sábado, 29 de agosto de 2009

Recordando Carlos Paião

01-11-1957 / 26-08-1988


No passado dia vinte e seis, fez 21 anos que nos deixou, vítima de um acidente de viação, aquele que é considerado um dos maiores compositores portugueses.

A notícia da sua morte foi, na altura, um choque tremendo, quer por se tratar de um jovem com apenas 30 anos, quer pela simpatia que irradiava e ainda pelo seu talento e pela carreira promissora que já iniciara como cantor e compositor.

Carlos Manuel de Marques Paião, conhecido apenas por Carlos Paião, nasceu em Coimbra a 1 de Novembro de 1957, vindo a falecer em Rio Maior, a 26 de Agosto de 1988.
Licenciou-se em Medicina em 1983, pela Universidade de Lisboa, mas acabou por decidir dedicar-se exclusivamente à música. Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um talentoso e prolífero compositor, já que no ano de 1978 tinha escritas mais de duzentas canções.
No ano de 1981, Carlos Paião decidiu enviar algumas das suas músicas ao Festival RTP da Canção, numa época em que este evento se apresentava como um meio de se atingir a fama e o sucesso no mundo da música portuguesa. Foi com a canção "Play-Back” que Paião ganhou o Festival da Canção, conseguindo ultrapassar outros concorrentes bem mais famosos e populares. A canção é uma crítica divertida mas incisiva aos artistas que cantam em play-back.

Nesse mesmo ano, Carlos Paião editou outro single de sucesso, “Pó de Arroz”, que mantém até hoje a sua popularidade. Seguiu-se-lhe a "Marcha do Pião das Nicas", canção onde novamente está bem patente a sua faceta ligeira mas certeira para a crítica e a sátira.
Tendo participado no programa televisivo “Foguete” foi, contudo, no programa “Hermanias” que Carlos Paião mais se destacou ao compor a totalidade das músicas e letras de "Serafim Saudade", uma caricatura criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor (também prematuramente desaparecida em 2001 devido a suicídio, o que surpreendeu os seus admiradores devido à imagem de alegria contagiante que projectava em público), com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado "Vinho do Porto, Vinho de Portugal", que ficou em 3.º lugar no Festival RTP da canção.

Em 1985, concorreu ao Festival Mundial de Música Popular de Tóquio, tendo a sua canção sido uma das 18 seleccionadas em mais de 2000 representativas de 58 países.
A editora EMI - Valentim de Carvalho tinha chegado a encomendar a Carlos Paião canções para outros artistas, entre os quais o próprio Herman José, que viria a alcançar grande êxito com "A Canção do Beijinho", e Amália Rodrigues. Para a diva da música portuguesa, Carlos Paião escreveu "O Senhor Extra-Terrestre", cuja letra chegou mesmo a constar dum manual para alunos da escola primária.
Em 1986, a canção de Carlos Paião, “Bamos lá, Cambada!”, feita para “José Esteves” (outra famosa personagem criada por Herman José), ficará para sempre na memória de todos os portugueses, que a consagraram como a canção-hino da Selecção Portuguesa de Futebol. Das 500 canções que escreveu só chegou a gravar 50, donde se destacam, além de "Play-Back", exitos como "Cinderela", "Pó-de-Arroz", "Vinho do Porto", “Versos de Amor” e tantos outros.

Para além de excelente e prolífico compositor, Carlos Paião distinguia-se também em palco, onde demonstrou todas as suas qualidades num número infindável de espectáculos que realizou. Foi a 26 de Agosto de 1988, a caminho de mais um espectáculo, que Carlos Paião encontrou a morte num violento acidente de viação. Talvez devido ao choque que este acidente causou, logo surgiu o boato de que Paião não estaria morto na altura do seu funeral, mas sim em coma. Contudo, e apesar da violência com que se deu o acidente negar a possibilidade de sobrevivência, o boato de que Carlos Paião foi sepultado vivo mantém-se até ao dia de hoje.
Na altura da sua morte, Carlos Paião estava a preparar um novo álbum intitulado “Intervalo”, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi “Quando as nuvens chorarem”.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de quinhentas canções, tendo sido homenageado em 2003, com um CD comemorativo dos 15 anos da sua morte - "Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois".
Em 2008, quando se completaram 20 anos do seu desaparecimento, vários músicos e bandas reinterpretaram alguns dos seus temas na edição do albúm, "Tributo a Carlos Paião".
Considerado por muitos como um dos maiores compositores portugueses e uma das maiores e mais queridas estrelas do mundo da música portuguesa, Carlos Paião e a sua música são intemporais, sobrevivendo a diversas gerações.
Alguns vídeos para recordar:
Versos de Amor


Cinderela


Vinho do Porto

46 comentários:

  1. (“)_(“).-“”’-.,/)
    ; ° ° ‘; - ., , ‘ )
    (♥_, )’__,)’-._)

    QUE BONITO HOMENSAJEEE, QUE TENGAS UN BUEN FIN DE SEMANAA
    SALUDOSSSSS

    ResponderEliminar
  2. Vengo desde mis vacaciones a dejarles un cariñoso saludo a Argos, Poseidon y Tetis. A partir del 7 u 8 de septiembre me reincorporo de manera habitual a los blogs amigos. Un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Bonito y precioso homenaje, a ese gran personaje.

