sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Hoje, o convidado do Farol é...


El blog de Inma_Luna



Nuestro blog convidado de hoy es El blog de Inma_Luna , de nuestra amiga Inma_Luna, Sevilla, España.


Su blog es un espacio acogedor de post con temas variados.

 Podrás disfrutar de textos sobre diferentes Estados de Alma y cosas de la vida siempre escritos escuchando su corazón.

Sus letras son cuajadas de amor y belleza.

Sus post son elegantes llenos de sensibilidad y sinceridad.

Podrás ver como nuestra amiga es apasionada por tratar temas de:

Valores, Sentimientos, Amistad, Poesía, chistes, etc..

Te darás cuenta como es interesante y enriquecedor visitar su blog.

Te aconsejamos visitar este bello lugar muy acogedor. Seguro te quedarás algún rato disfrutando por su bello contenido de valores auténticos.

Muchas gracias Inma por compartir tus maravillosos post con nosotros!..


A nuestra amiga Inma atribuimos este Diploma al Mérito por el importante papel que su blog desempeña en la blogosfera.

 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Farol, faróis...


O nosso "farol" é um símbolo, um elo de amizade entre três pessoas muito diferentes. Resiste há seis anos às intempéries da blogosfera e dos nossos humores. Nem sempre é fácil e eu pensei numa forma de homenagem:
Nada melhor que um passeio pelos  verdadeiros faróis de Portugal. De norte a sul e nas ilhas, são símbolos de amizade e uma promessa de porto de abrigo  para todos aqueles que cruzam oceanos. 
Verdadeiros resistentes, atravessam séculos sem medo de desaparecerem. Numa época informatizada, de GPS e radares, eles continuam firmes porque de todos os sistemas de orientação, são os menos susceptíveis a falhas.

No próximo post iniciarei o passeio  pelo farol mais setentrional de Portugal, o Farol de Montedor em Carreço.
Um nome cheio de mistério e drama. Será ele a porta da minha caminhada, mais emocional do que histórica. Terei companheiros de viagem?

sábado, 24 de janeiro de 2015

La vida..



La vida..
En la vida, todo es amor. Si uno ama está vivo, si crea amor, las cosas buenas forzosamente llegan.

Vivir significa disfrutar de cada momento de la existencia.
Por eso es preciso saber vivir.




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O Galo de Barcelos




Um dos símbolos mais representativos de Portugal é sem dúvida o Galo de Barcelos, considerado por muitos como uma espécie de “mascote” do país.

Qualquer loja de “souvenirs” e de artesanato português tem à venda estes galitos, o que os torna uma das lembranças mais procuradas e populares de Portugal.

Tendo tido a sua estreia internacional em Genebra em 1935, quando da Exposição de Arte Popular Portuguesa, foi contudo a partir das décadas de 50 e 60 que o Galo de Barcelos se transforma em símbolo de turismo nacional e ícone de identidade de Portugal.
A lenda que lhe está associada é uma das mais importantes lendas medievais do erário popular português, com origem no Caminho de Peregrinação a Santiago de Compostela, tendo-se imortalizado na cultura lusitana através do famoso Galo de Barcelos, símbolo do artesanato Barcelense e que bem depressa se elevou ao mais importante ícone de identidade de Portugal no mundo.

Logo à chegada à cidade de Barcelos, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontra-se o mais antigo vestígio desta lenda: o Cruzeiro que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda. É a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos, sendo nele bem visíveis os principais intervenientes da história: o peregrino, o enforcado e o galo.



A curiosa lenda do Galo de Barcelos:

Há muitos séculos atrás os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime e, mais ainda com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

Certo dia apareceu por aquele burgo um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém acreditou na sua palavra, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa. Foi por isso condenado à forca.

Antes de ser enforcado, como última vontade, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.
O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” Risos e comentários não se fizeram esperar mas, pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo do condenado.

Porém, quando o peregrino estava a ser enforcado, o que parecia impossível tornou-se realidade... o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Nesse instante ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito que impediu o seu estrangulamento. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Passados alguns anos o galego terá voltado a Barcelos para mandar erguer um monumento, o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor a S. Tiago e à Virgem Maria.


Esta lenda que lhe está na origem confere ao Galo de Barcelos o significado de serenidade, fé, confiança e honra, tornando-o um símbolo de sorte e felicidade. Por outro lado, a sua apresentação garrida e colorida, a par do seu aspecto multifacetado no porte e nas formas, é o símbolo de um Portugal onde as diferenças culturais e a variedade etnográfica não o impedem de ser uno como nação, com uma história e herança culturais das mais marcantes da Europa.

Barcelos verde rincão,
Terra lusa, nobre gente
Onde um galo morto cantou,
Para salvar um inocente.


sábado, 17 de janeiro de 2015

6º aniversário do Farol


Hoje completam-se 6 anos de vida do Farol!

Seis anos em que se manteve firme, mesmo com as tempestades inerentes a este imenso mar que é a blogosfera.

Seis anos de luz, umas vezes fraca, outras mais forte, mas sempre acesa, iluminando o caminho que estes três amigos se comprometeram a seguir.

Seis anos sobre a rocha firme formada por todos os amigos que por aqui passam e que por aqui se mantêm.

Como prova de gratidão gostaríamos que aceitassem e levassem para os vossos cantinhos o selinho que comemora o sexto aniversario do nosso blog

Um Farol Chamado Amizade

 *** # ***

Hoy el Farol cumple su sexto aniversario!

Seis años navegando entre las olas de los desafíos y alegrías, en este inmenso océano que es la blogosfera.

Seis años en el que nuestro Farol se ilumina con personas importantes que marcan nuestro camino de amistad y complicidad de quien visita esta casa.

Agradecemos todos esos momentos mágicos por teneros siempre a nuestro lado.

Para conmemorar este día y como prueba de reconocimiento de vuestra amistad, nos gustaría que aceptéis y os llevéis para vuestros blogs respectivos el sello conmemorativo del 6°aniversario del Farol.

Poseidón * Tétis * Argos