domingo, 26 de julho de 2015

Cegonha


A ti, Argos, dedico este post que concebi pensando no quanto admiras esta ave tão comum no nosso Portugal. Termino-o com a bela e inesquecível canção do não menos inesquecível Carlos Paião que sei, é uma das tuas preferidas do seu imenso e criativo reportório.

Cegonha-Branca (Ciconia ciconia)


As cegonhas (Ciconia spp.) são aves da família Ciconiidae com cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. Migratórias e monogâmicas, estas aves caracterizam-se por emitir sons através do bater dos bicos, actividade a que se dá o nome de “gloterar”.

De habitat variado, as cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos, pastagens e falésias.

Alimentam-se de pequenos vertebrados, como rãs, lagartos, cigarras, cobras, insectos, minhocas e peixes.

As crias das cegonhas, nascem na Primavera de uma postura de cerca de 3 a 5 ovos e de uma incubação entre 20 a 30 dias. É interessante ver a atitude protectora da cegonha-mãe que quando chove abre as asas para proteger as crias indefesas.

Existem várias espécies de cegonhas: a Cegonha-de-abdim (Ciconia abdimii), a Ciconia episcopus, a Cegonha-de-storm (Ciconia stormi), a Maguari (Ciconia maguari), a Cegonha-branca-oriental (Ciconia boyciana), a Cegonha-branca (Ciconia ciconia) e a Cegonha-preta (Ciconia nigra).

Em Portugal a cegonha-branca é uma das duas espécies do género Ciconia mais conhecidas da nossa fauna. Mais comum do que a cegonha-preta, a cegonha-branca é reconhecível por todos devido à sua tonalidade branca e preta e ao seu característico bico vermelho.
Por procurar ambientes quentes, é vulgar avistarem-se populações de cegonhas brancas principalmente na região centro, tornando-se assim uma ave bastante característica da paisagem portuguesa. A sua presença está fortemente enraizada na nossa cultura, sendo considerada por muitos um símbolo regional devido a ter-se tornado já um elemento característico da paisagem em muitas regiões do país. Espécie normalmente admirada e respeitada pela grande maioria da população, existem actualmente várias reservas e planos ambientais para a sua conservação.

Mais comum no sul e centro do que no norte de Portugal, a cegonha-branca é presença constante nas searas e pousios alentejanos e nos arrozais, verificando-se, nos últimos anos, um aumento acentuado do número de efectivos ao longo de todo o ano. 

Inconfundível, a cegonha-branca apresenta uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna. O seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a cor vermelha viva do bico e das patas, tornam-na uma ave emblemática do nosso território.

Fontes: Wikipédia e ICNF


8 comentários:

  1. O amigo Argos vai ficar muito contente e emocionado com esta linda dedicatória, amiga Tetis!
    Eu própria me emocionei com esta canção tão bela e, com a recordação deste nosso excelente cantor, que tão cedo partiu e tantas saudades deixou.

    Um grande beijinho para ambos!

    Janita

    ResponderEliminar
  2. Vi várias durante este mês de férias.
    Um abraço e uma óptima semana

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Tétis! Passei pra deixar meu abraço e me deparo com essa preciosa informação sobre as cegonhas, excelente post. Adoro cegonhas , aqui temos só garças brancas, são lindas e imponentes.
    Qto ao vídeo, sem palavras pra descrever tamanha beleza, melodia imagens em plena sintonia, e a voz do Carlos é um luxo.
    Parabéns pelo post!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Olá Tetis,

    Andei meio fugido e quando entrei aqui fiquei sem jeito!
    Sabes bem que quando as coisas calam fundo fico sem palavras para expressar o que estou a sentir.
    Não sei como agradecer, por isso deixo- te aqui um abraço daqueles cheios de gratidão.

    Outro abraço e mais uma vez obrigado


    P.S. Ontem vi cegonhas

    ResponderEliminar
  5. Boa noite meu amados do Farol. Mais uma vez o Ostra da Poesia abriu suas portas para o Pena de Ouro e estamos em sua 10ª edição em sua semifinal, queria contar com tua participação votando em uma das semifinalistas, a que tocar teu coração. A votação vai até o dia 2 de agosto, te espero lá ok? Beijos no coração ♥

    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. ⊰❀˚° ·.
    Nunca tive a oportunidade de ver uma cegonha ao vivo, aqui elas são raras.
    Ótimas informações, a canção também é muito bonita.

    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    ♡ه° ·.

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto sobre as cegonhas em Portugal.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.