domingo, 3 de maio de 2009

Maio, mês das Flores

E chegou o mês de Maio!...

Maio é um mês lírico, poético, idílico, alegre, sonoro e colorido. A Primavera revela-se em toda a sua exuberância.


Maio é chamado de “mês das flores”, mas também mês das noivas, mês das mães, mês de Maria… É talvez, por isso, o mês mais “feminino” do ano, pois nele coincidem tantas festas femininas!...


Significado da palavra Maio

Maio é o quinto mês do calendário gregoriano, devendo o seu nome à deusa grega Maya ou à deusa romana Maiesta, a Bona Dea.

Maya era, na mitologia grega, uma ninfa que com Zeus teve o filho Hermes, o mensageiro dos deuses.
Na tradição romana, Maia era mãe de Mercúrio, a deusa do despertar da natureza na Primavera, da fecundidade, do cultivo e do crescimento das plantas.

Maiesta, a Bona Dea (Boa Deusa), esposa de Vulcano, o deus do fogo, é a deusa romana da fertilidade, da abundância e da terra. Representa a virgindade e a fertilidade nas mulheres.

Sempre as flores como símbolos do mês de Maio

Maiesta, a Bona Dea

A palavra Maio está relacionada, como já dissemos, com Maiesta, um antiga deusa dos romanos que estava, ela também, associada com uma outra figura divina, a Bona Dea, ou a boa deusa da fertilidade e da abundância. Nas festas em sua honra, os homens não eram admitidos. A mitologia greco-romana também fala de um festival das flores em sua homenagem e que acontecia entre Abril e Maio. E, como em muitas festas primitivas que celebravam a Primavera, além das flores, símbolo da renovação da vida, os rituais incluíam muita dança, muita festa e uma grande liberdade. Possivelmente, homens e mulheres, libertos das roupagens sombrias e escuras do Inverno, vestiam panos claros, transparentes e flutuantes, rodopiando e dançando em campos verdejantes ao som dos alaúdes e das flautas. Usavam flores nos cabelos, presas nos pulsos, na cintura. Florália era o nome desse festival das flores, era a festa da Natureza em todo o seu esplendor.

Beltane, a festa da Primavera

Em Maio, nos países do hemisfério Norte, a Primavera está no auge. As Florálias romanas eram apenas um dos grandes festivais que, no continente Europeu, marcavam a mudança da estação Beltane era o grande festival do fogo entre os Celtas, o povo que vivia em boa parte do que hoje se conhece como Europa, antes da expansão do Cristianismo. Para os Celtas o Verão começava entre o dia 30 de Abril e 1º de Maio.
Estes festejos de Primavera celebravam não só o regresso do calor, como eram um louvor, uma homenagem que se fazia para garantir boas colheitas do trigo recém semeado. Os rituais de fe
rtilidade traziam a festa para os campos. Os casais dançavam em torno dum mastro, símbolo da árvore sagrada, enrolando e desenrolando fitas coloridas, aproximando-se e afastando-se, em autênticos jogos de sedução.
Por toda parte, encenava-se sobre a terra, o mesmo acto sagrado que assegurava a vida: a germinação das sementes. Na última noite do festival, as orgias reproduziam o casamento sagrado que unia o casal divino. E, repetindo o acto criador original, faziam circular a energia criativa, espa
lhando-a pelos campos cultivados. A mágica do ritual garantia, deste modo, a vida vegetal e animal até ao ano seguinte.

Maio, mês das noivas

Para os nossos antepassados seria impensável trocar as cerimónias típicas da Primavera pelas do Outono e vice-versa. Cada época tinha o gosto, os cheiros, as cores e o espírito próprios dessa estação.
A cerimónia do casamento, tal como a conhecemos hoje, é bem diferente do que foi até ao século 18. Só para exemplif
icar, a função do padre resumia-se a abençoar o leito nupcial, para garantir a fecundidade da “semente” do casal.
As flores, símbolo supremo dessa estação do ano, tinham papel fundamental neste ritual. Eram elas que enfeitavam as noivas com os tons e perfumes da própria Primavera. Depois também o costume de jogar arroz ouqualquer outro grão nos noivos fazia parte integrante desta cena da Primavera.
Abundância e fertilidade era tudo de que um casal precisava para
para juntos atravessarem muitas primaveras e muitos invernos.

FLOR DE MAIO

Em todas as festividades da Primavera, do mês de Maio, as flores eram e ainda são parte integrante e fundamental, são os símbolos da estação e do mês.

