domingo, 3 de janeiro de 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

O ano de 2010, que agora se inicia, será o ano de todas as expectativas no que concerne à Biodiversidade do Planeta. Será o momento de avaliar o desempenho quanto ao progresso na redução da taxa de perda da Biodiversidade a nível global, tal como foi acordado na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo no ano de 2002. Será ainda a altura de se concluírem as negociações do regime internacional em recursos genéticos, bem como do estabelecimento de uma “nova Visão” e da concepção de um “Plano Estratégico” renovado para a “Convenção sobre a Diversidade Biológica”.


Em 20 de Dezembro de 2006, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o “Ano Internacional da Biodiversidade”. A Assembleia designou o secretariado da “Convenção sobre Diversidade Biológica” como ponto focal para o Ano e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros actores, visando chamar a atenção internacional para a perda contínua da Biodiversidade e para a importância vital que a Biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência.

Os principais objectivos do plano de acções a desenvolver a nível internacional visam reforçar a importância da conservação da Biodiversidade tanto para o bem-estar do Homem como para o desenvolvimento da economia e consciencializar o maior número de pessoas possível.

Em Setembro de 2010 terá lugar uma Assembleia Geral das Nações Unidas tendo por tema precisamente a Biodiversidade.
O que é a Biodiversidade?

Biodiversidade ou diversidade biológica é, genericamente, a soma de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, ou seja, é a diversidade da natureza viva.

Este termo e conceito têm sido crescentemente utilizados desde 1986 entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados em todo o mundo, coincidindo com o aumento da preocupação com a extinção das espécies, observado nas últimas décadas do Século XX.

Ainda se conhece pouco sobre a Biodiversidade do planeta, calculando-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico.

Biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos. Refere-se à variedade de vida na Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da fauna, da flora, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e ainda a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se também à riqueza (número) de diferentes categorias biológicas e à abundância relativa dessas mesmas categorias, incluindo variabilidade ao nível local, complementaridade biológica entre habitats e variabilidade entre paisagens.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, sendo responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

A perda da Biodiversidade

O principal impacto da perda da Biodiversidade traduz-se na extinção das espécies que são irrecuperáveis.

Durante as últimas décadas a grande maioria dos biólogos acredita que está prestes a acontecer uma extinção em massa, dado que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.

Estudos mostram que cerca de 12,5% das espécies de plantas conhecidas estão sob ameaça de extinção e cada ano entre 17.000 e 100.000 espécies desaparecem do nosso planeta. Alguns estudiosos prevêem que cerca de 20% de todas as espécies vivas poderão desaparecer nos próximos 30 anos.

O Homem é o principal responsável pela perda da Biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.De entre algumas das principais acções do homem e suas consequências na perda da Biodiversidade do planeta poderemos apontar:

- A eliminação ou alteração dos habitats naturais, com a eliminação da vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias, o que altera o meio ambiente; em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição do seu habitat;

- A super-exploração comercial das florestas, oceanos, rios, lagos e solos que ameaça muitas espécies marinhas e terrestres;

- A poluição das águas, do solo e do ar que desgastam os ecossistemas e matam os organismos;

- A introdução de espécies exóticas e de espécies alóctones invasivas que ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.

A diversidade biológica representa um papel fundamental para a espécie humana, uma vez que aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.

A tendência crescente para a perda da Biodiversidade pode vir a ter profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.

Conservar, preservar e proteger

A humanidade é ela própria parte da Biodiversidade e por isso a nossa existência seria impossível sem ela. Qualidade de vida, competitividade económica, emprego e segurança, tudo depende deste capital natural.

A Biodiversidade é fundamental para os "serviços ecossistémicos", ou seja, os serviços que a natureza fornece, como a regulação do clima, da água e do ar, a fertilidade dos solos e a produção de alimentos, combustíveis, fibras e medicamentos. A Biodiversidade é essencial para manter a viabilidade da agricultura e das pescas a longo prazo e é a base de muitos processos industriais e da produção de novos medicamentos.

Assim, a conservação da diversidade biológica, ou Biodiversidade, tornou-se uma preocupação global. Apesar de não haver consenso quanto ao tamanho e ao significado da extinção actual, muitos consideram a Biodiversidade essencial. Neste contexto os conceitos de conservação, protecção e preservação da natureza têm vindo a evoluir no sentido da manutenção da Biodiversidade.

Segundo uma visão ética dos direitos, deveres e educação, a Biodiversidade desempenhará o papel de "ser um espelho das nossas relações com as outras espécies de seres vivos".

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Assim, todos nós somos responsáveis por esta perda crescente da Biodiversidade, pelo que caberá a cada um de nós dar um pequeno passo que seja para fazer regredir este estado de degradação e para evitar uma iminente catástrofe a nível planetário.

