do Sri Lanka.

O facto da Alexandrita mudar de cor perpetua os mitos e as lendas relacionados com esta gema conferindo-lhe propriedades místicas. 

É uma pedra sofisticada e acredita-se que mostra o lado mais refinado e mais elegante da vida. Quando usada na mão esquerda, pode ajudar a inibir energias indesejáveis das emoções. Quando guardada numa caixinha, elimina estados emocionais intensos, permitindo que se reaja a certas situações críticas de forma mais racional. Crê-se que também ajuda a criatividade e inspira a imaginação.

No que toca à saúde, acredita-se que a Alexandrita protege dos enfartes, elimina o colesterol e proporciona uma boa circulação sanguínea e uma boa irrigação do cérebro.

Também protege as grávidas e alivia as dores de parto e actua sobre o sistema nervoso central, o pâncreas e o fígado.
 
Representando a dualidade e o equilíbrio, a Alexandrita auxilia-nos a gerir o stress, a evitar que nos precipitemos e ajuda-nos a reflectir, proporcionando-nos harmonia e sensibilidade.

A Alexandrita é a pedra dos nascidos no mês de Junho. Está associada sobretudo ao signo do zodíaco, Gémeos devido à dualidade que apresenta, dada a sua característica de mudar de cor mas também aos signos Carneiro, Leão, Touro e Balança.
 
É ainda a pedra associada aos dias da semana, terca-feira e sexta-feira e aos planetas Marte e Vénus.

É a gema atribuída às comemorações dos 45º e 55º aniversários de casamento.

32 comentários:

  1. E aprendi e fiquei fascinada! Bem que vou ter de arranjar uma pois sou Leão e me vai, pela certa, ajudar a estancar as "energias indesejáveis das emoções".

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura

      Se gostas do "pedrinhas" vai à etiqueta "Gemas-Cristais-Minerais..." e lá encontrarás mais 8 posts que publiquei sobre este tema. Salvo alguma excepções, decerto encontrarás gemais e minerais de que nunca ouviste falar. Tem sido uma pesquisa que me tem dado muito gosto fazer (só é pena não ter mais tempo para a ela me dedicar).

      Peço-te que não deixes de ir ao teu mail ver uma mensagem que o Farol lá te deixou.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boa tarde querida Tétis!
    Como gosto de aprender!
    Como gosto destas histórias que tão bem contas!
    Linda a pedra. Fascinante mesmo.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Isa

      Fico feliz por te ver aqui, por teres vindo conhecer e possivelmente aprender sobre mais uma bela "pedrinha" que a mãe-natureza nos oferece para regalo dos nossos sentidos.

      Como disse no comentário acima, só tenho pena de não ter mais disponibilidade para me dedicar com mais afinco a esta pesquisa sobre este tema que adoro e tanto me atrai.

      Prometo, só não posso dizer quando, que trarei mais posts destes para juntos desfrutarmos das belezas do reino mineral.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Lindas pedras e as adoro!!abração e tão bom saber mais sobre elas! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica

      Que alegria me dás sempre que por aqui te encontro.

      Se gostas do tema e ainda não leste mais posts destes, como já disse noutra resposta, procura na etiqueta "Gemas.Cristais-Minerais..." e encontrarás mais 8 pedrinhas que te vão encantar.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que saudades tinha destas temáticas!
    E o que se aprende?!

    E a "inveja" que se tem por não ser viável ter uma maravilha destas? É que eu sou (como é notório!) Touro.

    Beijinho grande, querida Tétis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresinha

      Até eu tenho saudades do tempo que passo (que infelizmente é tão escasso...) a pesquisar sobre estas maravilhas da natureza.

      Quando não se pode ter uma pedrinha destas "real", nada como optar por uma "virtual". Do mal o menos, não é verdade?

      Beijinhos amigos

      Eliminar
  5. Oie doladinha vim rapidex te ver ...e trazer essa frase que gostei muito !!Cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódios e indiferenças, há de recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor !!!Adorei e vc?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nadjinha

      É certíssima essa frase.

      Penso que equivale um pouco a outra frase muito conhecida que diz: "quem semeia ventos colhe tempestades".

      Obrigada pela visita e pela frase que também adorei.

      Beijinhos e carinhos que, tenho a certeza, vou receber de volta!...

      Eliminar
  6. Me encantan las piedras.

    Interesante entrada, Tetis

    Un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Jessenia

      También me alegra saber que te gustan las piedras.

      La madre naturaleza es muy generosa para ofrecernos cosas tan bellas.

      Besitos

      Eliminar
  7. Amiga Tétis, quero me desculpar pela demora em retornar aqui, a vontade foi enorme mas fui acometida por uma virose e fiquei meio mal, agora que estou me recuperando,por esse motivo me ausentei.Fiquei maravilhada com essa pedra a qual eu não conhecia. realmente linda.É fascinante as caraterísticas que a mesma possui.Amiga amei ver vc em meu blog The Life (que chamo de meu blog red) rs...obrigado pela carinho depositado lá.Voltarei assim que tudo voltar ao normal comigo.Xero grande pra ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lidiany

      Fico feliz em ver-te por aqui e em saber que estás a recuperar bem dessa virose. Espero que em breve estejas em forma.

      Se gostas de pedras, procura a etiqueta "Gemas-Cristais-Minerais..." e encontrarás posts de outras maravilhas da natureza de que talvez nunca tenhas ouvido falar.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Abraço Argos:)

    Sem final feliz...Eu avisei:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Mas eu continuo a acreditar neles!
      Só um?

      Abraço

      Eliminar
  9. Una vez más, la nobleza del corazón me demuestra el digno don de la amistad para continuar alimentándola a tu lado…

    Un abrazo con ternura
    Y un beso con dulzura

    María del Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Gatita

      Gracias pela tua visita que me encheu de alegria tanto mais que sei que ainda te encontras de vacaciones.