Mas, além de Maio ser o mês de todas as flores, existe uma espécie floral denominada, vulgarmente, “Flor de Maio”.

Também conhecidas como Flores-de-Seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o Outono e o Inverno (Primavera e Verão no hemisfério Norte) nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamen
tal em tons dégradé.
Embora os cactos estejam sempre associados a espinhos, a Flor-de-Maio foge à regra. Devido à textura das suas belas e delicadas flores, também é chamada de Flor-de-Seda. Apesar de que o seu nome indica o mês de Maio, a floração inicia-se em Abril, podendo estender-se até Julho, mas é realmente no mês de Maio que ela se encontra no apogeu do seu esplendor.

Nome Científico: Schlumbergera truncata
Nome Popular: Flor-de-Maio, Flor-de-Seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Porte: de 30 à 60 cm de altura.
Características: Herbácea epífita e suculenta cultivada em vasos à meia-sombra ou à sombra. Floração
muito ornamental, nas cores róseas, vermelhas, brancas ou amareladas.
Deve ser cultivada em terra orgânica e bem drenada. Prefere clima quente e húmido.
Propagação: Por estacas de folhas.

MAIO

Mês das flores
Mês de sorrir
Mês de ser feliz
Mês de homenagear os amigos, de agradecer aos antigos e de dar as boas vindas aos novos.

Flores para todos!...

Um Farol chamado Amizade” oferece esta Flor de Maio não só a todas as mães da blogosfera, como a todos os amigos que por aqui passarem.

Peguem na Flor de Maio e levem-na para os vossos blogues, como prova da Amizade e do grande carinho que temos por todos vós!...

97 comentários:

  1. Mas que lição de floricultura....
    Incrível...o manancial de informação prestada.
    Cofesso que não foi possível
    ler toda a matéria, mas devido ao seu interesse, farei visitas faseadas e ao mesmo tempo tomarei
    contacto com algo que me é destinado, mas é aqui que está bem.
    Os meus sinceros agradecimentos
    e espero compreenção.
    Beijo e abraço sentido.

    ResponderEliminar
  2. Voltei mais um pouco e levei
    o que era meu.
    Ficou bem junto ao da Isa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Muchas gracias, cuánto color, aquí en Argentina iniciamos el otoño así que ver tantas flores y colores me hace sentir un poquito en primavera que es una estación maravillosa, mil gracias, por su amistad

    ResponderEliminar
  4. Tetis un detalle muy floral, quedo muy agradecida, muchisiiimo
    Besitos y amor
    je
    mañana la recojo.

    ResponderEliminar
  5. Tétis,

    Que maravilha!!!Uma linda Flor de Maio para encantar o meu Blog com o carinho de voces!Isso muito me lisonjeia, já vim colher a minha!!
    Vou fazer com que ela esteja sempre regada com nossa Amizade!

    Abraços carinhosos,

    Reggina Moon

    ResponderEliminar
  6. Lindo Tétis,
    Muitos parabéns

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Tetis, el tema es precioso e interesante. Las flores son maravillosas y nacieron para alegrarnos la vida. ¡qué triste sería un mundo sin flores!

    Gracias por este gran trabajo... y gracias por esa flor de Mayo que nos regalas en especial a las madres. Me la llevo con muchísima ilusión y agradecimiento.

    Un beso... bueno, uno no, trés jejeje para que no dicutáis por él.

    Muackkkkk

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado, adorei!! Fico muito feliz pelo carinho.

    Um abraço, com amizade, Paula

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Gracias por compartir con nostros tantas bellezas. La tierra es insultada y ofrece sus flores como respuesta (Tagore). Un abrazo

    ResponderEliminar
  10. No sabía que mayo fuese el mes femenino, sí que era el mes de las flores y la luz, pero el de las mujeres. Ahora comprendo porque es el mes que más me gusta, ver como las flores, olorosas e incitantes, se desnudan de sus ropas del invierno a la luz de mayo; una luz que siempre me ha resultado extraordinaria y emotiva (para que negarlo); debiera de haberme dado cuenta. Ahora ya sé que misterios guarda es luz, la de mayo; muchas gracias Tétis, precioso homenaje a este mes entrañable; lo tendré en cuenta de aquí en adelante.

    Bikiños

    ResponderEliminar
  11. Mayo es el mes de las flores, y qué post más bonito has dedicado a las flores, de todos los colores, de todas las clases, has dejado perfumada la vista con tanto colorido, muchas gracias por este regalo, muy agradecida.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  12. hoje
    dia da Mãe deixo...