A Terra está na tua mão!...


Autores: Argos e Tétis

49 comentários:

  1. Me ha gustado mucho leer esta entrada sobre biodiversidad, yo llevo unos días pensando en hacer una entrada sobre ello.

    Feliz Año Nuevo!!!! Espero que vuestros deseos se hagan realidad :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos autores desta rica postagem!
    Foram muito felizes em trazer o tema e tiveram o cuidado de esclarecer e ilustrar de forma bem completa.
    Que seja uma excelente forma de reflexão na blogosfera!
    Desejo aos amigos do Farol, bem como a todos que aqui acederem, um Feliz Ano Responsável!
    Abraços e beijos com carinho e amizade,
    Helô Spitali

    ResponderEliminar
  3. Ola amigos... adorei este post... Gostaria de o levar para o Fascínio das Palavras... Posso?

    Beijos...
    e Bom Ano...

    ResponderEliminar
  4. Por ahí, por ahí va el último poema que he dejado en mi blog. Somos tan brutos que nos estamos cargando el planeta.

    Ojalá recapacitemos y hagamos que recapaciten nuestros gobernantes.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  5. Há matérias onde sou totalmente...
    "naba"...a Matemática,a Economia.
    Meu Deus...Só entendo e trabalho bem c/ a Economia doméstica: = do pouco faço + + +!
    Mas, sabendo o k é a Biodiversidade,e
    graças à explicação recebida,estou contente.
    Parabéns, + uma vez, por trazerem assuntos variados e de mt interesse.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  6. Vaya si que tenemos buena papeleta.
    No sabia que este año estaba dedicado a la biodiversidad y habeis preparado un buen documento.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  7. A Terra não só está nas nossas mãos, como faz parte das nossas mãos. Somos UNO com ela (pelo menos deveriamos sentir dessa forma). Espero, sinceramente, que o ser humano consiga, cada vez mais, interiorizar isso dentro de si.

    Adorei o post sobre a biodiversidade. Está bastante claro e muito colorido, tal como tudo aquilo que a nossa querida Terra alberga nos seus braço!

    Gostei imenso do blog.

    Beijinhos de Amor, Paz, Luz e Harmonia,
    Ritinha
    (Angel of Light)

    p.s.: Vim aqui parar através da minha querida irmã de Luz Mariz.

    ResponderEliminar
  8. muy buena exposicion!!! gracias
    un abrazo

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Este é um post óptimo, de alta qualidade.
    O tema abordado - a Biodiversidade - é de extrema importância. Só podemos desejar que quem de direito se aperceba dos perigos que a Mãe Natureza está correndo, e todos unam as mãos no sentido de a defenderem.
    Parabéns aos autores que tão bem explanam o assunto e o complementam com belas fotos.

    Agora quero deixar um recadinho para o Poseidón. Pode ser?

    Olá, Poseidón
    Gostei muito de te ver no meu blog "Histórias".
    E não deves ter complexos em relação ao teu português, que não é nada mau.
    Quem me dera falar uma segunda língua assim!
    Espero que continues a visitar-me; pela minha parte cá estrei!

    Que o 2010 seja risonho para vocês três.

    Beijinhos para todos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  10. Feliz Año Nuevo para ti tambien,esperemos que entre todos hagamos de este planeta un sitio mejor para vivir.
    Gracias amiga mia por seguir acordandote de mi.
    Un besazo muy muy fuerte.

    ResponderEliminar
  11. Buenos días paisano.

    Difícil tema tratas...hay personas que sólo les importa su yo y el ahora... no se dan cuenta de la importancia global.En este mundo todos dependemos de todos y ... cuando comiencen a faltar especies ...nuestro habitat y nuestra especie también se verá ... o está ya en peligro...aunque solo fuera de forma egoista deberiamos preocuparnmos... los humanos somos la especie que mata por dversión, egoismo y poder!!!

    Saludos y espero que con tu entrada hagas moverse algunas conciencias. Nieves.

    ResponderEliminar
  12. Este artículo me parece, sin duda muy interesante, aunque desgraciadamente, por no ser políglota no puedo disfrutar plenamente de su comprensión.