    Saludos

    ResponderEliminar
  4. Muy bonito homenaje para una gran persona, no lo conocia, y me voy encantada

    Buen fin de semana a los tres

    Un besito Rosario

    ResponderEliminar
  5. Nobre olega Tétis,

    Ele cumpriu a sua missão na Terra e deixou um legado de belas canções, como podemos comprovar através dos vídeos.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Precioso homenaje,
    Un buen fin de semana,lleno de luz!!!
    besitos

    ResponderEliminar
  7. Linda homenagem. Mas gostei mais de Sara dançando "Carmem".
    Um feliz fim de semana.
    Beijos!
    Cleo

    ResponderEliminar
  8. siento la pérdida, parece que era un músico muy bueno, lo siento

    ResponderEliminar
  9. Que bela homenagem....
    que grande pesquisa.
    Não sabia que foram mais de 500??!!!
    A do último vídeo não conhecia.
    Foi-se um Pediatra, ficou um Sr.
    Compositor ...e interprete.
    Obrigado por este brinde.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Tetis.
    Aproveito e venho matar a saudade fazendo uma visita. Valeu chegar até aqui! Confesso que gostaria de voltar com mais freqüência, porém o “MBA” continua firme e o tempo ficou muito dividido, entretanto organizei momentos para visitar os preciosos amigos(as). Na oportunidade quero compartilhar de Machado de Assis o poema: “BONS AMIGOS. Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” Desejo um ótimo fim de semana. Muito sucesso, muita paz e luz. Brilhe sempre! Fique com Deus. Felicidades.
    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  11. Un precioso homenaje a este gran músico...

    ¡Un post formidable!

    Besos.

    ResponderEliminar
  12. Gracias Poseidon por tus palabras cariñosas,un saludo cordial,

    Carmen

    ResponderEliminar
  13. Tétis, un homenaje maravilloso, he aprendido mucho de la vida de Carlos Paiao, gran músico. Gracias por compartirlo.

    Poseidon, te dejo muchos besos.
    gracias por tus visitas y palabras.

    ResponderEliminar
  14. Es un placer visitaros, aunque en este caso, envuelto por la tristeza de la desgracia. Cada vez que entro os conozco un poco más. Muchas gracias

    Bikiños

    ResponderEliminar
  15. Querida Tétis,

    Es verdad, un precioso homenaje a este gran músico...

    Gracias por todo lo que nos das a conocer siempre, aprendemos mucho contigo amiga.

    Bonito post, videos de saudades.

    Besitos

    ResponderEliminar
  16. Hola Estrellita y Christian

    Gracias amigos.

    Besitos

    ResponderEliminar
  17. Hola Belkis

    Gracias porque viniste desde tus vacaciones a nuestro blog.

    Te deseamos la continuación de buenas vacaciones.

    Besitos de los amigos del "Farol"

    ResponderEliminar
  18. No lo conocía, quizá se fue demasiado joven, Gracias por acercarlo, bonito recuerdo.
    Qué ternura la canción de "Cinderela".
    Bicos

    ResponderEliminar
  19. Hoy estoy haciendo una visita ràpida para saludar y dar las gracias por vuestro apoyo para los examenes.

    Nos veremos pronto!!

    ResponderEliminar
  20. Querida Tétis,

    Acabadinha de chegar aqui estou a seguir-vos, sempre.

    De facto o Carlos Paião pertence ao "raro" grupo dos que nunca serão esquecidos. A magia, a ternura, a beleza das suas canções prevalecerão.

    Espanta, ainda, o número de canções que compõs, dada a sua curta vida.

    Abraço, Amiga.

    P.S. Deixei post na postagem do Poseidón, sobre o fado e o fandango. Como não se se vais ver, e como dizes gostar do Miguel Poveda, adianto que esse "dueto" é do filme "Fado" de Carlos Saura. Uma maravilha a não perder.