    MÃE

    Queria falar-te
    Queria dizer-te tanto...
    Mas nada te digo...
    E sei que lá...
    Onde estiveres...
    Sentes as saudades...
    E o quanto te quero....

    Hoje é o dia da Mãe...
    Para mim, sinto-o todos os dias...
    Todos os dias me faltas...
    E todos os dias te sinto...

    Sei que me olhas...
    Sei que me vês...
    Sei que me queres...
    Sei que me proteges...

    Neste dia diferente...
    Estou aqui...
    A mandar-te um beijo...
    E a dizer-te ...
    As saudades que tenho...

    LILI Laranjo

    ResponderEliminar
  13. VINE A MEDIO LEERTE, TENGO QUE TRADUCIRLO, SIMPLEMENTE QUE SEPAS QUE YA MIRE LAS DOS ENTRADAS Y TAMBIÉN HE VISTO LA FLOR QUE REGALAS A TODOS Y COMO TIENE EL COMBRE DEL BLOG, CUANDO VENGA DURANTE LA SEMANA CUANDO HAGA LAS VISITAS ME LA VOY A LLEVAR DE RECUERDO VALE Y HACER EL COMENTARIO PREVIO, QUE ESTA ENTRADA TIENE UN TRABAJO Y COLORIDO QUE NO VEAS, POR ESO LA QIERO LEER CON TRANQUILIDAD Y AHORA YA ES TARDE.

    UN ABRAZO DE CORAZÓN Y CON EL CORAZÓN.
    HASTA PRONTO.

    ResponderEliminar
  14. Passei por aqui, gostei, levei a oferta e coloquei no meu Blog, com link para o vosso, não só sobre a imagem , como também na minha lista de favoritos. Que tal passarem por lá, espreitar e fazer o mesmo? Obrigada. Abraços.
    http://peroladecultura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Hola cielo gracias por esta bella entrada de la flor de Mayo es preciosa
    un beso desde mi Luna
    feliz semana

    ResponderEliminar
  16. Coisa mais linda de ver...adorei tudo!...As flores de maio são magníficas...maravilhosas!... Obrigada por tanta beleza!

    E obrigada pelo selo...amei...

    beijo e ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. *****

    Amigos do blog Farol chamado Amizade

    Andei meio ausente e agora estou retomando a condição de visitar e agradecer os comentários dos blogs amigos.
    Cheguei em postagem que encanta os olhos, entra direto ao coração, de tão linda, com valioso conteúdo.
    Parabéns a vocês!
    Obrigada pelas visitas aos meus blogs.
    Irei ler os posts anteriores.
    Uma linda semana, plena de alegria e amor.
    Beijos
    Helô

    *****

    ResponderEliminar
  18. Obrigada.
    Preciosa información acerca de Mayo, mi mes, el de mi nacimiento hace ¡puf! ni os cuento los años.
    Gracias por dedicarnos esa preciosa flor. No suelo aceptar premios porque temo no poder corresponder debidamente.
    Pero este no me parece tal. Es un precioso regalo. Gracias, aunque me quede sin palabras y no sepa qué decir.

    ResponderEliminar
  19. Mutio Obrigado pelo carinho demonstrado em relação à Floresta das Leituras e ao Fascínio das Palavras. Muitos beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  20. Hola Tétis,

    como se que sabes el frances te dejo esat cita de La Fontaine (Jean de),

    "Je vais de fleur en fleur

    Je suis chose légère et vole à tout sujet ;
    Je vais de fleur en fleur, et d'objet en objet."

    La Fontaine (Jean de), Fables, les Deux Rats, le Renard et l'Œuf.

    Te felicito por este post MARAVILLOSO y PRECIOSO.

    Bisous pour toi

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela bonita Flor de Maio que ofereces, principalmente a todas as mães. Já a coloquei no meu blog plantas.Vou regá-la sempre com muita amizade e carinho.
    Muitos parabéns pela lição de floricultura....adorei!!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Maio, um mês q faz renascer,onde a vida volta a ter seu colorido e as flores se abrem para receber esse novo viver.

    Vim de um blog amigo e fiquei maravilhada com o carinho as flores, pois são muito especias.

    bjos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  23. Maio é mesmo o mês das flores por aqui...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  24. Lindos Amigos:
    Estamos em Maio, mês das flores, da magia primaveril, da oferta e confraternização de preciosidades ímpares de pureza e beleza como vocês são, gigantes amigos.
    Posso, carinhosamente, oferecer-VOS uma flor, antes de levar comigo a que me é destinada por linda atitude vossa...?
    OBRIGADO pela doçura do que são.
    Abraço e Beijinhos...
    Agradecido pela preciosidade imensamente valiosa e extraordinária da vossa visita...
    Deslumbrado por tanto encanto neste admirável e fascinante blog...

    pena

    Lindossssssssss!