    Gracias por tu visita y feliz 2010 para ti también besos.
    Narci

    ResponderEliminar
  13. Realmente está em nossas mãos salvar o planeta cuidando da biodiversidade.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. ¡Qué responsabilidad!, lo malo es que no nos damos cuenta de hasta donde alcanza.
    Gracias por toda esa información, como siempre espléndida, que nunca está de más repasar aunque la tengamos aprendida.
    ¡Feliz inicio de 2010!
    Bicos

    ResponderEliminar
  15. Minha mais nova amiga, prazer imenso recebe la no Livro, obrigado pelo carinho das palavras , voclte sempre que desejar, tenha uma linda semana e um dia cheio de paz, e claro, um belissimo ano novo de muitas realizações...beijos

    ResponderEliminar
  16. Fotos e colagens muito bem conseguidas
    Texto....a qualidade do costume.
    Agora, que este v/ trabalho,fique
    como tema a meditar em 2010, por
    toda a humanidade.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  17. Ola, Hola, Bonjour mes amis,

    A Terra está na tua mão!...
    --------------------------------
    El ser humano tiene una mentalidad destructora con todo lo que le rodea.... por ahi va la cosa tb!

    En 1800, dos años después de la publicación del "Primer Ensayo sobre el Principio de la Población" de T.R. Malthus, se alcanzan los novecientos millones de habitantes.

    El ritmo se sigue acelerando; en 1900 se alcanzan los mil seiscientos millones; en 1960 había tres mil millones. A mediados de 1999 se superaron los 6.000 millones

    Y cuantos millones de habitantes tiene el planeta tierra ahora?

    Según la oficina de censo de USA hoy somos 6,531,390,346 habitantes de este precioso planeta y la cifra aumenta minuto a minuto..

    Si la población terrestre continúa duplicando su número cada treinta y cinco años (como lo está haciendo ahora) cuando llegue el año 2.600 se habrá multiplicado por 100.000 (..) ¡La población alcanzará los 630.000.000.000! Nuestro planeta sólo nos ofrecerá espacio para mantenernos de pie, pues se dispondrá únicamente de 3 cm2 por persona en la superficie sólida, incluyendo Groenlandia y la Antártida. Es más, si la especie humana continúa multiplicándose al mismo ritmo, en el 3.550 la masa total de tejido humano será igual a la masa de la Tierra.

    - Asi es imposible vivir!!!!
    , tendremos que salir para otros planetas en busca de otros mundos?

    Amigos, este es un post muy INTERESANTE y importante... , ojalá el ser humano sea capaz de encontrar soluciones antes que ocurra algo explosivo!

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Magnífica entrada.
    Me sumo a los deseos de que ese mundo que está en nuestras manos sepamos mimarlo y darle todo lo necesario para que siga vivo de generación en generación.
    Año verde y lleno de vida.
    Besos

    ResponderEliminar
  19. parabens pela postagem. Muito , muito boa.
    Maurizio

    ResponderEliminar
  20. Muy entretenido el post. Espero que los Reyes os traigan muchos regalos. Un abrazo

    ResponderEliminar
  21. Um beijo carinhoso pra desejar uma bela terça feira pra ti.

    ResponderEliminar
  22. E, eis, os Amigos do Farol no seu melhor!
    Belissimo início de ano com este post, Tétis e Argos. Muitissimo bem feito, bem organizado, informativo, didático. Mais palavras para quê?!
    Beijinho muito grande para ambos.

    ResponderEliminar
  23. Olá amigooooo,agardeço sua visita.
    Sempre bem vindo ao meu espaço.

    Beijos e carinhos meussssssssss

    Maria

    ResponderEliminar
  24. bom ano para tu tb ;)
    bonito este teu cantinho
    bgda
    beso

    ResponderEliminar
  25. Muchas gracias por tu post y el recuerdo de la importancia de la biodiversidad.
    Feliz 2010.
    Un beso

    ResponderEliminar
  26. Olá Sweety

    Ficamos muito felizes ao saber que estás a pensar publicar um post sobre a biodiversidade.
    Quantos mais se juntarem a esta causa, melhor.
    Quando publicares avisa-nos está bem? Teremos muito gosto em visitar-te.

    Um grande abraço e que todos os teus sonhos se tornem realidade.

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  27. Olá “EternaApaixonada!

    Muito obrigado pelas tuas palavras simpáticas e encorajadoras.
    Vamos fazer das tuas palavras um dos nossos lemas para 2010:
    “Um Feliz Ano Responsável”!

    Abraços dos amigos do Farol

    Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  28. Cristina

    Para nós é uma honra ver o nosso post no teu blog.

    Um grande abraço e obrigado

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  29. Luísa

    Fazemos votos para que publiques muito desses teus poemas que “fazem pensar”.
    Tens razão quando dizes: “Somos tan brutos que nos estamos cargando el planeta.”
    O homem não aprende com os erros pois não? Repete as mesmas incorrecções vezes sem conta.
    Vamos fazer votos para que as coisas mudem para melhor.

    Um grande abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  30. Olá Isa

    Então não gostas de matemática? Não és a única!
    Mesmo assim vamos tentar passar essa mensagem:
    “Do pouco fazer +++”
    Que tal utilizar esta fórmula na natureza?