    ResponderEliminar
  21. Amiga Tétis
    Mais uma merecida homenagem.
    Eu era bem jovem quando o Carlos Paião me encantava com as suas cancões,sempre actuais, lamentei imenso a sua morte.
    Obrigada por o recordares.
    Beijo de Luz
    Isaases

    ResponderEliminar
  22. Amiga Tétis,

    Eu era criança quando o Carlos Paião faleceu, talvez por isso as canções que melhor recordo são “Cinderela” e “Cegonha”, aliás esta última ainda hoje é uma das minhas preferidas, quer pela letra, quer pela música!
    Não resisto em deixar aqui a letra da”Cegonha”, quem sabe se um dia tu colocas o vídeo…

    Olá cegonha, gosto de ti!
    Há quanto tempo, te não via por ai!
    Nem teus ninhos nos telhados,
    Nem as asas pelo céu!
    Olá cegonha! Que aconteceu?

    Ainda me lembro de ouvir dizer,
    Que tu de longe os bebés vinhas trazer!
    Mas os homens vão crescendo,
    E as cegonhas a morrer!
    Ainda me lembro...não pode ser!

    Adeus cegonha, tu vais voar!
    E a gente sonha...é bom sonhar!
    No teu destino, por nos traçado!
    Leva o menino, que é pequenino, toma cuidado!

    Adeus cegonha, adeus lembranças...
    A gente sonha, como crianças!
    Faz outro ninho, nos altos céus!
    Vai de mansinho, mas pelo caminho, diz-nos adeus!

    Adeus cegonha, tu vais voar!
    E a gente sonha... é bom sonhar!
    No teu destino, por nós traçado...
    Leva o menino que é pequenino, toma cuidado!
    Leva o menino... mas tem cuidado!


    Abraço grande

    ResponderEliminar
  23. Salvé Tétis

    Vim aqui deixar o meu abraço reconhcido por tudo que vens escrevendo lá..e lá também.
    Grata te fico pela sensibilidade e compreensão.

    Sempre...
    Mariz

    ESPAVO!

    ResponderEliminar
  24. Tétis
    As minhas eternas pressas fizeram-me escrever o meu nome de forma um pouco estranha, mas tu percebeste, de qualquer modo, ficam as minhas desculpas e mais um beijinho e desta vez sim...
    Isa

    ResponderEliminar
  25. Hola amigo M. Angel

    Gracias por tu visita y comentario.

    Me encanta verte aqui en nuestro "Farol".

    Besitos

    ResponderEliminar
  26. Hola Rosario

    Gracias por tus palabras siempre bonitas y cariñosas y por tu visita a nuestro "Farol".

    Besitos

    ResponderEliminar
  27. Amigo "O Mar"

    Sim, é verdade, Carlos Paião deixou-nos um legado excepcional de músicas e canções.

    Foi uma perda grande ter-nos deixado tão cedo e, pior ainda, duma forma tão brutal.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  28. Olá Lira

    Obrigada pela visita e pelas tuas palavras sempre tão simpáticas e amigas.

    Beijinhos dos amigos do Farol

    ResponderEliminar
  29. Olá Cleo

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Carlos Paião, Sara Baras ou Mariza, são géneros completamente diferentes e distintos. É claro que cada um deles terá os seus adeptos e os seus fãs, consoante as nossas apetências e os nossos gostos.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  30. Hola Santiago (amor que soy)

    Gracias, amigo.

    Carlos Paião era un grande músico y compositor.

    La música portuguesa está más pobre con su partida.

    Besitos

    ResponderEliminar
  31. Olá Mestre

    O desaparecimento repentino e brutal de Carlos Paião foi uma grande perda para o mundo musical português.

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Valdemir

    Obrigada por, apesar de toda essa falta de tempo, ter tido um bocadinho para visitar o nosso Farol.

    Espero que tudo esteja a correr pelo melhor. Tenho a certeza que o esforço e a dedicação serão compensados com o êxito.

    Gostei muito do poema de Machado de Assis que aqui deixou. Agradeço-o do coração.

    Felicidades também para você.

    Um beijinho muito amigo

    ResponderEliminar
  33. Hola Meret

    Gracias por la visita a nuestro "Farol".

    Estamos muy contentos porque eres nuestra amiga.

    Besitos

    ResponderEliminar
  34. Hola Carmen

    Gracias por la visita.

    Besitos de los amigos del "Farol"

    ResponderEliminar
  35. Hola Inés

    Gracias amiga, me encanta cuando vienes aqui a nuestro blog y colocas tu comentario.

    Besitos de los amigos del Farol

    ResponderEliminar
  36. Olá Xosé

    Obrigada, amigo, por sempre visitares o nosso Farol e nos deixares o teu comentário e as tuas palavras amigas.