    ResponderEliminar
  25. Que lindo canteiro! Faz bem aos olhos e ao coração.
    Obrigada pelo carinho! Vou postar no quadro de slides no 'Das Artes', junto com os outros.

    beijos
    tais luso

    ResponderEliminar
  26. Passo muito rápidamente (ai, amiga, nem sabes como ando aterefada!)para ver o que se passa por aqui. Como sempre, maravilhas-te-nos com as belas flores que nos ofereces-te.
    Sabes? Maio é o MEU mês! É verdade: acho que este TINHA mesmo que ser o meu mês. Obrigada querida Tétis, por este post.

    Bjs

    ResponderEliminar
  27. BELLEZA TOTAL!!!!!!!! GRACIAS ME LO LLEVO A CASA. lastima no poder sentir su aroma!!! Buena semana! Un gusto! Besito
    Roxana

    ResponderEliminar
  28. Tetis gracias por el "miminho"no se si sera la flor esta de MAYO. porque me perdonaras pero no entiendo muy bien el portugues,bueno yo me llevo la flor y te doy las gracias por acordarte de mi .
    Un beso amiga mia.

    ResponderEliminar
  29. Olá Mestre

    Pois fizeste muito bem. A flor fica magnificamente junto aos ovinhos da Páscoa da Isa.

    Beijo

    ResponderEliminar
  30. Hola Tetis, muchas gracias por compartir la flor de mayo conmigo. Me llevaré la flor a mi blog con mucho cariño.

    Recibe un fuerte abrazo, Laura.

    ResponderEliminar
  31. Olá Tetis:
    Muito obrigado por o prova da amizade e carinho. Em pouco tempo vou colocar o meu blog
    Muito obrigado o suo “mimito”

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  32. Já levei minha boa amiga
    obrigado pelo carinho
    um beijo

    ResponderEliminar
  33. Daniel

    Foi com todo o carinho que te oferecemos esta flor e foi com muita honra que a vimos já colocada no teu blog.

    Gracias

    Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
  34. Hola Sede

    É com muito prazer e carinho que te oferecemos esta "Flor de Maio".

    Besitos

    ResponderEliminar
  35. Olá Reggina

    Obrigada pelas tuas palavras lindas e por teres já colhido a tua flor.

    Rega-a sempre muito bem com a nossa Amizade. Nós iremos ao teu blog visitá-la muitas vezes.

    Abraços amigos

    ResponderEliminar
  36. Hola Luisa

    Tens razão, que triste seria um mundo sem flores.

    Gracias por teres levado a "Flor de Maio" e por a teres colocado no teu blog.

    Obrigada pelo beijo que me coube. Assim não foi necessário discutir!...

    Un besito amigo para ti

    ResponderEliminar
  37. Olá Paula

    Nós é que te agradecemos a simpatia e carinho que tens tido connosco desde praticamente o primeiro dia que nasceu o nosso blog.

    Tu mereces esta "Flor de Maio" e todas as flores do mundo de todos os meses do ano!...

    Beijo

    ResponderEliminar
  38. Hola Belkis

    Essa é uma grande frase de Tagore que, além do duplo significado que tem, também nos mostra como o homem é cruel para com a Natureza.

    Não esqueças de levar a "Flor de Maio" para o teu blog, ela é para todos os amigos.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  39. Xosé

    Então já estás convencido que Maio é um mês feminino? Senão repara: as flores, as luzes, as cores, as Mães, as noivas, as santas, etc., etc...

    Como sempre jogando com as palavras e utilizando uma linguagem metafórica "...ver como las flores, olorosas e incitantes, se desnudan de sus ropas del invierno a la luz de mayo"...

    Obrigada Xosé pelo teu magnífico comentário.

    Espero que leves a "Flor de Maio" contigo para que nunca te esqueças que Maio é o mês das mulheres!...

    Bikiños

    ResponderEliminar
  40. Hola Maria

    Adoro flores, as suas cores, o seu perfume, a sua delicadeza, as formas mais bonitas e estranhas que têm enfim, tudo nelas me encanta.

    Espero que leves para o teu blog esta "Flor de Maio" que dedicamos aos amigos com todo o nosso carinho.

    Besitos

    ResponderEliminar
  41. Olá Lili,

    Muito obrigada pelo lindo poema que deixaste alusivo às Mães e à saudade que sentem aqueles que já não a têm perto de si.