    Um abraço e obrigado pela “fórmula”

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  31. Olá Abi

    Agora que já sabes que este ano é dedicado à Biodiversidade, estas recrutado!
    Passa a palavra e...algumas acções!

    Um abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  32. Olá Ritinha

    Ficamos muito sensibilizados pela tua visita e pelas tuas palavras tão sensatas.
    És sempre bem-vinda ao nosso blog, logo que pudermos iremos visitar ao teu cantinho.
    Vamos colocar aqui uma frase tua que nos tocou bem fundo e que devia servir de mote neste caminhar.
    “A Terra não só está nas nossas mãos, como faz parte das nossas mãos. Somos UNO com ela”

    O nosso obrigado e um grande abraço da equipa do Farol

    Tétis, Poseidon e Argos

    (um abraço também para a Mariz, temos saudades dela)

    ResponderEliminar
  33. Mery

    Obrigado pela tua visita e pelas palavras simpáticas.

    Um abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  34. Mariazita

    Seja bem-vinda ao nosso blog!
    Pelas suas palavras, presumimos que já se uniu a esta causa, a que ainda faltam tantas “mãos”! Da nossa parte, muito obrigado.

    O Poséidon ficou muito feliz com o seu recadinho!

    Um grande abraço da equipa do Farol que já andou pelo seu cantinho a ler algumas histórias

    Tètis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  35. Placy

    Obrigado pelas tuas palavras cheias de ternura e amabilidade.
    Também nos unimos a ti nos desejos de que o homem comece finalmente a “ver” e transforme o planeta num sitio onde todos os seres vivos possam viver condignamente.

    Um grande abraço da equipa do Farol

    Tètis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  36. Olá Nieves

    Daqui “respondem ” os amigos do teu paisano Poseidón!
    Sabes? Nós julgamos que este tema não é difícil!
    Difícil e “pequenina” é a mente dos homens que só pensam em lucros sem olhar a meios.
    Julgo que tu e nós estamos do mesmo lado da barricada lutando por um mundo melhor.

    Abraços dos três amigos do Farol

    Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar
  37. Olá Narci

    Acreditamos que tenhas conseguido entender o suficiente deste post!
    Não agradeças a nossa visita, o prazer foi nosso ao visitar o teu cantinho acolhedor.

    Um abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  38. Olá Wanderley

    Então vamos lutar para salvar o planeta!
    Obrigado pelo apoio

    Abraços dos amigos do Farol

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  39. Fonsilleda

    Devíamos respeitar e ser responsáveis com a terra porque ela é a nossa mãe.
    Mas…será que nunca aprendemos?

    Um abraço dos amigos

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  40. Everson

    Obrigado nós pela sua simpatia.
    Pode ter a certeza que iremos mais vezes ao seu blog, é um prazer passear por lá.

    Abraços

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  41. Olá Andradarte

    Obrigado pelas suas palavras encorajadoras.
    Um desafio para si: que tal um painel sobre a diversidade?
    Adoraríamos que compartilhasse connosco o seu ponto de vista.

    Abraços

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  42. migo Poseidón

    Obrigado pela tua participação e pelo enriquecimento que deste a este post!
    Quanto à tua questão:
    “- Asi es imposible vivir!!!!
    tendremos que salir para otros planetas en busca de otros mundos?”

    Sabes? Temos esperança num mundo melhor! Podes achar que somos utópicos, mas a verdade é que ainda acreditamos!

    Um abraço dos amigos

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  43. Candi

    Obrigado por te juntares ao nosso “movimento”, precisamos de todas as pessoas do mundo!

    Um ano bem verdinho para ti e um grande abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  44. Maurizio

    Obrigado pela “força”.
    Precisamos de voluntários para ajudar na conservação da natureza, “alinhas”?

    Um abraço

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  45. Cele

    Nós esperamos que os Reis Magos tragam como presente “um despertar de consciência” para toda a humanidade.

    Abraços e bom ano

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  46. Olá Amiga Teresa

    Obrigado pelas tuas palavras incentivadoras, tínhamos que ter um “projecto” para este ano e a bidiversidade deu o mote!

    Um beijo grande dos amigos

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  47. Olá Maria

    Acredita que gostamos muito do teu espaço. É calmante passear por lá!

    Abraços

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar
  48. Amordemadrugada

    Que este ano seja maravilhoso para ti.
    Obrigado por gostares do nosso cantinho, és sempre bem-vinda!

    Abraço

    ResponderEliminar
  49. Gaia56

    Nunca é demasiado recordar temas como a biodiversidade, a humanidade anda com muita falta de memória!

    Abraço e feliz ano

    Tétis e Argos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.