    Estou em falta para contigo e para com outros amigos pois estou em "semi-férias" e o acesso à Net é limitado. Logo que volte, prometo, visitar-te-ei. Bem sabes como gosto de te ler e de partilhar esses belos textos com que sempre nos presenteias.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  37. Amigo Poseidón

    É certo, aqui aprendemos e partilhamos muita informação e coisas bonitas uns com os outros.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá Fonsilleda

    Fico feliz por teres gostado de Carlos Paião e das suas canções. Foi uma pena um jovem tão talentoso nos ter abandonado tão cedo.

    "Cinderela" é uma canção bastante terna e carinhosa, aliás, como muitas de Carlos Paião.

    Quero pedir-te que não leves a mal a minha ausência, já um pouco longa, do teu blog. Acontece que estou a ter umas "semi-férias" e tenho o acesso à Internet bastante limitado. Logo que regresse, visitar-te-ei, assim como a uma série de amigos que já devem estar a estranhar a minha ausência e o meu silêncio.

    Bicos

    ResponderEliminar
  39. Olá Tétis,

    Estranhava, de facto, a tua ausência mas, eis que a nossa Amiga está a gozar umas merecidas semi-férias.
    No post anterior deves ter estranhado a "história" do fandango.
    Não há nada a fazer: isto só prova que as mini-férias foram mesmo MUITO minis. Mas tu endendes-te, verdade? Queria dizer, obviamente, Flamenco.

    Ai, ai...

    Beijinho e continuação de boas "semi"

    ResponderEliminar
  40. Hola Sweety

    Gracias por tu visita y por tu saludo.

    Deseamos que tus examenes sean un éxito.

    Besitos

    ResponderEliminar
  41. Amiga Teresa

    Obrigada pela tua visita em duplicado a este post.

    É claro que entendi que querias dizer "flamenco" quando disseste "fandango". É mesmo como dizes, as férias são sempre "minis" ou até "micro", isto para não falar nas minhas que são "semi-férias", ou seja, "uma espécie de férias", nem são nem deixam de ser!...

    Ai amiga, penso que andamos todos loucos!...

    Quanto ao Carlos Paião, foi uma pena, uma perda irreparável, um artista insubstituível. Tinha ainda tanta para nos dar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Amiga Maysha

    Carlos Paião encantou-nos e ainda nos encanta sempre que o ouvimos. As suas canções têm mesmo algo de especial, algo de terno e atractivo que nos alegram e ao mesmo tempo nos fascinam. Ele foi mesmo um "inovador", criou e legou algo de diferente à nossa música.

    Pena que as nossas rádios não o passem com a frequência que deviam. Mas isso é já um problema antigo, que tantos rios de tinta já fez correr...

    Também a ti peço desculpa de não te visitar há já algum tempo mas, como já disse, estou em "semi-férias" e o acesso à Net é limitado. Quando voltar, prometo, vais ter-me "em tua casa" a toda a hora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Amigo Argos

    Mesmo àqueles que eram crianças quando Carlos Paião nos deixou, a sua música continua a encantar e a fascinar.

    Tanto que ele ainda tinha para nos dar e tanto que, apesar de nos deixar tão cedo, nos legou.

    "Cegonha" é uma canção bem bonita de Paião. Prometo que, logo que possível(???), colocarei o vídeo para o partilharmos com os nossos amigos.

    Um grande abraço muito amigo

    ResponderEliminar
  44. Querida Mariz amiga

    Não precisas agradecer, é sempre um prazer visitar-te e contactar contigo, seja de que forma for!...

    Quanto à "sensibilidade" e "compreensão", elas são recíprocas. Quem não dá, ou não se dá, não poderá receber de igual forma...

    Já vi que tens novo post no teu blog mas, como já aqui disse, estou em "semi-férias" e com acesso limitado à Net. Logo que possível, já sabes que lá irei com todo o gosto. O teu blog continua a dar-me aquilo que sempre achei e senti desde o início: carinho, calma e muita Paz.

    Beijinhos muito amigos e de reconhecimento por aquilo que és e nos transmites.

    ResponderEliminar
  45. Tétis, generosa e sempre presente. Obrigado pelas suas encantadoras visitas!

    Pois é Carlos Paião... é de facto incontornável na música Portuguesa.
    Com a sua curta mas produtiva passagem deixou uma lufada de ar fresco, ao contrário de muitos que se arrastam pelos palcos e não reconhecem a hora de se retirar!
    EM PLAYPACK!....EM PLAYPACK!....

    ResponderEliminar
  46. Olá Sight Xperience

    Obrigada também pela visita e pelo simpático comentário.

    Carlos Paião ficará para sempre na nossa memória. As suas canções soarão sempre nos nossos ouvidos.

    Uma pena tê-lo perdido tão cedo.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.