    Lili, amiga, queremos que leves para o teu blog esta "Flor de Maio" que te oferecemos com toda a amizade e carinho que sentimos por ti.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  42. ----------------(\',__..__,'/)
    -----------_.-'-.( d\--/b ).-'-._
    -----------( /' .-' ' .----.' '-. \ '\ )
    -----------( /' .'(= (_) =) '. '\ )
    ----------'/' .', -.__.-.__.-' ,'. '\'
    ------------(::'-.__.-.__,-'::)
    -------------(/:.((friend)).:\)
    --------------( ) \ :.''.: / ( )
    --------------( ) \ :.''.: / ( )
    -----......."""'''-- _) (_--'''""".......
    -------(_(_(__(_-'"' '"'-_)__)_)_)


    Holaaaaaaaaaa quiero saludarte, te dejo un abrazo grandeee y te deseo una bella semanaaaaaaaaaa.

    Christiannnnn

    ResponderEliminar
  43. muito obrigado pelo reconhecimento. eu estou contente de ter amigos como vocês.Obrigado pelo miminho. Saudaçoes. Tino

    ResponderEliminar
  44. Hola Gata Coqueta

    Gracias por tus palabras.

    Será um prazer que leves para o teu blog esta "Flor de Maio" que te oferecemos como prova da nossa amizade e carinho.

    Besitos

    ResponderEliminar
  45. Olá Lelé

    Obrigada por teres aceite a nossa "Flor de Maio" com prova da nossa amizade e carinho.

    Já passei pelo teu blog, deixei um comentário e inscrevi-me como tua seguidora. Gostei do que vi e vou visitá-lo mais vezes.

    Foi bom teres aparecido.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  46. Que lindo!Vim parar no paraíso...

    Obrigada por me visitarem, amigos!

    ResponderEliminar
  47. Hola Luna

    Estamos muito felizes porque levaste a "Flor de Maio" para a tua Luna como prova de toda a nossa amizade e carinho.

    Gracias, amiga.

    Besitos desde nuestro Farol

    ResponderEliminar
  48. Olá Carmem

    Obrigada por teres aceite o nosso "miminho" e de o teres levado e colocado no teu blog que é mesmo uma "Beleza Verdadeira".

    Beijinhos dos amigos do Farol.

    ResponderEliminar
  49. Helô

    Ficamos felizes pelo teu regresso e por sabermos que agora poderemos contar mais assiduamente com a tua presença amiga.

    Não esqueças de levar contigo a "Flor de Maio" que é o símbolo e a prova da nossa amizade e carinho.

    Beijos dos amigos do Farol

    ResponderEliminar
  50. Olá Fonsilleda

    Ficamos muito felizes por teres gostado no nosso "precioso regalo" e por o teres já colocado no teu blog. É uma honra e uma alegria muito grande para nós ver que aceitaste a nossa prova de amizade e carinho.

    Que bom que este lindo mês de Maio é o teu mês de nascimento. Não esqueças de nos convidar para a festa. Ok ?

    Beijos amigos.

    ResponderEliminar
  51. Olá Cristina

    Também a ti te agradecemos todo o carinho e dedicação que tens demonstrado ao nosso blog e a todos nós.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Meus queridos amigos "especiais"???

    Sim, "especiais", desculpem todos os outros mas "estes" são mesmo especiais, diferentes, já que são Argos e Poseidón, os meus companheiros e amigos que me ajudam a manter sempre acesa a luz do nosso Farol da Amizade.

    Para vocês vão duas lindas flores, escolham a que mais gostarem, com dois beijos que encerram toda a amizade, carinho e ternura que tenho pelos dois.

    Viva o mês de Maio
    Vivam todas as Flores
    Vivam Argos e Poseidón!!!

    ResponderEliminar
  53. Olá Luísa

    Muito obrigada por teres recolhido a "flor de Maio" e tê-la colocado no teu lindo blog das Plantas. Sim, deves regá-la, já que ela simboliza a Amizade que temos por ti e, como bem sabes, a Amizade é uma flor que necessita ser regada todos os dias!...

    Beijinhos carinhosos e amigos para ti, de todos nós.

    ResponderEliminar
  54. Hola Magdalena

    Gracias por tu visita y tu comentario.

    Besitos

    ResponderEliminar
  55. Poseidón, recién vengo desde que tú me visitaras hace akgún tiempo, perdona. Me ha encantado enterarme tanto de mayo, mes especial, mes de la mujer en todo sentido. Ya te sigo y podré leerte.
    Un abrazo desde Perú.

