sábado, 31 de julho de 2010

Até sempre, António Feio!...

(06-12-1954 / 29-07-2010)

Vítima de cancro no pâncreas, morreu o actor António Feio. O seu corpo está em câmara ardente no Palácio Galveias, junto ao Campo
Pequeno, em Lisboa. O funeral realiza-se este sábado às 16 horas para o Cemitério dos Olivais.

"Depois de ano e meio a lutar contra o cancro no pâncreas, António Feio morreu perto da meia-noite, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado desde quarta-feira.

Aos 55 anos, o actor deixa um percurso memorável no teatro, em particular na comédia, e com presenças marcantes também na televisão. A sua personagem mais famosa será talvez ‘Toni’, da peça ‘A Conversa da Treta’, que partilhou ao lado de José Pedro Gomes, companheiro de diversas investidas na comédia. A dupla era imbatível na análise às qualidades e defeitos de se ser português.

Nascido em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954, mudou-se para Lisboa aos sete anos e a família instala-se em Carcavelos.

Ainda quando estava no Liceu de Nova Oeiras, a mãe, Ester, começa a ensaiar uma peça (‘A Casa de Bernarda de Alba’, de Garcia Lorca) no Teatro Experimental de Cascais. Feio acaba por aceitar o convite de Carlos Avilez para fazer a peça ‘O Mar’, de Miguel Torga, que se estreia em 1966.

A partir daí, entra em diversas peças de teatro na televisão, folhetins na rádio, publicidade e filmes.

Em 1969, regressa a Lourenço Marques. Continua os estudos, no Liceu Salazar, e faz uma digressão por Moçambique com a companhia Laura Alves, com a peça ‘Comprador de Horas’.

Chegou a estudar para ser desenhador, mas continua ligado ao teatro ao longo da década de 70. Acaba por se tornar conhecido de toda a gente, graças à sua personagem de toxicodependente na segunda telenovela portuguesa, ‘Origens’.

Quanto ao percurso nos palcos, o seu currículo inclui o Teatro Popular-Companhia Nacional I, o Teatro São Luiz, o Teatro Adoque, o Teatro ABC, a Casa da Comédia, o Centro de Arte Moderna, o Teatro Aberto, o Teatro Variedades, o Teatro Nacional D. Maria II e muitos outros grupos e projectos pontuais.

Faz muitas traduções e algumas das suas dobragens para televisão tornaram-se famosas.

Começa a encenar e o primeiro espectáculo é ‘Pequeno Rebanho Não Desesperes’, na Casa da Comédia. Segue-se ‘Vincent’, numa galeria de arte nas Amoreiras e ‘O Verdadeiro Oeste’, em Benfica.

O arranque da dupla com José Pedro Gomes surge no início da década de 90, como actor, em ‘Inox-Take 5’.

Começa a dar aulas no Centro Cultural de Benfica e forma com vários alunos alguns grupos: “O Esquerda Baixa” e o “Pano de Ferro”, e com eles faz alguns espectáculos. A dupla assinou uma série de espectáculos que foram um sucesso sempre a crescer: ‘Conversa da Treta’, ‘O Que Diz Molero’, ‘Arte’, ‘Pop Corn’, ‘Jantar de Idiotas’, ‘O Chato’, ‘2 Amores’.

O facto de ‘Conversa da Treta’ ter chegado à televisão e ao cinema, tornou o rosto de Feio e de José Pedro Gomes um modelo da nova comédia popular.

Já doente, terminou a carreira de ‘A Verdadeira Treta’, como actor, e assinou duas encenações: ‘Vai-se Andando’ e uma versão de ‘Auto da Índia’, de Gil Vicente.

A 27 de Março deste ano, Dia Mundial do Teatro, foi distinguido por Cavaco Silva e passou a comendador da ordem de Infante D. Henrique. Visivelmente emocionado na cerimónia, que decorreu no Museu dos Coches, desabafou: “O teatro, para nós, é e será sempre uma festa.” António Feio viveu a fazer os outros felizes."

(In: Correio da Manhã, 30-7-2010)

O trabalho era para ele, também, "uma válvula de escape".

Foi aos 11 anos que pisou pela primeira vez um palco de teatro e até ao fim afirmou: "É o que gosto de fazer, não sei fazer mais nada."

Apesar da doença que o devastava há mais de um ano, mesmo nas últimas semanas de vida, António Feio não deixou de ter um olhar crítico sobre a sociedade, como demonstra a sua última mensagem na sua página do Facebook, no dia 17: "Esqueçam a minha doença! Parem para pensar! Eu sou português, agora já sou Comendador, mesmo que não fosse (LOL), devo, gostava e devia de-fender a imagem de Portugal tanto cá como no mundo... mas não consigo! Será que não há ninguém que saiba gerir este País com seriedade, competência, rigor financeiro, justiça e respeito por todos nós?"

12 comentários:

  1. Que triste, sempre dificil a gente conviver com a morte,,,que descanse em paz....beijos querida e bom final de semana pra ti.

    ResponderEliminar
  2. António Feio fascina-me enquanto actor comediante. Fico sempre de boca aberta a rever "As conversas da treta", fabuloso trabalho!

    Ser Humano com H maíusculo, popular e querido entre os seus pares, um exemplo e lição de vida e coragem para quem convive com essa terrível doença que é o cancro.
    Acredito que cumpriu a sua Missão entre nós, espalhando alegria... que descanse em paz. Nós ficamos com a sua memória!
    Parabéns ao Farol, por mais um excelente post!

    ResponderEliminar
  3. Com certeza uma triste perda.
    Abraços aos amigos autores do Farol e abençoado fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Toda a minha admiração...enquanto
    por aí andarem 'conversas da treta',
    não serás esquecido António Feio.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mi homenaje se une al vuestro ante tan sensible pérdida.
    Un abrazo lleno de afecto.

    ResponderEliminar
  6. No lo conocí, pero igual lo puedo sentir y lamentar.
    +
    Un abrazo grande para ti.
    mar

    ResponderEliminar
  7. Palavras não descrevem
    O valor de uma amizade
    Quando este amigo
    É um amigo de verdade


    Agradeço sua amizade e carinho.
    Feliz Domingo! Beijos M@ria

    ResponderEliminar
  8. As palavras sem afeto
    Nunca chegarão aos ouvidos de Deus.

    Shakespeare


    Amor & Paz no seu Domingo.
    Beijos do meu para o seu coração!!

    ResponderEliminar
  9. Comparto la tristeza y el dolor.

    Y participo de este emotivo homenaje.

    Por antonio Feio!!!

    Saludos y besitos. Nieves.

    ResponderEliminar
  10. …Triste cuando se pierde a alguien admirado si además es querido.
    También mi granito de arena en el recuerdo de Antonio Ferio.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  11. A todos os que se uniram a nós nesta pequena homenagem a um grande homem, o nosso muito obrigado.

    A equipa do Farol

    Tétis, Poseidón e Argos

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.