      Quero felicitar-te pelo dia de ontem, dia de la Virgen del Carmen, a santa patrona do teu lindo nome Carmen.

      Espero com saudades o teu regresso.

      Un fuerte abrazo y un besito amigo

      Eliminar
  10. Este tema, sempre me chamou a atenção...
    Estarei atento
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mestre

      Já sabia que gostavas deste tema que, tal como eu, amas estas maravilhas da natureza.

      Também deves saber que existem neste blog mais 8 posts sobre o tema "Gemas-Cristais-Minerais..." e muitos mais hão-de surgir, é questão de eu ter tempo, disposição e sobretudo saúde para poder pesquisar e escrever sobre estas pedrinhas maravilhosas.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Oi Tétis! Orgulho-me de já ser um facho de luz deste potente farol que ilumina o mundo em luz, conhecimento e entretenimento. Que tem cores, som e imagens nos mais variados temas de interesse comum. Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude."(Sakyamuni )

    Menina obrigado por me apresentar tão bem a "Alexandrita, que até então eu não tinha ouvido falar. Obrigado pela oportunidade de conhecer esta multicolorida jóia, não só em sua beleza, multicolorida, mas também no misticismo que a envolve. Sou de junho sou da Alexandrita e não sabia. Vou fazer uma excursão ao Espírito Santo o Minas Gerais para conhecer pessoalmente esta minha nova musa preciosa.

    Nunca venho aqui sozinho, a minha frente vem sempre o meu coração que é o primeiro a chegar e não quer mais sair. Sempre saio daqui mais rico e feliz. Um lindo final de semana reluzente como uma gema multicor de Alexandrita. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Mario

      Toda a tua escrita é um poema, cada frase um verso, cada palavra uma jóia como as gemas deste post.

      Sim, já és, aliás deste o primeiro dia que te conheci e aqui vieste, um facho de luz deste farol, que o ajuda a iluminar cada vez para mais longe levando a luz aos recantos mais sombrios e a todos os lugares onde ela é necessária.

      Se na realidade fores a Minas Gerais e tiveres oportunidade de conhecer "ao vivo" a Alexandrita, dá notícias, diz-me a impressão que te causou, como é esse processo tão mágico de mudança de cor...

      Quando estás para aqui chegar, eu sinto algo estranho, algo a bater baixinho, certinho, um som cadenciado e muito agradável. Não sabia o que se estava a passar quando isso acontece mas agora sei, sei que é o teu coração que, como dizes, chega antes de ti, vem sempre à frente a iluminar-te o caminho. Um coração de poeta!...

      Ficarei à espera da próxima visita, estarei atenta àquele som que chega sempre primeiro e anuncia a tua chegada!...

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Querida amiga Tétis,

    Gracias por compartir este precioso y bello post.

    - Al final como todo en la vida de lo que hacemos o decimos, en algo se parece a ti por eso lo describes y presentas tan lindo.

    Beijos, bisous mon amie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mon ami Poseidón

      C'est un grand plaisir et une grande joie lorsque tu écris des mots si doux et tendres.

      Merci mon ami.

      Je t'embrasse tendrement

      Eliminar
  13. Oie doladinha... amo pedras...cristais ..linda sua postagem ...bem kiida atualizei meus cafofos ..quando tiver um tempinho aparece para zoiar kkkk ..beijus feliz fds e beijokinhas !!
    http://dicasdebelezadanadjinha.blogger.com.br/
    http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/
    http://fantasiadeamor.zip.net/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nadjinha

      Obrigada pela tua visita sempre tão agradável e alegre.

      Se gostas deste tema, procura na etiqueta "Gemas-Cristais-Minerais..." e decerto te vais surpreender com a existência de algumas pedrinhas que tenho quase a certeza não conheces.

      Já passei por alguns dos teus "cafofos" mas em breve passarei por todos.

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Verdade amiga! Já até criei um blog na blogspot, embora usando um lay básico pq ainda não entendo nada da blogspot. Mas ainda estou disposto a pagar para ver até dia 9.;) Beijos e um ótimo finalzinho de semana!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo

      Então o blog vai melhor de saúde? Li no blog do amigo Vanderlei que parece que tudo não passa dum boato e que a zip.net continuará sem problemas. Será?

      Entretanto se já criaste um blog na blogspot, vai treinando, experimentando porque, mesmo que continues na zip.net, poderás sempre ter outro na blogspot. Tenho a certeza que tens matéria e beleza para repartir pelos dois blogues.

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Tétis,

    Já sabes que gosto muito de pedras e cristais, não pelos supostos poderes, mas porque acho que são uma maravilha da natureza e depois de polidos não me canso de olhar para eles e ver as variações de cores que são capazes de formar.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Argos

      Sim, é verdade, já muitas vezes falámos sobre estas preciosidades que a natureza nos oferece sem exigir nada em troca.

      Há pedrinhas que até custa a acreditar que "nasçam" assim naturalmente sem a interferência do homem, tamanha é a sua beleza mesmo em estado bruto.

      Quanto a este assunto ainda tenho muitas mais surpresas para revelar, é questão de ter tempo para pesquisar e preparar os posts. Aguarda!...

      Um enorme abraço muito amigo

      Eliminar
  16. Fica então o "s" final...lol


    Feliz (quase que colocava mais um "s") seja tu. Porque mereces...

    ResponderEliminar
  17. Sabes uma coisa, "Anónimo"?
    Ando a lembrar-me de ti muitas vezes e não sou o único!
    Até já temos local marcado para falar de ti, adivinha onde...
    Teremos um final feliz?

    Abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.