    ResponderEliminar
  56. Olá Izinha

    Obrigada por nos visitares e pelo teu comentário amigo.

    Logo que possível iremos visitar o teu blog que, a julgar pelas tuas palavras sensíveis, deverá ser muito especial.

    Leva a nossa "Flor de Maio" e coloca-a no teu blog como símbolo do nosso carinho. Poderá ser, assim o esperamos, o início de uma linda amizade.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  57. Olá Graça

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Já vi que também gostas do mês de Maio e das flores.

    Não esqueças de levar a "Flor de Maio" contigo para o teu blog, será o símbolo da nossa amizade e ficará bem junto dos teus maravilhosos poemas.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  58. Amigo Pena

    Sempre lindos, maravilhosos e carinhosos os seus comentários.

    Agradecemos a flor que nos ofereceu pois sabemos que é dada com sinceridade e muita amizade.

    Agora não esqueça que a "Flor de Maio" é para si e para a colocar no seu maravilhoso blog como símbolo do carinho e amizade que temos por si. Um amigo tão especial não se encontra todos os dias!...

    Abraços dos "meninos" e um beijo da "menina Tétis".

    ResponderEliminar
  59. Querida Tétis
    Tenho pouco tempo. Vim até uma loja ciber... tenho um moldavo aqui ao meu lado que não se cala...
    O computador pifou de vez...aliás está tudo a pifar:´máquina de lavar roupa, antes foi o aspirador...desde ontem o meu cão Patoca revirava os olhos e tremia...hoje então caiu mal se levantou da cama sem força nas pernas e a tremer... fiz meditação sobre ele rezei e pedi a Deus que me o não levasse...ainda!!!
    A minha mãe está na recta final...não me conhece diz que tem 2 filhos...sendo eu filha única..o outro filho a que se refere é o meu mais velho. Como tem carro anda sempre de um lado para o outro com ela sempre que necessita ir ao hosp+ital fazer tratamentos...porquê? Lá na casa de repouso entornaram sem querer um biberon com água a ferver sobre o peito dela e como está ,uito parada, a péle esr apodrecer e amanhã vai ser operada para retirarem da nádega...espero que se fique na operação porque já não aguento vê-la sofrer está vegetativa...uma pessoa sempre tão ágil e independente até há 1 ano atrás....
    Só espero que Deus a ajude.
    Vou tentar contactar com a MAria Emília porque ela foi muito simpática e escreveu que tinha um computador lá por casa e me o poderia dispensar até poder comprar outro.
    Deixo-te um beijo vindo do coração
    Sempre...
    Mariz

    Ah! Este post está tão belo como quem o criou e foi CREADO por Aquele que nos mantém!

    ResponderEliminar
  60. Tétis
    Tétis

    O calor de Maio tece encantos de sedução, as palavras ganham pele e expressão e as flores brotam por toda a parte, em beleza e cor, em inebriante desafio ao amor.

    Levo o "miminho" que me ofertas com muito carinho e prazer.

    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
  61. Olá Tais,

    Há quanto tempo, amiga, não aparecias pelo Farol!...

    Ficamos muito felizes de levares a "Flor de Maio" contigo. Ela encerra, como sabes, toda a amizade e carinho que temos por ti.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  62. Teresinha

    Que bom que vieste visitar-nos e levaste a "Flor de Maio" para o teu blog. Assim, ter-nos-ás sempre bem pertinho de ti.

    Amiga, olha que estamos atentos para receber um convite para a tua festa de anos. Também és uma flor como todo o mês de Maio.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  63. Hola Roxana

    Ficamos felizes por levares a "Flor de Maio" contigo para o teu blog. É toda a nossa amizade e carinho que levas contigo.

    Besitos

    ResponderEliminar
  64. Hola Placy

    Si, es esa la "Flor de Maio" que está ya en tu blog. Está muy bien, muy preciosa junto a ti.

    Besitos, amiga

    ResponderEliminar
  65. Muito obrigado Tétis, por esta belleza de flor.

    Un abrazo muy grande para los cuatro.

    Maite

    ResponderEliminar
  66. Tétis, precioso detalle, como tu dices muy femenino.
    Gracias , me llevo el regalo.
    cariños de antofagasta chile
    Antonia

    ResponderEliminar
  67. Hola Laura

    Já vi que levaste a "Flor de Maio" para o teu blog. Fico contente por isso pois ela é o símbolo de toda a amizade e carinho que temos por ti.

    Volta sempre. Também visitaremos o teu lindo blog.

    Besitos

    ResponderEliminar
  68. Hola Rosario

    Escribiste en portugués y yo intentaré escribir en español (o portuñol!...)

    Fue a tu blog y la "Flor de Maio" está muy bien allí colocada. La flor de mayo es preciosa y hermosa junto a ti.

    Gracias porque eres nuestra amiga, nosotros también tenemos muy cariño por ti.

    Vale, agoté mi vocabulario (jajaja).

    Besitos

    ResponderEliminar
  69. Querida amiga Tétis,

    muito obrigado!
    muchas gracias!
    merci beaucoup pour tes mots qui guérissent nos maux et dit avec des fleurs, vraiment ça me touche énormément..

    Bisous mon amie

    ResponderEliminar
  70. Que bonito,me ha encantado todo lo que has puesto,que bonitas flores,,que curiosidad las flores,cuanta tradicion.
    Gracias por tu detalle es precioso,me encantan.

    Un besito con todo mi cariño.

    ResponderEliminar
  71. Olá Anjo

    Como é bom termos um Anjo como nosso seguidor!... Neste caso será, se assim o permitires, um Anjo seguidor e um Anjo da guarda. Pode ser?

    Obrigada amigo por teres levado para o teu blog a "Flor de Maio". Ela é a prova, o símbolo da nossa amizade e carinho.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  72. Hola Christian y Estrellita

    Gracias por vuestras palabras amigas y por vuestra presencia siempre cariñosa y terna.

    Me encantaria compartir con vosotros esta "Flor de Maio". Ella es el simbolo de nuestra amistad y de nuestro cariño por vosotros y por nuestros amiguitos del "Mundo Animal".

    Besitos

    ResponderEliminar
  73. Olá Tino

    Jà vimos que colocaste no teu blog a "Flor de Maio". Obrigada, bem sabes que ela é a prova e o símbolo da nossa amizade e do nosso carinho.

    Abrazos amigos de los "niños" y besitos de la "niña"!...

    ResponderEliminar
  74. Olá Zíngara

    Obrigada por nos teres visitado e deixado o teu comentário.

    Gostaríamos que levasses para o teu blog a "Flor de Maio" como prova e símbolo da nossa amizade e carinho.

    Iremos visitar-te sempre que possível.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  75. Hola Walter

    Obrigada por visitares o nosso blog e por deixares o teu comentário.

    Gostaríamos que levasses para o teu blog a "Flor de Maio" que é o símbolo e a prova da nossa amizade e carinho.

    Visitaremos o teu blog sempre que nos for possível.

    Abrazos y besitos

    ResponderEliminar
  76. Querida Mariz

    Não imaginas a satisfação que tive ao ver um comentário teu. A desaparecida reapareceu.
    Eu sei, amiga que estás sem computador e avalio bem todo o transtorno que isso nos causa, mas o pior são todos os outros problemas que tens tido e sobretudo a falta de saúde daqueles que te são queridos. Contra isso nada podemos fazer, tu sabes bem que é assim.

    Amiga, não desanimes, tenta vencer mais estas provações e desafios. Quem já passou por tantos como tu já sabe que é assim e que só temos é de andar prá frente e superar obstáculo a obstáculo, subir degrau a degrau até chegarmos aonde devemos ir...

    Volta depressa, estamos tristes sem ti. Se precisares de alguma coisa, desde que possamos, estamos aqui para te ajudar e apoiar.

    Beijinhos amigos de todos nós.

    ResponderEliminar
  77. Olá Isabel,

    Lindas, como sempre, as tuas palavras, ou melhor, as tuas palavras feitas poema.

    Obrigada por teres levado e colocado no teu lindo blog a "Flor de Maio". Como bem sabes ela é um símbolo da nossa amizade e carinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  78. Maite

    Gracias por nos visitares e por teres levado e colocado no teu blog a "Flor de Maio". Ela fica muito bem junto a ti como símbolo que é da nossa amizade e carinho.

    Besitos de Tétis, Argos y Poseidón.

    ResponderEliminar
  79. Seisito

    Gracias por poneres en tu blog la "Flor de Maio". Ella es la prueba, el simbolo de nuestra amistad y cariño.

    Besitos

    ResponderEliminar
  80. Hola Carmen

    Gracias por nos visitares e deixares o teu lindo comentário.

    Ficamos felizes de saber que também te encantam as flores.

    Não esqueças de levar para o teu blog a "Flor de Maio" como prova e símbolo da nossa Amizade e carinho.

    Besitos

    ResponderEliminar
  81. Que preciosidad de entrada con esas hermosas flores...gracias tetis por tanta hermosura...y ese regalo me lo llevo en el corazon amigo mio, un placer leeros sois unos encanto los tres...besitoss dulces

    ResponderEliminar
  82. Hola Arwen

    Gracias por teres vindo e teres levado contigo a "Flor de Maio".

    Ela representa toda a amizade e carinho que temos por ti e por todos os nossos amigos.

    Besitos de los tres

    ResponderEliminar
  83. Tétis, muchas gracias por este regalo y por tan preciosa entrada en vuestro blog. Me ha encantado. Lo pondré con orgullo en Hortus Liber.

    Os dejo un premio en mi blog para Um Farol chamado Amizade.

    Un beso grande y primaveral.
    Laura

    ResponderEliminar
  84. Tétis, preciosísimo post,además de las bellas fotos,lo has documentado maravillosamente.
    Mayo es mi mes favorito, mis tres hijos fueron engendrados en Mayo el mes de las flores, y así son mis hijos bellos por dentro y bueno también por fuera(perdón por la inmodestia) estoy muy orgullosa de los tres, Mil besos TÉTIS, ME LLEVO LA FLOR A MI BLOG. Obrigadiña.

    ResponderEliminar
  85. Laura

    Gracias por teres aceite a "Flor de Maio" e por a ires colocar no teu blog. Como sabes ela é a prova de toda a amizade e carinho que temos por ti.

    Besitos

    ResponderEliminar
  86. Hola Cheche

    Estou muito feliz de teres colocado a "Flor de Maio" no teu blog.

    Felicito-te pelos teus maravilhosos filhos "engendrados en Mayo". Só podem ser belos como o mês e as suas flores.

    Adorei o teu "obrigadiña"!...

    Besitos amigos

    ResponderEliminar
  87. Laura

    Gracias pelo prémio que concedeste ao nosso blog.

    Quando fui recolher o prémio, verifiquei que já colocaste no teu blog a "Flor de Maio". Fica ali muito bem, duas flores juntas são um encanto!...

    Besitos

    ResponderEliminar
  88. Já peguei o lindo selinho ok?
    Um beijão e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  89. Amiga Serena

    Ficamos muito felizes de teres colocado o selinho no teu blog. Sabes bem que ele é a prova e o símbolo de toda a nossa amizade e carinho.

    Beijinhos de nós os três

    ResponderEliminar
  90. Mayo, me recuerda mi infancia, mes de las flores, las buganbillas una de mis preferidas marcaron mi infancia, estaba rodeada de ellas y ahora también, mi balcon en Barcelona está lleno de plantas y flores y como no una buganbilla.
    Preciosa, extensa y completa exposición de Mayo, gracias.
    Estas fotos que has puesto de flores que las hay de todos los colores también la tengo en fucsia, me encanta este color en las flores.
    Sigo....
    un abrazo,

    ResponderEliminar
  91. Hola Maria Rosa

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Adoro a tua cidade, Barcelona, é uma das pérolas desta nossa Península Ibérica!...

    Não esqueças de pegar na "Flor de Maio" que está no final do post e levá-la para o teu blog. É oferecida com toda a nossa amizade e carinho.

    Beijos amigos.

    ResponderEliminar
  92. Bem Tétis este post está de facto um espectaculo, adorei mesmo.
    Vou levar esta lindissima flor para enfeitar o meu blog, vai ficar bonito
    Obrigada amiga
    Beijo
    Isa

    ResponderEliminar
  93. Olá Maysha, ou Isa, como preferires!...

    Sim, leva a "Flor de Maio" para o teu blog. Acredita que ficarei muito feliz quando a vir cada vez que lá for visitar-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  94. Querida amiga

    Perdoa, mas não sabia desta oferta de tanta beleza e odor.
    Claro que vou colocar no blog, mas não no dos "Óscares"; não a vou passar de mão em mão, senão murcha. Vai directa para onde estão outras 3 em destaque no "Sou Pó e Luz".
    Tá bem assim?
    Beijos com carinho
    Sempre...
    MAriz

    ResponderEliminar
  95. Querida Mariz

    Fico bastante sensibilizada com todo este carinho que atribuis a esta minha oferta da "Flor de Maio".

    Agradeço-te o destaque que lhe vais dar no teu maravilhoso "Sou Pó e Luz".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  96. Linda essa flor! Minha mãe possui um exemplar (mais de um). Já tive tbm, mas não sou boa jardineira. Obrigada! Logo, logo aparecerá em meu slide do picasa no blog. Bj.

    Meri.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.